Buscar

Classificação da Constituição de 1937

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Classificação da Constituição de 1937
Quanto à origem: 
É uma Constituição Outorgada: Estabelecida sem a participação popular, por meio de imposição do poder da época. 
Quanto à essência:
É uma Constituição Semântica: Não tem por fim regular a vida política do Estado, buscam somente formalizar e manter o poder político vigente.
Modelo de Controle de Constitucionalidade:
Com o golpe ditatorial de Getúlio, entra em cena conforme já noticiado, a Carta de 1937, denominada Polaca, já que elaborada sob a inspiração da Carta ditatorial polonesa de 1935. O autoritarismo, a superconcentração do poder nas mãos do chefe do Poder Executivo “não davam espaço, sequer, para a atuação de um controle de constitucionalidade, que, por natureza e definição, tem de ser livre, independente, solto de peias e obstáculos.” (LENZA, Pedro. op.cit. p. 152.)
Não havia controle de constitucionalidade.
O contexto político da época não favoreceu um modelo democrático e de fiscalização efetiva das leis, de forma que a Constituição de 1937 não trouxe avanços  relacionados ao controle de constitucionalidade.
Conclusão:
Foi a 4ª Constituição da história brasileira, outorgada pelo presidente Getúlio Vargas em 10 de novembro de 1937, no mesmo dia em que, por meio de um golpe de Estado, era implantada no país a ditadura do Estado Novo. Foi elaborada pelo jurista Francisco Campos, ministro da Justiça do novo regime, e obteve a aprovação prévia de Vargas e do ministro da Guerra, general Eurico Dutra. 
Após a queda de Vargas e o fim do Estado Novo em outubro de 1945, foram realizadas eleições para a Assembléia Nacional Constituinte, em pleito paralelo à eleição presidencial. Eleita a Constituinte, seus membros se reuniram para elaborar o novo texto constitucional, que entrou em vigor a partir de setembro de 1946, substituindo a Carta de 1937.

Outros materiais