Buscar

AV3 PENAL

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Com relação à finalidade das sanções penais, assinale a opção correta: Segundo entendimento doutrinário balizador das normas aplicáveis à espécie, as teorias tidas por absolutas advogam a tese da aplicação das penas para a prevenção de futuros delitos. : (Exame OAB/CESPE ?UNB 2009.1) - O ordenamento jurídico brasileiro não reconheceu somente a função de retribuição da pena, sendo certo que, a denominada teoria mista ou unificadora da pena é a mais adequada ao regime adotado pelo CP.
Antônio, réu primário, sofreu condenação já transitada em julgado pela prática do crime previsto no art. 273 do CP, consistente na falsificação de produto destinado a fins terapêuticos, praticado em janeiro de 2009. Em face dessa situação hipotética e com base na legislação e na jurisprudência aplicáveis ao caso, assinale a opção correta.: (Exame OAB/ Cespe-UnB ? 2009.2.) - Antônio cometeu crime hediondo, de forma que só poderá progredir de regime de pena privativa de liberdade após o cumprimento de dois quintos da pena, caso atendidos os demais requisitos legais.
(136° Exame OAB/SP, 1ª Fase) Assinale a opção correta com base nos princípios de direito penal na CF: - O princípio da humanidade veda as penas de morte, salvo em caso de guerra declarada, bem como as de caráter perpétuo, de trabalhos forçados, de banimento e as cruéis.
Com relação à finalidade das sanções penais, assinale a opção correta: - 	O ordenamento jurídico brasileiro não reconheceu somente a função de retribuição da pena, sendo certo que a denominada teoria mista ou unificadora da pena é a mais adequada ao regime adotado pelo CP.
(36° Exame de Ordem Cespe/UnB. 1ª Fase) Com base na Lei de Execução Penal, assinale a opção correta: - A assistência à saúde do preso, de caráter preventivo e curativo, compreende atendimento médico, farmacêutico e odontológico.
Em relação à progressão de regimes de cumprimento de pena privativa de liberdade é correto afirmar que o magistrado: - concederá quando o réu condenado por um crime hediondo cumprir ao menos 2/5 da pena, caso não seja reincidente, ou 3/5 da pena, caso seja reincidente, desde que tenha bom comportamento carcerário
SÃO CRIMES IMPRESCRITÍVEIS NO ATUAL ORDENAMENTO JURÍDICO BRASILEIRO: - AÇÕES DE GRUPOS ARMADOS, CIVIS OU MILITARES, CONTRA A ORDEM CONSTITUCIONAL E O ESTADO DEMOCRÁTICO e RACISMO
Sobre a pena de multa, analise as assertivas: I. A pena de multa é aplicada em duas etapas, sendo que na primeira fixa-se o número de dias ¿multa, de acordo com as circunstâncias do fato objeto da condenação. II. Na segunda etapa de aplicação da pena de multa, fixa-se o valor de cada dia-multa, para o que se leva em conta a situação financeira do condenado. III. O pagamento da multa deve se dar até 10 dias após o trânsito em julgado, podendo ser requerido o parcelamento. Frustrado o pagamento da multa, esta se converte em dívida ativa da União. IV. A multa pode ser cumulativa ou substitutiva. V. O não pagamento da multa substitutiva é causa de conversão em pena privativa de liberdade. - V F F F F
Além dos requisitos gerais de crime continuado comum, são condições do crime continuado específico (art. 71, Parágrafo Único, do Código Penal brasileiro) que os crimes sejam: - 	dolosos, praticados contra vítimas diversas e com violência ou grave ameaça à pessoa.
As penas privativas de liberdade forma mais drástica de punição, podem ser de: - reclusão, detenção ou prisão simples
Sobre o tema da Ação Penal, analise as afirmações abaixo e marque a CORRETA: - A representação na Ação Penal Pública Condicionada tem prazo decadencial de 6 meses.
Roberto estava dirigindo seu automóvel quando perdeu o controle da direção e subiu a calçada, atropelando dois pedestres que estavam parados num ponto de ônibus. Nesse contexto, levando-se em consideração o concurso de crimes, assinale a opção correta, que contempla a espécie em análise: - concurso formal próprio ou perfeito.
Com relação à pena de multa, assinale a opção correta. - Sobrevindo ao condenado doença mental, é suspensa a execução da pena de multa.
Com relação aos critérios para substituição da pena privativa de liberdade por restritiva de direitos, assinale a alternativa correta: (OAB. IV EXAME UNIFICADO . MODIFICADO). - Se superior a um ano, a pena privativa de liberdade pode ser substituída por uma pena restritiva de direitos e multa ou por duas restritivas de direitos.
(Exame OAB/MG. Abril de 2006) A respeito da ação penal privada, é correto afirmar, EXCETO: - 	Na ação penal privada o Ministério Público não poderá aditar a queixa.
(OAB Exame Unificado XI) Sofia decide matar sua mãe. Para tanto, pede ajuda a Lara, amiga de longa data, com quem debate a melhor maneira de executar o crime, o melhor horário, local etc. Após longas discussões de como poderia executar seu intento da forma mais eficiente possível, a fim de não deixar nenhuma pista, Sofia pede emprestado a Lara um facão. A amiga prontamente atende ao pedido. Sofia despede-se agradecendo a ajuda e diz que, se tudo correr conforme o planejado, executará o homicídio naquele mesmo dia e assim o faz. No entanto, apesar dos cuidados, tudo é descoberto pela polícia. A respeito do caso narrado e de acordo com a teoria restritiva da autoria, assinale a afirmativa correta. - A) Sofia é a autora do delito e deve responder por homicídio com a agravante de o crime ter sido praticado contra ascendente. Lara, por sua vez, é apenas partícipe do crime e deve responder por homicídio, sem a presença da circunstância agravante.
O instituto que permite ser computado na execução da pena privativa de liberdade ou na medida de segurança o tempo de prisão provisória, ou seja, da prisão anterior ao trânsito em julgado da sentença condenatória, denomina-se - 	Detração.
(Juiz de Direito/PR) Sobre a aplicação da pena (CP, arts. 59 a 76), assinale a alternativa INCORRETA: - No concurso de causas de aumento ou de diminuição previstas na Parte Especial do Código Penal, o juiz deve levar em consideração todos os aumentos e/ou diminuições, não podendo limitar-se à causa que mais aumente ou diminua a pena.
É causa extintiva da punibilidade do agente: - 	Pelo perdão judicial.
Assinale a opção correta quanto à fixação da pena. (EXAME OAB/CESPE-UNB 2009.3.)89 - O CP adotou o sistema trifásico de fixação da pena, segundo o qual o juiz fixa a pena-base, considera, em seguida, as circunstâncias agravantes e atenuantes e, por último, as causas de aumento e de diminuição da pena.
1)João e José, amigos de infância, combinam agredir Tião a tiros para produzir-lhe lesões corporais de natureza gravíssima pela incapacitação permanente para o trabalho. Para tanto, ambos postam-se de cada lado de uma rua e, quando o desafeto aproxima-se, efetuam disparos de arma de fogo contra ele. Apenas um disparo acerta a vítima, do que resultou sua morte. Ouvido em juízo, João confessa ter, na hora, pretendido matar Tião. José confessa ter previsto a ocorrência da morte de Tião, mas acreditou em sua habilidade e na de João para apenas lesionarem a vítima. A perícia não identificou a arma da qual partiu o projétil que acertou a vítima. Com base nos estudos realizados sobre concurso de pessoas, assinale a alternativa CORRETA acerca da responsabilidade jurídico-penal de João e José. - Ambos são coautores, todavia, aplicar-se-á à conduta de José o disposto art. 29, § 2º, do Código Penal cooperação dolosamente distinta.
João, funcionário público, resolveu desviar R$ 10.000,00 dos cofres da repartição pública em que trabalhava. Para tentar ocultar o seu procedimento delituoso, desviou a quantia de R$ 500,00 por dia, até atingir o montante desejado. Nesse caso, em relação ao crime de peculato, é de ser reconhecida a ocorrência de - crime continuado.
No concurso material de infrações, no que concerne à dosimetria de penas, aplica-se o critério: - Do cúmulo material
(Juiz de Direito/MG. MODIFICADA) Fulgêncio, com animus necandi, coloca na xícara de chá servida a Arnaldo certa dose de veneno. Batista, igualmente interessado na morte de Arnaldo, desconhecendoa ação de Fulgêncio, também coloca uma dose de veneno na mesma xícara. Arnaldo vem a falecer pelo efeito combinado das duas doses de veneno ingeridas, pois cada uma delas, isoladamente, seria insuficiente para produzir a morte, segundo a conclusão da perícia. Fulgêncio e Batista agiram individualmente, cada um desconhecendo o plano do outro. Pergunta-se: - Fulgêncio e Batista respondem por tentativa de homicídio doloso qualificado, face à ocorrência da autoria colateral incerta
Assinale abaixo qual princípio está relacionado com a teoria das penas - 	Princípio da individualização.

Outros materiais