Buscar

Questões discursivas economia e negocios

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

A curva de Lorenz é uma ferramenta importante de análise no âmbito da ciência econômica. Explique pra que serve essa ferramenta.
R: A curva de Lorenz é uma representação gráfica que nos permite descrever e analisar a distribuição de renda em uma sociedade, que tem como objetivo a avaliação do grau de desigualdade em termos de repartição do rendimento de uma economia pelos seus indivíduos. 
Qual estrutura de mercado o setor hoteleiro se encaixa?
R: Estrutura Oligopólio
Quais as principais características da estrutura de mercado em que está o setor hoteleiro?
R: Pode ser caracterizada por um pequeno número de empresas que dominam a oferta de mercado, Existência de barreiras à entrada de novas firmas 
Explique sobre o que repousa a Teoria mark up.
R: Em que as empresas não conseguem prever a demanda por seu produto e suas receitas, mas conhecem seus custos. Ou seja, diferença entre o custo de um bem ou serviço e seu preço de venda
Quais características podem ser identificadas em um agente empreendedor?
O empreendedor deve ter iniciativa, persistência, comprometimento, exigência de qualidade e eficiência, correr riscos calculados, estabelecer metas e buscar informações, planejar e monitorar sistematicamente seu empreendimento, manter uma rede de contatos , ser persuasivo, ter independência e autoconfiança.
Definições existentes sobre economia, é incorreto afirmar que é a ciência social que estuda basicamente o comportamento dos agentes, apenas dentro de uma economia...porque a ciência econômicas são justamente para estudar as relações que se estabelecem no mercado, observando o comportamento nas empresas e consumidor, bem como as escassez.
Explique qual a base de crença para as propostas dos liberais clássicos.
R: laissefaire, laissezpasser a principal base de crença é a defesa da liberdade individual, com limitação do poder do Estado pelo império da lei, argumentam que a livre troca de bens entre as nações pode levar à paz mundial, Eles também esperavam que a democracia e a economia laissez-faire diminuíssem as guerras.
Conceitos de demanda, oferta e preço de equilíbrio.
R: Oferta é a quantidade de um produto ou serviço disponível para compra. Demanda, é a quantidade de produtos ou serviços que os consumidores estão dispostos a comprar.
 Quando a demanda é maior do que a oferta, os preços dos produtos tendem a subir, já que os consumidores se dispõem a pagar mais para obter um determinado item. Por outro lado, quando a oferta é maior do que a demanda, os preços tendem a cair.
 Preço de equilíbrio é quando o mercado de um bem encontra-se em equilíbrio entre oferta e a demanda, quando as quantidades oferecidas são iguais às quantidade procurada desse bem. O preço para o qual as quantidades oferecidas serão iguais às quantidades procuradas, é aquela que iguala procura e oferta.
Explique por qual motivo o problema econômico fundamental origina se da escassez de recursos produtivos
R: Porque em qualquer sociedade, os recursos ou fatores de produção são escassos, enquanto as necessidades humanas são ilimitadas e sempre se renovam. Com isso, há a necessidade de escolher entre alternativas de produção e distribuição dos resultados. Tal escolha leva às questões referidas de O que e quanto produzir (dada a escassez, nem todos os bens poderão ser fabricados e mesmo a quantidade dos bens a serem fabricados será limitada pela disponibilidade de fatores de produção); Como produzir (a sociedade deverá escolher, dados os fatores de produção - insumos produtivos e tecnologia - disponíveis, o método que maximiza o produto e minimiza o custo de produção) e finalmente para quem produzir (qual o mecanismo de repartição do produto).
“opinião de Dilma em relação ao baixo crescimento econômico do Brasil em 2012 “
Charge:
Do ponto de vista do estudo da economia, de quais assuntos tratam o texto e charge?
R: Processo inflacionário, PIB, globalização, desigualdade economica
Há relação de causa-efeito entre a mensagem dos textos e as charges? Justifique sua resposta
R: Sim, a inflação prejudica as classes mais pobres da população, na medida em que beneficia as classes mais ricas, levando ao aumento do nível de desigualdade social 
 
Sociedade de mercado caracteriza-se por permitir que os preços dos bens e serviços sejam definidos, por meio das ações livres dos agentes econômicos de mercado
Estrutura de mercado:
Concorrência perfeita: Muitos vendedores e muitos compradores, O produto em causa é homogéneo, A entrada e saída da indústria é livre.
EX: Produtos Agrícolas
Monopólio: Um vendedor e muitos compradores, uma única empresa é responsável pela oferta; existem barreiras para a entrada de concorrentes; os consumidores são informados sobre as características do produto e preço; não existem substitutos próximos.
 EX: Serviços de energia elétrica, agua, petróleo, patentes.
Oligopólio: Poucos vendedores e muitos compradores, Pequeno número de empresas dominam um determinado setor da economia, Existência de barreiras à entrada de novas firmas 
EX: Industria: farmacêutica, papel, química, automóveis.
Concorrência monopolística: Elevado número de concorrentes que dominam pequenas fatias do mercado, as empresas competem entre si vendendo produtos diferenciados.
A elasticidade cruzada da demanda é alta, mas não infinita
A variedade de vendedores é elevada, sendo o mercado de acesso fácil
 EX: Comercio varejista, restaurantes, farmácias, loja de roupas, 
Sociedade medieval: Grandes propriedades de terra preceitos religiosos norteando as atividades econômicas, relação de trocas entre os agentes.

Outros materiais