Buscar

FUNDAMENTOS DE COMÉRCIO EXTERIOR

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Disciplina:  FUNDAMENTOS DE COMÉRCIO EXTERIOR
	Avaliação:  GST0304_AV_201703079159      Data: 23/11/2017 21:02:54 (F)       Critério: AV
	Aluno: DANY
	Professor:MARIA DA LUZ IRIA MELO
	Turma: 9003/AC
	Nota Prova: 7,0 de 9,0      Nota Partic.: 1,0     Av. Parcial.: 2,0
	Nota SIA: 10,0 pts
	 
		 
	 
	 1a Questão (Ref.: 236497)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Quais são os principais objetivos da OMC ¿ Organização mundial do Comércio?
		
	
Resposta: Administrar os tratados internacionais realizados como forma de praticar o livre comércio entre as nações, influenciando o estabelecimento da legislação nacional de comércio exterior. Além de regular e informar sobre as práticas adequadas de comercio exterior e a regras e leis exigidas em cada pais.
	
Gabarito: Administrar e aplicar os acordos comerciais multilaterais e plurilaterais, que em conjunto configuram o novo sistema de comércio. Servir de foro para as negociações multilaterais entre os membros. Administrar o entendimento relativo às normas e procedimentos que regulam os desacordos com as regras negociadas. Cooperar com as demais instituições internacionais que participam do fomento soluções de controvérsias. Supervisionar as políticas comerciais nacionais, apontando os temas em de políticas econômicas a nível mundial, a exemplo do Fundo Monetário Internacional ¿ FMI e do Banco Mundial ¿ BIRD.
		
	
	 2a Questão (Ref.: 571914)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Qual é a importância de se classificar corretamente uma mercadoria?
		
	
Resposta: 
	
Gabarito: Extremamente necessário para que possamos saber qual é o tratamento que vai incidir sobre toda a operação que envolve a mercadoria, desde a cobrança dos impostos, emissão de certificados, anuência e os mecanismos de defesas aos quais estão sujeitos as mercadorias.
		
	
	 3a Questão (Ref.: 627650)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	O que difere um país rico de um país pobre?
		
	
	A falta de credibilidade, O respeito violável à propriedade material e intelectual, Normas claras e não válidas, sem a nociva sensação de impunidade ou favorecimentos.
	
	Uma justa distribuição da riqueza, O desrespeito inviolável à propriedade material e intelectual, Normas obscuras e inválidas para todos, sem a nociva sensação de impunidade ou favorecimentos.
	 
	A credibilidade, O lastro histórico de crescimento, Uma justa distribuição da riqueza, O respeito inviolável à propriedade material e intelectual, Normas claras e válidas para todos, sem a nociva sensação de impunidade ou favorecimentos.
	
	A credibilidade, Falta de lastro histórico de crescimento, Uma injusta distribuição da riqueza, Normas claras e válidas para todos, sem a nociva sensação de impunidade ou favorecimentos.
	
	Falta de credibilidade, A credibilidade, O lastro histórico de crescimento, Uma injusta distribuição da riqueza, O respeito inviolável à propriedade material e intelectual.
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 14338)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A Organização Mundial do Comércio (OMC) é o órgão que administra, a partir de sua criação, os diversos tratados internacionais realizados como forma de praticar o livre comércio entre as nações influenciando o estabelecimento da legislação nacional de comércio exterior. Quais os tratados administrados, hoje, pela OMC? Assinale a opção correta:
		
	
	SGPC
	
	NAFTA
	 
	TRIPS
	
	SGP
	
	KIOTO
		 Gabarito Comentado.
	 Gabarito Comentado.
	
	 5a Questão (Ref.: 838210)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Qual é a responsabilidade do Conselho Monetário Nacional?
		
	
	Emitir contratos de câmbio
	
	Promover a Gestão Participativa entre os orgãos que atuam no Comércio Exterior
	
	É o responsável pela fixação das diretrizes da política monetária, alimentícia e social do Pais.
	
	É o responsável pela fixação das diretrizes da política partidária, creditícia e cambial do Pais.
	 
	É o responsável pela fixação das diretrizes da política monetária, creditícia e cambial do Pais.
		 Gabarito Comentado.
	
	 6a Questão (Ref.: 729823)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	O processo eletrônico, baseado em um sistema criptográfico assimétrico, permite ao usuário usar sua chave privada para declarar a autoria de documento eletrônico a ser entregue à Secretaria da Receita Federal, garantindo a integridade de seu conteúdo. Este processo denomina-se: (Marque a única opção correta)
		
	
	Documento Eletrônico
	 
	Assinatura Digital
	 
	Certificado Digital
	
	E-CNPJ
	
	Autoridades Certificadoras Habilitadas
		 Gabarito Comentado.
	 Gabarito Comentado.
	
	 7a Questão (Ref.: 623923)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	No sítio do órgão de comércio exterior, mencionado nas opções de resposta, é disponibilizado um serviço de fundamental importância para o comércio exterior, o "Comex Responde". De qual órgão estamos falando?
		
	
	Ministério do Desenvolvimento Indústria e Comércio
	
	Associação de Comércio Exterior do Brasil
	
	Ministério das Relações Exteriores
	 
	Comex Brasil
	
	Câmara de Comércio Exterior
		
	
	 8a Questão (Ref.: 28321)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Após entregar sua mercadoria a uma empresa comercial exportadora responsável pela exportação, a empresa fabricante foi informada que a operação foi concluída com sucesso. A conseqüência disso foi:
		
	
	Apenas a empresa fabricante fez jus aos incentivos fiscais relativos à operação.
	
	Apenas a empresa comercial, a efetiva exportadora, fez jus aos incentivos fiscais relativos à operação.
	
	As empresas obtiveram incentivos fiscais diferenciados, não coube à empresa fabricante, por não ser a efetiva exportadora, a isenção do PIS e do COFINS.
	 
	A empresa fabricante e a empresa comercial exportadora fizeram jus aos mesmos incentivos fiscais relativos à operação.
	
	As empresas obtiveram incentivos fiscais diferenciados, não coube à comercial exportadora, por não ser a produtora, a isenção do PIS e do COFINS.
		 Gabarito Comentado.
	
	 9a Questão (Ref.: 204271)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	FREE CARRIER - FCA é uma sigla dos INCOTERMS 2010 que obriga ao vendedor entregar a carga no país de origem a uma transportadora , com o frete e o seguro internacionais por conta do importador. Em que momento termina a responsabilidade logística do exportador?
		
	
	O vendedor deve entregar a carga no país de origem, com todas as despesas logísticas, frete e seguro internacional por conta do exportador, menos os impostos de importação no país de destino.
	
	Existe uma divisas de responsabilidades logísticas nesta sigla, pois o vendedor para o frete internacional e o importador se encarrega de providencias o seguro internacional, desde o país de origem até o destino final.
	
	O exportador deve entregar a carga na transportadora no país do importador, com frete e seguros pagos, desta forma o importador aguarda a carga liberada na alfandega do país de destino.
	 
	Nesta sigla, o exportador deve entregar a carga na transportadora, no país de origem, indicada pelo importador, sendo que o frete e seguro internacional deverá ser por conta do comprador.
	
	O exportador deve entregar a carga na fronteira de ambos países, sendo que o frete e seguro serão divididos meio a meio, portanto é uma sigla dos INCOTERMS 2010 utilizada exclusivamente em fronteira.
		 Gabarito Comentado.
	 Gabarito Comentado.
	
	 10a Questão (Ref.: 607715)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	As pequenas e micro empresas possuem características particulares que por vezes dificultam sua entrada no cenário do comércio exterior, normalmente o capital é extremamente restrito e os contatos comerciais são dificultosos devido à falta de estrutura direcionada as ações comerciais de exportação. Tomandopor base essa realidade genérica das pequenas e médias empresas é correto afirmarmos que:
		
	
	Essas empresas não devem de forma alguma enveredar-se pelo mercado internacional, pois sua estrutura administrativa não é compatível com esse tipo de negócio.
	
	O caminho mais sensato seria a criação de um grupo interno direcionado exclusivamente para tratar todos os negócios internacionais, reduzindo assim a atuação em seu mercado interno.
	 
	O caminho mais sensato seria a contratação de empresas agenciadoras para intermediar todo o processo de contato comercial e exportação.
	
	O meio de exportação mais indicado para essas empresas parte da utilização e criação de escritórios sedes dessas empresas nos países para onde pretende-se exportar.
	
	O meio de exportação mais indicado para essas empresas seria o direto.
		 Gabarito Comentado.
	 Gabarito Comentado.

Continue navegando