Buscar

Alergia vs Intolerância ao leite

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Intolerância X Alergia ao Leite
Luiz Felipe Almeida Queiroz	
Por que os humanos tem alergia? 
O que são alergias? 
	Alergias são respostas exageradas do sistema imunológico a substâncias estranhas ao organismo e que geram uma hipersensibilidade a um estímulo externo específico. Elas também podem acontecer pelo contato da pele com determinados objetos, como pulseiras de plástico, metal ou couro, óculos, botões de metal, elásticos e esmalte.
Produtor de Anticorpos 
Os anticorpos reconhecem os antígenos (qualquer partícula estranha ao corpo), neutralizam a infecção e eliminam estes antígenos por variados mecanismos efetores.
As células T promovem a destruição do microrganismo ou a morte das células infectadas, para eliminar a infecção
 Células que fagocitam elementos estranhos ao corpo.
 Por que sintomas as alergias? 
		A imunoglobulina é uma proteína normalmente circulante no sangue. Quando ela identifica algum agente invasor estranho ao organismo ela reage imediatamente, fixa-se a ele e libera histamina, que é a substância que determina os sintomas alérgicos.
Quais são os tipos principais de alergias?
Os tipos mais comuns de alergias são: alergias alimentares (leite de vaca, ovos, amendoim, soja, peixes e frutos do mar, nozes); alergias da pele (lesões dermatológicas com prurido intenso); alergias nasais (conhecida como rinite alérgica); alergias respiratórias (devido a alergenos e irritantes das vias aéreas, infecções, exercícios físicos inadequados, refluxo gastroesofágico, medicações e alimentos, causas emocionais); alergias oculares, das quais a conjuntivite alérgica é a mais comum. Existem também alergias mais incomuns e até mesmo bizarras, como a perfumes, ao sêmen, à agua, ao sol, à madeira, ao contato com o filho recém-nascido, etc.
Por que os humanos tem intolerância? 
O que é a intolerância? 
	Intolerância é o mesmo que ausência de tolerância, característica que corresponde a falta de compreensão ou aceitação em relação a algo.
Intolerância do ponto de vista médico
No âmbito médico, a intolerância representa a dificuldade que o organismo humano tem em digerir determinadas substâncias, provocando como consequência algumas reações alérgicas no corpo.
Leite 
Lactose, um problema? 
Galactose
Glucose
A lactose é o açúcar presente no leite e seus derivados.
• 60 a 70% da glicose nas glandulas mamarias é para síntese de lactose!!!
Alergia e Intolerância ao Leite 
Sobre a Alergia ao Leite...
A alergia é uma reação do sistema de defesa do organismo às proteínas, proteínas dos alimentos, de ácaros, de pólen, de pelo de animais, etc. Portanto, a alergia é uma reação às proteínas do leite (ex: caseína, alfa-lactoalbumina, beta-lactoglobulina).
As alergias lácteas são comuns em crianças. Os leites de vaca, de ovelha e de cabra podem causar reação, bem como o leite de soja.
De acordo com o guideline do ESPGHAN publicado em 2012, estima-se que 50% das crianças com Alergia à proteína do leite desenvolvem tolerância com 1 ano de idade; cerca de 75% até os 3 anos e 90% até 6 anos de idade (Koletzko et al, 2012). 
Como o organismo das crianças é imaturo, o contato com a proteína do leite pode causar a alergia. Mas ela também pode ser provocada por uma predisposição genética.
Sobre a Intolerância...
A intolerância é decorrente da dificuldade do organismo em digerir à lactose, açúcar do leite, devido à diminuição ou da ausência de lactase, enzima que a digere.
“Meça suas palavras parça”
A expressão “alergia à lactose” é errada e não existe, pois a alergia é uma reação à proteína e a lactose é um açúcar.
Os Sintomas;
Tratamento;;
A intolerância a lactose não tem cura, mas os sintomas podem desaparecer mediante a uma dieta sem lactose. Vale consumir alimentos deslactados ou com baixo teor de lactose. Hoje, a oferta de produtos desse tipo tem sido maior devido o aumento de diagnóstico da doença.
A criança que tem APLV deve ter excluídos da sua dieta todos os alimentos que contenham a proteína do leite de vaca. A alergia não é causada pela quantidade ingerida, e sim pela proteína em si. Portanto, até uma pequena quantidade pode causar a reação alérgica.
Muitas vezes, o bebê volta a tolerar a proteína conforme seu organismo se desenvolve. Cerca de 80% das crianças têm a alergia resolvida entre três e cinco anos de idade. Mesmo que a alergia seja resolvida, a reintrodução de alimentos que contenham a proteína do leite deve ser supervisionada pelo médico.
Referências 
 
FRANÇAI, Giovanny Vinícius Araújo de; BRUNKENI, Gisela Soares; MERCEDES, Solanyara Maria da Silva Maria. Determinantes da amamentação no primeiro ano de vida em Cuiabá, Mato Grosso. Rev Saúde Pública, Cuiabá, n., p.711-718, 2007.
REA, MF. Os benefícios da amamentação para a saúde da mulher. J Pediatr (Rio J).;80(5 Supl):S142-S146, 2004
http://g1.globo.com/bemestar/noticia/2012/02/intolerancia-lactose-atinge-ate-70-dos-adultos-brasileiros.html
Lehninger, Albert L., David L. Nelson, and Michael M. Cox. Lehninger Principles of Biochemistry. New York: Worth Publishers, 2000.
 https://www.significados.com.br/intolerancia
http://www.abc.med.br/p/sinais.-sintomas-e-doencas/307740/alergias+por+que+existem+quais+sao+as+causas+como+evitar+ou+tratar.htm
 OBRIGADO!!!

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando