Buscar

13 FILMES Sala de aula[1] direito

Prévia do material em texto

FILMES JURÍDICOS:
O VOTO É SECRETO 
(RayeMakhfilSecretBallot, Irã/Canadá/Suíça/Itália, 2001). Direção: BabakPayami. 100 min.
A partir de uma urna eleitoral que cai do céu presa em um pára-quedas, um soldado e uma funcionária da justiça eleitoral enfrentam diversas situações delicadas para conseguir recolher os votos dos habitantes do lugar.
2- As duas faces de um crime
Clássico filme de júri, cheio de reviravoltas. O que podemos contar sem estragar o filme com spoiers é: o filme é insano e o personagem do advogado (Richard Gere, que também brilha na defesa do musical Chicago) e o acusado - Edward Norton sempre um estouro - valem o filme.
3-Minority Report - A nova lei
Sabe aquele deputado que falou sobre a possibilidade de, no futuro, detectar tendências criminosas em bebês ainda durante a gestação para poder interromper e abortar?
Pois bem, provavelmente ele assistiu esse filme antes de dizer isso. A trama se passa no futuro e mostra um sistema que prevê crimes antes de serem cometidos, prendem os “bandidos” e acaba a violência.
Mas acredite, muitas tretas acontecem mostrando uma análise bem crítica ao direito penal. Você vai gostar. 
4 - Erin Brockovich - Uma mulher de talento
Quer saber como sua Faculdade de Direito e sua carteirinha da OAB são ferramentas absolutas para fazer do mundo um local melhor? Bom, assista Erin Brockovich e boa sorte na vida.
5 - Seven - os setes crimes capitais
Chega de clássicos por hoje? Nem a pau, Juvenal.
Seven é daqueles filmes que intrigam a mente de qualquer pessoa. No caso, um serial killer se destaca por seguir um padrão dos sete pecados capitais. Uma cena melhor que a outra, mas garantimos que a cena do pecado "Ira" é difícil de superar.
6 - Hannibal
Anthony Hopkins, senhoras e senhores. Apenas Anthony Hopkins sendo o psicopata mais cativante de todos os tempos.
7 - Jornada pela Justiça
É o roteiro de sempre (mas que é obrigatório que seja visto), isto é, caso impossível, cliente jura inocência, tudo jogando contra e uma pessoa que veste a camisa da defesa e vai até o fim do mundo defender a inocência do acusado.Pois isso é Jornada pela Justiça. 
8 - A informante
Bósnia, gente. Bósnia. Se a treta lá já não é espinhosa o bastante, imagine se a ONU (!) ainda joga lenha na fogueira em atividade (muito) suspeita.O filme é inacreditavelmente baseado em fatos reais e vai te emocionar muito, garantimos!
9 - O Senhor das armas
Sobre tráfico de armas, potências mundiais explorando países subdesenvolvidos e outras coisas muito loucas.
10- A boa mentira
Esse é um filme que não chama muito a atenção pelo nome, nem pelo trailer (convenhamos). Mas, quando você insiste e assiste ao filme, a chance de terminar emocionado e com uma outra visão sobre refugiados é quase 101%.
11 -O segredo dos seus olhos 
Esse não é muito conhecido pelo público brasileiro, mas quem se interessa por Direito TEM que ver. Penal, Processo Penal e a cobrança histórica da sociedade argentina com o período militar.
No filme, Ricardo Darín - vive um oficial de justiça de um tribunal penal que se dedica a escrever um livro sobre o Judiciário nos tempos de chumbo, em especial, sobre uma história trágica que viveu. Gente, sério, não dá para escrever mais sem dar spoilers, mas já adiantamos: o filme tem um dos finais mais insanos e épicos que já vimos.
12- Um sonho de liberdade
Conhece o IMDb? Não? Bom, SÓ tem o maior ranking de filmes da internet. Bom, sabe esse filme aqui? É nada mais, nada menos, que o 1º colocado. Numberone. Top. Imbatível. Poderoso.
E o melhor, Justificanianos, não é nem isso. O filme é sobre prisão perpétua! Maravilha para nós, para nossos colunistas e para você discutirmos todos juntos sobre crimes e castigos aplicados a um jovem banqueiro que jura de pé junto ser inocente. Não tem escolha, tem que assistir.
13 - Hotel Ruanda
O filme retrata uma guerra - a qual, embora tenha acabado no papel, continua pegando fogo - de um país africano chamado Ruanda. O mais louco do filme é perceber que a sacanagem com a África não termina, gira em um looping infinito. As nações européias lavaram suas mãos para os hutus, minoria massacrada pelos tutsis. A coisa seria muito pior se não fosse Paul Rusesabagina, que abrigou um monte gente no seu hotel, o Hotel Ruanda.

Continue navegando