Buscar

etica e educação

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Questão 1/2 - Ética e Educação
Leia o trecho do texto a seguir:
Epitáfio
Devia ter amado mais
Ter chorado mais
Ter visto o sol nascer
Devia ter arriscado mais e até errado mais
Ter feito o que eu queria fazer
Queria ter aceitado as pessoas como elas são
Cada um sabe a alegria e a dor que traz no coração.
De acordo com as aulas e o livro-base Ética, Educação e Trabalho, podemos dizer que a música “Epitáfio” faz uma reflexão...
D	ética sobre as escolhas morais.
Você acertou!
A ética é uma reflexão sobre as escolhas morais, ela tem como proposta levar o indivíduo a refletir sobre os fundamentos e princípios que norteiam a conduta humana na tomada de decisões (livro-base, p. 66). No caso, a letra da canção expressa uma reflexão (“Devia ter amado/chorado/arriscado mais...”) sobre as ações que poderiam ter norteado a conduta do “eu lírico” da letra.
Questão 2/2 - Ética e Educação
Leia o excerto a seguir: “A Educação Ambiental é uma dimensão da educação, é atividade intencional da prática social, que deve imprimir ao desenvolvimento individual um caráter social em sua relação com a natureza e com os
outros seres humanos, visando potencializar essa atividade humana com a finalidade de torná-la plena
de prática social e de ética ambiental”. A ética ambiental é um tema relevante da atualidade, pois nos ajuda a pensar o nosso “ser-no-mundo”. Com relação a esse tema e com base nas aulas e no livro-base da disciplina, Ética, Educação eTrabalho, marque a alternativa que expressa corretamente o conceito de ser humano ético e
responsável.
D	ser social que só se realiza no convívio com os outros.
Você acertou! A pessoa desenvolve seu ethos com as outras pessoas, na relação pessoa-pessoa e em sua inserção atuante no mundo (livro-base, p. 50).
Questão 1/2 - Ética e Educação
Leia o fragmento de texto a seguir: O conceito de moral e ética para Vázques: “[...] moral vem do latim mos ou mores, ‘costumes’ no sentido de conjunto de normas e regras adquiridas por hábito”.
A partir dessa compreensão sobre o conceito de moral e de acordo com o livro-base Ética, Educação e Trabalho, é correto afirmar que:
B	a moral se relaciona com a conduta real do ser humano no contexto do social.
Você acertou! A moral envolve atos e comportamentos fatos e acontecimentos do comportamento humano no contexto social, pois se apoia naquilo que a comunidade concebe como valor. Apresenta características do comportamento humano em um determinado contexto social. Embora sua adesão seja individual por convicção, ela é de caráter coletivo. Mas como ninguém pode obrigar o cumprimento da norma de forma integral, existem tantas diferenças no em seu cumprimento no contexto social (livro-base p. 59).
Questão 2/2 - Ética e Educação
Leia o fragmento de texto a seguir: “[...] ética é parte da filosofia. Considera concepções de fundo acerca da vida, do universo, do ser humano e de seu destino, estatui princípios e valores, orientam pessoas e sociedades. Partamos do sentido [grego] da palavra éthos, donde deriva ética. Constatamos que a escrita da palavra éthos aparece em duas formas, [...] significando a morada humana e também caráter, jeito, modo de ser, perfil de uma pessoa; e [...] querendo dizer costumes, usos, hábitos e tradições”.
Considerando essa definição e o livro-base Ética, Educação e Trabalho, leia as sentenças a seguir, assinalando V para as afirmativas verdadeiras e F para as afirmativas falsas.
I.( ) No primeiro sentido, ética significa morada humana, modo de ser, caráter e perfil de uma pessoa.
II. ( ) Moral e ética são a mesma coisa.
III. ( ) A ética é a teoria da moral.
IV. ( ) A prática da ética implica na relação entre teoria e prática.
D	V, F, V, V.
Você acertou! A sentença I é verdadeira, pois essas características revelam que o ser humano é administrado de dentro para fora, ou seja, de sua consciência teórica que é capaz de refletir (livro-base, p. 61). A sentença II é falsa, já que a ética é interior e a moral é exterior ao indivíduo. A moral é a manifestação da consciência ética por meio de comportamentos. Ética é reflexão, moral é ação (livro-base, p. 61). A sentença III é verdadeira pois “A ética é a teoria por meio da qual o indivíduo chega à conclusão de que há condutas humanas não aceitáveis” (livro-base, p. 61). A sentença IV é verdadeira pois “A função da ética é indicar caminhos para a resolução de hábitos ou condutas humanas não éticas” (livro-base, p. 61).

Outros materiais