Buscar

Teoria economica.docx

Prévia do material em texto

A Teoria do Consumidor é uma parte da "Microeconomia" (também chamada "teoria dos preços"). Estuda a preferência do consumidor analisando seu comportamento, suas escolhas, as restrições quanto a valores e a demanda de mercado. 
Disponível em http://brasilescola.uol.com.br/economia/microeconomia.htm. Acesso em 09 fev. 2016. 
...o consumidor é muito mais do que o cliente da loja... Consumidores são altamente limitados pelo seu orçamento e o que é encarado como útil ou não, e cabe ao mercado se adequar a isso ou sofrer as consequências de falta de receita e lucro, pois, se o seu produto não agradar os gostos e a necessidade de cada individuo, não haverá demanda. Não só os consumidores, mas tudo na natureza é limitado, portanto a essência da economia é justamente o atendimento das necessidades à escassez de recursos. 
Para o consumidor é indiferente qualquer composição que ele faça entre bens substitutos desde que sua necessidade é atendida, assim o que demandará o efeito substituição dos produtos é a diferença de preços entre eles (preços relativos) e o grau de substituição entre os bens. (adaptado). 
Disponível em http://fateconomia2013.blogspot.com.br/2013/06/grupo-1-introducao-teoria-do-consumidor. Acesso em 09. Fev. 2016. 
Analise as alternativas abaixo sobre a teoria do consumidor e assinale a alternativa incorreta:
Escolha uma:
a. O consumidor é influenciado pelo preço da mercadoria e pela presenta de bens e serviços substitutos. 
b. A teoria do consumidor está relacionada à restrição orçamentária, pois quando a renda é fixa e ocorre uma redução de preço, a quantidade consumida aumenta. 
c. Teoria do consumidor se preocupa em estudar o comportamento da unidade do setor de consumo. 
d. O consumo de uma mercadoria reduz quando há um aumento do preço desta mercadoria. 
e. Na medida em que o consumidor tem sua necessidade atendida, mais disposto ele está para pagar uma unidade adicional de produto. 
Feedback
A resposta correta é: Na medida em que o consumidor tem sua necessidade atendida, mais disposto ele está para pagar uma unidade adicional de produto..
Questão 2
Correto
Remover rótulo
Texto da questão
Na década de 1980, chamada de “década perdida”, surgiram os planos de estabilização para conter a inflação desenfreada. A Nova República instalou-se em março de 1985, após 21 anos de regime militar. O novo governo, com Tancredo Neves, enfatizou um pacto social (harmonizar salários, lucros e inflação). Após sua morte, somente medidas de política fiscal e monetária restritiva, para facilitar as negociações com o Fundo Monetário Internacional (FMI). Pois bem, para combater a inflação, foram lançados vários planos, até que em 1994, no governo de Fernando Henrique Cardoso foi lançado o plano Real. Sob este contexto, assinale a alternativa correta:
Escolha uma:
a. Plano Collor I, lançado em 1990, propunha, entre outras medidas, o congelamento de preços. Da mesma forma, para incentivar o crescimento econômico, liberou a poupança para dar maior liquidez ao mercado e controlar a inflação. 
b. O Plano Real ocorreu no final dos quatro anos do governo de Fernando Affonso Collor de Mello, quando finalmente a inflação foi vencida. 
c. A privatização ocorreu mesmo com a eficiência das empresas públicas, a alta qualidade dos serviços e superávit financeiro. 
d. As privatizações ocorreram sob a argumentação de que as empresas estatais eram ineficientes. 
e. Como instrumentos da gestão do Plano Real houve congelamento de preços e desindexação de salários em relação a inflação anterior. 
Feedback
A resposta correta é: As privatizações ocorreram sob a argumentação de que as empresas estatais eram ineficientes..
Questão 3
Correto
Remover rótulo
Texto da questão
Tendo em vista a economia do setor público e considerando as funções distributiva e estabilizadora do Governo, assinale a alternativa correta:
Escolha uma:
a. Pela tributação, o governo retira renda dos segmentos sociais com maior nível de renda e faz a transferência por meio de subsídios e transferências. 
b. Subsídios são transferências de informações para o setor privado. 
c. A função distributiva é caracterizada pela aplicação das diversas políticas econômicas a fim de promover o emprego, o desenvolvimento e a estabilidade. 
d. Fazem parte dos tributos os impostos, as taxas, as contribuições de melhoria e as transferências de recursos para a sociedade por meio da bolsa família. 
e. Transferências ocorrem quando pessoas físicas mudam o tipo de benefício, como por exemplo, do auxílio desemprego para a bolsa família. 
Feedback
A resposta correta é: Pela tributação, o governo retira renda dos segmentos sociais com maior nível de renda e faz a transferência por meio de subsídios e transferências..
Questão 4
Correto
Remover rótulo
Texto da questão
Durante o período de 1967-1973 em que Delfim Neto permaneceu Ministro da Fazenda, o Brasil alcançou taxas médias de crescimento do seu Produto Interno Bruto sem precedentes, período denominado de “milagre econômico”. Era a época do PND-I, o primeiro plano nacional de desenvolvimento. Sob este aspecto assinale a alternativa incorreta:
Escolha uma:
a. O primeiro Plano Nacional de Desenvolvimento (PND-I) objetivava, por exemplo, o crescimento econômico sem se preocupar com a contenção da inflação. 
b. O dinamismo do setor industrial deveu-se principalmente à demanda interna, estimulada pelas políticas setoriais do governo. 
c. O milagre econômico foi um processo de acumulação apoiado em endividamento externo, em função da liquidez no sistema financeiro internacional. Isto aconteceu porque os mecanismos de financiamento de longo prazo no Brasil eram do governo e não do setor privado. 
d. O dinamismo do setor industrial deveu-se principalmente a demanda interna, estimulada pelas políticas setoriais do governo. 
e. Para financiar o déficit público, ou seja, a diferença entre gastos governamentais e arrecadação, utilizou a venda de títulos públicos. 
Feedback
A resposta correta é: O primeiro Plano Nacional de Desenvolvimento (PND-I) objetivava, por exemplo, o crescimento econômico sem se preocupar com a contenção da inflação..
Questão 5
Incorreto
Remover rótulo
Texto da questão
Sobre a formação econômica brasileira contemporânea, assinale a alternativa correta:
Escolha uma:
a. Após a exaustão do modelo extrativista, foi adotado o modelo agroexportador, principalmente do açúcar, para aumentar a riqueza da metrópole. 
b. A renda da exportação era distribuída para a sociedade, para o senhor de engenho e uma parte para o governo na forma de tributos. 
c. A economia agroexportadora depende da renda interna. 
d. O modelo agroexportador foi o adotado porque possuía alto valor agregado e a metrópole desejava o desenvolvimento do Brasil Colônia. 
e. O Brasil produzia bens de consumo em escala industrial, portanto, a crise de 1929 não teve efeito significativo na economia brasileira. 
Feedback
A resposta correta é: Após a exaustão do modelo extrativista, foi adotado o modelo agroexportador, principalmente do açúcar, para aumentar a riqueza da metrópole..
Questão 6
Correto
Remover rótulo
Texto da questão
A respeito da estrutura tributária do Brasil, assinale a alternativa incorreta:
Escolha uma:
a. Déficit operacional: é calculado pela diferença entre arrecadação e gastos no período de um ano. 
b. Déficit primário ou fiscal: é mensurado pela diferença entre arrecadação e gastos no período de um ano. São considerados os custos da dívida passada, como juro, correção monetária e cambial. 
c. Déficit nominal ou total: é a necessidade de novos financiamentos ao longo de um ano para suprir a diferença entre arrecadação e gastos. 
d. Para financiar o déficit orçamentário, os instrumentos utilizados são: emissão de moeda e venda de títulos da dívida pública ao setor privado. 
e. A emissão de moeda aumenta a inflação, mas não a dívida pública. A venda de títulos, não gera inflação, porém, aumenta o endividamento público. 
Feedback
A resposta correta é: A emissão de moedaaumenta a inflação, mas não a dívida pública. A venda de títulos, não gera inflação, porém, aumenta o endividamento público..
Questão 7
Correto
Remover rótulo
Texto da questão
Sobre o processo de crescimento econômico, os chamados economistas históricos tentaram descrever os possíveis estágios desta evolução, pelos quais a economia de qualquer sociedade deveria necessariamente passar. Sobre esse assunto, identifique a alternativa que não corresponde este processo:
Escolha uma:
a. Pré-requisitos para a Arrancada (Take-off). 
b. Período do Consumo de Massa. 
c. Sociedade industrial. 
d. Arrancada. 
e. Crescimento Autossustentável. 
Feedback
A resposta correta é: Sociedade industrial..
Questão 8
Correto
Remover rótulo
Texto da questão
Sobre o processo inflacionário, assinale a alternativa correta:
Escolha uma:
a. Em um ambiente inflacionário, as empresas têm dificuldade para calcular seus custos reais e estabelecer o preço de suas mercadorias. 
b. A inflação pode ser conceituada como um aumento contínuo e específico no nível de preços. 
c. Quando há inflação, o governo ganha receita entre o fato gerador e o efetivo pagamento. 
d. Sobre as expectativas inflacionárias, as empresas são insensíveis à taxa de inflação futura, à instabilidade e a imprevisibilidade dos lucros. 
e. A inflação pode ser conceituada como sendo a oscilação diária de preços dos produtos em função dos ajustes entre oferta e demanda. 
Feedback
A resposta correta é: Em um ambiente inflacionário, as empresas têm dificuldade para calcular seus custos reais e estabelecer o preço de suas mercadorias..
Questão 9
Incorreto
Remover rótulo
Texto da questão
Tendo como escopo a ideia de sistema econômico, o estudo da macroeconomia tem seu ponto de partida na compreensão do fluxo circular da renda. O fluxo circular da renda é um recurso esquemático desenvolvido pelos economistas para representar o funcionamento de uma economia hipotética. Mais importante do que a mera representação do funcionamento de uma economia, o fluxo circular da renda é um instrumento de fundamental importância para compreendermos como é gerada e mensurada a riqueza dos países. 
Vamos então, considerar que um hipotético país está integrado economicamente ao resto do mundo, a exemplo da economia brasileira. As alterações provocadas pela introdução do setor externo (resto do mundo) são o acréscimo de novos fluxos, representados pelas exportações, pelas importações, pelas rendas e pelos capitais enviados e recebidos do exterior. (adaptado) 
Disponível em http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/cadernos_economia_saude_3_macroeconomia.pdf. Acesso 12 fev.2016. 
Tendo como referência a figura de fluxo circular de renda a quatro setores (famílias, firmas, governo e setor externo), assinale a alternativa incorreta:
Escolha uma:
a. A relação com o “resto do mundo” se dá por meio do comercio internacional, cujo resultado é o saldo do balanço comercial (X – M). Onde: “X” corresponde às importações e “M” corresponde às exportações. 
b. Renda líquida dos fatores externos (RLFE) é o saldo entre a Renda recebida (RR) e a renda enviada (RE). 
c. A renda enviada ao exterior (RE) representa a remuneração do capital e da tecnologia de propriedade de não residentes na forma de remessa de lucros, royalties, juros, assistência técnica. 
d. A introdução do resto do mundo também provoca a ocorrência de injeções e vazamentos de renda. Os vazamentos de renda são decorrentes das importações. Já as injeções decorrem das exportações. 
e. A renda recebida do exterior (RR) representa a remuneração do capital e tecnologia de empresas nacionais que operam em outros países, lucros, royalties, juros, assistência técnica. 
Feedback
A resposta correta é: A relação com o “resto do mundo” se dá por meio do comercio internacional, cujo resultado é o saldo do balanço comercial (X – M). Onde: “X” corresponde às importações e “M” corresponde às exportações..
Questão 10
Correto
Remover rótulo
Texto da questão
Sobre as contas nacionais, leia as proposições a seguir e assinale a alternativa correta: 
I - Produto: soma de todos os bens e serviços produzidos em uma determinada economia, contabilizados em um período de um ano. 
II - Renda: soma de todas as remunerações percebidas pelos proprietários dos fatores de produção. 
III - Despesa: soma dos gastos efetuados pelos agentes econômicos na aquisição dos bens e serviços finais. 
Assinale a alternativa correta:
Escolha uma:
a. II e III apenas. 
b. I e II apenas. 
c. II, apenas. 
d. I, II e III. 
e. I, apenas. 
Feedback
A resposta correta é: II e III apenas..

Continue navegando