Buscar

Fichamento de Introduo ao Estudo da Engenharia Civil.. (CAIO)docx (2)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Referência Bibliográfica:
Minha experiência em Brasília / Oscar Niemeyer. - 4’. ed. - Rio de Janeiro: Revan, 2006. il. l' ed., 1961, Editorial Vitória; 2' ed., 1980, Avenir Editora; 3' ed., 1999, Bloch.
Credenciais do Autor:
Oscar Ribeiro de Almeida Niemeyer Soares Filho foi um arquiteto brasileiro, considerado uma das figuras-chave no desenvolvimento da arquitetura moderna. Niemeyer foi mais conhecido pelos projetos de edifícios cívicos para Brasília, uma cidade planejada que se tornou a capital do Brasil em 1960, bem como por sua colaboração no grupo de arquitetos que projetou a sede das Nações Unidas em Nova Iorque, nos Estados Unidos. Sua exploração das possibilidades construtivas do concreto armado foi altamente influente na época, tal como na arquitetura do final do século XX e início do século XXI. Contando com a presença de Le Corbusier, Niemeyer teve a chance de trabalhar junto com o mestre suíço, sendo ele uma grande influência em sua arquitetura. O primeiro grande trabalho individual de Niemeyer foram os projetos de uma série de edifícios na Pampulha, um subúrbio planejado no norte de Belo Horizonte. Esse trabalho, especialmente a Igreja São Francisco de Assis, recebeu elogios da crítica nacional e estrangeira, chamando a atenção internacional a Niemeyer. Ao longo dos anos 1940 e 1950, Niemeyer se tornou um dos arquitetos mais prolíficos do Brasil, projetando uma série de edifícios, tanto no país como no exterior. Isso incluiu o projeto de diversas residências e edifícios públicos, e ainda a colaboração com Le Corbusier (e outros) no projeto da sede das Nações Unidas em Nova Iorque. Elogiado e criticado por ser um "escultor de monumentos", Niemeyer foi um grande artista e um dos maiores arquitetos de sua geração por seus partidários. Nascido no Rio de Janeiro, Niemeyer estudou na Escola Nacional de Belas Artes (atual UFRJ) e durante seu terceiro ano estagiou com Lúcio Costa, com quem acabou colaborando no projeto para o Ministério de Educação e Saúde, atual Palácio Gustavo Capanema, no Rio de Janeiro.
Resumo da Obra:
Brasília idealiza para aglomerados que nela cooperou uma noção tão abarrotada de lutas e começos que nunca ficará perdida. Isso distinguiu desde as fundamentais repulsões com a dificuldade, para os principais estudos consolidados, presumido que se abordava de um ofício admirável e imperativo, de umas tarefas efetivas para nossa pátria. Todavia, a vasta noção expressou, sem duvidoso, prosseguir em Brasília e repartir, igualmente assim como milhares de brasileiros, desse amplo conhecimento difícil, da qual como todos eles conservam uma extensa invenção. Pegamos a degustar a conveniência de mudar para Brasília, a fim de satisfazer verificação direta a reverência das constituições em movimento e apresentar os trabalhos, exclusivamente os modernos planos, a ritmo contínuo e acelerado que somente um regime de tempo total poderia avalizar. Ligado a uma batalha tanto espaçosa e sofisticada, dominei fluentemente de aguentar as afinidades sentimentalistas mais variantes. Sofri com pessoas de diversos aspectos, de amontoadas procedências, de todas as qualidades. Os favoráveis entre os que administravam o empreendimento avaliavam esses colides que não se abreviavam às características profissionais de competência e apego, mas, do próprio costume, às de coordenação e caráter. Conheci pessoas da mais satisfeita origem moral, indivíduos que se ofereciam a Brasília de coração, afastando, para nela colaborar, seriedades privadas de perfeita ordem, e distintos que se caracterizavam pela alma aventureira ao qual combinava de um interesse franco pela obra, não falseava o de arranjar fortuna. Eram diferenças de atitude e natureza.
Citações
Capítulo 01
Lembro-me, com admiração, do entusiasmo com que Juscelino Kubitschek conduziu o empreendimento durante três anos, lutando decididamente contra a oposição mais obstinada, promovendo reuniões, organizando e criando os meios de realizar a obra sonhada, batalhando sem desfalecimento, diariamente, contra todos os obstáculos. (P. 08)
Parecer:
Uma obra sonhada por todos, difícil de realizar lutando contra vários obstáculos, todos fazendo por onde se entregando, buscando, cooperando, batalhando, todo dia era algo novo, e foi criado um espírito de batalha nesse grupo, onde todos eram iguais, sem ressentimentos, todos buscando o mesmo objetivo que eram executar uma obra gigantesca, de tamanha importância onde o presidente da época Kubitschek fez um esforço enorme para contribuição dessa obra.
Capítulo 02
“Mas minha transferência para Brasília, como já disse, só se efetivou em agosto de 1958, para se estender até hoje, integrado na terra, apoiado pelos amigos que me acompanharam, absorvido pelo trabalho que tanto me atraía”. (P. 14)
Parecer:
Brasília foi um lugar onde Niemeyer se consagrou tão grandioso, onde fez algo de bom, se transferiu para em agosto de 1958, por ser muito atraído pela aquela terra onde cresceu muito em sua profissão e até hoje é importante nessa fundação, também por ter criando um espírito excepcional, onde contribuiu e muito para a execução da obra no tempo certo.
Capítulo 03
Recordo-me da primeira viagem que fizemos a Brasília, para conhecer o local, e do entusiasmo que Juscelino Kubitschek demonstrou diante daquela zona imensa e abandonada, que a todos assustava, sonhando-a urbanizada, cheia de casas e apartamentos, cortada pelas estradas que depois surgiram, levando o progresso e o conforto para aquele sertão. (P. 17)
Parecer:
Cada vez mais surgia uma tarefa, um trabalho a ser realizado, um projeto enorme a ser realizado, uma aventura a mais para Niemeyer, coisa que ele gostava de ter, desafios, e sempre agradar as pessoas pelo o que ele criava, cada vez mais inovando.
Capítulo 04
“Outro companheiro que não posso deixar de mencionar, embora não tenha tido com ele convivência muito pacífica, é Israel Pinheiro, que acompanhou as obras desde o início com maior dedicação”. (P. 21)
Parecer:
Uma grande amizade foi gerada, mesmo ouvindo varias coisas sobre o respeito Niemeyer não deixou a amizade de lado, sendo isso criado pelo o espírito de batalha que conseguiram realizar, pois também ele se dedicou ao máximo, ajudando a todos.
Capítulo 05
Com esses comentários, não pretendo assumir uma posição de combate à corrente em apreço, mas demonstrar somente a fraqueza dos argumentos com que seus adeptos e os críticos que a apoiam procuram subestimar a arquitetura mais livre e criadora que prefiro e que, na verdade, a alguns apenas assusta e intimida. (P. 27)
Parecer:
Niemeyer por ser um grande arquiteto, usava a arquitetura livre e criadora, diferenciando de tudo, fazendo algo novo, buscando algo diferente, mudando a rotina, não igualando os outros e sim diferenciando, muitos julgam sem saber o que realmente importa, muitas das vezes por não fazer diferente.
Capítulo 06
E sentíamos que a atmosfera procurada já estava presente, uma atmosfera de digna monumentalidade, como a Capital requer, com os ministérios se sucedendo numa repetição disciplinada e a Praça dos Três Poderes rica de formas e, ao mesmo tempo, sóbria e monumental. (P. 31)
Parecer:
Com tudo se concretizando e ficando nos conformes, e Brasília sendo tomada pela alegria do povo, as obras diferentes bem elogiadas, observando tudo de perto, sendo com que não haja falhar, para que tudo ocorresse certo e nos conformes para tá no alto padrão da capital do país.
Capítulo 07
“As outras, as demonstrações de apreço e simpatia, essas, ao contrário, cresceram em minha lembrança, mais puras e sentidas”. (P. 33)
Parecer:
Quando terminado as obras, Brasília ficou linda de se ver, um outro mundo como todos imaginavam, coisas boas e ruins aconteceram mais tudo concretizados e ficará sempre marcado para as pessoas que acompanharam e participaram desse projeto por inteiro.
Capítulo 08
“Passamos a nos preocupar com a indumentária e a frequentar locais de luxo e discriminação. Vemos os nossos companheirosos mais humildes apenas de passagem e sentimos que uma barreira de classe nos separa novamente”. (P. 35)
Parecer:
Depois de concluído, agora foi a vez de curtirem, e esquecendo do espírito cirando em todo o trabalho, com a vaidade e egoísmo passando a frente, se separando em classes, coisas que não esperavam acontecer.
 
Capitulo 09
E espero que Brasília seja, também, uma cidade de homens felizes; homens que sintam a vida em toda a sua plenitude, em toda a sua fragilidade; homens que compreendam o valor das coisas simples e puras um gesto, uma palavra de afeto e solidariedade. (P. 37)
Parecer:
Niemeyer considerava que Juscelino Kubitschek era o grande responsável por tudo que foi feito em Brasília pelo o seu espírito de luta, onde conseguiu mesmo tudo isso sendo contra, mais mesmo assim, ergueu a cidade no centro do Brasil, uma cidade linda e importante, uma cidade rica em arquitetura, algo diferencial onde foi escolhida como cidade sede do país.
Conclusão Crítica: 
O livro trata de uma grandiosa execução de uma famoso arquiteto Oscar Niemeyer, que até hoje é o responsável pelo o que Brasília tem de mais bonito e encantador, com sua genialidade e sua capacidade de inovar e fazer algo diferente, trazendo alegria para o povo, tonando Brasília como a capital do Brasil, onde também foi criado um grande espírito de batalha jamais visto naquele tempo, onde achavam impossível de existir pelo o fato de diferenças de classe, esse espírito devi ser mantido ao trabalho porque assim, será uma grande vantagem para o bom clima organizacional, onde tudo dará certo, e ficando mais fácil trabalhar, a obra ensina a adaptação de varias coisas que pode ser necessário na execução de obras, porque nem sempre vai do jeito desejado e formal, tornado um belo profissional que consegui se adaptar a isso, inovando e buscando outras melhorias.

Outros materiais