Buscar

Angiologia é a descrição dos órgãos da circulação do sangue e da linfa

Prévia do material em texto

Universidade Federal Rural de Pernambuco
Disciplina: Anatomia dos Animais Domésticos I.
Professor: Moacir. 
(Angiologia e Sistema Respiratório)
Resumo
Angiologia é a descrição dos órgãos da circulação do sangue e da linfa.
O coração é um órgão central muscular oco que funciona como bomba de sucção e pressão. Está situado no meio do espaço mediastino do tórax e contido em um saca fibroso o pericárdio.A parede do coração é composta de três cavidades de fora para dentro: epicárdio, miocárdio e endocárdio.
O coração é considerado tendo uma base, um ápice, duas faces ou superfícies e duas bordas.
O septo interventricular é a parte que separa as cavidades dos dois ventrículos e o septo interatrial em dois átrios. Ambos dividem o coração internamente. Externamente só é visto os sulcos interventriculares, que são dois, o paraconal (localizado na face esquerda) e o subsiniuoso (localizado na face direita). Na base do coração esta situado o sulco coronário onde estão localizadas as artérias coronárias. 
O coração recebe sangue venoso de três fontes. A veia cava cranial ( traz sangue do pescoço, cabeça e membros torácicos) a veia cava caudal (traz sangue do abdome, pelve e membros pélvicos) e o átrio recebe o sangue proveniente do miocárdio por meio do sulco coronário.
O pericárdio é um saco fibrosseroso que envolve o coração e os grandes vasos conectados com ele. A lâmina fibrosa (externa) é relativamente fina, mas forte e inelástica. A lâmina serosa (interna) elástica e divide-se em visceral (parte da lâmina que fica voltada para o coração) e parietal (parte da lâmina que fica voltada para fora do órgão)
Sistema cardiovascular.
Consiste em coração, artérias (que conduzem o sangue do coração para os tecidos), capilares, veias (que conduzem o sangue de volta para o coração).
Sistema linfático.
A linfa é o líquido que está presente nos capilares, vasos, ductos e troncos linfáticos e ainda nos sinusóides dos linfonodos.
Vasos linfáticos: tem inícios com terminações cegas. Formam uma rede 3D
Capilares linfáticos: consistem em um tubo endotelial, encaixado no tecido conjuntivo, com extremidades cegas arredondadas ou ligeiramente alargadas.
OBS: todos os vasos linfáticos, exceto os capilares, contem numerosas valculas.
Os linfonodos: estão intercalados no curso dos vasos linfáticos e representam acúmulo de tecido linfático cercado por fibras elásticas e músculo liso contendo uma cápsula de tecido conjuntivo. Podem ser aferentes (carregam a linfa para o linfonodo) e eferentes (retiram a linfa dos linfinodos).
Centro linfático é um linfonodo ou um grupo de linfonodos que ocorrem constantemente na mesma região e recebe vasos aferentes de regiões semelhantes em todas as espécies.
Sistema respiratório
A respiração foi definida como um processo químico e osmótico pelos quais uma planta ou um animal absorve oxigênio e elimina os produtos formados pelas atividades oxidativas dos tecidos.
Se divide em:
Parte condutora: o ar passa para atingir a parte respiratória. Compreende o nariz, cavidade nasal, parte da faringe, laringe, traquéia e brônquios e bronquíolos.
Parte respiratória: compreendem os bronquíolos respiratórios,, os ductos alveolares, os sacos alveolares e os alvéolos pulmonares.
Cavidade nasal
A cavidade nasal é dividida verticalmente em duas metades pelo septo nasal. Ocupando o espaço dentro da cavidade nasal encontram-se as conchas nasais (dorsal, ventral e média).
Conchas nasais: são osso turbinados que aquecem o ar. A projeção dessas conchas na cavidade nasal produz quatro meatos, ou passagens,através da cavidade nasal. O meato nasal dorsal situado entre o teto da cavidade e a concha nasal dorsal, o meato nasal médio situado entre a concha nasal dorsal e a concha nasal ventral, o meato nasal ventral situado entre a concha nasal ventral e o assoalho da cavidade e o meato comum situado entre o septo nasal e as conchas nasais.
Laringe
É o órgão que liga a parte caudal da faringe com a traquéia.
As cartilagens da laringe são a cricóide, a tireóide, epiglótica, corniculada e cuneiforme. 
É na laringe que estão as cordas e pregas vocais.
Traquéia
Tubo flexível, cartilagenoso e membranoso que se estende de laringe até o mediastino médio. Na altura da quinta vértebra torácica ela se bifurca através da cartilagem Carina.
Cada anel que forma a traquéia é chamado de anel traqueal e entre eles existem ligamentos denominados ligamentos anelares.
Pulmões
Órgãos responsáveis pela troca gasosa (hematose). Estão localizados na cavidade torácica. São órgãos elásticos que sempre contem grande quantidade de ar, ou seja, são de peso leve e flutuam na água. Divide-se em pulmão direito, que por sua vez se divide em lobo cranial, lobo caudal e lobo intermediário ( no caso dos eqüinos) ou em lobo cranial , que se divide em parte cranial e parte caudal do lobo cranial, lobo médio, lobo caudal e lobo intermediário (nos ruminantes e suínos)

Outros materiais

Perguntas Recentes