Buscar

ARTIGO DESONERAÇÃO

Prévia do material em texto

FAESA CENTRO UNIVERSITÁRIO
CURSO DE GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS
CALIANE NIMMER SILVÉRIO MORELLATO
LETÍCIA MARTINS
ANÁLISE DOS REFLEXOS POSITIVOS E NEGATIVOS DA DESONERAÇÃO DA FOLHA DE PAGAMENTO: Um Estudo de Caso Múltiplo em Empresas do Setor Comercial, Industrial e Serviços. 
Artigo do Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação em Ciências Contábeis, apresentado ao Centro Universitário Espírito-santense, sob orientação do professor Edson Queiroz.
VITÓRIA
2017
ANÁLISE DOS REFLEXOS POSITIVOS E NEGATIVOS DA DESONERAÇÃO DA FOLHA DE PAGAMENTO: Um Estudo de Caso Múltiplo em Empresas do Setor Comercial, Industrial e Serviços. 
Caliane Nimmer Silverio Morellato
Graduada em Ciências Contábeis
caliane_nimmer@hotmail.com
Letícia Martins
Graduada em Ciências Contábeis
lethicia_martins@hotmail.com
Prof. Edson Queiroz
Centro universitário FAESA
edson@oceqgroup.com.br
Resumo 
Em 2011 foi criada a desoneração da folha de pagamento como benefício fiscal devido à alta carga tributária no Brasil, causando assim dificuldade no desenvolvimento socioeconômico do país. Em 2015 o governo lançou uma nova lei alterando as alíquotas, onde o empregador poderá escolher se irá optar ou não pela desoneração da folha de pagamento. O Objetivo deste estudo consiste em analisar a metodologia de cálculo e aplicação da desoneração da folha de pagamento nos segmentos de comércio, indústria e serviços. Foram realizados estudos de caso através da coleta de dados, para melhor análise dos impactos causados e se de fato esses setores foram beneficiados com essa medida do Governo. Com os resultados obtidos podemos observar a relevância em analisar cada setor separadamente, nos seguimentos de indústria e serviço obtiveram uma economia relevante em optar pela desoneração da folha, já o setor de comércio teve um aumento no seu custo em escolher a desoneração da folha de pagamento. Conclui-se por este estudo que não é vantagem à desoneração em todos os setores, considerando que a desoneração da folha é benéfica somente para alguns tipos de empresas, observando ainda que o fator “faturamento” é relevante para análise e observação.
Palavras chaves: Folha de Pagamento; Desoneração; Encargos Sociais
Abstract
In 2011, the payroll exemption was created as a tax benefit due to the high tax burden in Brazil, thus causing difficulties in the socioeconomic development of the country. In 2015 the government has introduced a new law to change rates, where the employer can choose whether or not to opt out of payroll. The objective of this study is to analyze the methodology of calculation and application of payroll tax relief in the segments of commerce, industry and services. Case studies were carried out through data collection, to better analyze the impacts caused and if in fact these sectors were benefited by this measure of the Government. With the results obtained we can observe the relevance in analyzing each sector separately, in the segments of industry and service obtained a relevant savings in choosing to pay the sheet, since the commerce sector had an increase in its cost in choosing the payroll exemption. This study concludes that there is no advantage to the discharging in all sectors, considering that the disclaimer of the leaf is beneficial only for some types of companies, noting that the "billing" factor is relevant for analysis and observation.
Keywords: Payroll; Discharge; Social Charges
INTRODUÇÃO
A desoneração da folha de pagamento foi criada pelo governo federal em 2011, com intuito de beneficiar algumas empresas de atividades especificas através do cálculo da contribuição patronal, no qual, o cálculo da contribuição terá como base o faturamento bruto mensal e, não mais da folha de salários de seus funcionários. Para pagar as despesas da previdência social é cobrado do empregador e do empregado. Foi em 2011 que a desoneração da folha de pagamento instituída pela lei 12.546/2011. (BRASIL, 2011).
A contribuição previdenciária patronal consiste na contribuição de 20% do valor da folha de pagamento mensal, sendo para qualquer tipo de atividade ou serviço da empresa. Com a desoneração da folha, as empresas passam a contribuir com um percentual sobre a receita bruta. 
Em 2015 uma nova lei 13.161 de 31 de agosto de 2015 vem substituindo as orientações que eram utilizadas à Constituição Previdenciária pela Receita Bruta lei 12.546/2011 alterando as alíquotas que variam de 1% a 4,5%. O empregador poderá escolher qual método será utilizado em sua empresa, o que será mais vantajoso, fazer a contribuição com base na folha de pagamento ou com base na receita bruta. 
A carga tributária incidente sobre a indústria e empresas de serviços no Brasil é muito alta, causando dificuldade para o desenvolvimento social e econômico do país. A desoneração da folha de pagamento estimula, nesse sentido, a competitividade da indústria nacional, reduzindo a tributação e, consequentemente, os custos de produção e gerando empregos.
A desoneração da folha de pagamento permite a redução dos encargos a todas empresas, não importando o setor de atuação?
H0 - Sim! Independe do setor de atuação a metodologia de cálculo para desoneração da folha resultará em redução dos encargos sociais.
H1 - Não! A metodologia de cálculo para desoneração da folha poderá evidenciar em algumas atividades um recolhimento maior de encargos em relação ao regime normal de cálculo.
O objetivo geral desta pesquisa consiste em analisar a metodologia de cálculo e aplicação da desoneração da folha de pagamento nos segmentos de comércio, indústria e serviços.
Os objetivos específicos são: 1)Identificar e avaliar o conteúdo da Lei 13.161/2015; 2)Analisar a aplicação nos seguimentos de comércio, indústria e serviços; 3)Verificar a existência de diferenças entre o regime normal e a desoneração da folha; 4)Fazer um comparativo do antes e depois da desoneração da folha de pagamento.
A pesquisa é justificada pela importância do tema abordado! Desde o início da lei da desoneração da folha de pagamento há o entendimento que sua aplicabilidade sempre trará benefícios para as empresas que podem utilizar. Assim a proposta desta pesquisa é verificar se há exceções quando comparado divergentes setores com diferentes estruturas organizacionais.
REvisão de literatura
Em 2011 o Governo Federal lançou o Plano Brasil Maior onde elenca um conjunto de ações econômicas com o propósito de crescimento da produtividade, competitividade e sustentabilidade do país. Nesse sentido, foi implementada a medida da desoneração da folha de pagamento.
A proposta de desonerar a folha de pagamentos das empresas mediante a eliminação das contribuições patronais previdenciárias poderá ser forte fator indutor para a formalização de empregos, a inclusão dos não filiados à Previdência Social, e ao reduzir o custo do trabalho, poderá estimular a expansão do emprego. O fim do INSS patronal proporcionará redução de cerca de 60% no custo tributário trabalhista para as empresas. (CINTRA, 2010, P.1481)
Em 2011 foi instituído a Lei 12.546 que obriga a empresa cujo ramo de atividade estiver elencado na citada Lei recolher Contribuição Previdenciária baseada na receita bruta da empresa, e não mais calculada os 20% sobre valor total das remunerações pagas, devidas ou creditadas, a qualquer título no decorrer do mês, aos segurados empregados e trabalhadores avulsos, conforme previsto nos incisos I e III da Lei N.º 8.213/1991. (BRASIL, 2011)
Como a lei trazia o caráter impositivo, não havia até aquele momento, oportunidade para deixar de utilizar o sistema de Desoneração da Folha de Pagamento mesmo que isso onerasse a empresa. No entanto, este foi apenas um dos motivos que levaram o Governo a fazer diversas alterações na Lei 12.546/2011, culminando com a Lei 13.161/2015. Que com as novas alterações, o regime antes obrigatório aos setores elencados na lei, passa a ser opcional, ou seja, caso a empresa não tenha interesse em manter-se no sistema, poderá recolhersobre a folha de pagamento, nos termos da Lei 8.212/1991. Conforme art. 8º-A, § 13, da Lei N.º 13.161/2015, BRASIL (2015):
A opção pela tributação substitutiva prevista nos arts. 7o e 8o será manifestada mediante o pagamento da contribuição incidente sobre a receita bruta relativa a janeiro de cada ano, ou à primeira competência subsequente para a qual haja receita bruta apurada, e será irretratável para todo o ano calendário.
As alterações trazidas pela Lei 13.161/2015, com relação à Contribuição Previdenciária sobre a Receita Bruta (CPRB), incluem também o aumento das alíquotas que variam de 1% a 4,5% dependendo do ramo de atuação da empresa. (BRASIL, 2015).
No dia 27 de junho de 1990 teve início o Instituto Nacional de Seguro Social, mais conhecido como INSS, pelo Decreto nº 99.350 devido a uma fusão do Instituto de Administração Financeira da Previdência e Assistência Social e o Instituto Nacional de Previdência Social, uma autarquia responsável que tem a responsabilidade de administrar o sistema previdenciário, concessão de benefícios e incluindo as atividades de arrecadar tributos. Há um recolhimento previdenciário onde as empresas devem pagar uma alíquota de 20% sobre o total da remuneração paga. O INSS Patronal é uma alíquota obrigatória para as empresas de Lucro Real e Lucro Presumido com exceção do regime do Simples Nacional. Hoje o INSS só tem a responsabilidade com a administração dos benefícios previdenciários. (INSS, 2017).
De acordo com Marchezin (2015, p. 3) em 2011, o governo implementou a desoneração da folha de pagamento com o objetivo de reduzir custos de produção no Brasil, gerando assim mais empregabilidade. Com esse benefício fiscal o empregador pagará menos tributos ao governo, aumentando a competitividade na indústria nacional e gerando ainda mais empregos. 
Com essa alíquota tão alta acaba desestimulando a contratação de novos empregados, já com a desoneração da folha de pagamento o empregador ao contratar mais funcionários não terá tanto impacto como na forma tradicional sobre a folha de pagamento. 
A seguridade social é financiada de forma direta e indireta, BRASIL (1988):
Art. 195. A seguridade social será financiada por toda a sociedade, de forma direta e indireta [...]
I - do empregador, da empresa e da entidade a ela equiparada na forma da lei, incidentes sobre:
a) a folha de salários e demais rendimentos do trabalho pagos ou creditados, a qualquer título, à pessoa física que lhe preste serviço, mesmo sem vínculo empregatício;           
b) a receita ou o faturamento;           
c) o lucro;
Sendo assim, para o financiamento da seguridade social o empregador ou a empresa, deverão recolher dos salários dos empregados ou prestadores de serviços, mesmo que não tenha vínculo empregatício, a empresa que não tem funcionários irá financiar sobre a receita, faturamento ou lucro. (COSTA; PAIXÃO; AGUIAR, 2015, p. 187).
A preparação da folha de pagamento é obrigatória para o empregador, conforme ordena o artigo 32 da Lei n.º 8.212/91, de 24 de julho de 1991, que dispõe sobre a organização, institui Plano de Custeio da Seguridade Social. Abaixo citamos o texto legal, BRASIL (1991):
Art. 32. A empresa é também obrigada a:
I - preparar folhas de pagamentos das remunerações pagas ou creditadas a todos os segurados a seu serviço, de acordo com os padrões e normas estabelecidos pelo órgão competente da Seguridade Social;
II - lançar mensalmente em títulos próprios de sua contabilidade, de forma discriminada, os fatos geradores de todas as contribuições, o montante das quantias descontadas, as contribuições da empresa e os totais recolhidos; 
 
Conforme o art. 225 do Decreto 3048/1999, toda empresa deve fazer os lançamentos de todos os créditos que o empregado tem direito, pela prestação de serviço feita, todo mês na folha de pagamento. A folha de pagamento ela é dívida em dois grupos: os proventos (que são os direitos do trabalhador) e os descontos (os valores que a empresa tem a obrigação de recolher do trabalhador). Entre os descontos está a contribuição previdenciária para o INSS, onde é descontado do empregado um percentual de 8%, 9% e 11% dependendo do valor do salário, conforme orienta o Guia Trabalhista (2017), baseado no Regulamento da Previdência Social (BRASIL, 1999).
Conforme o Art. 22º da Lei 8212/91, a contribuição a cargo da empresa destinada à Seguridade Social é de vinte por cento sobre o total das remunerações pagas, devidas ou creditadas a qualquer título, durante o mês, aos segurados e empregados avulsos. (BRASIL, 1991).
Em 2011 a Desoneração da Folha de Pagamento foi criada através da Lei 12.546/2011, regulamentada e normatizada pelo Decreto 7.828/2012 e Instrução Normativa RFB 1.436/2013, com o objetivo de trazer a redução de encargos sobre a folha de pagamento. Essa medida substitui parte das contribuições previdenciárias da folha de salários, passando obrigatoriamente a contribuir com uma alíquota sobre a receita bruta ajustada.
A partir de 01.12.2015, foi criada a Lei nº 13.161 em 2015, que torna facultativo a desoneração da folha, de tal forma, o empregador tem opção de tributar na alternativa mais viável, seja na forma mais habitual (contribuição sobre a folha de pagamento) ou se pela forma desonerada (contribuição sobre a receita bruta). Assim, as empresas que optarem pela a desoneração da folha substituirá a contribuição previdenciária de 20% calculada sobre o total da folha de salários, por um percentual que varia de 1% a 4,5% do faturamento dependendo do setor empresarial. (BRASIL, 2015).
É importante ressaltar que a desoneração da folha de pagamento não é total, ela é apenas parcial, pois não elimina as contribuições devidas da folha de pagamento, somente os 20% equivalentes a contribuição patronal. Conforme o Governo Federal as demais contribuições como FGTS, INSS parte dos empregados RAT e Terceiros, continuam da mesma forma de antes dessa medida. (COSTA; PAIXÃO; AGUIAR, 2015, p. 188).
METODOLOGIA
O método da pesquisa utilizado quanto ao objetivo é a pesquisa descritiva.
Segundo Prodanov e Freitas (2013, p. 127) o objetivo do estudo de pesquisa descritiva: Expõe as características de uma determinada população ou fenômeno, demandando técnicas padronizadas de coleta de dados. 
Assim, será feito a descrição e o registro dos devidos fatos observados, sem interferir nos dados coletados. 
Quanto aos procedimentos a pesquisa é estudo de caso, onde são expostos os impactos causados nos setores de indústria, comércio e serviço com a desoneração da folha de pagamento, se esses setores foram beneficiados com essa medida do Governo. De acordo com Prodanov e Freitas (2013, p. 128) o estudo de caso:
Representa a estratégia preferida quando colocamos questões do tipo “como” e “por que”, quando o pesquisador tem pouco controle sobre os eventos e quando o foco se encontra em fenômenos contemporâneos inseridos em algum contexto da vida real.
O desenvolvimento da presente pesquisa será executado conforme as fases abaixo:
Fase 1 – Amostra para aplica do estudo de caso múltiplo
Para elaboração do estudo de caso serão selecionadas: empresas do setor industrial, empresas do setor comercio varejista, empresas de serviços.
Fase 2 – Composição da base para analise
A base de dados para analise compreenderá as seguintes informações anuais: faturamento, efetivo, valor da folha de pagamento, valor dos encargos sociais recolhidos, NCM dos produtos e sua proporção na composição do faturamento.
Fase 3 – Tratamento dos dados
Os dados serão tratados em planilhas de Excel, onde serão elaborados os cálculos da desoneração da folha e sua comparação com os encargos normais que foram ou seriam recolhidos sem a desoneração.
Fase 4 - A fase 4 consiste na análise e comentário dos dados e recomendações para futuras pesquisas.
RESULTADOS
Os dados da pesquisa foram coletados na OCEQ GROUP, sendo disponibilizadas as informações de empresas industriais, comerciais e de serviços conforme tabela a seguir:
Atividade Industrial
A atividade industrialtem como fator de desoneração da folha de pagamento o percentual de 2,5% sobre receita. A análise do exercício de 2016 e 2017 apresentaram os seguintes dados:
Observa-se que a atividade industrial apresentou no exercício de 2016 uma economia pela utilização da desoneração da folha em relação ao procedimento de apuração dos encargos sociais normais de R$ 12.752,49 [365.472,75 -378.225,24].
A estatística descritiva apresenta média de recolhimento pela estimativa de R$ 9.962,45 com desvio padrão de R$ 1.465,10. Em relação ao regime normal a média apresenta uma variação de 117% a maior e o desvio padrão de 81,75%.
Observa-se também que o período de maio a agosto de 2016 a desoneração da folha apresentou recolhimento maior em relação ao regime normal, este fato é explicado pela sazonalidade do setor que tem pico de faturamento neste período.
Apesar dessa característica os resultados acumulados e identificados durante o exercício apontam vantagem pela escolha da desoneração da folha de pagamento.
O ano de 2017 observa-se o mesmo comportamento com variações entre o regime normal e a desoneração de folha em função do aumento do faturamento conforme dados abaixo:
A princípio para a atividade industrial o resultado pode não ser tão expressivo, mas em 1 ano e 8 meses o valor da economia gerada é de R$ 24.207,84 reais.
Atividade Comercial
A atividade comercial foi analisada no exercício de 2017 com 17 empresas pertencentes a um grupo empresarial consolidando assim o resultado de todas as unidades.
Assim como a atividade industrial o DARF de pagamento da desoneração da folha de pagamento resulta na aplicação de 2,5% sobre o faturamento. 
Observa-se que os meses de março, maio e junho representam que a desoneração da folha tem resultado desfavorável à empresa. Esse fato pode ser explicado, pois a característica da atividade econômica da empresa de perfumaria e cosméticos tem períodos de pico de faturamento não seguindo um padrão exato de sazonalidade.
Entretanto o período de junho a dezembro há uma tendência crescente de faturamento deste setor especialmente os meses de novembro e dezembro, portanto é recomendo para a empresa a não continuidade da desoneração por representar ônus significativo.
Observa-se que em quanto a atividade industrial auferiu uma economia de 24 mil reais em 1 ano e 8 meses, a atividade comercial apresenta em 6 meses um aumento de custo por optar pela desoneração da folha no valor de R$ 19.795,03 [370.303,56 – 350.508,53].
Destaca-se que a atividade comercial poderá apresentar resultados diferentes dependendo do seguimento comercial, observando ainda que o fator “faturamento” é relevante para análise e observação.
Atividade de Serviço
A atividade de serviço foi analisada no uma empresa no exercício de 2017, entre o período de janeiro a agosto.
O percentual do DARF da desoneração da folha de pagamento na atividade de serviço é de 4,5% sobre o faturamento.
No período de janeiro a agosto a desoneração da folha representa um valor favorável a empresa, entre julho e agosto a diferença fica ainda mais vantajosa com a desoneração somando R$ 959,52 apenas em dois meses. 
A estatística descritiva apresenta média de recolhimento pela estimativa de R$ 1.805,08 com desvio padrão de R$ 225,64. Em relação ao regime normal a média apresenta uma variação do DARF com o total pago sem desoneração de 581,96% a maior e o desvio padrão de 83,73%.
Observa-se que na atividade de serviço a diferença paga com ou sem a desoneração no período de janeiro a agosto de 2017, houve uma economia de R$ 2.626,78 [5.193,40 - 2.566,62].
CONSIDERAÇÕES FINAIS
Este estudo possibilitou a análise dos reflexos que são gerados pela desoneração da folha de pagamento, tanto negativos como positivos, nos segmentos de comércio, indústria e serviço. A metodologia de cálculo da desoneração da folha de pagamento incide a alíquota de cada segmento sobre seu faturamento, na indústria com o percentual de 2,5% sobre sua receita, no comércio com 2,5% sobre seu faturamento e na empresa de serviço com o percentual de 4,5% sobre seu faturamento. Já sem a desoneração o INSS patronal é de 20% sob a folha de pagamento. 
Foram avaliadas e analisadas as alterações trazidas pela Lei 13.161/2015, como o aumento das alíquotas da desoneração da folha de pagamento que variam de 1% a 4,5% dependendo do ramo de atuação da empresa. Além disso, podemos obter dados mais consistentes e fidedignos na nossa pesquisa de campo, sendo assim, analisadas 17 empresas de comércio, 1 de indústria e 1 de serviço. A diferença básica com a desoneração ou sem desoneração é a base de cálculo, na desoneração a base de cálculo é pela receita e sem a desoneração é sobre a folha de pagamento. Foi feito um comparativo de quanto é pago com e sem a desoneração da folha de pagamento, para termos uma fonte fidedigna nos resultados obtidos.
Segundo os resultados, não é vantagem à desoneração em todos os setores. Pode-se observar que a desoneração no segmento de serviço e indústria houve uma economia relevante à empresa, já nas empresas de comércio em apenas 6 meses obteve um aumento considerável de custo por optar pela desoneração da folha.
De acordo com a pesquisa, podemos ressaltar que no setor de indústria mesmo que a princípio não ficou muito claro a economia obtida com a desoneração, como por exemplo, no mês de maio a agosto de 2016 houve um recolhimento maior com a desoneração da folha com relação ao regime normal, devido a faturamento ter sido maior nesse período. Porém, dentre o período de 1 ano e 8 meses o setor de indústria teve uma economia R$ 24.207,84. 
Já no setor de comércio em apenas 6 meses, apresentou um custo altíssimo com a desoneração da folha com o valor de R$ 19.795,03. Devido à alíquota incidir sobre o faturamento, na área comercial dependendo do faturamento ser elevado não será vantagem em optar pela desoneração. 
Verificou-se que no setor de serviço assim como no setor de indústria houve uma economia relevante para a empresa, nos meses de julho e agosto somando quase mil reais de economia a empresa por optar pela desoneração. Entre o período de análise de 8 meses do ano de 2017 a empresa economizou R$ 2.626,78 reais, sendo assim, vantagem para a empresa optar pela desoneração da folha. 
O presente estudo teve por objetivo realizar a análise do impacto financeiro da desoneração da folha de pagamento em empresas dos segmentos comercial, industrial e serviços, um fator limitante foi à dificuldade de acesso as informações, devido seu teor sigiloso, algumas empresas impossibilitaram o acesso aos documentos para a coleta de dados. 
Fica como sugestão para pesquisas futuras, uma análise da desoneração da folha de pagamento, em empresas de outros segmentos econômicos e analisar o exercício social completo, com outros regimes de apuração, visando comparar os efeitos.
REFERÊNCIAS
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Brasília, 5 out. 1988. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm>. Acesso em: 10 mai. 2017.
BRASIL. Lei nº 8.212, de 24 de julho de 1991. Dispõe sobre a organização da Seguridade Social, institui Plano de Custeio, e dá outras providências. Brasília, 5 set.1991. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L8222impressao.htm>. Acesso em: 15 mai. 2017.
BRASIL. Lei nº 13.161, de 31 de agosto de 2015. Altera as Leis nos 12.546, de 14 de dezembro de 2011, quanto à contribuição previdenciária sobre a receita bruta. Brasília, 31 de agosto de 2015. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2015/lei/L13161.htm>. Acesso em: 16 mai. 2017.
BRASIL. Lei n.º 12.546, de 14 de dezembro de 2011. Institui o Regime Especial de Reintegração de Valores Tributários para as Empresas Exportadoras. Brasília, 14 de dezembro de 2011. Disponível em: < http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2011/lei/l12546.htm>. Acesso em: 10 mai. 2017.
BRASIL, Decreto nº 3.048, de 06 de maio de 1999. Aprova o Regulamentoda Previdência Social, e dá outras providências. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília, v. 86, p. 50-108, 7 mai. 1999. Seção1. 
CINTRA, M. Movimentação Financeira: a base de uma contribuição para o INSS em substituição à folha de pagamentos. Revista de Administração Pública, Rio de Janeiro, v. 44, n. 6, nov. 2010. Disponível em: < http://dx.doi.org/10.1590/S0034-76122010000600010>. Acesso em: 8 mai. 2017.  
COSTA, R. L. S.; PAIXÃO, T. M. S.; AGUIAR, J. H.S. Impacto da Desoneração da Folha de Pagamento em empreendimentos do município de Salvador. Revista de Iniciação Científica, Cairu, v. 2, n.1, p. 179-195, jan. 2015. Disponível em: < http://www.cairu.br/riccairu/pdf/artigos/1/10_IMPACTO_DESONERACAO_FOLHA_PAGAMENTO.pdf>. Acesso em: 5 abr. 2017
Instituto Nacional do Seguro Social. Disponível em: < http://www.previdencia.gov.br/acesso-a-informacao/institucional/inss/>. Acesso em: 2 abr. 2017.
MARCHEZIN, G. Desoneração da Folha de Pagamento. São Paulo: IOB, 2015. 24 p. Disponível em: <http://www.iob.com.br/newsletterimages/iobstore/sumarios/2015/nov/LIV21307.pdf>. Acesso em: 11 mai. 2017.	
PRODANOV, C. C.; FREITAS, E. C. Metodologia do Trabalho Científico: Métodos e Técnicas da Pesquisa e do Trabalho Acadêmico. 2. ed. Novo Hamburgo: Feevale, 2013. 276 p.
Camburi M e Filial
	Desoneração	Sem Desoneração
	INSS M	INSS F	DARF	TOTAL PAGO	INSS M	INSS F	TOTAL
	Jan-17	R$ 5,136.40	R$ 2,587.27	R$ 13,867.01	R$ 21,590.68	R$ 11,391.87	R$ 5,732.55	R$ 17,124.42
	Feb-17	R$ 4,767.05	R$ 1,995.90	R$ 10,214.59	R$ 16,977.54	R$ 10,592.19	R$ 4,382.35	R$ 14,974.54
	Mar-17	R$ 4,281.65	R$ 2,574.28	R$ 12,988.73	R$ 19,844.66	R$ 9,665.64	R$ 5,624.05	R$ 15,289.69
	Apr-17	R$ 4,658.09	R$ 2,707.57	R$ 13,090.91	R$ 20,456.57	R$ 10,437.62	R$ 5,959.06	R$ 16,396.68
	May-17	R$ 5,192.88	R$ 3,373.89	R$ 21,163.03	R$ 29,729.80	R$ 11,625.52	R$ 7,330.49	R$ 18,956.01
	Jun-17	R$ 6,849.37	R$ 3,363.04	R$ 17,406.28	R$ 27,618.69	R$ 15,010.27	R$ 7,160.67	R$ 22,170.94
	DARF é 2,5 sob o faturamento
	INSS patronal 20% sob a folha
Alfazema M e F
	Desoneração	Sem Desoneração
	INSS M	INSS F	DARF	TOTAL PAGO	INSS M	INSS F	TOTAL
	Jan-17	R$ 461.05	R$ 1,419.41	R$ 4,486.29	R$ 6,366.75	R$ 2,238.28	R$ 3,123.97	R$ 5,362.25
	Feb-17	R$ 418.99	R$ 1,410.52	R$ 2,669.08	R$ 4,498.59	R$ 2,051.17	R$ 3,088.98	R$ 5,140.15
	Mar-17	R$ 499.04	R$ 1,322.26	R$ 3,409.78	R$ 5,231.08	R$ 2,407.25	R$ 2,874.97	R$ 5,282.22
	Apr-17	R$ 684.83	R$ 1,106.33	R$ 3,327.79	R$ 5,118.95	R$ 2,863.62	R$ 2,482.02	R$ 5,345.64
	May-17	R$ 1,561.26	R$ 1,338.08	R$ 5,522.09	R$ 8,421.43	R$ 3,610.19	R$ 2,988.23	R$ 6,598.42
	Jun-17	R$ 1,487.97	R$ 1,195.39	R$ 4,214.81	R$ 6,898.17	R$ 3,487.28	R$ 2,708.53	R$ 6,195.81
	DARF é 2,5 sob o faturamento
	INSS patronal 20% sob a folha
Planilha1
	Tabela I - Seleçao da Amostra
	Seguimento	Quantidade	Periodo 	DADOS COLETADOS
	Faturamento	INSS	DARF Desoneração	Folha de Pagamento
	Industria	1	2016 e Jan-Agosto/17
	Serviço	1	Jan/17 a Agos/17
	Comercio	17	Jan/17 a Agos/17
Galbe
	Desoneração	Sem Desoneração
	INSS M	DARF	TOTAL PAGO	INSS M	TOTAL
	Jan-17	R$ 1,237.43	R$ 2,053.85	R$ 3,291.28	R$ 2,918.59	R$ 2,918.59
	Feb-17	R$ 1,213.53	R$ 1,530.44	R$ 2,743.97	R$ 2,907.11	R$ 2,907.11
	Mar-17	R$ 1,056.72	R$ 2,493.61	R$ 3,550.33	R$ 2,581.73	R$ 2,581.73
	Apr-17	R$ 1,477.33	R$ 2,556.03	R$ 4,033.36	R$ 3,490.57	R$ 3,490.57
	May-17	R$ 596.01	R$ 3,575.46	R$ 4,171.47	R$ 2,410.73	R$ 2,410.73
	Jun-17	R$ 471.14	R$ 3,265.22	R$ 3,736.36	R$ 2,283.15	R$ 2,283.15
	DARF é 2,5 sob o faturamento
	INSS patronal 20% sob a folha
Hibiscus
	Desoneração	Sem Desoneração
	INSS M	DARF	TOTAL PAGO	INSS M	TOTAL
	Jan-17	R$ 1,714.01	R$ 1,841.70	R$ 3,555.71	R$ 3,938.23	R$ 3,938.23
	Feb-17	R$ 1,129.83	R$ 919.86	R$ 2,049.69	R$ 2,678.81	R$ 2,678.81
	Mar-17	R$ 1,393.41	R$ 1,775.92	R$ 3,169.33	R$ 3,246.28	R$ 3,246.28
	Apr-17	R$ 1,598.62	R$ 1,565.41	R$ 3,164.03	R$ 3,682.30	R$ 3,682.30
	May-17	R$ 1,341.41	R$ 2,584.25	R$ 3,925.66	R$ 3,132.13	R$ 3,132.13
	Jun-17	R$ 1,648.08	R$ 2,264.00	R$ 3,912.08	R$ 3,801.41	R$ 3,801.41
	DARF é 2,5 sob o faturamento
	INSS patronal 20% sob a folha
Acqua
	Desoneração	Sem Desoneração
	INSS M	DARF	TOTAL PAGO	INSS M	TOTAL
	Jan-17	R$ 1,135.75	R$ 424.00	R$ 1,559.75	R$ 2,664.39	R$ 2,664.39
	Feb-17	R$ 1,575.21	R$ 317.48	R$ 1,892.69	R$ 3,601.83	R$ 3,601.83
	Mar-17	R$ 1,626.37	R$ 437.06	R$ 2,063.43	R$ 3,687.81	R$ 3,687.81
	Apr-17	R$ 1,718.80	R$ 400.40	R$ 2,119.20	R$ 3,902.20	R$ 3,902.20
	May-17	R$ 1,579.87	R$ 809.12	R$ 2,388.99	R$ 3,679.65	R$ 3,679.65
	Jun-17	R$ 1,459.56	R$ 890.10	R$ 2,349.66	R$ 3,315.17	R$ 3,315.17
	DARF é 2,5 sob o faturamento
	INSS patronal 20% sob a folha
Arbo
	Desoneração	Sem Desoneração
	INSS M	DARF	TOTAL PAGO	INSS M	TOTAL
	Jan-17	R$ 1,453.84	R$ 595.82	R$ 2,049.66	R$ 3,213.92	R$ 3,213.92
	Feb-17	R$ 817.68	R$ 150.96	R$ 968.64	R$ 1,884.45	R$ 1,884.45
	Mar-17	R$ 821.09	R$ 657.77	R$ 1,478.86	R$ 1,893.96	R$ 1,893.96
	Apr-17	R$ 1,390.74	R$ 452.60	R$ 1,843.34	R$ 3,025.39	R$ 3,025.39
	May-17	R$ 891.08	R$ 757.71	R$ 1,648.79	R$ 2,049.11	R$ 2,049.11
	Jun-17	R$ 1,382.87	R$ 732.19	R$ 2,115.06	R$ 3,008.09	R$ 3,008.09
	DARF é 2,5 sob o faturamento
	INSS patronal 20% sob a folha
Bella
	Desoneração	Sem Desoneração
	INSS M	DARF	TOTAL PAGO	INSS M	TOTAL
	Jan-17	R$ 828.71	R$ 1,145.05	R$ 1,973.76	R$ 1,865.82	R$ 1,865.82
	Feb-17	R$ 430.26	R$ 1,260.57	R$ 1,690.83	R$ 1,088.74	R$ 1,088.74
	Mar-17	R$ 507.90	R$ 1,993.80	R$ 2,501.70	R$ 1,241.94	R$ 1,241.94
	Apr-17	R$ 545.90	R$ 1,698.63	R$ 2,244.53	R$ 1,325.17	R$ 1,325.17
	May-17	R$ 588.36	R$ 3,029.13	R$ 3,617.49	R$ 1,418.18	R$ 1,418.18
	Jun-17	R$ 571.39	R$ 2,509.18	R$ 3,080.57	R$ 1,381.02	R$ 1,381.02
	DARF é 2,5 sob o faturamento
	INSS patronal 20% sob a folha
Citrus
	Desoneração	Sem Desoneração
	INSS M	DARF	TOTAL PAGO	INSS M	TOTAL
	Jan-17	R$ 1,597.72	R$ 1,338.84	R$ 2,936.56	R$ 3,661.74	R$ 3,661.74
	Feb-17	R$ 892.33	R$ 1,123.09	R$ 2,015.42	R$ 2,095.71	R$ 2,095.71
	Mar-17	R$ 1,156.03	R$ 1,823.64	R$ 2,979.67	R$ 2,629.19	R$ 2,629.19
	Apr-17	R$ 1,481.30	R$ 1,386.58	R$ 2,867.88	R$ 3,300.69	R$ 3,300.69
	May-17	R$ 1,256.45	R$ 2,292.40	R$ 3,548.85	R$ 2,826.88	R$ 2,826.88
	Jun-17	R$ 1,301.72	R$ 2,133.73	R$ 3,435.45	R$ 2,916.91	R$ 2,916.91
	DARF é 2,5 sob o faturamento
	INSS patronal 20% sob a folha
Dimitri
	Desoneração	Sem Desoneração
	INSS M	DARF	TOTAL PAGO	INSS M	TOTAL
	Jan-17	R$ 536.12	R$ 1,095.10	R$ 1,631.22	R$ 1,280.63	R$ 1,280.63
	Feb-17	R$ 498.79	R$ 769.96	R$ 1,268.75	R$ 4,109.54	R$ 4,109.54
	Mar-17	R$ 530.33	R$ 1,302.17	R$ 1,832.50	R$ 1,295.11	R$ 1,295.11
	Apr-17	R$ 650.21	R$ 1,141.72	R$ 1,791.93	R$ 1,576.99	R$ 1,576.99
	May-17	R$ 827.35	R$ 2,292.40	R$ 3,119.75	R$ 1,946.81	R$ 1,946.81
	Jun-17	R$ 642.99	R$ 1,779.25	R$ 2,422.24	R$ 1,513.83	R$ 1,513.83
	DARF é 2,5 sob o faturamento
	INSS patronal 20% sob a folha
Egeo
	Desoneração	Sem Desoneração
	INSS M	DARF	TOTAL PAGO	INSS M	TOTAL
	Jan-17	R$ 932.81	R$ 503.85	R$ 1,436.66	R$ 2,167.07	R$ 2,167.07
	Feb-17	R$ 853.17	R$ 335.12	R$ 1,188.29	R$ 2,054.21	R$ 2,054.21
	Mar-17	R$ 992.03	R$ 417.23	R$ 1,409.26	R$ 1,364.22	R$ 1,364.22
	Apr-17	R$ 1,090.14	R$ 532.50	R$ 1,622.64	R$ 2,563.62	R$ 2,563.62
	May-17	R$ 937.78	R$ 768.95	R$ 1,706.73	R$ 2,253.18	R$ 2,253.18
	Jun-17	R$ 1,338.66	R$ 801.58	R$ 2,140.24	R$ 3,226.68	R$ 3,226.68
	DARF é 2,5 sob o faturamento
	INSS patronal 20% sob a folha
Enseada
	Desoneração	Sem Desoneração
	INSS M	DARF	TOTAL PAGO	INSS M	TOTAL
	Jan-17	R$ 1,378.12	R$ 1,022.82	R$ 2,400.94	R$ 3,160.63	R$ 3,160.63
	Feb-17	R$ 1,480.71	R$ 831.14	R$ 2,311.85	R$ 3,366.01	R$ 3,366.01
	Mar-17	R$ 1,466.05	R$ 1,066.09	R$ 2,532.14	R$ 3,252.33	R$ 3,252.33
	Apr-17	R$ 1,290.04	R$ 1,167.99	R$ 2,458.03	R$ 2,930.68	R$ 2,930.68
	May-17	R$ 1,522.06	R$ 2,015.88	R$ 3,537.94	R$ 3,499.09	R$ 3,499.09
	Jun-17	R$ 1,338.66	R$ 1,907.94	R$ 3,246.60	R$ 3,226.68	R$ 3,226.68
	DARF é 2,5 sob o faturamento
	INSS patronal 20% sob a folha
Felicita
	Desoneração	Sem Desoneração
	INSS M	DARF	TOTAL PAGO	INSS M	TOTAL
	Jan-17	R$ 986.87	R$ 1,173.79R$ 2,160.66	R$ 2,430.19	R$ 2,430.19
	Feb-17	R$ 971.76	R$ 849.13	R$ 1,820.89	R$ 2,394.66	R$ 2,394.66
	Mar-17	R$ 824.46	R$ 1,160.42	R$ 1,984.88	R$ 2,048.32	R$ 2,048.32
	Apr-17	R$ 1,009.17	R$ 1,333.72	R$ 2,342.89	R$ 2,482.79	R$ 2,482.79
	May-17	R$ 1,023.12	R$ 1,601.97	R$ 2,625.09	R$ 2,515.44	R$ 2,515.44
	Jun-17	R$ 999.33	R$ 1,516.00	R$ 2,515.33	R$ 2,423.49	R$ 2,423.49
	DARF é 2,5 sob o faturamento
	INSS patronal 20% sob a folha
Free
	Desoneração	Sem Desoneração
	INSS M	DARF	TOTAL PAGO	INSS M	TOTAL
	Jan-17	R$ 480.41	R$ 571.91	R$ 1,052.32	R$ 1,317.02	R$ 1,317.02
	Feb-17	R$ 706.74	R$ 381.92	R$ 1,088.66	R$ 1,821.75	R$ 1,821.75
	Mar-17	R$ 551.66	R$ 557.58	R$ 1,109.24	R$ 1,484.55	R$ 1,484.55
	Apr-17	R$ 582.64	R$ 615.49	R$ 1,198.13	R$ 1,557.39	R$ 1,557.39
	May-17	R$ 679.01	R$ 1,266.97	R$ 1,945.98	R$ 1,783.98	R$ 1,783.98
	Jun-17	R$ 934.41	R$ 1,048.38	R$ 1,982.79	R$ 2,349.93	R$ 2,349.93
	DARF é 2,5 sob o faturamento
	INSS patronal 20% sob a folha
Itarare
	Desoneração	Sem Desoneração
	INSS M	DARF	TOTAL PAGO	INSS M	TOTAL
	Jan-17	R$ 523.73	R$ 770.96	R$ 1,294.69	R$ 1,385.38	R$ 1,385.38
	Feb-17	R$ 484.90	R$ 524.16	R$ 1,009.06	R$ 1,294.78	R$ 1,294.78
	Mar-17	R$ 479.98	R$ 738.87	R$ 1,218.85	R$ 1,283.29	R$ 1,283.29
	Apr-17	R$ 492.71	R$ 619.84	R$ 1,112.55	R$ 1,313.02	R$ 1,313.02
	May-17	R$ 518.08	R$ 1,353.25	R$ 1,871.33	R$ 1,372.21	R$ 1,372.21
	Jun-17	R$ 518.08	R$ 1,265.76	R$ 1,783.84	R$ 1,822.28	R$ 1,822.28
	DARF é 2,5 sob o faturamento
	INSS patronal 20% sob a folha
Limoeiro
	Desoneração	Sem Desoneração
	INSS M	DARF	TOTAL PAGO	INSS M	TOTAL
	Jan-17	R$ 1,506.28	R$ 362.00	R$ 1,868.28	R$ 3,385.42	R$ 3,385.42
	Feb-17	R$ 672.81	R$ 224.66	R$ 897.47	R$ 1,604.19	R$ 1,604.19
	Mar-17	R$ 810.07	R$ 368.33	R$ 1,178.40	R$ 1,118.68	R$ 1,118.68
	Apr-17	R$ 958.91	R$ 355.49	R$ 1,314.40	R$ 2,077.59	R$ 2,077.59
	May-17	R$ 904.49	R$ 581.59	R$ 1,486.08	R$ 2,124.11	R$ 2,124.11
	Jun-17	R$ 1,172.85	R$ 507.87	R$ 1,680.72	R$ 2,392.47	R$ 2,392.47
	DARF é 2,5 sob o faturamento
	INSS patronal 20% sob a folha
Reta da Penha
	Desoneração	Sem Desoneração
	INSS M	DARF	TOTAL PAGO	INSS M	TOTAL
	Jan-17	R$ 1,474.62	R$ 1,897.25	R$ 3,371.87	R$ 3,534.94	R$ 3,534.94
	Feb-17	R$ 1,258.01	R$ 1,842.57	R$ 3,100.58	R$ 3,145.41	R$ 3,145.41
	Mar-17	R$ 1,355.16	R$ 2,370.04	R$ 3,725.20	R$ 3,379.20	R$ 3,379.20
	Apr-17	R$ 1,791.15	R$ 2,298.93	R$ 4,090.08	R$ 4,345.77	R$ 4,345.77
	May-17	R$ 1,877.79	R$ 3,448.68	R$ 5,326.47	R$ 4,529.23	R$ 4,529.23
	Jun-17	R$ 1,403.57	R$ 3,258.59	R$ 4,662.16	R$ 3,417.97	R$ 3,417.97
	DARF é 2,5 sob o faturamento
	INSS patronal 20% sob a folha
Gekar M e F
	Desoneração	Sem Desoneração
	INSS M	INSS F	DARF	TOTAL 	INSS M	INSS F	TOTAL PAGO
	Jan-17	R$ 7,497.69	R$ 4,465.22	R$ 18,580.29	R$ 30,543.20	R$ 18,278.24	R$ 10,196.12	R$ 28,474.36
	Feb-17	R$ 7,411.87	R$ 4,346.61	R$ 13,317.99	R$ 25,076.47	R$ 17,963.95	R$ 9,983.64	R$ 27,947.59
	Mar-17	R$ 8,331.83	R$ 6,157.01	R$ 19,630.41	R$ 34,119.25	R$ 20,065.84	R$ 13,868.90	R$ 33,934.74	528,751.33	214,460.35	743,211.68
	Apr-17	R$ 8,573.77	R$ 5,400.69	R$ 13,365.04	R$ 27,339.50	R$ 20,726.50	R$ 12,256.55	R$ 32,983.05	363,080.43	169,639.27	532,719.70
	May-17	R$ 8,768.64	R$ 5,275.41	R$ 17,310.37	R$ 31,354.42	R$ 21,305.08	R$ 11,940.08	R$ 33,245.16	573,344.57	211,871.72	785,216.29
	Jun-17	R$ 8,147.04	R$ 4,908.49	R$ 15,528.01	R$ 28,583.54	R$ 19,598.47	R$ 11,116.29	R$ 30,714.76	395,978.91	138,622.73	534,601.64
	Jul-17	R$ 8,045.84	R$ 4,896.32	R$ 16,363.21	R$ 29,305.37	R$ 19,380.90	R$ 11,096.54	R$ 30,477.44	516,162.28	176,252.40	692,414.68
	449,580.57	171,539.79	621,120.36
	DARF é 2,5 sob o faturamento	462,792.15	191,736.12	654,528.27
	INSS patronal 20% sob a folha
Ag Serv
	Desoneração	Sem Desoneração
	INSS 	DARF	TOTAL PAGO	INSS 	TOTAL
	Jan-17	R$ 206.14	R$ 254.37	R$ 460.51	R$ 580.94	R$ 580.94
	Feb-17	R$ 206.14	R$ 42.10	R$ 248.24	R$ 580.94	R$ 580.94
	Mar-17	R$ 206.14	R$ 106.31	R$ 312.45	R$ 580.94	R$ 580.94
	Apr-17	R$ 206.14	R$ 7.85	R$ 213.99	R$ 580.94	R$ 580.94
	May-17	R$ 206.14	R$ 80.00	R$ 286.14	R$ 580.94	R$ 580.94
	Jun-17	R$ 206.14	R$ 90.91	R$ 297.05	R$ 580.94	R$ 580.94
	Jul-17	R$ 250.70	R$ 40.00	R$ 290.70	R$ 736.90	R$ 736.90
	Aug-17	R$ 317.54	R$ 140.00	R$ 457.54	R$ 970.86	R$ 970.86
	DARF é 4,5 sob o faturamento
	INSS patronal 20% sob a folha
2016
	Tabela II - Analise da desoneração da Folha para atividade industrial
	Mês/ano	Desoneração	Sem Desoneração
	INSS Matriz	INSS Filial	DARF	TOTAL PAGO 	INSS Matriz	INSS Filial	TOTAL 
	Jan-16	R$ 10,179.54	R$ 5,271.60	R$ 15,977.52	R$ 31,428.66	R$ 21,681.92	R$ 9,749.84	R$ 31,431.76
	Feb-16	R$ 8,879.08	R$ 4,750.52	R$ 14,070.94	R$ 27,700.54	R$ 20,618.77	R$ 9,439.06	R$ 30,057.83
	Mar-16	R$ 8,188.97	R$ 7,686.01	R$ 15,340.80	R$ 31,215.78	R$ 17,805.85	R$ 14,139.07	R$ 31,944.92	528,751.33	214,460.35	743,211.68	DARF é 2,5 sob o faturamento
	Apr-16	R$ 9,892.86	R$ 5,499.53	R$ 13,543.61	R$ 28,936.00	R$ 20,106.96	R$ 10,098.26	R$ 30,205.22	363,080.43	169,639.27	532,719.70	INSS patronal 20% sob a folha
	May-16	R$ 11,178.09	R$ 5,675.25	R$ 17,506.60	R$ 34,359.94	R$ 21,597.13	R$ 10,608.65	R$ 32,205.78	573,344.57	211,871.72	785,216.29
	Jun-16	R$ 10,588.99	R$ 5,732.53	R$ 17,316.91	R$ 33,638.43	R$ 20,935.21	R$ 10,479.69	R$ 31,414.90	395,978.91	138,622.73	534,601.64
	Jul-16	R$ 9,371.14	R$ 5,342.53	R$ 18,585.33	R$ 33,299.00	R$ 18,623.87	R$ 10,143.10	R$ 28,766.97	516,162.28	176,252.40	692,414.68
	Aug-16	R$ 9,070.20	R$ 5,056.65	R$ 18,404.25	R$ 32,531.10	R$ 18,507.12	R$ 9,889.34	R$ 28,396.46	449,580.57	171,539.79	621,120.36
	Sep-16	R$ 9,405.92	R$ 5,698.60	R$ 7,677.02	R$ 22,781.54	R$ 17,667.69	R$ 10,312.73	R$ 27,980.42	462,792.15	191,736.12	654,528.27
	Oct-16	R$ 8,774.81	R$ 5,228.21	R$ 11,361.59	R$ 25,364.61	R$ 17,335.04	R$ 9,889.21	R$ 27,224.25
	Nov-16	R$ 10,260.51	R$ 5,574.16	R$ 11,322.60	R$ 27,157.27	R$ 18,766.91	R$ 9,847.77	R$ 28,614.68
	Dec-16	R$ 13,759.23	R$ 10,333.05	R$ 12,967.60	R$ 37,059.88	R$ 27,495.08	R$ 22,486.97	R$ 49,982.05
	TOTAIS	R$ 119,549.34	R$ 71,848.64	R$ 174,074.77	R$ 365,472.75	R$ 241,141.55	R$ 137,083.69	R$ 378,225.24
	Média	R$ 9,962.44	R$ 5,987.39	R$ 14,506.23	R$ 30,456.06	R$ 20,095.13	R$ 11,423.64	R$ 31,518.77
	Desvio padrão	R$ 1,465.10	R$ 1,547.00	R$ 3,326.79	R$ 4,139.57	R$ 2,791.47	R$ 3,691.37	R$ 6,046.35
	Mediana	R$ 9,649.39	R$ 5,536.84	R$ 14,705.87	R$ 31,322.22	R$ 19,436.93	R$ 10,120.68	R$ 30,131.53
	Maximo 	R$ 13,759.23	R$ 10,333.05	R$ 18,585.33	R$ 37,059.88	R$ 27,495.08	R$ 22,486.97	R$ 49,982.05
	Minino	R$ 8,188.97	R$ 4,750.52	R$ 7,677.02	R$ 22,781.54	R$ 17,335.04	R$ 9,439.06	R$ 27,224.25
2017
	Mês/Ano	Desoneração	Sem Desoneração
	INSS M	INSS F	DARF	TOTAL 	INSS M	INSS F	TOTAL PAGO
	Jan-17	R$ 7,497.69	R$ 4,465.22	R$ 18,580.29	R$ 30,543.20	R$ 18,278.24	R$ 10,196.12	R$ 28,474.36
	Feb-17	R$ 7,411.87	R$ 4,346.61	R$ 13,317.99	R$ 25,076.47	R$ 17,963.95	R$ 9,983.64	R$ 27,947.59
	Mar-17	R$ 8,331.83	R$ 6,157.01	R$ 19,630.41	R$ 34,119.25	R$ 20,065.84	R$ 13,868.90	R$ 33,934.74	528,751.33	214,460.35	743,211.68
	Apr-17	R$ 8,573.77	R$ 5,400.69	R$ 13,365.04	R$ 27,339.50	R$ 20,726.50	R$ 12,256.55	R$ 32,983.05	363,080.43	169,639.27	532,719.70
	May-17	R$ 8,768.64	R$ 5,275.41	R$ 17,310.37	R$ 31,354.42	R$ 21,305.08	R$ 11,940.08	R$ 33,245.16	573,344.57	211,871.72	785,216.29
	Jun-17	R$ 8,147.04	R$ 4,908.49	R$ 15,528.01	R$ 28,583.54	R$ 19,598.47	R$ 11,116.29	R$ 30,714.76	395,978.91	138,622.73	534,601.64
	Jul-17	R$ 8,045.84	R$ 4,896.32	R$ 16,363.21	R$ 29,305.37	R$ 19,380.90	R$ 11,096.54	R$ 30,477.44	516,162.28	176,252.40	692,414.68
	Média	ERROR:#REF!	ERROR:#REF!	ERROR:#REF!	ERROR:#REF!	ERROR:#REF!	ERROR:#REF!	ERROR:#REF!	449,580.57	171,539.79	621,120.36
	Desvio padrão	ERROR:#REF!	ERROR:#REF!	ERROR:#REF!	ERROR:#REF!	ERROR:#REF!	ERROR:#REF!	ERROR:#REF!	462,792.15	191,736.12	654,528.27
	Mediana	ERROR:#REF!	ERROR:#REF!	ERROR:#REF!	ERROR:#REF!	ERROR:#REF!	ERROR:#REF!	ERROR:#REF!
	Maximo 	ERROR:#REF!	ERROR:#REF!	ERROR:#REF!	ERROR:#REF!	ERROR:#REF!	ERROR:#REF!	ERROR:#REF!
	Minino	ERROR:#REF!	ERROR:#REF!	ERROR:#REF!	ERROR:#REF!	ERROR:#REF!	ERROR:#REF!	ERROR:#REF!2016
	Tabela II - Analise da desoneração da Folha para atividade industrial
	Mês/ano	Desoneração	Sem Desoneração
	INSS Matriz	INSS Filial	DARF	TOTAL PAGO 	INSS Matriz	INSS Filial	TOTAL 
	Jan-16	R$ 10,179.54	R$ 5,271.60	R$ 15,977.52	R$ 31,428.66	R$ 21,681.92	R$ 9,749.84	R$ 31,431.76
	Feb-16	R$ 8,879.08	R$ 4,750.52	R$ 14,070.94	R$ 27,700.54	R$ 20,618.77	R$ 9,439.06	R$ 30,057.83
	Mar-16	R$ 8,188.97	R$ 7,686.01	R$ 15,340.80	R$ 31,215.78	R$ 17,805.85	R$ 14,139.07	R$ 31,944.92	528,751.33	214,460.35	743,211.68	DARF é 2,5 sob o faturamento
	Apr-16	R$ 9,892.86	R$ 5,499.53	R$ 13,543.61	R$ 28,936.00	R$ 20,106.96	R$ 10,098.26	R$ 30,205.22	363,080.43	169,639.27	532,719.70	INSS patronal 20% sob a folha
	May-16	R$ 11,178.09	R$ 5,675.25	R$ 17,506.60	R$ 34,359.94	R$ 21,597.13	R$ 10,608.65	R$ 32,205.78	573,344.57	211,871.72	785,216.29
	Jun-16	R$ 10,588.99	R$ 5,732.53	R$ 17,316.91	R$ 33,638.43	R$ 20,935.21	R$ 10,479.69	R$ 31,414.90	395,978.91	138,622.73	534,601.64
	Jul-16	R$ 9,371.14	R$ 5,342.53	R$ 18,585.33	R$ 33,299.00	R$ 18,623.87	R$ 10,143.10	R$ 28,766.97	516,162.28	176,252.40	692,414.68
	Aug-16	R$ 9,070.20	R$ 5,056.65	R$ 18,404.25	R$ 32,531.10	R$ 18,507.12	R$ 9,889.34	R$ 28,396.46	449,580.57	171,539.79	621,120.36
	Sep-16	R$ 9,405.92	R$ 5,698.60	R$ 7,677.02	R$ 22,781.54	R$ 17,667.69	R$ 10,312.73	R$ 27,980.42	462,792.15	191,736.12	654,528.27
	Oct-16	R$ 8,774.81	R$ 5,228.21	R$ 11,361.59	R$ 25,364.61	R$ 17,335.04	R$ 9,889.21	R$ 27,224.25
	Nov-16	R$ 10,260.51	R$ 5,574.16	R$ 11,322.60	R$ 27,157.27	R$ 18,766.91	R$ 9,847.77	R$ 28,614.68
	Dec-16	R$ 13,759.23	R$ 10,333.05	R$ 12,967.60	R$ 37,059.88	R$ 27,495.08	R$ 22,486.97	R$ 49,982.05
	TOTAIS	R$ 119,549.34	R$ 71,848.64	R$ 174,074.77	R$ 365,472.75	R$ 241,141.55	R$ 137,083.69	R$ 378,225.24
	Média	R$ 9,962.44	R$ 5,987.39	R$ 14,506.23	R$ 30,456.06	R$ 20,095.13	R$ 11,423.64	R$ 31,518.77
	Desvio padrão	R$ 1,465.10	R$ 1,547.00	R$ 3,326.79	R$ 4,139.57	R$ 2,791.47	R$ 3,691.37	R$ 6,046.35
	Mediana	R$ 9,649.39	R$ 5,536.84	R$ 14,705.87	R$ 31,322.22	R$ 19,436.93	R$ 10,120.68	R$ 30,131.53
	Maximo 	R$ 13,759.23	R$ 10,333.05	R$ 18,585.33	R$ 37,059.88	R$ 27,495.08	R$ 22,486.97	R$ 49,982.05
	Minino	R$ 8,188.97	R$ 4,750.52	R$ 7,677.02	R$ 22,781.54	R$ 17,335.04	R$ 9,439.06	R$ 27,224.25
2017
	Mês/Ano	Desoneração	Sem Desoneração
	INSS M	INSS F	DARF	TOTAL 	INSS M	INSS F	TOTAL PAGO
	Jan-17	R$ 7,497.69	R$ 4,465.22	R$ 18,580.29	R$ 30,543.20	R$ 18,278.24	R$ 10,196.12	R$ 28,474.36
	Feb-17	R$ 7,411.87	R$ 4,346.61	R$ 13,317.99	R$ 25,076.47	R$ 17,963.95	R$ 9,983.64	R$ 27,947.59
	Mar-17	R$ 8,331.83	R$ 6,157.01	R$ 19,630.41	R$ 34,119.25	R$ 20,065.84	R$ 13,868.90	R$ 33,934.74	528,751.33	214,460.35	743,211.68
	Apr-17	R$ 8,573.77	R$ 5,400.69	R$ 13,365.04	R$ 27,339.50	R$ 20,726.50	R$ 12,256.55	R$ 32,983.05	363,080.43	169,639.27	532,719.70
	May-17	R$ 8,768.64	R$ 5,275.41	R$ 17,310.37	R$ 31,354.42	R$ 21,305.08	R$ 11,940.08	R$ 33,245.16	573,344.57	211,871.72	785,216.29
	Jun-17	R$ 8,147.04	R$ 4,908.49	R$ 15,528.01	R$ 28,583.54	R$ 19,598.47	R$ 11,116.29	R$ 30,714.76	395,978.91	138,622.73	534,601.64
	Jul-17	R$ 8,045.84	R$ 4,896.32	R$ 16,363.21	R$ 29,305.37	R$ 19,380.90	R$ 11,096.54	R$ 30,477.44	516,162.28	176,252.40	692,414.68
	Média	ERROR:#REF!	ERROR:#REF!	ERROR:#REF!	ERROR:#REF!	ERROR:#REF!	ERROR:#REF!	ERROR:#REF!	449,580.57	171,539.79	621,120.36
	Desvio padrão	ERROR:#REF!	ERROR:#REF!	ERROR:#REF!	ERROR:#REF!	ERROR:#REF!	ERROR:#REF!	ERROR:#REF!	462,792.15	191,736.12	654,528.27
	Mediana	ERROR:#REF!	ERROR:#REF!	ERROR:#REF!	ERROR:#REF!	ERROR:#REF!	ERROR:#REF!	ERROR:#REF!
	Maximo 	ERROR:#REF!	ERROR:#REF!	ERROR:#REF!	ERROR:#REF!	ERROR:#REF!	ERROR:#REF!	ERROR:#REF!
	Minino	ERROR:#REF!	ERROR:#REF!	ERROR:#REF!	ERROR:#REF!	ERROR:#REF!	ERROR:#REF!	ERROR:#REF!
2016
	Tabela II - Analise da desoneração da Folha para atividade industrial
	Mês/ano	Desoneração	Sem Desoneração
	INSS Matriz	INSS Filial	DARF	TOTAL PAGO 	INSS Matriz	INSS Filial	TOTAL 
	Jan-16	R$ 10,179.54	R$ 5,271.60	R$ 15,977.52	R$ 31,428.66	R$ 21,681.92	R$ 9,749.84	R$ 31,431.76
	Feb-16	R$ 8,879.08	R$ 4,750.52	R$ 14,070.94	R$ 27,700.54	R$ 20,618.77	R$ 9,439.06	R$ 30,057.83
	Mar-16	R$ 8,188.97	R$ 7,686.01	R$ 15,340.80	R$ 31,215.78	R$ 17,805.85	R$ 14,139.07	R$ 31,944.92	528,751.33	214,460.35	743,211.68	DARF é 2,5 sob o faturamento
	Apr-16	R$ 9,892.86	R$ 5,499.53	R$ 13,543.61	R$ 28,936.00	R$ 20,106.96	R$ 10,098.26	R$ 30,205.22	363,080.43	169,639.27	532,719.70	INSS patronal 20% sob a folha
	May-16	R$ 11,178.09	R$ 5,675.25	R$ 17,506.60	R$ 34,359.94	R$ 21,597.13	R$ 10,608.65	R$ 32,205.78	573,344.57	211,871.72	785,216.29
	Jun-16	R$ 10,588.99	R$ 5,732.53	R$ 17,316.91	R$ 33,638.43	R$ 20,935.21	R$ 10,479.69	R$ 31,414.90	395,978.91	138,622.73	534,601.64
	Jul-16	R$ 9,371.14	R$ 5,342.53	R$ 18,585.33	R$ 33,299.00	R$ 18,623.87	R$ 10,143.10	R$ 28,766.97	516,162.28	176,252.40	692,414.68
	Aug-16	R$ 9,070.20	R$ 5,056.65	R$ 18,404.25	R$ 32,531.10	R$ 18,507.12	R$ 9,889.34	R$ 28,396.46	449,580.57	171,539.79	621,120.36
	Sep-16	R$ 9,405.92	R$ 5,698.60	R$ 7,677.02	R$ 22,781.54	R$ 17,667.69	R$ 10,312.73	R$ 27,980.42	462,792.15	191,736.12	654,528.27
	Oct-16	R$ 8,774.81	R$ 5,228.21	R$ 11,361.59	R$ 25,364.61	R$ 17,335.04	R$ 9,889.21	R$ 27,224.25
	Nov-16	R$ 10,260.51	R$ 5,574.16	R$ 11,322.60	R$ 27,157.27	R$ 18,766.91	R$ 9,847.77	R$ 28,614.68
	Dec-16	R$ 13,759.23	R$ 10,333.05	R$ 12,967.60	R$ 37,059.88	R$ 27,495.08	R$ 22,486.97	R$ 49,982.05
	TOTAIS	R$ 119,549.34	R$ 71,848.64	R$ 174,074.77	R$ 365,472.75	R$ 241,141.55	R$ 137,083.69	R$ 378,225.24
	Média	R$ 9,962.44	R$ 5,987.39	R$ 14,506.23	R$ 30,456.06	R$ 20,095.13	R$ 11,423.64	R$ 31,518.77
	Desvio padrão	R$ 1,465.10	R$ 1,547.00	R$ 3,326.79	R$ 4,139.57	R$ 2,791.47	R$ 3,691.37	R$ 6,046.35
	Mediana	R$ 9,649.39	R$ 5,536.84	R$ 14,705.87	R$ 31,322.22	R$ 19,436.93	R$ 10,120.68	R$ 30,131.53
	Maximo 	R$ 13,759.23	R$ 10,333.05	R$ 18,585.33	R$ 37,059.88	R$ 27,495.08	R$ 22,486.97	R$ 49,982.05
	Minino	R$ 8,188.97	R$ 4,750.52	R$ 7,677.02	R$ 22,781.54	R$ 17,335.04	R$ 9,439.06	R$ 27,224.25	217%	117%
	1.8174736892	81.75%
2017
	Tabela III - Analise da desoneração da Folha para atividade industrial
	Mês/Ano	Desoneração	Sem Desoneração
	INSS M	INSS F	DARF	TOTAL 	INSS M	INSS F	TOTAL PAGO
	Jan-17	R$ 7,497.69	R$ 4,465.22	R$ 18,580.29	R$ 30,543.20	R$ 18,278.24	R$ 10,196.12	R$ 28,474.36
	Feb-17	R$ 7,411.87	R$ 4,346.61	R$ 13,317.99	R$ 25,076.47	R$ 17,963.95	R$ 9,983.64	R$ 27,947.59
	Mar-17	R$ 8,331.83	R$ 6,157.01	R$ 19,630.41	R$ 34,119.25	R$ 20,065.84	R$ 13,868.90	R$ 33,934.74
	Apr-17	R$ 8,573.77	R$ 5,400.69	R$ 13,365.04	R$ 27,339.50	R$ 20,726.50	R$ 12,256.55	R$ 32,983.05
	May-17	R$ 8,768.64	R$ 5,275.41	R$ 17,310.37	R$ 31,354.42	R$ 21,305.08	R$ 11,940.08	R$ 33,245.16
	Jun-17	R$ 8,147.04	R$ 4,908.49	R$ 15,528.01	R$ 28,583.54	R$ 19,598.47	R$ 11,116.29	R$ 30,714.76
	Jul-17	R$ 8,045.84	R$ 4,896.32	R$ 16,363.21	R$ 29,305.37	R$ 19,380.90	R$ 11,096.54	R$ 30,477.44
	TOTAL	R$ 56,776.68	R$ 35,449.75	R$ 114,095.32	R$ 206,321.75	R$ 137,318.98	R$ 80,458.12	R$ 217,777.10	-R$ 11,455.35
	Média	R$ 8,110.95	R$ 5,064.25	R$ 16,299.33	R$ 29,474.54	R$ 19,617.00	R$ 11,494.02	R$ 31,111.01
	Desvio padrão	R$ 510.86	R$ 616.20	R$ 2,429.63	R$ 2,914.71	R$ 1,215.39	R$ 1,334.60	R$ 2,364.68
	Mediana	R$ 8,147.04	R$ 4,908.49	R$ 16,363.21	R$ 29,305.37	R$ 19,598.47	R$ 11,116.29	R$ 30,714.76
	Maximo 	R$ 8,768.64	R$ 6,157.01	R$ 19,630.41	R$ 34,119.25	R$ 21,305.08	R$ 13,868.90	R$ 33,934.74
	Minino	R$ 7,411.87	R$ 4,346.61	R$ 13,317.99	R$ 25,076.47	R$ 17,963.95	R$ 9,983.64	R$ 27,947.59
Planilha1
	Tabela I - Seleçao da Amostra
	Seguimento	Quantidade	Periodo 	DADOS COLETADOS
	Faturamento	INSS	DARF Desoneração	Folha de Pagamento
	Industria	1	2016 e Jan-Agosto/17
	Serviço	1	Jan/17 a Agos/17
	Comercio	17	Jan/17 a Agos/17
Camburi M e Filial
	Tabela IV - Desoneração Da Atividade Comercial
	Desoneração	Sem Desoneração	MÊS/ANO	Desoneração	Sem Desoneração	DIFERENÇA
	INSS M	INSS F	DARF	TOTAL PAGO	INSS M	INSS F	TOTAL	INSS	DARF	TOTAL PAGO	INSS
	Jan-17	R$ 5,136.40	R$ 2,587.27	R$ 13,867.01	R$ 21,590.68R$ 11,391.87	R$ 5,732.55	R$ 17,124.42	Jan-17	R$ 25,390.55	R$ 33,150.24	R$ 58,540.79	R$ 59,410.64	-R$ 869.85
	Feb-17	R$ 4,767.05	R$ 1,995.90	R$ 10,214.59	R$ 16,977.54	R$ 10,592.19	R$ 4,382.35	R$ 14,974.54	Feb-17	R$ 21,578.19	R$ 23,944.73	R$ 45,522.92	R$ 54,161.89	-R$ 8,638.97
	Mar-17	R$ 4,281.65	R$ 2,574.28	R$ 12,988.73	R$ 19,844.66	R$ 9,665.64	R$ 5,624.05	R$ 15,289.69	Mar-17	R$ 22,248.49	R$ 33,561.04	R$ 55,809.53	R$ 51,078.52	R$ 4,731.01
	Apr-17	R$ 4,658.09	R$ 2,707.57	R$ 13,090.91	R$ 20,456.57	R$ 10,437.62	R$ 5,959.06	R$ 16,396.68	Apr-17	R$ 25,234.48	R$ 32,544.03	R$ 57,778.51	R$ 59,316.49	-R$ 1,537.98
	May-17	R$ 5,192.88	R$ 3,373.89	R$ 21,163.03	R$ 29,729.80	R$ 11,625.52	R$ 7,330.49	R$ 18,956.01	May-17	R$ 26,008.97	R$ 53,062.88	R$ 79,071.85	R$ 61,095.16	R$ 17,976.69
	Jun-17	R$ 6,849.37	R$ 3,363.04	R$ 17,406.28	R$ 27,618.69	R$ 15,010.27	R$ 7,160.67	R$ 22,170.94	Jun-17	R$ 28,079.08	R$ 45,500.88	R$ 73,579.96	R$ 65,445.83	R$ 8,134.13
	TOTAL	R$ 148,539.76	R$ 221,763.80	R$ 370,303.56	R$ 350,508.53	R$ 19,795.03
	Desoneração	Sem Desoneração	Media	R$ 24,756.63	R$ 36,960.63	R$ 61,717.26	R$ 58,418.09	R$ 3,299.17
	INSS M	INSS F	DARF	TOTAL PAGO	INSS M	INSS F	TOTAL	Desvio Padrão	R$ 2,434.36	R$ 10,461.50	R$ 12,366.63	R$ 5,105.54	R$ 9,210.37
	Jan-17	R$ 461.05	R$ 1,419.41	R$ 4,486.29	R$ 6,366.75	R$ 2,238.28	R$ 3,123.97	R$ 5,362.25	Mediana	R$ 25,312.51	R$ 33,355.64	R$ 58,159.65	R$ 59,363.56	R$ 1,930.58
	Feb-17	R$ 418.99	R$ 1,410.52	R$ 2,669.08	R$ 4,498.59	R$ 2,051.17	R$ 3,088.98	R$ 5,140.15	Maximo	R$ 28,079.08	R$ 53,062.88	R$ 79,071.85	R$ 65,445.83	R$ 17,976.69
	Mar-17	R$ 499.04	R$ 1,322.26	R$ 3,409.78	R$ 5,231.08	R$ 2,407.25	R$ 2,874.97	R$ 5,282.22	Minimo	R$ 21,578.19	R$ 23,944.73	R$ 45,522.92	R$ 51,078.52	-R$ 8,638.97
	Apr-17	R$ 684.83	R$ 1,106.33	R$ 3,327.79	R$ 5,118.95	R$ 2,863.62	R$ 2,482.02	R$ 5,345.64
	May-17	R$ 1,561.26	R$ 1,338.08	R$ 5,522.09	R$ 8,421.43	R$ 3,610.19	R$ 2,988.23	R$ 6,598.42
	Jun-17	R$ 1,487.97	R$ 1,195.39	R$ 4,214.81	R$ 6,898.17	R$ 3,487.28	R$ 2,708.53	R$ 6,195.81
	Desoneração	Sem Desoneração
	INSS M	DARF	TOTAL PAGO	INSS M	TOTAL
	Jan-17	R$ 1,237.43	R$ 2,053.85	R$ 3,291.28	R$ 2,918.59	R$ 2,918.59
	Feb-17	R$ 1,213.53	R$ 1,530.44	R$ 2,743.97	R$ 2,907.11	R$ 2,907.11
	Mar-17	R$ 1,056.72	R$ 2,493.61	R$ 3,550.33	R$ 2,581.73	R$ 2,581.73
	Apr-17	R$ 1,477.33	R$ 2,556.03	R$ 4,033.36	R$ 3,490.57	R$ 3,490.57
	May-17	R$ 596.01	R$ 3,575.46	R$ 4,171.47	R$ 2,410.73	R$ 2,410.73
	Jun-17	R$ 471.14	R$ 3,265.22	R$ 3,736.36	R$ 2,283.15	R$ 2,283.15
	Desoneração	Sem Desoneração
	INSS M	DARF	TOTAL PAGO	INSS M	TOTAL
	Jan-17	R$ 1,714.01	R$ 1,841.70	R$ 3,555.71	R$ 3,938.23	R$ 3,938.23
	Feb-17	R$ 1,129.83	R$ 919.86	R$ 2,049.69	R$ 2,678.81	R$ 2,678.81
	Mar-17	R$ 1,393.41	R$ 1,775.92	R$ 3,169.33	R$ 3,246.28	R$ 3,246.28
	Apr-17	R$ 1,598.62	R$ 1,565.41	R$ 3,164.03	R$ 3,682.30	R$ 3,682.30
	May-17	R$ 1,341.41	R$ 2,584.25	R$ 3,925.66	R$ 3,132.13	R$ 3,132.13
	Jun-17	R$ 1,648.08	R$ 2,264.00	R$ 3,912.08	R$ 3,801.41	R$ 3,801.41
	Desoneração	Sem Desoneração
	INSS M	DARF	TOTAL PAGO	INSS M	TOTAL
	Jan-17	R$ 1,135.75	R$ 424.00	R$ 1,559.75	R$ 2,664.39	R$ 2,664.39
	Feb-17	R$ 1,575.21	R$ 317.48	R$ 1,892.69	R$ 3,601.83	R$ 3,601.83
	Mar-17	R$ 1,626.37	R$ 437.06	R$ 2,063.43	R$ 3,687.81	R$ 3,687.81
	Apr-17	R$ 1,718.80	R$ 400.40	R$ 2,119.20	R$ 3,902.20	R$ 3,902.20
	May-17	R$ 1,579.87	R$ 809.12	R$ 2,388.99	R$ 3,679.65	R$ 3,679.65
	Jun-17	R$ 1,459.56	R$ 890.10	R$ 2,349.66	R$ 3,315.17	R$ 3,315.17
	Desoneração	Sem Desoneração
	INSS M	DARF	TOTAL PAGO	INSS M	TOTAL
	Jan-17	R$ 1,453.84	R$ 595.82	R$ 2,049.66	R$ 3,213.92	R$ 3,213.92
	Feb-17	R$ 817.68	R$ 150.96	R$ 968.64	R$ 1,884.45	R$ 1,884.45
	Mar-17	R$ 821.09	R$ 657.77	R$ 1,478.86	R$ 1,893.96	R$ 1,893.96
	Apr-17	R$ 1,390.74	R$ 452.60	R$ 1,843.34	R$ 3,025.39	R$ 3,025.39
	May-17	R$ 891.08	R$ 757.71	R$ 1,648.79	R$ 2,049.11	R$ 2,049.11
	Jun-17	R$ 1,382.87	R$ 732.19	R$ 2,115.06	R$ 3,008.09	R$ 3,008.09
	Desoneração	Sem Desoneração
	INSS M	DARF	TOTAL PAGO	INSS M	TOTAL
	Jan-17	R$ 828.71	R$ 1,145.05	R$ 1,973.76	R$ 1,865.82	R$ 1,865.82
	Feb-17	R$ 430.26	R$ 1,260.57	R$ 1,690.83	R$ 1,088.74	R$ 1,088.74
	Mar-17	R$ 507.90	R$ 1,993.80	R$ 2,501.70	R$ 1,241.94	R$ 1,241.94
	Apr-17	R$ 545.90	R$ 1,698.63	R$ 2,244.53	R$ 1,325.17	R$ 1,325.17
	May-17	R$ 588.36	R$ 3,029.13	R$ 3,617.49	R$ 1,418.18	R$ 1,418.18
	Jun-17	R$ 571.39	R$ 2,509.18	R$ 3,080.57	R$ 1,381.02	R$ 1,381.02
	Desoneração	Sem Desoneração
	INSS M	DARF	TOTAL PAGO	INSS M	TOTAL
	Jan-17	R$ 1,597.72	R$ 1,338.84	R$ 2,936.56	R$ 3,661.74	R$ 3,661.74
	Feb-17	R$ 892.33	R$ 1,123.09	R$ 2,015.42	R$ 2,095.71	R$ 2,095.71
	Mar-17	R$ 1,156.03	R$ 1,823.64	R$ 2,979.67	R$ 2,629.19	R$ 2,629.19
	Apr-17	R$ 1,481.30	R$ 1,386.58	R$ 2,867.88	R$ 3,300.69	R$ 3,300.69
	May-17	R$ 1,256.45	R$ 2,292.40	R$ 3,548.85	R$ 2,826.88	R$ 2,826.88
	Jun-17	R$ 1,301.72	R$ 2,133.73	R$ 3,435.45	R$ 2,916.91	R$ 2,916.91
	Desoneração	Sem Desoneração
	INSS M	DARF	TOTAL PAGO	INSS M	TOTAL
	Jan-17	R$ 536.12	R$ 1,095.10	R$ 1,631.22	R$ 1,280.63	R$ 1,280.63
	Feb-17	R$ 498.79	R$ 769.96	R$ 1,268.75	R$ 4,109.54	R$ 4,109.54
	Mar-17	R$ 530.33	R$ 1,302.17	R$ 1,832.50	R$ 1,295.11	R$ 1,295.11
	Apr-17	R$ 650.21	R$ 1,141.72	R$ 1,791.93	R$ 1,576.99	R$ 1,576.99
	May-17	R$ 827.35	R$ 2,292.40	R$ 3,119.75	R$ 1,946.81	R$ 1,946.81
	Jun-17	R$ 642.99	R$ 1,779.25	R$ 2,422.24	R$ 1,513.83	R$ 1,513.83
	Desoneração	Sem Desoneração
	INSS M	DARF	TOTAL PAGO	INSS M	TOTAL
	Jan-17	R$ 932.81	R$ 503.85	R$ 1,436.66	R$ 2,167.07	R$ 2,167.07
	Feb-17	R$ 853.17	R$ 335.12	R$ 1,188.29	R$ 2,054.21	R$ 2,054.21
	Mar-17	R$ 992.03	R$ 417.23	R$ 1,409.26	R$ 1,364.22	R$ 1,364.22
	Apr-17	R$ 1,090.14	R$ 532.50	R$ 1,622.64	R$ 2,563.62	R$ 2,563.62
	May-17	R$ 937.78	R$ 768.95	R$ 1,706.73	R$ 2,253.18	R$ 2,253.18
	Jun-17	R$ 1,338.66	R$ 801.58	R$ 2,140.24	R$ 3,226.68	R$ 3,226.68
	Desoneração	Sem Desoneração
	INSS M	DARF	TOTAL PAGO	INSS M	TOTAL
	Jan-17	R$ 1,378.12	R$ 1,022.82	R$ 2,400.94	R$ 3,160.63	R$ 3,160.63
	Feb-17	R$ 1,480.71	R$ 831.14	R$ 2,311.85	R$ 3,366.01	R$ 3,366.01
	Mar-17	R$ 1,466.05	R$ 1,066.09	R$ 2,532.14	R$ 3,252.33	R$ 3,252.33
	Apr-17	R$ 1,290.04	R$ 1,167.99	R$ 2,458.03	R$ 2,930.68	R$ 2,930.68
	May-17	R$ 1,522.06	R$ 2,015.88	R$ 3,537.94	R$ 3,499.09	R$ 3,499.09
	Jun-17	R$ 1,338.66	R$ 1,907.94	R$ 3,246.60	R$ 3,226.68	R$ 3,226.68
	Desoneração	Sem Desoneração
	INSS M	DARF	TOTAL PAGO	INSS M	TOTAL
	Jan-17	R$ 986.87	R$ 1,173.79	R$ 2,160.66	R$ 2,430.19	R$ 2,430.19
	Feb-17	R$ 971.76	R$ 849.13	R$ 1,820.89	R$ 2,394.66	R$ 2,394.66
	Mar-17	R$ 824.46	R$ 1,160.42	R$ 1,984.88	R$ 2,048.32	R$ 2,048.32
	Apr-17	R$ 1,009.17	R$ 1,333.72	R$ 2,342.89	R$ 2,482.79	R$ 2,482.79
	May-17	R$ 1,023.12	R$ 1,601.97	R$ 2,625.09	R$ 2,515.44	R$ 2,515.44
	Jun-17	R$ 999.33	R$ 1,516.00	R$ 2,515.33	R$ 2,423.49	R$ 2,423.49
	Desoneração	Sem Desoneração
	INSS M	DARF	TOTAL PAGO	INSS M	TOTAL
	Jan-17	R$ 480.41	R$ 571.91	R$ 1,052.32	R$ 1,317.02	R$ 1,317.02
	Feb-17	R$ 706.74	R$ 381.92	R$ 1,088.66	R$ 1,821.75	R$ 1,821.75
	Mar-17	R$ 551.66	R$ 557.58	R$ 1,109.24	R$ 1,484.55	R$ 1,484.55
	Apr-17	R$ 582.64	R$ 615.49	R$ 1,198.13	R$ 1,557.39	R$ 1,557.39
	May-17	R$ 679.01	R$ 1,266.97	R$ 1,945.98	R$ 1,783.98	R$ 1,783.98
	Jun-17	R$ 934.41	R$ 1,048.38	R$ 1,982.79	R$ 2,349.93	R$ 2,349.93
	Desoneração	Sem Desoneração
	INSS M	DARF	TOTAL PAGO	INSS M	TOTAL
	Jan-17	R$ 523.73	R$ 770.96	R$ 1,294.69	R$ 1,385.38	R$ 1,385.38
	Feb-17	R$ 484.90	R$ 524.16	R$ 1,009.06	R$ 1,294.78	R$ 1,294.78
	Mar-17	R$ 479.98	R$ 738.87	R$ 1,218.85	R$ 1,283.29	R$ 1,283.29
	Apr-17	R$ 492.71	R$ 619.84	R$ 1,112.55	R$ 1,313.02	R$ 1,313.02
	May-17	R$ 518.08	R$ 1,353.25	R$ 1,871.33	R$ 1,372.21	R$ 1,372.21
	Jun-17	R$ 518.08	R$ 1,265.76	R$ 1,783.84	R$ 1,822.28	R$ 1,822.28
	Desoneração	Sem Desoneração
	INSS M	DARF	TOTAL PAGO	INSS M	TOTAL
	Jan-17	R$ 1,506.28	R$ 362.00	R$ 1,868.28	R$ 3,385.42	R$ 3,385.42
	Feb-17	R$ 672.81	R$ 224.66	R$ 897.47	R$ 1,604.19	R$ 1,604.19
	Mar-17	R$ 810.07	R$ 368.33	R$ 1,178.40	R$ 1,118.68	R$ 1,118.68
	Apr-17	R$ 958.91	R$ 355.49	R$ 1,314.40	R$ 2,077.59	R$ 2,077.59
	May-17	R$ 904.49	R$ 581.59	R$ 1,486.08	R$ 2,124.11R$ 2,124.11
	Jun-17	R$ 1,172.85	R$ 507.87	R$ 1,680.72	R$ 2,392.47	R$ 2,392.47
	Desoneração	Sem Desoneração
	INSS M	DARF	TOTAL PAGO	INSS M	TOTAL
	Jan-17	R$ 1,474.62	R$ 1,897.25	R$ 3,371.87	R$ 3,534.94	R$ 3,534.94
	Feb-17	R$ 1,258.01	R$ 1,842.57	R$ 3,100.58	R$ 3,145.41	R$ 3,145.41
	Mar-17	R$ 1,355.16	R$ 2,370.04	R$ 3,725.20	R$ 3,379.20	R$ 3,379.20
	Apr-17	R$ 1,791.15	R$ 2,298.93	R$ 4,090.08	R$ 4,345.77	R$ 4,345.77
	May-17	R$ 1,877.79	R$ 3,448.68	R$ 5,326.47	R$ 4,529.23	R$ 4,529.23
	Jun-17	R$ 1,403.57	R$ 3,258.59	R$ 4,662.16	R$ 3,417.97	R$ 3,417.97
Alfazema M e F
	Desoneração	Sem Desoneração
	INSS M	INSS F	DARF	TOTAL PAGO	INSS M	INSS F	TOTAL
	Jan-17	R$ 461.05	R$ 1,419.41	R$ 4,486.29	R$ 6,366.75	R$ 2,238.28	R$ 3,123.97	R$ 5,362.25
	Feb-17	R$ 418.99	R$ 1,410.52	R$ 2,669.08	R$ 4,498.59	R$ 2,051.17	R$ 3,088.98	R$ 5,140.15
	Mar-17	R$ 499.04	R$ 1,322.26	R$ 3,409.78	R$ 5,231.08	R$ 2,407.25	R$ 2,874.97	R$ 5,282.22
	Apr-17	R$ 684.83	R$ 1,106.33	R$ 3,327.79	R$ 5,118.95	R$ 2,863.62	R$ 2,482.02	R$ 5,345.64
	May-17	R$ 1,561.26	R$ 1,338.08	R$ 5,522.09	R$ 8,421.43	R$ 3,610.19	R$ 2,988.23	R$ 6,598.42
	Jun-17	R$ 1,487.97	R$ 1,195.39	R$ 4,214.81	R$ 6,898.17	R$ 3,487.28	R$ 2,708.53	R$ 6,195.81
	DARF é 2,5 sob o faturamento
	INSS patronal 20% sob a folha
Galbe
	Desoneração	Sem Desoneração
	INSS M	DARF	TOTAL PAGO	INSS M	TOTAL
	Jan-17	R$ 1,237.43	R$ 2,053.85	R$ 3,291.28	R$ 2,918.59	R$ 2,918.59
	Feb-17	R$ 1,213.53	R$ 1,530.44	R$ 2,743.97	R$ 2,907.11	R$ 2,907.11
	Mar-17	R$ 1,056.72	R$ 2,493.61	R$ 3,550.33	R$ 2,581.73	R$ 2,581.73
	Apr-17	R$ 1,477.33	R$ 2,556.03	R$ 4,033.36	R$ 3,490.57	R$ 3,490.57
	May-17	R$ 596.01	R$ 3,575.46	R$ 4,171.47	R$ 2,410.73	R$ 2,410.73
	Jun-17	R$ 471.14	R$ 3,265.22	R$ 3,736.36	R$ 2,283.15	R$ 2,283.15
	DARF é 2,5 sob o faturamento
	INSS patronal 20% sob a folha
Hibiscus
	Desoneração	Sem Desoneração
	INSS M	DARF	TOTAL PAGO	INSS M	TOTAL
	Jan-17	R$ 1,714.01	R$ 1,841.70	R$ 3,555.71	R$ 3,938.23	R$ 3,938.23
	Feb-17	R$ 1,129.83	R$ 919.86	R$ 2,049.69	R$ 2,678.81	R$ 2,678.81
	Mar-17	R$ 1,393.41	R$ 1,775.92	R$ 3,169.33	R$ 3,246.28	R$ 3,246.28
	Apr-17	R$ 1,598.62	R$ 1,565.41	R$ 3,164.03	R$ 3,682.30	R$ 3,682.30
	May-17	R$ 1,341.41	R$ 2,584.25	R$ 3,925.66	R$ 3,132.13	R$ 3,132.13
	Jun-17	R$ 1,648.08	R$ 2,264.00	R$ 3,912.08	R$ 3,801.41	R$ 3,801.41
	DARF é 2,5 sob o faturamento
	INSS patronal 20% sob a folha
Acqua
	Desoneração	Sem Desoneração
	INSS M	DARF	TOTAL PAGO	INSS M	TOTAL
	Jan-17	R$ 1,135.75	R$ 424.00	R$ 1,559.75	R$ 2,664.39	R$ 2,664.39
	Feb-17	R$ 1,575.21	R$ 317.48	R$ 1,892.69	R$ 3,601.83	R$ 3,601.83
	Mar-17	R$ 1,626.37	R$ 437.06	R$ 2,063.43	R$ 3,687.81	R$ 3,687.81
	Apr-17	R$ 1,718.80	R$ 400.40	R$ 2,119.20	R$ 3,902.20	R$ 3,902.20
	May-17	R$ 1,579.87	R$ 809.12	R$ 2,388.99	R$ 3,679.65	R$ 3,679.65
	Jun-17	R$ 1,459.56	R$ 890.10	R$ 2,349.66	R$ 3,315.17	R$ 3,315.17
	DARF é 2,5 sob o faturamento
	INSS patronal 20% sob a folha
Arbo
	Desoneração	Sem Desoneração
	INSS M	DARF	TOTAL PAGO	INSS M	TOTAL
	Jan-17	R$ 1,453.84	R$ 595.82	R$ 2,049.66	R$ 3,213.92	R$ 3,213.92
	Feb-17	R$ 817.68	R$ 150.96	R$ 968.64	R$ 1,884.45	R$ 1,884.45
	Mar-17	R$ 821.09	R$ 657.77	R$ 1,478.86	R$ 1,893.96	R$ 1,893.96
	Apr-17	R$ 1,390.74	R$ 452.60	R$ 1,843.34	R$ 3,025.39	R$ 3,025.39
	May-17	R$ 891.08	R$ 757.71	R$ 1,648.79	R$ 2,049.11	R$ 2,049.11
	Jun-17	R$ 1,382.87	R$ 732.19	R$ 2,115.06	R$ 3,008.09	R$ 3,008.09
	DARF é 2,5 sob o faturamento
	INSS patronal 20% sob a folha
Bella
	Desoneração	Sem Desoneração
	INSS M	DARF	TOTAL PAGO	INSS M	TOTAL
	Jan-17	R$ 828.71	R$ 1,145.05	R$ 1,973.76	R$ 1,865.82	R$ 1,865.82
	Feb-17	R$ 430.26	R$ 1,260.57	R$ 1,690.83	R$ 1,088.74	R$ 1,088.74
	Mar-17	R$ 507.90	R$ 1,993.80	R$ 2,501.70	R$ 1,241.94	R$ 1,241.94
	Apr-17	R$ 545.90	R$ 1,698.63	R$ 2,244.53	R$ 1,325.17	R$ 1,325.17
	May-17	R$ 588.36	R$ 3,029.13	R$ 3,617.49	R$ 1,418.18	R$ 1,418.18
	Jun-17	R$ 571.39	R$ 2,509.18	R$ 3,080.57	R$ 1,381.02	R$ 1,381.02
	DARF é 2,5 sob o faturamento
	INSS patronal 20% sob a folha
Citrus
	Desoneração	Sem Desoneração
	INSS M	DARF	TOTAL PAGO	INSS M	TOTAL
	Jan-17	R$ 1,597.72	R$ 1,338.84	R$ 2,936.56	R$ 3,661.74	R$ 3,661.74
	Feb-17	R$ 892.33	R$ 1,123.09	R$ 2,015.42	R$ 2,095.71	R$ 2,095.71
	Mar-17	R$ 1,156.03	R$ 1,823.64	R$ 2,979.67	R$ 2,629.19	R$ 2,629.19
	Apr-17	R$ 1,481.30	R$ 1,386.58	R$ 2,867.88	R$ 3,300.69	R$ 3,300.69
	May-17	R$ 1,256.45	R$ 2,292.40	R$ 3,548.85	R$ 2,826.88	R$ 2,826.88
	Jun-17	R$ 1,301.72	R$ 2,133.73	R$ 3,435.45	R$ 2,916.91	R$ 2,916.91
	DARF é 2,5 sob o faturamento
	INSS patronal 20% sob a folha
Dimitri
	Desoneração	Sem Desoneração
	INSS M	DARF	TOTAL PAGO	INSS M	TOTAL
	Jan-17	R$ 536.12	R$ 1,095.10	R$ 1,631.22	R$ 1,280.63	R$ 1,280.63
	Feb-17	R$ 498.79	R$ 769.96	R$ 1,268.75	R$ 4,109.54	R$ 4,109.54
	Mar-17	R$ 530.33	R$ 1,302.17	R$ 1,832.50	R$ 1,295.11	R$ 1,295.11
	Apr-17	R$ 650.21	R$ 1,141.72	R$ 1,791.93	R$ 1,576.99	R$ 1,576.99
	May-17	R$ 827.35	R$ 2,292.40	R$ 3,119.75	R$ 1,946.81	R$ 1,946.81
	Jun-17	R$ 642.99	R$ 1,779.25	R$ 2,422.24	R$ 1,513.83	R$ 1,513.83
	DARF é 2,5 sob o faturamento
	INSS patronal 20% sob a folha
Egeo
	Desoneração	Sem Desoneração
	INSS M	DARF	TOTAL PAGO	INSS M	TOTAL
	Jan-17	R$ 932.81	R$ 503.85	R$ 1,436.66	R$ 2,167.07	R$ 2,167.07
	Feb-17	R$ 853.17	R$ 335.12	R$ 1,188.29	R$ 2,054.21	R$ 2,054.21
	Mar-17	R$ 992.03	R$ 417.23	R$ 1,409.26	R$ 1,364.22	R$ 1,364.22
	Apr-17	R$ 1,090.14	R$ 532.50	R$ 1,622.64	R$ 2,563.62	R$ 2,563.62
	May-17	R$ 937.78	R$ 768.95	R$ 1,706.73	R$ 2,253.18	R$ 2,253.18
	Jun-17	R$ 1,338.66	R$ 801.58	R$ 2,140.24	R$ 3,226.68	R$ 3,226.68
	DARF é 2,5 sob o faturamento
	INSS patronal 20% sob a folha
Enseada
	Desoneração	Sem Desoneração
	INSS M	DARF	TOTAL PAGO	INSS M	TOTAL
	Jan-17	R$ 1,378.12	R$ 1,022.82	R$ 2,400.94	R$ 3,160.63	R$ 3,160.63
	Feb-17	R$ 1,480.71	R$ 831.14	R$ 2,311.85	R$ 3,366.01	R$ 3,366.01
	Mar-17	R$ 1,466.05	R$ 1,066.09	R$ 2,532.14	R$ 3,252.33	R$ 3,252.33
	Apr-17	R$ 1,290.04	R$ 1,167.99	R$ 2,458.03	R$ 2,930.68	R$ 2,930.68
	May-17	R$ 1,522.06	R$ 2,015.88	R$ 3,537.94	R$ 3,499.09	R$ 3,499.09
	Jun-17	R$ 1,338.66	R$ 1,907.94	R$ 3,246.60	R$ 3,226.68	R$ 3,226.68
	DARF é 2,5 sob o faturamento
	INSS patronal 20% sob a folha
Felicita
	Desoneração	Sem Desoneração
	INSS M	DARF	TOTAL PAGO	INSS M	TOTAL
	Jan-17	R$ 986.87	R$ 1,173.79	R$ 2,160.66	R$ 2,430.19	R$ 2,430.19
	Feb-17	R$ 971.76	R$ 849.13	R$ 1,820.89	R$ 2,394.66	R$ 2,394.66
	Mar-17	R$ 824.46	R$ 1,160.42	R$ 1,984.88	R$ 2,048.32	R$ 2,048.32
	Apr-17	R$ 1,009.17	R$ 1,333.72	R$ 2,342.89	R$ 2,482.79	R$ 2,482.79
	May-17	R$ 1,023.12	R$ 1,601.97	R$ 2,625.09	R$ 2,515.44	R$ 2,515.44
	Jun-17	R$ 999.33	R$ 1,516.00	R$ 2,515.33	R$ 2,423.49	R$ 2,423.49
	DARF é 2,5 sob o faturamento
	INSS patronal 20% sob a folha
Free
	Desoneração	Sem Desoneração
	INSS M	DARF	TOTAL PAGO	INSS M	TOTAL
	Jan-17	R$ 480.41	R$ 571.91	R$ 1,052.32	R$ 1,317.02	R$ 1,317.02
	Feb-17	R$ 706.74	R$ 381.92	R$ 1,088.66	R$ 1,821.75	R$ 1,821.75
	Mar-17	R$ 551.66	R$ 557.58	R$ 1,109.24	R$ 1,484.55	R$ 1,484.55
	Apr-17	R$ 582.64	R$ 615.49	R$ 1,198.13	R$ 1,557.39	R$ 1,557.39
	May-17	R$ 679.01	R$ 1,266.97	R$ 1,945.98	R$ 1,783.98	R$ 1,783.98
	Jun-17	R$ 934.41	R$ 1,048.38	R$ 1,982.79	R$ 2,349.93	R$ 2,349.93
	DARF é 2,5 sob o faturamento
	INSS patronal 20% sob a folha
Itarare
	Desoneração	Sem Desoneração
	INSS M	DARF	TOTAL PAGO	INSS M	TOTAL
	Jan-17	R$ 523.73	R$ 770.96	R$ 1,294.69	R$ 1,385.38	R$ 1,385.38
	Feb-17	R$ 484.90	R$ 524.16	R$ 1,009.06	R$ 1,294.78	R$ 1,294.78
	Mar-17	R$ 479.98	R$ 738.87	R$ 1,218.85	R$ 1,283.29	R$ 1,283.29
	Apr-17	R$ 492.71	R$ 619.84	R$ 1,112.55	R$ 1,313.02	R$ 1,313.02
	May-17	R$ 518.08	R$ 1,353.25	R$ 1,871.33	R$ 1,372.21	R$ 1,372.21
	Jun-17	R$ 518.08	R$ 1,265.76	R$ 1,783.84	R$ 1,822.28	R$ 1,822.28
	DARF é 2,5 sob o faturamento
	INSS patronal 20% sob a folha
Limoeiro
	Desoneração	Sem Desoneração
	INSS M	DARF	TOTAL PAGO	INSS M	TOTAL
	Jan-17	R$ 1,506.28	R$ 362.00	R$ 1,868.28	R$ 3,385.42	R$ 3,385.42
	Feb-17	R$ 672.81	R$ 224.66	R$ 897.47	R$ 1,604.19	R$ 1,604.19
	Mar-17	R$ 810.07R$ 368.33	R$ 1,178.40	R$ 1,118.68	R$ 1,118.68
	Apr-17	R$ 958.91	R$ 355.49	R$ 1,314.40	R$ 2,077.59	R$ 2,077.59
	May-17	R$ 904.49	R$ 581.59	R$ 1,486.08	R$ 2,124.11	R$ 2,124.11
	Jun-17	R$ 1,172.85	R$ 507.87	R$ 1,680.72	R$ 2,392.47	R$ 2,392.47
	DARF é 2,5 sob o faturamento
	INSS patronal 20% sob a folha
Reta da Penha
	Desoneração	Sem Desoneração
	INSS M	DARF	TOTAL PAGO	INSS M	TOTAL
	Jan-17	R$ 1,474.62	R$ 1,897.25	R$ 3,371.87	R$ 3,534.94	R$ 3,534.94
	Feb-17	R$ 1,258.01	R$ 1,842.57	R$ 3,100.58	R$ 3,145.41	R$ 3,145.41
	Mar-17	R$ 1,355.16	R$ 2,370.04	R$ 3,725.20	R$ 3,379.20	R$ 3,379.20
	Apr-17	R$ 1,791.15	R$ 2,298.93	R$ 4,090.08	R$ 4,345.77	R$ 4,345.77
	May-17	R$ 1,877.79	R$ 3,448.68	R$ 5,326.47	R$ 4,529.23	R$ 4,529.23
	Jun-17	R$ 1,403.57	R$ 3,258.59	R$ 4,662.16	R$ 3,417.97	R$ 3,417.97
	DARF é 2,5 sob o faturamento
	INSS patronal 20% sob a folha
SERVIÇOS
	Desoneração	Sem Desoneração
	INSS 	DARF	TOTAL PAGO	INSS 	TOTAL
	Jan-17	R$ 206.14	R$ 254.37	R$ 460.51	R$ 580.94	R$ 580.94
	Feb-17	R$ 206.14	R$ 42.10	R$ 248.24	R$ 580.94	R$ 580.94
	Mar-17	R$ 206.14	R$ 106.31	R$ 312.45	R$ 580.94	R$ 580.94
	Apr-17	R$ 206.14	R$ 7.85	R$ 213.99	R$ 580.94	R$ 580.94
	May-17	R$ 206.14	R$ 80.00	R$ 286.14	R$ 580.94	R$ 580.94
	Jun-17	R$ 206.14	R$ 90.91	R$ 297.05	R$ 580.94	R$ 580.94
	Jul-17	R$ 250.70	R$ 40.00	R$ 290.70	R$ 736.90	R$ 736.90
	Aug-17	R$ 317.54	R$ 140.00	R$ 457.54	R$ 970.86	R$ 970.86

Continue navegando