Buscar

Estrutura Organizacional 2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Estrutura Organizacional – Gestão de Pessoas
Cada empresa tem suas características, vantagens e desvantagens, que influenciam nas decisões de escolha do tipo de departamentalização que melhor se ajusta a empresa. A estrutura organizacional é agrupada em etapas, tendo como foco o modo como são executados os serviços ou processos, buscando alcançar as metas ou objetivos específicos. Uma das vantagens é que essa estrutura permite aos gestores observarem a especialização e a rápida técnica, fazendo com que as operações se tornem mais flexíveis e centralizadas nos objetivos da organização, e também maior proximidade com o consumidor final. Uma desvantagem é a visão limitada sobre a mão de obra especializada (GRELCY, 2015).
Estrutura organizacional é o elemento fundamental para a empresa ter foco nos seus objetivos, após a definição de missão, visão e os valores que são utilizados como base para a empresa definir as estratégias de mercado, e assim formular sua estrutura. A estrutura organizacional é dividida em três níveis: estratégico, tático e operacional. O nível estratégico é o patamar hierárquico, no qual é definido o que deve ser feito, porque e quando. Sendo composto pelo presidente, vice-presidente e diretores, que são os responsáveis por definir os objetivos. O nível tático (ou gerencial) é a estrutura intermediária, onde é definido como as atividades devem ser feitas, devendo adequar as decisões do nível estratégico para que o operacional possa realizar de maneira correta. Neste nível estão os gerentes dos departamentos. O nível operacional é o nível que opera e faz o que precisa ser feito para atingir as metas, ou seja, executar as tarefas básicas e operações produtivas, financeiras, mercadológicas e informais. Este nível mantém relacionamento externos, como clientes e fornecedores. É necessário que os três níveis estejam bem planejados e definidos, para que funcione de forma eficiente (PIRES, 2015).
A clássica teoria da administração dá ênfase na estrutura organizacional, para garantir a eficiência de todas as partes envolvidas. Os departamentos, seções e pessoas são inseridas em uma cadeia de comando e direção, limitadas aos cargos, estrutura, cultura organizacional e estilo de gestão. Atualmente, na era da informação e da globalização esse conceito vem mudando. Agora é considerado um conjunto integrado de competências prontas para serem aplicadas a qualquer oportunidade que surja, antes dos concorrentes. A gestão de pessoas tem o objetivo de transformar pessoas em talentos (competências, conhecimentos, habilidades e atitudes) (Autor Desconhecido, 2015).
Com esse novo conceito, a estrutura organizacional se alterou, ficando o departamento de recursos humanos subordinado diretamente ao Presidente da organização. Dessa forma, todos os gerentes são responsáveis pela gestão de pessoas, são pessoas gerindo pessoas. Os colaboradores têm objetivos em comum, portanto é necessário que trabalhem em equipe (Autor Desconhecido, 2015).
Referências:
GRELCY, Geovana. Tipos de estruturas organizacionais, principais características. RHPortal, 2015. Disponível em <http://www.rhportal.com.br/artigos-rh/tipos-de-estruturas-organizacionais-principais-caractersiticas/> Acesso em 03 dez. 2017.
Autor Desconhecido. Abordagem da Gestão de Pessoas na Estrutura Organizacional da Empresa. Portal Educação, 2015. Disponível em <https://www.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/educacao/abordagem-da-gestao-de-pessoas-na-estrutura-organizacional-da-empresa/61161> Acesso em 30 dez. 2017.
PIRES, Carlos. A Importância da Estrutura Organizacional. 2015. Disponível em <http://gestao3pontozero.com.br/a-importancia-da-estrutura-organizacional/> Acesso em 03 dez. 2017.

Outros materiais