Buscar

O Artigo Luiz Gama

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Luiz Gama, herói do povo brasileiro
O Artigo Luiz Gama, herói do povo brasileiro escrito por Fábio Konder Comparato, pra folha de São Paulo, e publicado num domingo dia 13 de maio de 2007 fala sobre a trajetória de Luiz Gama, desde sua infância na Bahia, sua venda como escravo por seu pai e sua vitória nos tribunais, conseguindo sozinho libertar mais de 500 escravos, e no final da vida sendo o incentivador do movimento dos Caifazes aonde teve a fuga de milhares de escravos.
Segundo o Autor, Luiz Gama foi Alfabetizado por um amigo aos 17 anos, foi cabo de esquadra da Marinha de Guerra, aonde foi contra um oficial que o tinha insultado e acabou sendo preso e após excluído dos quadros daquela força. Retornou a São Paulo e através de seu trabalho no escritório de um escrivão veio à inspiração para estudar direito, sendo repelido ainda na sua tentativa de matricula, decidiu então advogar mesmo sem a formação para defender negros escravos. A maior questão jurídica de Gama foi a vigência da lei de 7 de novembro de 1831, a qual declarava livre todos os africanos desembarcados no país após 1818.
Comparato destaca o jeitinho brasileiro, de sempre burlar as leis, aonde o Governo multiplicava exigências burocráticas para a soltura dos negros, sempre se rendendo a força dos fazendeiros. O advogado fala que Gama atuou em dois partidos o Partido Liberal e o Partido Republicano , retirando-se quando percebeu que estava fugindo do seu proposito.
O Autor finaliza usando o exemplo de Luiz Gama para fazer uma dura critica ao sistema politico brasileiro, fraudulento e corrupto, que usa do seu poder para sugar o que consegue e enganar seu povo.

Continue navegando