Buscar

Casos cli­nicos de urinalise

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

DISCUSSÃO DE CASOS DE URINÁLISE
Paciente 30 anos, sexo masculino, fumante há 15 anos com pesquisa de BK positiva, exibiu o seguinte sumário de urina: Raras células epiteliais de descamação; Leucócitos (4 por campo), Presença de numerosos filamentos de muco; Presença de numerosa quantidade de bactérias Gram-positivas; Hemácias (10 por campo). Qual o provável diagnóstico deste paciente?
Paciente18 anos, atleta em treinamento para as olimpíadas, após uma seção de exercícios apresentou ao exame de urina uma relativa proteinúria sem causa aparente. O exame foi repetido dois dias depois e a proteinúria desapareceu. Qual dos dois exames estava errado? Por quê?
JMS 25 anos, apresentou uma intensa anemia persistente e refrataria ao tratamento. Nos exames solicitados além de uma pancitopenia, o sumário feito com a primeira urina revelou: Sangue (+3); Leucócitos (6 por campo); Hemácias (3 por campo); Raros filamentos de muco; Raras células epiteliais de descamação. O exame foi repetido à tarde por solicitação médica e o resultado revelou: Raras células epiteliais de descamação; Raros filamentos de muco; Leucócitos (5 por campo); Ausência de hemácias; Sangue negativo. Como você justificaria estes resultados?
MTS 35 anos, sexo feminino exibiu no sumário de urina os seguintes resultados: Células epiteliais renais (7 por campo); Proteínas (+3); Foram visualisados cilindros céreos (2 por campo); Presença de gotículas de gordura (+2); Presença de cristais de colesterol (4 por campo). Nas dosagens bioquímicas observou-se elevados níveis de lipídeos e albumina sérica. Qual o provável diagnóstico deste paciente?
Uma senhora de 32 anos de idade, procurou o médico relatando estar sentindo grande fadiga e seu aspecto mostrava uma discreta palidez. Relatou ter visto turvação na urina e escassa quantidade. O resultado revelou: Aspecto turvo; Densidade 1,032; Proteínas +3; Hemácias (15 por campo) Leucócitos (12 por campo); Foram visualizados cilindros hialinos (5 por campo); hemáticos (4 por campo) e granulosos (8 por campo). Qual o provável diagnóstico desta paciente?

Outros materiais