Buscar

Analise Experimental do Comportamento

Prévia do material em texto

Analise Experimental do Comportamento
Marcelly Ananda Santana Gomes
Rosangela Maria Albino
Relatório de observação:
INTRODUÇÃO:
 Este relatório tem como objetivo descrever a mudança de comportamento mediante as intervenções da Supernanny apresentados em seu programa semanal. Onde mostra comportamentos de uma família composta por mãe e duas filhas. Neste caso vai ser analisado em particular e minunciosamente o comportamento da mãe e como isso impactava no comportamento das filhas. Nota-se que após a intervenção da Supernanny, há uma mudança na postura da mãe perante a educação das filhas e isso reflete diretamente no comportamento das meninas. Inicialmente o início da observação acontece de forma assistemática, procurando absorver o maior número de informações possíveis, para que posteriormente ela possa implantar seu método de forma sistemática.
 O método usado pela Supernanny é o condicionamento operante, segundo a teoria de Skinner.O condicionamento operante é um método de aprendizado que ocorre através de recompensas e punições para o comportamento. Através de condicionamento operante, uma associação é feita entre um comportamento e uma consequência para esse comportamento.
2. CENÁRIO DA INTERVENÇÃO:
 O ambiente é composto por sala onde é o lugar que a família passa a maior parte do tempo, cozinha o local em que são feitas as refeições na ausência da mãe, banheiro, o quarto das crianças na qual elas brincam, quarto da mãe onde pouco ficam, corredores que dão acesso as demais dependências e o carro da família. 
 
1ª. CENA
 Supernny chega ao local e se coloca a observar o dia a dia da família de maneira assistemática. Neste momento a mãe se encontrava no banheiro dando banho nas crianças, e logo depois a vestindo pois elas não se vestem sozinhas, pois a mãe as tratam como bebês, tanto que criança mais velha ainda usa fraldas. Em seguida vão para cozinha preparar o almoço, sendo que as meninas estão sempre grudadas na mãe a deixando com o semblante estressada, sem paciência e cansada, a filha mais nova para chamar a tenção da mãe se joga ao chão com comportamento de dependência e a mãe não dá muita atenção. 
 No momento de se arrumar para ir à escola elas choram fazendo escândalos. 
2ª. CENA 
 Quando a mãe se prepara para ir ao trabalho as crianças não a deixa ir, pois choram muito, segura as penas e roupas tentando impedir a sua saída, com isso a mãe juntamente com as crianças chora se sentindo culpada pela sua ausência e com essa atitude causando dependência emocional nas crianças.
 3.ª CENA
 O comportamento das crianças com a empregada na ausência da mãe, agem de maneira totalmente diferente, o oposto, comem sozinhas a mesa, fazem as tarefas sem escândalo. Mas quando a mãe volta para levá-las a escola, o comportamento muda novamente chorando, fazendo escândalos. 
4ª. CENA 
 Quando a mãe chega do trabalho tenta brincar com as crianças, sendo que cada uma quer brincar de brincadeiras diferentes e com isso gera conflitos. No momento de dormir a família sempre dormem na sala assistindo televisão, quando uma dormi a outra permanece acordada querendo mamadeira, brincar, assistir tv e vise -versa, com isso a mãe acaba dormindo muito pouco e se tornando uma mulher com semblante desgastante no dia seguinte. 
5ª. CENA
 Neste momento a Supernanny leva a mãe vedada a uma espécie de ferro velho de carros para descarregar tudo aquilo que está dentro dela, antes escreve no carro a sua angústia, depois com uma madeira descarrega tudo no carro quebrando – o, cada batida com força ela grita aquilo que está pesando em sua vida até se sentir liberta. E isso a fez muito bem, pois ali ela jogou para fora aquilo que a sufocava.
AS DESCRIÇÕES DO EXPERIMENTO:
 A Supernnny começa a notar que o comportamento das crianças é completamente diferente na ausência da mãe. Nota-se a infantilização em demasia em relação as crianças por parte da mãe, fazendo com que elas fiquem completamente dependentes, usando fraldas e tomando mamadeiras.
 A Supernanny começa introduzindo o condicionamento operante, trabalhando com recompensas, sinalizando as meninas que, sempre que elas tiverem um bom comportamento serão premiadas com presente, reforçando assim esse comportamento positivo. É apresentado o método das punições, onde não fazendo as tarefas e não seguindo com o plano de atividades, é lhes apresentado um castigo, chamado de “cantinho da disciplina”, onde é proposto que a criança fique sentada, por um tempo determinado, para refletir as atitudes dela que a levaram até essa condição de castigo. Além do cantinho da disciplina, as crianças podem ficar também sem atividades que mais gostam, devido ao descumprimento das regras. A Supernanny vai direcionando a mãe, mostrando quando colocar no castigo, quando apresentar as premiações e assim ir condicionando as crianças. Em dado momento a Supernanny sai de cena e deixa a mãe seguir sozinha, implantando tudo que foi aprendido. A Supernanny acompanha tudo por vídeo, e depois de 2 semanas retorna parabenizando a mãe que fez um bom trabalho, se mantendo firme nas punições e nas tarefas mesmo com a ausência da Supernanny.
ANALISE DOS DADOS:
 Com o decorrer do experimento, nota-se que a primeira postura a ser mudada era a da mãe, que passava por instabilidade emocional, após passar por um divórcio, e toda sua frustração e tristeza era direcionada na criação das suas filhas. A Supernanny a fez olhar sua situação por uma outra perspectiva, mostrando que era preciso fazer a separação do seu papel de mãe e de seu papel de ex-esposa. Ela se culpava muito, pelo fim do casamento, por ter que sair de casa para trabalhar e deixar as filhas e principalmente pela ausência do pai das meninas. A partir do momento que ela enxergou que ela impactava diretamente no desenvolvimento das filhas, a postura dela mudou e houve uma melhora significativa no relacionamento de toda a família.
CONCLUSÃO:
 Todo o trabalho realizado pela Supernanny, é inspirado no behaviorismo e na teoria de condicionamento clássico, de Skinner. Segundo Watson (1913), o behaviorismo restringe seu estudo ao comportamento, tomado como um conjunto de reações dos organismos aos estímulos externos. Seu princípio é que só é possível teorizar e agir sobre o que é cientificamente observável.
 O que é observável nos vídeos é o comportamento da mãe e suas filhas. A Supernanny entra com uma proposta de melhorar o comportamento dos membros da família, melhorando assim a qualidade da relação familiar. O método usado é o condicionamento operante. Condicionamento operante segundo Skinner, é um método de aprendizado que ocorre através de recompensas e punições para o comportamento. Através de condicionamento operante, uma associação é feita entre um comportamento e uma consequência do comportamento.  Refere-se ao procedimento através do qual é modelada uma resposta no organismo através de reforço diferencial e aproximações sucessivas. É onde a resposta gera uma consequência e esta consequência afeta a sua probabilidade de ocorrer novamente; se a consequência for reforçadora, aumenta a probabilidade, se for punitiva, além de diminuir a probabilidade de sua ocorrência futura, gera outros efeitos colaterais. (B. F. SKINNER)
 O que é visto nesse episódio é exatamente essa questão de reforço e punição. Quando as crianças faziam as tarefas, e seguiam o protocolo gerado pela Supernanny, elas recebiam algum tipo de recompensa, e quando elas desobedeciam, era gerado a elas uma punição. 
 Vale ressaltar, que o comportamento que houve mais mudança, foi o da mãe das meninas, a partir do momento em que ela se desfez de toda frustração e toda a tristeza que ela carregava com ela, ela adotou uma postura com mais autoestima e segurança, para realizar com firmeza o seu papel de mãe.

Continue navegando