Buscar

Resenha

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Resenha crítica: PILLETI, Claudio. Didática.23.ed.7ª impressão. São Paulo: Editora Ática, 2010.
AUTORA: Sandra Gonçalves dos Santos 
A didática é uma importante ferramenta que faz parte do cotidiano do professor a qual esta em constante evolução, para que o professor possa estar sempre se atualizando sobre novos conhecimentos e técnicas que possam ser de fundamental importância na sala de aula.
 Porém atualmente o papel da didática tem sido alvo de grandes questionamentos, Professores com alto grau de conhecimento acreditam que estão extremamente preparados no domínio de conteúdo, porém sabemos que isso não é suficiente para entrar em uma sala de aula.
O objetivo da didática é bem maior do que pensamos, trata-se do ensino-aprendizagem, e para que este seja executado com sucesso é de extrema importância pensarmos em articulações, estratégias e também na multidimensionalidade do processo ensino-aprendizagem.
 Acredito que quando se fala e se aplica a didática, todos os tipos de aprendizagem devem ser levados em consideração sejam eles formais ou informais, pois no processo ensino aprendizagem o aluno é o foco, objeto, sujeito ou seja ele é o construtor do processo, enquanto o professor é o mediador é aquele que estimula, orienta e principalmente facilita a compreensão dos fatos dando condições favoráveis para que o estudante absorva todo conhecimento.
Existem vários fatores a serem repensados na formação dos novos profissionais da educação, sendo que um deles merecem atenção especial o qual implica na questão de teoria e prática as quais acredito eu não podem se dissociáveis, e com base nesse ponto de vista a didática passa a ser a disciplina que vem para fazer a mediação entre a teoria e prática docente.
Atualmente a escola como um todo precisa ser repensada porque muitas vezes a própria escola e os meios de comunicação entre outros nos passam uma imagem com ideia e valores que hoje já não estão de acordo com a realidade social do grupo, fazendo nos acreditar na sua própria incompetência. De acordo com (Pilleti, 2010) a resposta é: a prática educativa, a relação professor-aluno, os objetivos da educação, o trabalho docente e nossa percepção do aluno são carregados de significados sociais que se constituem na dinâmica das relações entre classes, raças, grupos religiosos, homens, mulheres, jovens e adultos etc.
Para que tenhamos uma tão sonhada educação de qualidade precisamos deixar bem claro aos futuros educadores, que eles tenham sempre em vista e prezem pela formação integral de pessoas que vivem em diferentes contextos sociais. 
Aos futuros educadores não permita que fique apenas no discurso, procure estratégia didáticas que possam diversificar as formas de educação e que contribua principalmente com as classes dos menos favorecidas da nossa sociedade.

Outros materiais