Buscar

trabalho de biologia

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

DESENVOLVIMENTO
O filme “vida de insetos” possui tal nome pois em seu enrendo a maioria dos personagens principais são insetos. Porém o uso da palavra “maioria” nos indica que nem todos são dessa classe, como a aranha (Rosie) que é um aracnídeo. Tal fato nos remete a questionar se o nome seria correto ou não. Se analisarmos que o filme não retrata com total realidade o cotidiano dos insetos e somarmos com o que foi dito anteriormente, chegaremos a conclusão que o nome “vida de insetos” seria inadequado. 
Essa não seria a única falha existente no filme, que conta com alguns erros biológicos, podendo não influenciar no desenrolar do enredo ou no entendimento do foco principal: as relações ecológicas, mas servindo para testar o conhecimento e atenção dos que assistem. Um dos erros que aparece de forma repetida é a anatomia de alguns animais.
	MEMBROS: no filme, as formigas são apresentadas como possuidoras de quatro pernas, mas, como na maior parte dos insetos, as formigas têm na realidade seis pernas. As pulgas, por sua vez, aparecem com uma quantidade exagerada de pernas (8),o que está errado já que também são insetos.
	OLHOS: as formigas deveriam portar olhos compostos e serem em boa parte cegas, contudo aparecem na animação com olhos de visão desenvolvida.
	DIVISÃO CORPORAL: a aranha do filme possui o seu corpo dividido em três segmentos, quando na vida real as aranhas possuem seus corpos divididos em apenas dois segmentos. 
	LOCALIZAÇÃO: as asas do louva-a-deus deveriam estar inseridas no tórax e não no abdome, assim como umas das pernas das formigas.
	TRANSFORMAÇÃO: as larvas passam por transformações e viram borboletas, porém no filme essa transformação não é completa já que Heimlich continua com características larvais, o que muda é um par de asas.
Mesmo sendo um filme que demonstre algumas relações corretas, não esta livre de erros nesse tema. Ao exemplo disso temos a relação entre gafanhotos e formigas, que está expressa de forma equivocada (esclavagismo) e que na vida real nem chega acontecer (não de uma forma direta).
Sem contar nos aspectos surreais que foram adotados para dar animação ao enredo, como animais que falam e interagem entre si (com pensamentos mais que meramente instintivos), cidades de insetos com bares e festas, e a relação de amizade entre animais de espécies e hábitos diferentes. Podemos perceber essa relação na trupi do circo, formada por um bicho–pau (Slim), uma lagarta (Heimlich), uma joaninha macho(Francis), um louva-a-deus (Manny), uma mariposa (Gyspy), um besouro-rinoceronte (Dim), dois bichos de conta (os gêmeos Tuck e Roll) e uma aranha viúva-negra (Rosie). 
O filme em geral é bem educativo e explicita algumas relações ecológicas.
	SOCIEDADE: são relações que envolvem indivíduos da mesma espécie, contudo, não há ligação morfofisiológica entre os participantes. É uma relação intraespecífica e harmônica. Um exemplo dessa relação no filme é a sociedade das formigas e a sociedade dos gafanhotos.
	PREDAÇÃO: é a relação entre dois indivíduos de espécies diferentes em que um mata o outro para se alimentar. É uma relação interespecífica e desarmônica. É exemplificado no filme pelo pássaro que tenta capturar os insetos, no caso Flik e a irmã da princesa, para se alimentar.
	ESCLAVAGISMO: é uma relação ecológica que ocorre entre indivíduos de uma espécie, que se beneficiam explorando as atividades, o trabalho ou os produtos produzidos por outros animais (da mesma espécie ou não). É uma relação desarmônica, que pode ser interespecífica ou intraespecífica.
	COMPETIÇÃO INTRAESPECÍFICA: é a relação de competição entre indivíduos de uma mesma espécie, onde competem por alimento, espaço, parceiro sexual, liderança, etc. Um exemplo disso no filme é o gafanhoto líder com seu irmão, assim como a princesa com sua irmã mais nova, essas são competições em relação à liderança.
	CANIBALISMO: é quando um indivíduo se alimenta de outro, sendo este da mesma espécie. Na história, a aranha viúva-negra faz menção de que matou seu parceiro. “E aí meu marido faleceu, acho que virei uma Víuva-Negra, viúva.”
Outra característica que podemos observar é a forma que os animais encontram para sobreviver. Em duas cenas distintas conseguimos observar a borboleta e o bicho-pau usando a camuflagem.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais