Buscar

FORD, CRÍTICAS ADM CIENT. E TEORIA CLASS.

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Princípios Básicos de Ford
	O mais conhecido dos precursores da Administração Científica, Henry Ford (1863-1947) iniciou sua vida como mecânico, chegando a engenheiro-chefe de uma fábrica. Idealizou e projetou um modelo de automóvel e, em 1899, fundou sua primeira fábrica de automóveis, que logo foi fechada. Em 1903, fundou a Ford Motor Co. Sua idéia era fabricar carros — antes artesanais, únicos, feitos sob medida, caríssimos e destinados a poucos milionários — a preços populares dentro de um plano de vendas e assistência técnica. 
“A condição precedente, necessária para a existência da produção em massa é a capacidade de consumo em massa, seja real ou potencial”.
1º- Princípio da Economicidade: consiste em reduzir ao mínimo o volume de estoque da matéria prima em transformação. Receber o pagamento do automóvel antes de pagar a matéria 
prima e os operários. A velocidade de produção deve ser grande. O minério deverá sair da mina no sábado e deverá ser entregue sob a forma de um automóvel na terça feira à tarde.
2º - Principio da Intensificação: consiste em diminuir o tempo de produção com o emprego imediato dos equipamentos e da matéria prima e a rápida colocação do produto no mercado.
3º - Principio da Produtividade: consiste em aumentar a capacidade de produção do homem no mesmo período através da especialização e da linha de montagem. Assim o operário pode ganhar mais num mesmo período de tempo e o empresário pode ter maior produção.
Obs: em 1914 trabalhava-se em regime de quatorze horas. Ford já fazia a jornada de oito horas pensando, exatamente, na fadiga e desgaste a que poderiam estar submetidos seus empregados. Era, reconhecidamente um empresário muito humano.
Apreciação Crítica da Teoria de Administração Científica
Mecanicismo: A Administração Científica concebeu a organização como um arranjo rígido e estático de peças, ou seja: como uma máquina, não levando em consideração o ser humano.
Super especialização do operário: a especialização extrema dos operários através da fragmentação das tarefas, torna supérflua sua qualificação. Até certo ponto este esquema será responsável pelo alcance de altos lucros em curto prazo, com baixo nível salarial e a custa de tensões sociais e sindicais.
Ausência de comprovação científica: reduzido número de experimentos.
Abordagem incompleta da organização: a preocupação básica era a criação de uma engenharia industrial que resolvesse os problemas do desperdício e da falta de eficiência. Assim, foram omitidos os tratamentos dos aspectos informais entre os trabalhadores.
Limitação do campo de aplicação: a Escola de Administração Científica só se preocupou com os problemas da fábrica esquecendo os escritórios, os contatos extra-organizacionais, etc.
Abordagem do sistema fechado: tratou a organização como um sistema fechado. Todo sistema deve interagir com outros sistemas, portanto, se não se considerarem estas interações as decisões do sistema entrarão em conflito com o ambiente. Os sistemas que se interagem com a organização: clientes, fornecedores, Estado, etc
A Abordagem Microscópica e Mecanicista da Administração Científica
Fonte: CHIAVENATO, Idalberto. Teoria Geral da Administração, p. 77, vol. I, 6ª ed., Rio de Janeiro: Campus, 2001.
Apreciação Crítica da Teoria Clássica
Abordagem simplificada da Organização Formal: os autores clássicos concebem a organização em termos lógicos, formais, rígidos e abstratos, sem considerar seus aspectos psicológicos e sociais. Limitam-se a organização formal.
Ausência de Trabalhos experimentais: como Taylor, Fayol baseia-seus princípios na observação e no senso comum. Dessa forma eles se dissolvem quando colocados em experimentação.
Extremo Racionalismo na Concepção da Administração: os autores clássicos se preocupam com a apresentação racional e lógica de suas proposições, sacrificando a clareza das suas idéias.
Teoria da Máquina: nome dado a Teoria Clássica pelo fato de considerar a organização sob o prisma do comportamento mecânico de uma máquina: a determinadas ações ou causas decorrerão determinados efeitos ou conseqüências dentro de uma relação determinística (mecanicismo).
Abordagem Incompleta da Organização: preocupação com a organização formal descuidado-se da organização informal.
Abordagem de Sistema Fechado: o mesmo erro da Teoria da Administração Científica se repetiu na Teoria Clássica, provocando as mesmas disfunções.
Abordagem Prescritiva e Normativa da Teoria Clássica
Fonte: CHIAVENATO, Idalberto. Teoria Geral da Administração, p. 102, vol. I, 6ª ed., Rio de Janeiro: Campus, 2001
Confronto entre as teorias de Taylor e Fayol
Máxima eficiência
Maiores lucros e maiores salários
Padrão de Produção
Estudos dos tempos e movimentos
Determinação do método de trabalho (thebest way)
Supervisão Funcional
Lei da Fadiga
Seleção Científica do trabalhador
Plano de incentivo salarial
Condições ambientais de trabalho
Fayol
Taylor
Administração
Científica
Teoria
Clássica
Ênfase nas
tarefas
Ênfase na
Estrutura
Aumentar a eficiência da empresa por meio da forma e disposição dos órgãos componentes da organização e da suas inter-relações estruturais
Aumentar a eficiência da empresa por meio de aumento de eficiência ao nível operacional
Confronto das Teorias de Taylor e Fayol

Outros materiais