Buscar

Cadeia de Suplimentos AV3

Prévia do material em texto

·	O que é estoque
De forma geral, o estoque representa a armazenagem dos materiais a serem comercializados por uma empresa
·	Tipos de estoque
Resposta: Estoque de Antecipação ou Sazonal: Esse tipo de estoque é adotado quando a empresa prevê uma futura demanda, entrega ou produção de um item. Geralmente é utilizado quando as variações do fornecimento são relevantes. O estoque de antecipação tem o objetivo de nivelar esse tipo de flutuação, isso é muito comum em datas sazonais.
Também pode ser usado em situações em que o fornecimento é inconstante, como no setor alimentício.
Estoque Consignado
Estoque de Contingência: É o estoque mantido como garantia para cobrir possíveis situações de falha extraordinária nas operações e sistema da empresa.
Estoque Inativo
Estoque Máximo
Estoque Médio: Refere-se à metade do estoque normal adicionado ao estoque de segurança (safety stock). Esse estoque deve ser verificado com mais frequência no caso de produtos perecíveis.
Estoque Mínimo: Também conhecido como Ponto de Ressuprimento, esse tipo de estoque é composto por uma quantidade mínima previamente determinada para que a solicitação do pedido de compra de um item específico ocorra.
Estoque de ciclo
·	T.I ERP( Planejamento dos recursos da empresas )
São Softwares que integram todos os recursos, dados e processos de uma organição em um unico sistema, aumentando seu poder de tomada de decisão.
* ATT DE INF. EM TEMPO REAL
* IDENTIFICAÇÃO DE GARGALOS NOS PROCESSOS 
* SATISFAÇÃO DO CLIENTE
·	Tipos de ciclos:
Suprimentos: Para que uma empresa possa manufaturar seus produtos ou prestar serviços é necessário que a empresa tenha matérias primas, componentes e insumos disponiveis no momento em que eles são requesitados
Produção: É todo um processo onde um determinado produto passa para ser produzido, este ciclo é calculado pelo tempo em que cada etapa leva para ser feito. desde materia prima ate o acabamento final
Distribuição: É disponibilizar a quantidade de mercadorias certas, no momento certo e no lugar certo. Além disso é preciso otimizar processos para que as operações sejam lucrativas
Pididos: É o elo que conecta fornecedores e clientes em uma operação logística. É o processo elementar que produz o Nível de Serviço de um fornecedor para seu cliente.
·	O que é multimodalidade de transporte?
O transporte multimodal é aquele em que serão necessários mais de um tipo de veículo para conduzir a mercadoria até ao seu destino final, deste modo serão utilizados desde caminhões, navios, aviões ou outro tipo de condução necessário para a entrega.
·	Beneficios da cadeia de suprimentos
Primeiramente, apresenta-se os conceitos de Gerenciamento da Cadeia de Suprimento, suas principais diferenças em relação aos conceitos de Logística Integrada, seus objetivos e os benefícios decorrentes de sua implementação nas organizações empresariais apresentando Benefícios em Custos e Benefícios em Receitas.
·	unitização de carga
Vantagens:
*Redução de perdas, roubos e avarias à carga;
*Redução de rotulagem e marcação dos embarques
*Descontos e franquias concedidos sobre o valor do frete básico marítimo
Desvantagens:
*Espaços perdidos dentro da unidade de carga;
*O peso próprio da plataforma e o volume da mesma podem aumentar o valor do frete, se os transportadores não estabelecerem franquias para essas características físicas do pallet;
*Eventual exigência de modificações nos lay-outs das instalações do exportador e dos terminais intermediários.
·	Previsão de demanda
trata-se de uma projeção, ou seja, uma antecipação da demanda tomando diversos fatores como base (como fatores mercadológico, financeiro e econômico)
* O objetivo da Previsão de Demanda é entender qual será a demanda de uma empresa para que gestores estejam aptos a tomarem decisões precisas sobre preços, potencial de mercado e possibilidade de expansão

Continue navegando