Buscar

ATIVIDADE DISSERTAÇÃO Economia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ
UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL
CENTRO DE EDUCAÇÃO ABERTA E A DISTÂNCIA
COORDENAÇÃO DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
Rua Olavo Bilac, 1148 -  Centro Sul
CEP: 64.280-001 - Teresina PI -  (86) 3221-6227
Site: www.ufpi.br
Curso: Bacharelado em administração
Turma: UAB IV – Castelo do Piauí
Período: 2015.1
Disciplina: Economia
Professora: Ana Paula de Menezes Oliveira Pinto 
Cursista: Antonio Rodrigo Alves Lopes
Matrícula: 20149111476
DISSERTAÇÃO
Castelo do Piauí, Junho de 2015.
A ESCASSEZ NO MUNDO ATUAL
	A escassez, para a economia, é a limitada disponibilidade de recursos diante das necessidades ilimitadas das pessoas, se tornando um desafio para todos, como produzir com recursos limitados para atender uma demanda de necessidades humanas que são inesgotáveis. Necessidades humanas, é sentir-se carente de algo, somada a vontade de satisfazer essa carência, são tipos necessidades humanas, natural e social a primeira são as necessidades biológicas, que são comuns a todos os indivíduos e se iniciam desde o inicio da vida, a segunda são as necessidade de fazer parte de um grupo de uma sociedade. Essa escassez somada às necessidades humanas provoca mudanças constantes no mercado, evidenciando a lei da oferta e da procura, contrariando a teoria da empresa que idealiza um mercado de concorrência perfeita em que o número de compradores e vendedores não influencia o mercado.
	No mundo atual, pode-se observar a grande diversificação das necessidades, vemos uma grande procura por bens e serviços que até bem pouco tempo atrás ninguém imaginaria aparecer e cada vez mais os recursos vão ficando escassos frente a essa demanda, sejam recursos naturais ou humanos, o mercado não consegue suprir por completo as necessidades, quando está próximo suprir uma necessidade já aparece outra fazendo com que retorne ao inicio do processo, assim percebe-se que nunca irá chegar nem perto do modelo de mercado idealizado pela teoria da empresa.
	Chegar a uma solução para todos esses problemas gerados por esse incontrolável desejo de satisfazer suas necessidades e um mercado que busca o lucro a todo o momento, não é fácil e nem vai surgir uma solução milagrosa que resolverá da noite para o dia, esse problema é histórico vem junto com o capitalismo, faz-se repensar, será se estamos o modelo correto de economia? Será se não deveríamos buscar formas alternativas de modelo de comércio? E se mudássemos teríamos resultados imediatos? São perguntas como essas que nos leva a refletir sobre a complexidade do mercado e da economia atual, o certo é que esses problemas vão continuar existindo só não se pode precisar se vai ter a mesma amplitude de agora ou se vai diminuir ou aumentar.

Continue navegando