Buscar

RELATÓRIO KILZIELLY SANTIAGO

Prévia do material em texto

FACULDADE DO SERTÃO DA BAHIA - UESSBA
ESTÁGIO SUPERVISIONADO III
ENSINO FUNDAMENTAL – I
JOSÉ DE FREITAS – PI 
2016
KILZIELLY ROCHA SANTIAGO
ESTÁGIO SUPERVISIONADO III
ENSINO FUNDAMENTAL - I
Relatório exigido como parte dos requisitos para conclusão da Disciplina de Estágio Supervisionado III, Ensino Fundamental I, sob Orientação da Profª. Teresinha Brito. 
JOSÉ DE FREITAS – PI
2016
“Há pessoas que transformam o sol numa simples mancha amarela, mas há também aquelas que fazem de uma simples mancha amarela o próprio sol” (Picasso)
Dedico esse trabalho a toda a minha família, e em especial a minha mãe “Ducarmo” e meu pai “Elias”, também aos meus amigos de Faculdade, pois estamos aí, seguindo juntos o Curso. 
Agradeço a Deus primeiramente por vim me dando força a cada dia, a minha família por estar ao meu lado me incentivando no meu curso. Agradeço você também Profª. Teresinha Brito, pela sua dedicação ao lecionar essa disciplina Estágio Supervisionado III, pois estou adquirindo novos conhecimentos.
DADOS DO ALUNO (A)
ALUNA: Kilzielly Rocha Santiago
Filiação: Antônio Elias da Rocha e Maria do Carmo Santiago Rocha
Naturalidade: Teresina
RG: 3.388. 156 SSP-PI
CPF: 057.279.243-32
Endereço: Rua Antônio Rodrigues Chaves, nº. 698
CEP: 64.110 – 000
E-mail: Kilziellyrocha123@yahoo.com
Escolaridade: Ensino Médio Completo / Magistério
Instituição: Unidade de Ensino Superior do sertão da Bahia – UESSBA
SUMÁRIO
1 – INTRODUÇÃO	8
2 – OBJETIVOS	9
3 – RELATO DE REGÊNCIA	10
4 – CARACTERIZAÇÃO DA ESCOLA	11
5 – CONSIDERAÇÕES FINAIS	12
6 – REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS	15
7 – ANEXOS		16
8 – APÊNDICES	20	
1 – INTRODUÇÃO
			A cada dia, percebemos que muitas pessoas estão se formando, e novos professores vão surgindo a cada ano, nas mais diversas áreas do conhecimento; mais fica uma pergunta, no que diz respeito à capacitação e a qualificação profissional, e ainda se estão ou não estão aptos a encarar um mercado de trabalho competitivo. Sabe-se que um bom profissional destaca-se desde o seu período de estagio, dentro das atividades desenvolvidas ao longo do mesmo. 
		É dentro da Faculdade que está a resposta para a pergunta aqui, indagado por nós. Não basta apenas o aluno-mestre, ter uma boa aprovação, se o mesmo ano passou pela principal etapa da licenciatura neste caso, o Estágio Supervisionado.
			É durante esse período que o aluno acadêmico de qualquer curso, pode colocar em prática, tudo o que absorveu das teorias até então lhe repassadas pelos seus mestres, para que possam complementar seu currículo de acadêmico.
			É neste momento que o mesmo terá a oportunidade de mostrar seu potencial, dando o primeiro passo no exercício de uma profissão tão especial, como um formador de conhecimento.
2 – OBJETIVOS
			A Disciplina de Estágio Curricular III, tem como finalidade propiciar a complementação do ensino aprendizagem e serem planejados, executados, acompanhados e avaliados segundo os currículos, programas, calendário escolar, afim de se construírem em instrumentos de integração, em termos de aperfeiçoamento técnico cultural, cientifico e relacionamento humano, destinado a formação de professores.
	Objetivo Geral:
			Analisar a prática pedagógica pautada na fundamentação, contextualização e reflexão crítica, visando superar a fragmentação do conhecimento, e da dicotomia entre teoria e prática; contribuindo assim, para a formação humana, ética e profissional do acadêmico do curso de pedagogia, por meio de sua inserção critico reflexiva na realidade de diferentes instituições escolares.
	Objetivo Específico:
Coletar dados através da observação direta sobre a práxis pedagógica da escola, do campo de Estágio.
Implementar o projeto de intervenção pedagógica, considerando o envolvimento dos estagiários, no processo de organização, planejamento, execução e avaliação dos mesmos.
Produzir relatório de estágio: buscando assimilar as teorias junto as práticas.
Efetivar a operacionalização das disciplinas Estágio Curricular III de modo que o acadêmico estagiário tenha a oportunidade de assumir a responsabilidade pela condução de uma classe, experimentando metodologias variadas e enfrentando situações inevitáveis e imprevisíveis que possam ocorrer em sala de aula. 
3 – RELATO DE REGÊNCIA
			Dentro dessa nossa Disciplina de Estágio Supervisionado III, que foi realizado no Colégio Mérito D’Martonne, em turmas de Terceiro, Quarto e Quinto ano do Ensino Fundamental I no turno matutino. No primeiro dia de observação, cheguei as 07:00h, e a saída foi as 11:40h, sendo que os alunos já estavam em sala de aula, a coordenadora nos recebeu bem.
			Ao chegar na Sala de Aula do 5º Ano, dei bom dia para turma. Já como os alunos me conheciam, foram logo perguntando o que eu estaria fazendo na turma deles, em seguida, a professora me apresentou para a turma, como aluna da UESSB e estaria lá como Estagiária da Disciplina de Estágio Supervisionado III, a Profª. Teresinha Brito, que tem Licenciatura e Pós-graduação, esclareceu as dúvidas apresentadas.
			Observei que a sala estava arrumada em filas e a professora regente não começou a aula desde que todos estivessem em suas carteiras, bem começando a aula a professora fez um tipo de teste de sondagem oralmente, para saber se os alunos aprenderam realmente o conteúdo da aula passada e que também serão consideradas e pré-requisitos para a aula do dia, percebi que todos são interessados em fazer o acompanhamento dos textos a leitura da sala são eles que fazem com isso, eles até chegam a discutir para que , o que lê mais pontos do que o outro.
			A disciplina que estava sendo trabalhada, era uma conteúdo de História: “O Governo Militar”. A professora no decorrer de sua aula utilizou o livro didático e o quadro no qual ela fez um esquema de forma simples e bastante explicações para poder facilitar o atendimento dos alunos e assim os alunos tem bastante atenção à explicações do conteúdo explanado.
			A professora no decorrer de sua aula utilizou o livro didático e o quadro no qual ela fez um esquema de forma simples e bastante explicações para poder facilitar o entendimento dos alunos e assim os mesmos apresentaram-se bastante atenciosos com o conteúdo. 
			Observando a sala de aula percebi que a turma conta com 24 alunos o espaço físico da sala é um pouco apertado para essa quantidade de alunos. A observação foi um período importante, pois como já conhecia os alunos mas não mantinha convívio. Nesta etapa conhecer melhor seus futuros alunos e aprender um pouco com a prática da professora regente, já que o estágio é um aprendizado.
			Já na turma de 4º Ano, trabalhei no primeiro momento, uma correção de uma atividade do livro da aula passada, após a correção, inicie um novo conteúdo de ciências cujo o título era Respiração e Energia. Daí em diante, fizemos a explanação do conteúdo, através de uma leitura, onde eles acompanharam participando lendo, após esta leitura foi realizado explicações de forma que eles ao final das ponderações mostraram-se satisfeitos como conteúdo aplicado e explicado.
			Na turma do 3º Ano, foi ministrada a aula de Ciência, com o Conteúdo: “A pele e os olhos”, também utilizou-se o livro, a turma apresentou bom desempenho, com a leitura e atenção. No entanto, houve três alunos que apresentaram dificuldades na leitura, mas nem por isso deixaram de fazer a atividade, pois estes mesmos foi quem fizeram a leitura de parte do texto, mais mediante a esse acontecimento, os demais conseguiram acompanhar o conteúdo. 
4 – CARACTERIZAÇÃO DA ESCOLA
			A mesma foi fundada em 1º de Agosto de 2003. É uma Instituição educativa de caráter particular, mantida pela Sociedade Educacional Livramento,dirigida pelo Sr. Diretor Francisco Expedito Costa Miranda.
			A criação da escola deu-se através de uma pesquisa junto ao meio social, a partir de necessidades de pais de alunos em busca de uma instituição de ensino que preparasse dentro de suas possibilidades enquanto escola, seus filhos educados, para que estes pudessem enfrentar com objetivo os desafios da vida moderna. De forma a fortalecer suas bases educacionais, contribuindo para o exercício de uma cidadania mais justa e sua qualificação para o mercado de trabalho, através do desenvolvimento de suas habilidades e competências.
			Atualmente conforme os princípios de igualdade, justiça social, liberdade, solidariedade e acima de tudo respeito e dignidade. O Colégio Mérito D’Martonne, cresceu e adquiriu o tão almejado respeito e posicionamento no meio social, o que lhe favoreceu um reconhecimento precoce ao receber o Prêmio do Instituto Brasileiro de Pesquisa da Fama, pelo 1º lugar obtido em pesquisa de opinião pública modalidade Colégio Particular de Educação Infantil, Fundamental e Médio, em Junho de 2007.
			É uma das instituições de ensino caracterizada pela aprovação de jovens nas melhores universidades, faculdades e instituições de ensino superior do país. Totalmente ampliado, o Colégio Mérito D’Martonne, está sempre com sua edificação renovada. Dispõe de uma área de recreação, dez salas de aulas arejadas e bem iluminadas, uma quadra de esporte, uma cantina, quatro banheiros, um laboratório de informática, uma sala de diretoria, uma secretaria, uma sala de mecanografia equipada com modernos recursos multimídia. Todos em bom estado de uso e conservação.
			Para melhor eficácia nas atividades docentes, discentes e pedagógicas, a escola disponibiliza de duas coordenadoras capacitadas e preocupadas no desenvolvimento da relação teoria versus prática, através de encontros pedagógicos e de recursos tecnológicos utilizados.
			Ofertando o Ensino Infantil, o Ensino Fundamental e o Médio, o Colégio Mérito D’Martonne, vai além de livros, promovendo atividades culturais, junto a comunidade consolidando o binômio escola e família.
			Conduzido pelo ensino de qualidade, o Colégio Mérito D’Martonne, proporciona a vivência e a troca de conhecimentos construtivos, funcionando como ferramenta eficaz em diversos contextos sociais. 
5 – CONSIDERAÇÕES FINAIS
			Desenvolver o Estágio com regência na posição de aluna estagiária em Licenciatura Plena em Pedagogia, para mim, foi um desafio, porem satisfatório. Até então, não tinha estado presente à frente de uma sala de aula do 3º ao 5º Ano, isso me fez despertar o interesse em trabalhar no Fundamental I.
			Passando ao conhecimento da escola, seus gestores, funcionários, professores e alunos, tive a percepção de que o Estágio traz para o aluno ora estagiário, a oportunidade de levar a pratica sua necessidade de atuação na mesma.
			Com o presente trabalho disciplinar, cuja importância do estudante que decide seus estudos em favor da transmissão do conhecimento. Assim percebo que ser professor é um trabalho brilhante quando se vê que em meio a toda uma mudança, é indispensável, oferecendo sempre novos caminhos, novos sonhos e perspectivas para seus alunos, esses os quais, sempre se comportaram com suas especificidades, sendo tarefa do professor ajudá-los no que for necessário.
			Observar, participar, planejar e reger os alunos do 3º ao 5º Ano do Ensino Fundamental I, foi para mim um crescimento pessoal e profissional, uma vez que a sala de aula oferece ao professor e aos seus alunos novos modos de agir, pensar seus valores, compromissos, ações, desejos e vontades.
			Com carga horária de 40h, a Disciplina de Estágio Supervisionado Curricular III, oferece uma metodologia capaz de amadurecer o aluno estagiário, foi isso que senti, uma crescimento, uma vontade de viver a educação na sua seriedade, no seu conhecimento.
			Portanto o encerramento desse relatório nos traz a certeza de que vemos na educação uma peça indispensável para o crescimento moral e intelectual de todo homem. Assim satisfeita com este desafio ora enfrentado, percebi, que sempre terei que me preparar para estar à frente de uma sala de aula, buscando encarar os pontos negativos, as dificuldades, e também, usufruir do prazer maior que tem todo professor que é ensinar.
6 – REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
Lilian, Bacich. Célia R. Carone. Edilson A. Pichiliani: Presente Ciências Naturais, Guia e Recursos Didáticos, Vol. 5. Ed. Moderna. Projeto Presente. 4ª Edição. 2015. 
ANEXOS
ANEXO 01
Figura 1 - 1º DIA DE OBSERVAÇÃO EM SALA DE AULA.
 ANEXO 02
Figura 2 - COREÇÃO DA ATIVIDADE DE CIÊNCIAS, CONTEÚDO: SISTEMA RESPIRATÓRIO
ANEXO 03
Figura 3 - MINISTRANDO AULA, CONTEÚDO ORELHAS, FALANDO SOBRE AUDIÇÃO.
APÊNDICES
CAPA DIÁRIO 5º ANO
APÊNDICE 01
APÊNDICE 02 A
APÊNDICE 02 B
APÊNDICE 3A
APÊNDICE 3 B
APÊNDICE 4A
APÊNDICE 4 B

Continue navegando