Buscar

Fud.Socioantropologicos

Prévia do material em texto

Avaliação: SDE0283_AV_201101311241 » FUNDAMENTOS SOCIOANTROPOLÓGICOS DA SAÚDE
	Tipo de Avaliação: AV
	Aluno: 201101311241 - MARCELLA BESSA VIANNA
	Professor:
	MARCIO DE BRITO SERAFIM
	Turma: 9003/AC
	Nota da Prova: 1,5    Nota de Partic.: 0   Av. Parcial 0  Data: 20/11/2017 08:29:29
	O aproveitamento da Avaliação Parcial será considerado apenas para as provas com nota maior ou igual a 4,0.
	
	 1a Questão (Ref.: 201102149853)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	É correto afirmar que a genética determina as diferenças culturais dos diversos grupos humanos?
		
	
Resposta: Sim é correto.
	
Gabarito: Não. As formas culturais diversas não são frutos de uma estrutura genética da espécie, mas da experiência particular de um grupo de homens.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201102069245)
	Pontos: 0,5  / 1,0
	O corpo apresenta, portanto, duas realidades que se complementam: a realidade social e a física. O quer dizer a realidade física? Explique.
		
	
Resposta: Realidade física é realidade que vc pode classificar o individuo de uma maneira positiva ou negativa, onde vc pode incluir ou excluir o membro da sociedade, ou seja, vc clasiifica o sujeito de acordo com sua realidade física.
	
Gabarito: Gabarito:A realidade física funciona como suporte concreto para a (necessária) organização simbólica. Nesse sentido, ¿O corpo é um reflexo da sociedade, não sendo possível conceber processos exclusivamente biológicos, instrumentais ou estéticos no comportamento humano¿ (FERREIRA, 1994, p. 101).
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201101459883)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Com relação ao pensamento positivista de Augusto Comte, assinale a única opção ERRADA.
		
	 
	Foi a primeira corrente sistematizada de pensamento sociológico, definindo objeto de estudo, conceitos e metodologia de investigação.
	
	Por conceber a sociedade como um organismo constituído de partes integradas, coesas e funcionando harmonicamente, o positivismo foi também denominado organicismo.
	
	Apesar de reconhecer as diferentes origens dos princípios reguladores do mundo físico e do mundo social, Augusto Comte acreditava poder aproximá-los, em virtude de sua essência comum.
	
	Busca inspiração no método de investigação das ciências da natureza para compor seu próprio método de estudo.
	 
	Derivou seus princípios do cientificismo, que negava o poder da razão humana em conhecer a realidade.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201101486665)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Todos nós sabemos da existência de um certo tipo de "organização social" entre animais não humanos, não apenas entre mamíferos superiores, tais como os macacos, por exemplo, mas também insetos: formigas, cupins e abelhas, notadamente. Quando comparamos as sociedades animais não humanas, particularmente a sociedade daqueles insetos, o fazemos porque constatamos que o comportamento de tais animais apresenta certas padronizações parecidas com algumas padronizações verificadas entre os seres humanos (Vila Nova, Sebastião. Introdução à Sociologia. São Paulo: Atlas, 1985, p. 29). 
Considerando o que diz o texto acima, assinale a alternativa correta.
		
	
	De acordo com o texto, o comportamento de homens e animais são padronizados devido ao peso da herança genética em todos os tipos de sociedades.
	
	Segundo o autor, apenas o comportamento dos insetos se assemelha ao comportamento dos homens.
	 
	Podemos concluir do texto que são os fatores do meio ambiente que levam à padronização dos comportamentos dos animais e dos seres humanos.
	
	Segundo o autor, se não fosse a descoberta das leis de padronização das sociedades de animais, os sociólogos não teriam se interessado pelas leis de padronização existentes nas sociedades humanas.
	 
	Podemos deduzir do texto que tanto os pesquisadores dos animais quanto os sociólogos se preocupam com as ações regulares produzidas pela vida em sociedade.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201101486790)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	A Revolta da Vacina foi uma manifestação popular ocorrida na cidade do Rio de Janeiro entre os dias 10 e 16 de novembro de 1904 contra a imposição da vacinação obrigatória, cujo objetivo era erradicar doenças tropicais como febre amarela, varíola, malária e peste, além de melhorar as condições de higiene da então capital da República. O plano de saneamento, organizado por Oswaldo Cruz, foi elaborado em sintonia com a política de modernização do espaço urbano do prefeito Pereira Passos. Entre os problemas enfrentados pelo Rio de Janeiro, então capital federal, na virada do século XIX para o XX, se destacavam a falta de saneamento básico e de higiene, fatores que facilitavam a propagação de doenças graves e por consequência provocavam uma imagem negativa da cidade no exterior. (BATISTA, 2010) O plano de saneamento organizado por Oswaldo Cruz, correspende a qual dos quatro períodos da evolução dos conceitos de saúde e doença?
		
	 
	Período Primeira revolução da saúde
	
	Período Republicano
	 
	Período Segunda revolução da saúde
	
	Período Pré-cartesiano
	
	Período Científico ou Biomédico
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201101487106)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	A Organização Mundial da Saúde (OMS) define saúde como "um estado de completo bem-estar físico, mental e social, e não apenas ausência de enfermidade ou doença". Esta definição perimite concluir que:
		
	 
	Deve ser considerada um indicador para compreender a saúde como um fenômeno complexo.
	
	Todos os cidadãos têm saúde.
	 
	Saúde e ausência de doença são termos equivalentes.
	
	As ações em saúde devem ser desenvolvidas preferencialmente por médicos.
	
	Que é impossível ter saúde no Brasil.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201101963225)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	São dispositivos do Sistema Único da Assistência Social (SUAS):
		
	
	UBS e Hospital geral.
	 
	CRAS e CREAS.
	
	CRAS e UBS.
	
	NASF e CREAS.
	 
	CAPS e NASF.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201102083378)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	"A cidadania esteve e está em permanente construção; é um referencial de conquista da humanidade, através daqueles que sempre buscam mais direitos, maior liberdade, melhores garantias individuais e coletivas, e não se conformam frente às dominações, seja do próprio Estado ou de outras instituições". (Camargo, 2012), O conceito moderno de cidadania admite duas categorias:
		
	
	Cidadania constitucional e cidadania social.
	 
	Cidadania estatal e cidadania popular.
	 
	Cidadania formal e cidadania substantiva.
	
	Cidadania antiga e cidadania moderna.
	
	Cidadania legal e cidadania subjetiva.
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201102047267)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Quando discutimos as relações entre corpo, cultura e subjetividade encontramos dois conceitos importantes: a realidade social e a realidade física. Assinale a alternativa correta em relação à conceituação dos conceitos.
		
	
	A realidade social funciona como suporte concreto para a (necessária) organização simbólica.
	
	A realidade física é constituída pelas expectativas do grupo sobre o sujeito.
	 
	A realidade social informa e localiza o sujeito na sociedade como membro de um grupo.
	
	A realidade física localiza o sujeito na sociedade como membro de um grupo.
	
	A realidade física observa regras e permite classificar as pessoas.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201102083387)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	28/8/2014 às 00h30 (Atualizado em 28/8/2014 às 12h19) Jovem posta foto com namorado e é alvo de racismo: "Onde comprou essa escrava?" Caso está sendo investigado pela Polícia Civil de Muriaé, na Zona da Mata mineira "Onde comprou essa escrava?". Foi com esse comentário que uma jovem de Muriaé, na Zona da Mata de Minas Gerais, se deparou ao entrar em seu perfil no Facebook. A menina, negra,tinha publicado uma foto com o namorado, que é branco. Na sequência, vieram mais frases preconceituosas. O autor do primeiro comentário escreveu outras vezes: "Me vende ela". Um rapaz perguntou: "Seu dono? ". Enquanto um terceiro internauta disse "parece até que estão na senzala". O caso agora é investigado pela Polícia Civil. Portal R7 Notícias - 28/8/2014 às 00h30 (Atualizado em 28/8/2014 às 12h19) Vimos nas aulas que muito mais do que uma evidência anatomofisiológica, o corpo humano é um corpo simbólico que carrega significados que variam de acordo com o contexto e o momento histórico. A reportagem acima mostra que:
		
	
	No Brasil a escravidão ainda não foi abolida.
	
	No Brasil há uma percepção da igualdade entre as pessoas independente de suas características fisionômicas.
	
	Não existe racismo no Brasil.
	
	Os brasileiros são muito divertidos e não perdem a oportunidade de fazer piadas.
	 
	No Brasil ainda persistem representações raciais hierarquizantes.

Continue navegando