Buscar

Análise externa do seminário

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Análise externa do seminário: A conversão de Recaredo (586-601)
I – Natureza do texto
Categoria a qual o texto pertence: Narrativo (narra o momento da historia visigoda), politico (pois abrange a unidade do reino de Toledo), literário (porque se trata de um livro da historia visigoda).
Local de origem e Datação: Sevilha, ano 624.
Referencias ao estilo: grandiloquente (pois exalta a figura de Recaredo **trecho do doc.), Publico, Apologético, pois faz apologia ao catolicismo. 
II - Resumo do texto: Documento relata sobre a conversão de Recaredo, a difícil aceitação do arianismo, pelos hispano-romanos, que diferente de Leovigildo, Recaredo segue o caminho da fé e piedade, e junto com Leandro de Sevilha, realizam a conversão para o catolicismo. “Obscurecendo assim a mancha de um erro enraizado” – falando da verdadeira fé da nação gótica. Confirmou essa conversão após reunir bispos e realizar o III Concílio de Toledo. Abandonando os ensinamentos de Ario, que professava por exemplo que em Deus existe a unidade de três pessoas: Pai, Filho e Espirito Santo.
III - Contexto histórico
Momento histórico: morte de Leovigildo, com o inicio do reinado de Recaredo (586), sua conversão mesmo, é dada em 587 e o concilio é realizado em 589.
Enquadrar o texto: os visigodos invadem o império romano, adentram a península ibérica, enfrentando vários povos, dentre eles os suevos, fixando-se no território. A capital de Toledo localiza-se bem ao centro da península, a cidade de Sevilha, localiza-se um pouco abaixo de Toledo, ao sudoeste.
ISIDORO DE SEVILHA
Bispo católico, dotado de muita inteligência, pertencente da alta nobreza, contribuiu para que houvesse uma integração harmoniosa entre os povos da península ibérica, utilizando de recursos religiosos e culturais. Teve papel importante nos concílios de Toledo e de Sevilha.
CONCILIO: assembleia reunida por convocação, e, na Igreja, teve como objetivo, discutir, definir e deliberar sobre questões de doutrina... Religiosa.
Impulsiona o movimento educativo de Sevilha, onde no IV Concilio de Toledo, determina que todos os bispos estabelecessem seminários em suas dioceses para formação do clero.

Outros materiais