Buscar

Sistema de tolerância e ajustes – NBR 6158

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Sistema de tolerância e ajustes – NBR 6158
FURO-BASE E EIXO BASE
Intercambiabilidade: É a possibilidade de, quando se monta um conjunto mecânico, tomar-se ao acaso, de um lote de peças semelhantes, prontas e verificadas, uma peça qualquer que, montada ao conjunto em questão, sem nenhum ajuste ou usinagem posterior, dará condições para que o sistema mecânico cumpra as funções para as quais foi projetado.
Dimensões reais (ou efetivas): São as dimensões reais da peça. Estas dimensões podem ser maiores, menores ou iguais às dimensões nominais.
Sistema de tolerância e ajustes – NBR 6158
Posição das Zonas de Tolerância
Classe do Ajuste: Posições das zonas de tolerância com relação a linha zero.
São designadas por letras maiúsculas para medidas interiores (furos) e minúsculas para medidas exteriores (eixo).
Para furos – medidas interiores
A B C D E F G H J K M N P R S T U V X Y Z
Para eixos – medidas exteriores
a b c d e f g h j k m n p r s t u v x y z 
DIMENSÃO MÁXIMA: É o valor máximo admissível para a dimensão efetiva. Símbolo: Dmáx para furos e dmáx para eixos.
DIMENSÃO MINIMA: É o valor mínimo admissível para a dimensão efetiva. Símbolo: Dmin para furos e dmin para eixos. 
AFASTAMENTO INFERIOR: É a diferença entre a dimensão mínima e a dimensão nominal. Símbolos: Ai para furos e ai para eixos.
 AFASTAMENTO SUPERIOR: É a diferença entre a dimensão máxima e a dimensão nominal. Símbolos: As para furos e as para eixos.
AFASTAMENTO REAL: É a diferença entre a dimensão efetiva e a dimensão nominal do componente. 
TOLERÂNCIA: É a variação admissível da dimensão da peça. Símbolo: t . A tolerância indica uma faixa de valores compreendidos entres as dimensões limites. Tambem denominada de Zona de Tolerância ou Campo de tolerância. t = Dmáx - Dmin (Furos) e t = dmáx - dmin (Eixos) ou t = As - Ai (Furos) e t = as - ai (Eixos).
LINHA ZERO: É a linha que indica a posição da dimensão nominal em um desenho. Ela serve de referência para os afastamentos. ) Afastamentos acima da linha zero são positivos ) Afastamentos abaixo da linha zero são negativos
SISTEMAS DE AJUSTES
Dependendo das variações dimensionais entre as peças que se acoplam pode-se ter ajuste com folga (móvel), com interferência (prensado) ou incerto (indeterminado).
AJUSTE COM FOLGA: É aquele em que existe folga, ou jogo. Inclui-se o caso em que Fmin ou Imáx = 0. Nestes ajustes tem-se: as ≤ Ai.
AJUSTE COM INTERFERÊNCIA: É o ajuste em que o diâmetro do eixo é sempre maior que o diâmetro do furo. Nestes ajustes tem-se: As < ai.
AJUSTE INCERTO:É o ajuste que pode ser com folga ou com interferência. Neste tipo de ajuste não pode ser previsto de antemão se haverá folga ou interferência. Somente após o conhecimento das dimensões efetivas é que estes valores poderão ser determinados. Nestes ajustes temse: as ≥ Ai e As ≥ a
SISTEMA FURO-BASE. Sistema de ajuste pelo qual, para todas as classes de ajuste, as medidas mínimas dos furos são iguais à medida nominal. Os eixos são maiores ou menores que os furos onde, para o ajuste desejado, haja necessidade de interferência ou folga, respectivamente. O sistema furo-base é o sistema normalmente adotado para todos os acoplamentos entre eixos, polias, engrenagens, pelo motivo básico de que é normalmente mais fácil usinar-se uma dimensão externa do que uma interna.
SISTEMA EIXO-BASE. Sistema de ajuste pelo qual, para todas as classes de ajuste as medidas máximas dos eixos são iguais à medida nominal. Os furos são maiores ou menores que os eixos onde, para o ajuste desejado, haja necessidade de interferência ou folga, respectivamente. O sistema eixo-base é utilizado, por exemplo, no ajuste da capa externa de rolamentos com carcaças e também no ajuste entre uma bucha intermediária pré-usinada (comprada pronta) com um furo de polia, etc.
Sistema de tolerância e ajustes – NBR 6158
Sistema Furo-base
Variação possível dos eixos com sua respectiva qualidade IT no sistema furo-base
Variação possível dos furos com sua respectiva qualidade IT no sistema eixo-base
Sistema de tolerância e ajustes – NBR 6158
Sistema Eixo-base

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais