Buscar

Trabalho de Economia

Prévia do material em texto

CENTRO UNIVERSITÁRIO DO LESTE DE MINAS GERAIS-UNILESTE
Joyce De Lamanche Silva de Assis
Lucas Henrique do Porto Santos 
Maressa Marcelly Gonçalves Quintão
Taiane Erika de Oliveira Gonçalves 
Pablo Augusto da Silva Gomes Ribeiro
PRIMEIRA PROVA – TRABALHO: Introdução à Economia
Coronel Fabriciano – MG 
2017
Joyce De Lamanche Silva de Assis
Lucas Henrique do Porto Santos 
Maressa Marcelly Gonçalves Quintão
Taiane Erika de Oliveira Gonçalves 
Pablo Augusto da Silva Gomes Ribeiro
PRIMEIRA PROVA – TRABALHO: Introdução à Economia.
Trabalho acadêmico do Centro Universitário do Leste de Minas Gerais - UNILESTE, da disciplina de Economia da turma CECDEP306A, ministrado e orientado pelo professor Carlos Eduardo Ferreira.
Coronel Fabriciano – MG 
2017
O que é Principio da Escassez e quais são os problemas fundamentais da economia?
R: O principio da escassez é o fundamento da vida social da solução coletiva é dada ao problema da escassez nascem as dimensões econômicas, políticas, ou organizações sociais e culturais. E logo o conceito de escassez econômica deve ser entendido como uma situação gerada pela razão de se produzir recursos limitados a fim de satisfazer as ilimitadas necessidades humanas, só existirá escassez se houver uma procura para aquisição do bem. Como diz Paul Samuelson, "Os problemas do que, como e para quem produzir, não constituiriam nenhuma dificuldade se os recursos fossem ilimitados, se fosse possível produzir quantidades ilimitadas de cada produto, ou se as necessidades humanas fossem assim totalmente satisfeitas.(...) Em uma palavra: não haveria bens econômicos.Todas as coisas seriam livres como a água e o ar".
Os problemas fundamentais da economia estão relacionados com as necessidades ilimitados de consumo das pessoas. Os três problemas econômicos relativos a “o quê”, “como”, e “para quem” produzir existe: 
O que? Analisando a escassez de recursos, considerarem a possibilidade de produção, o que se deve produzir e a quantidade.
 Como? Devera se escolher o melhor método com o menos curto benefício.
Para quem? Através da condição financeira de cada pessoa, a sociedade escolherá quem participara da distribuição dos resultados de sua produção.
Discorra sobre como é o funcionamento da economia em um sistema de concorrência Pura.
R: Neste sistema milhares de produtores e consumidores que resolvem os problemas fundamentais da economia sem intervenção do Estado. Isso acontece possivelmente pelo mecanismo de preços, onde tiver excesso de preços o mercado é obrigado a diminuir o valor e se houver excesso de demanda, vão se formar filas e o valor tende a aumentar até que se atinja um equilíbrio no mercado. 
No sistema de concorrência pura os problemas econômicos fundamentais são resolvidos da seguinte forma: “o quê”, “como”, e “para quem”.
O mercado sozinho não promove perfeita alocação de recursos, e não promove perfeita distribuição de renda.
Discorra sobre como é o funcionamento da economia de planejamento central.
R: É um modelo econômico que defende o controle do Estado sobre a economia. Esse modelo ficou conhecido após sua aplicação durante mais de 70 anos na extinta União Soviética. 
Na economia centralizada, a maioria das empresas que atuam na economia é estatal, ou seja, pertence ao Estado. Ao contrário do que acontece na economia de mercado, a lei da oferta e da procura não dita as leis do comércio, o governo toma as decisões. Assim, um produto que esteja em falta não sofre com o aumento e, do mesmo modo, um produto que esteja acumulado não sofre reduções. 
Com a planificação da economia, seria possível o controle da problemática da distribuição de renda, pois todos teriam emprego e salários que não seriam suficientes para a acumulação, mas que permitiriam a manutenção dos custos de vida na sociedade.
O que é Demanda? O que é Oferta?
O mercado define o que de oferta e demanda de acordo com os produtores e consumidores, o conceito básico de oferta é a quantidade de algum produto ou serviço disponível para compra. O conceito básico de demanda, por sua vez, é a quantidade de produtos ou serviços que os consumidores estão dispostos a comprar. Quando a oferta é maior que a demanda, vários aspectos são observados como o aumento de estoque nas empresas, diminuição de preços, a definição de um preço compatível com o que se há no estoque e a grande concorrência das empresas para vender seu produto a um grupo limitado de consumidores. Já quando é ao contrário, quando a demanda é maior do que a oferta, outros aspectos são observados como o aumento do preço sobre determinados produtos, há uma grande procura por produtos com pouca disponibilidade nos estoques, para eliminação das filas procura-se um preço compatível, tentam de toda forma deixar o preço em equilíbrio. Essa é uma breve definição de oferta e demanda.
Explique o que é Valor Utilidade e o que é Valor Trabalho.
Valor Utilidade é uma teoria que consiste basicamente no pensamento de que o valor de um determinado produto é baseado na necessidade e satisfação que elas proporcionam aos consumidores. Quando se fala em utilidade, torna se algo pessoal, pois cada um determina o valor de acordo com a satisfação do consumo de determinado produto.
Valor Trabalho na concepção de Smith (apud Feijó, 2001) o “valor de uma mercadoria é a quantidade de trabalho que a mesma permite comprar ou comandar. Assim, o trabalho é a medida real do valor de troca de todas as mercadorias”. O valor de um bem, segundo Smith, divide-se em valor de troca e valor de uso. Este está associado à idéia de utilidade e aquele corresponde ao poder de compra que o bem possui no mercado. O valor se complementa com a idéia de que a mercadoria não é regulamentada apenas pelo trabalho, mas por três fatores: pelo salário, lucro e renda da terra.
Referências Bibliográficas 
G1. Entenda o que é oferta e demanda. Economia e Negócios, São Paulo, 2010. Disponível em: <http://g1.globo.com/economia-e-negocios/noticia/2010/06/entenda-o-que-e-oferta-e-demanda.html>.Acesso em 14 de set. de 2017.
PENA, Rodolfo. Economia Planificada. Geografia Econômica, Goiânia, 2015. Disponível em: <http://mundoeducacao.bol.uol.com.br/geografia/economia-planificada.htm> Acesso em 15 de set. de 2017. 
PIMENTEL, Daniel Sales: Economia I. Disponível em: <http://economiaplanificada.blogspot.com.br/2011/05/economia-de-mercado.html>. Acesso 15 setembro de 2017.
  
  
Zucchetti, Jupira Lucas. Economia - Teoria do Valor Utilidade. Postado 25 de maio de 2011 <http://blogdosaberdireito.blogspot.com.br/2011/03/economia-teoria-do-valor-utilidade.html> Acesso 15 de setembro 2017.

Continue navegando