Buscar

Discursivas 2014

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

QUESTIONARIO DISCURSIVAS DE TESTE DE SOFTWARE
Uma vez gerado o código-fonte, o software deve ser testado para descobrir tantos erros quanto possível antes de fornecê-lo ao cliente. Para atingir este objetivo o testador deve entender o software e tentar desenvolver uma imagem mental de como o software poderá falhar. Neste sentido o testador poderá olhar o software através de duas visões. Uma delas é o Teste Caixa Preta. Descreva-o. 
Resposta:
Sãos testes de entrada e saída possíveis para o programa. Focaliza os requisitos funcionais do software.
Teste de Caixa Preta pode ser definido como teste comportamental, pois focaliza os requisitos funcionais do software, normalmente é utilizado como teste complementar para o teste da caixa branca. 
Existem diferentes métodos de teste de caixa preta, estes testes podem ser subdivididos em: - baseado em grafos; - Particionamento de equivalência; - análise do valor limite; - teste matriz ortogonal.
Gabarito: Quando conhecemos a função específica de um software e realizamos teste que demonstrem que cada função está plenamente operacional, e ao mesmo tempo, procurem erros em cada função, dizemos que estamos realizando teste de caixa preta, também conhecido como teste comportamental. Este tipo de teste é conduzido na interface do software e examina aspectos fundamentais do sistema, pouco se preocupando com a estrutura interna do software, pois focaliza os requisitos funcionais do software.
Diferentes causas geram manutenções de tipos diferentes em um software em produção. Quais os tipos de manutenção possíveis? Descreva cada uma delas: 
Resposta:
A manutenção Corretiva irá identificar e corrigir defeitos (erros latentes), 
A manutenção Adaptativa irá adaptar o software a novas tecnologias (TI/SI), metodologias, modelos de gestão, legislação. 
A manutenção Perfectiva irá incluir novas funções (ampliações) no software em produção. 
A manutenção Preventiva irá melhorar a manutenibilidade ou a confiabilidade futura.
Você trabalha na equipe de teste e necessita utilizar o teste de integração em uma aplicação que foi construída utilizando orientação a objeto. No contexto de software orientado a objeto o teste de integração não apresenta uma estrutura óbvia hierárquica. As estratégias de integração ascendente e descendente perdem o significado, porém há duas estratégias existentes para o contexto OO. Descreva as duas estratégias possíveis que podem ser utilizadas neste tipo de teste: 
Resposta: Teste baseado no caminho de execução: Integra o conjunto de classes necessárias para responder a uma entrada ou evento do sistema.
Teste baseado no uso: Começa a construção do sistema testando as classes que usam poucas (ou nenhuma) classes servidoras.
Descreva o conceito de migração de dados conforme discutido nas aulas. 
Resposta: É o processo de transferência de dados entre diferentes tipos de armazenamento, formatos, ou sistemas informáticos. É necessário quando as organizações realizam mudança em seus sistemas informáticos ou upgrade para novos sistemas.
Segundo Pressman, o objetivo geral do controle de qualidade de software e da gestão da qualidade é eliminar problemas de qualidade no software. Tais problemas são conhecidos por diversos nomes: bugs, falhas, erros ou defeitos. Conforme discutido em nossas aulas, diferencie erro de defeito.
Resposta:
Erro – é um problema de qualidade encontrado antes de o software ser liberado aos usuários finais. 
Defeito – é um problema de qualidade encontrado depois de o software ter sido liberado aos usuários finais.
As estratégias de teste de software fornecem um roteiro que descreve os passos a serem executados como parte do teste, define também quando esses passos serão planejados e então executados, quanto esforço de trabalho, tempo e recursos serão necessários. Desta forma qualquer estratégia de teste deve incorporar planejamento dos testes, projeto de casos de teste, execução dos testes, coleta e avaliação dos dados resultantes. Caso você estivesse estruturando esta estratégia, quem (que grupo de pessoas) você escolheria para executar os testes?
Resposta: Um grupo independente, pois um grupo independente de testadores tende a encontrar mais erros. 
Gabarito: Normalmente para que o processo de teste transcorra de forma íntegra é comum a utilização de um grupo independente de teste, já que as pessoas que criaram o software não devem ser as que irão realizar os testes. Seria um conflito de interesses, pois foram elas que o desenvolveram. Normalmente este grupo trabalha de forma conjunta e existem testes que somente serão conduzidos pelos desenvolvedores, como o teste de unidade.
À medida que o trabalho da Engenharia de Software é desenvolvido, é normal que ocorram erros. É importante que estes erros sejam encontrados e corrigidos antes que sejam passados para os usuários finais. Um dos métodos utilizados para a detecção destes erros logo no início do processo de desenvolvimento de software são as revisões de software. Descreva o que é uma Revisão Técnica Formal.
Gabarito:Uma RTF é uma atividade de garantia de qualidade de software executada por engenheiros de software e outros profissionais. Cada RTF é realizada como um encontro e somente será bem sucedida se for adequadamente planejada, controlada e assessorada. 
Os seus objetivos são: Descobrir erros na função, lógica ou implementação, verificar se o software atende aos requisitos, garantir que o software foi representado de acordo com os padrões, obter um software que seja desenvolvido uniformemente e tornar os projetos mais gerenciáveis Elas funcionam como um ¿filtro¿ para a gestão de qualidade. Isso significa que as revisões são aplicadas em várias etapas durante o processo de engenharia de software e servem para revelar erros e defeitos que podem ser eliminados.
A partir da seguinte frase: "Até onde podemos forçar o sistema até que falhe?", diga qual o teste a ser aplicado nesta situação? Por qual outro nome também é conhecido? Qual a principal meta deste tipo de teste?
Resposta:O teste a ser aplicado nesta situação é o Teste de Estresse e também pode ser chamado de Teste de Sobrecarga entre outros. Neste teste o software é submetido a situações anômalas de estresse e intensa caraga de dados, procurando superar as suas primeiras expectativas e se ele atenderá a grandes quantidades de processamento, compartilhamento de recursos, etc...Dependendo se o software tiver que ser acessado por um grande numero de usuários, saõ utilizados nestes teste programas que simulão o usuário (automação)
Gabarito:
Teste de esforço ou teste de estresse. Colocam os programas em situações anormais. A principal meta do teste de esforço é entender o comportamento do sistema durante condições-limite de execução ou fora da tolerância esperada. Tipicamente envolve a execução do sistema com baixos recursos de hardware e software, ou a concorrência por estes recursos. 
Você trabalha em uma empresa e é responsável pala manutenção do sistema de estoque. O seu principal usuário solicita apoio para acomodar algumas alterações neste sistema devido a mudanças nos processos de negócio. Descreva o tipo de manutenção adequada a esta solicitação:
Resposta: A manutenção adequada a esta solicitação será PERFECTIVA, pois ela oferece métodos e técnicas para a implementação de novas funções, manutenção, atualização e adequação do software aos novos processos de negócio.
Gabarito: Manutenção Perfectiva incluir novas funções (ampliações) no software em produção, como: atender pedidos do usuário para modificar funções existentes, incluir novas funções ou efetuar melhoramentos gerais.
Você trabalha na equipe de teste e necessita utilizar o teste de integração. Descreva as duas abordagens possíveis que podem ser utilizadas neste tipo de teste:
Resposta:
Teste de caixa branca: onde é o feito o teste interno do programa, conferindo a estrutura de dados interna, como laços, comandos de decisão, etc... 
Teste de caixa preta: onde é feito o testeexterno do programa, testando se as funcionalidades do programa estão de acordo com a especificação funcional do cliente.
Gabarito:
Não Incremental: todos os componentes são combinados com antecedência e o programa inteiro é testado de uma vez. Usualmente o resultado desta abordagem é o caos, pois normalmente são encontrados muitos erros tornando a correção difícil, pois fica complicado isolar as causas dos erros. Uma vez corrigidos os erros, novos erros aparecem e o processo parece não ter fim. 
Incremental: O programa é construído e testado em pequenos incrementos. Os erros são mais fáceis de isolar e corrigir e pode ser aplicada uma interface sistemática de testes. 
Existem várias estratégias incrementais de integração: Integração descendente ou Top-down, Integração ascendente ou Botton-up, Teste de regressão e Teste fumaça.
Nos testes de validação os mecanismos de testes estão segmentados em dois níveis de testes: testes de baixo nível e de alto nível. Descreva quais são os testes que são considerados de alto nível e quando são aplicados.
Resposta:Testes de alto nível são testes em cima do negócio, diferente do baixo nível ele abrange toda uma gama de ações dentro de um sistema. São aplicados quando a necessidade de verificar um fluxo mais macro do sistema. Ex. Faturamento Ao faturar uma nota fiscal não é só verificar se a nota foi faturada, dependendo do negócio da empresa tem que validar vários itens: 1 - Tem o produto no estoque (controle de estoque está funcionando 100%) 2 - Gerou um contas a pagar 3 - Gerou um lançamento contábil ?? Este é só um exemplo de um teste de nível.
Gabarito:
teste de sistema: se refere ao comportamento de todo o sistema / produto definido pelo escopo de um projeto ou programa de desenvolvimento. Neste tipo de teste o ambiente de teste deve corresponder o máximo possível ao objetivo final, ou o ambiente de produção, para minimizar que os riscos de falhas específicas de ambiente não serem encontradas durante o teste. 
teste de aceitação: é de responsabilidade do cliente. Ele irá validar todas as funcionalidades do sistema
Erros podem ocorrer à medida que os softwares são desenvolvidos. As revisões técnicas são o mecanismo mais efetivo para descobrir erros antes que sejam passados para os usuários finais. Por que é importante utilizar as revisões técnicas no início do processo de gestão de qualidade?
Resposta: Porque quanto mais tarde descobrir o erro, mais caro ele fica. Então as revisões técnicas devem ser constantes.
Gabarito: Segundo a regra 10 de Myers, o custo para corrigir um erro logo no início do processo é relativamente baixo. Caso os erros não sejam corrigidos nessa fase, eles podem aumentar à medida que o processo continua, gerando altos custos e prejuízos muitas vezes irreparáveis.
O teste de integração focaliza o pacote de software completo e trata da verificação do programa como um todo. Este tipo de teste faz uso de técnicas de projeto de casos de teste que enfocam as entradas e saídas, além de exercitar caminhos específicos. Existem basicamente duas abordagens adotadas neste tipo de teste: não incremental e incremental. Descreva as possíveis estratégias para a abordagem incremental.
Resposta: O programa é construído e testado em pequenos incrementos. Os erros são mais fáceis 
de isolar e corrigir e pode ser aplicada uma interface sistemática de testes. 
Integração descendente ou Top-down, Integração ascendente ou Botton-up, Teste de regressão e Teste fumaça

Outros materiais