Buscar

Relatório de aulas de Estágio Básico 2

Prévia do material em texto

Relatório da Aula do dia 24 de Outubro de 2017
Dinâmica do Espelho Foi realizado em sala de aula uma dinâmica onde fora feito 2 grupos e realizados duas rodas, onde no momento em que uma roda girava por dois minutos, e os participantes que estavam rodando ,olhava diretamente nos olhos dos outros participantes ,encarando uma pessoa por vez, até chegar no ponto de principio em que cada um estava. Logo após a roda de fora para de girar, e a roda de dentro começa a realizar a mesma tarefa que a roda de fora havia feito, feito isto todos sentam e falam sobre como se sentiram ao encarar os outros nos olhos.
As experiências foram diversas, não houve nenhuma comunicação de gestos, sorrisos ou mimicas, apenas o contato de olho no olho. O proposito da dinâmica é fazer com que se possa entender que existe expressão através do olhar, que os olhos falam e entender que a cada dia a internet tem tirado esse contato entre as pessoas, essa dinâmica também é muito importante para que as pessoas possam se conhecer e quebrar o gelo entre o grupo. Quando você olha o outro nos olhos, projetamos a nós mesmo no outro.
Relatório da aula do dia 31 de Outubro de 2017
Entrevista e Acolhimento Foram realizados em sala de sala de aula duas simulações de entrevista de acolhimento. No primeiro caso clínico apresentado a cliente informou que somente estava ali por uma imposição da justiça, pois a mesma agredia constantemente seu cônjuge e a mesma encontrava-se o tempo todo irritadiça.
Ao chegar ao acolhimento, a estagiaria em questão realizou uma anamnese na cliente a fim de descobrir em que momento a cliente começou a ter esse tipo de comportamento.
Após as simulações apresentadas a professora falou a respeito do proposito da entrevista e falou da importância do domínio da técnica ao realizar ao realizar a entrevista.
Que o momento da entrevista é o momento primordial pois uma entrevista pode determinar se o cliente irá retornar ao SPA ou não.
O objetivo da entrevista é identificar o problema e as metas de modificações solicitadas.
A primeira entrevista já constitui uma fonte riquíssima de dados,por isso é necessário desenvolver habilidades para realizar a entrevista.
Relatório da aula do dia 07 de Novembro de 2017
Assédio Sexual dentro do ambiente de trabalho Foi realizada em sala de aula uma simulação de Assédio Sexual, onde uma funcionária foi convidada pelo chefe para tratar de assuntos fora do horário de trabalho, a mesma se sentiu assediada pelo chefe, pois o mesmo além de convida-la para sair após o horário de trabalho também a coagiu a lhe dar o seu numero de telefone pessoal.A funcionária em questão foi procurar a psicóloga da empresa para poder saber como deveria proceder neste caso, pois a mesma temia ser mandada embora do emprego pelo gestor que havia lhe assediado. A principio a funcionária não queria informar quem foi a pessoa que lhe assediou sexualmente, a funcionária se, constrangida, pois o mesmo a coagiu de uma forma implícita, com palavras que não foram totalmente claras porém que insinuavam, que para que ela recebesse algum beneficio a mais na empresa, ela teria que de certo modo ceder aos pedidos libidinosos de seu chefe.
A Psicóloga lhe informou que para que fosse tomada alguma medida a mesma precisaria informar o nome da pessoa que lhe assediou. A funcionária então informou que o assedio partiu do seu chefe imediato. A Psicóloga lhe informou que o mesmo receberia uma advertência verbal e passaria a partir daquele momento a ser observado, pois geralmente o abusador, não se controla e acaba fazendo novas vitimas.
Analise sobre o Filme Minha Vida de Abobrinha 
O filme conta a história de um órfão de 09 anos, apelidado de Abobrinha, que esta tentando se adaptar a vida em um orfanato no interior da França, depois que ele se envolveu no acidente que matou sua mãe. Com seus novos amigos, ele aos poucos vai começando a fazer do lugar o seu lar.
O filme retrata de uma forma extremamente dura, no sentido de abordar de forma crua a realidade de seus personagens, o filme mostra um dia na vida de Abobrinha em que ele fica no sótão de sua casa brincando, enquanto sua mãe se embebeda no andar de baixo. Após um trágico acidente o garoto perde a sua progenitora e, é obrigado a partir para um orfanato com tantos outros garotos como ele. 
O filme traz o peso do mundo para aquelas crianças, abordando tudo o que os cerca de forma séria e sem ferir sua dramaticidade alternando isso com momentos de levezas providos justamente de uma inocência ao encarar os mais sérios ocorridos.
Mesmo em um contexto marginalizado daquele lugar, eles propõem uma união entre todos eles, e é dia que surge uma resistência afetiva em que os personagens, não enfrentam o peso do mundo sozinhos, ainda que a palavra órfão carregue esse significado.
O filme toca sem medo nos pontos mais sérios da realidade e que afetam muito a construção da juventude, trata de assuntos delicados como violência, imigração, maus tratos e abandono, sem tentar de alguma forma simplifica-los ou ameniza-lo.
O Filme faz um retrato sincero em que a melancolia anda ao lado da alegria.
No filme também são abordados o abandono, a definição de estrutura familiar, a adoção como mecanismo legítimo de filiação. Apesar de ser acolhido, e criar um vínculo de amor e união Abobrinha, gostaria de ter ainda a mãe, gostaria de estar no que ele chamava de casa, com o que ele chamava de família.
Porém de forma irônica a tragédia que o vitimou foi também a chave da liberdade do menino, uma liberdade que ele jamais pensaria em experimentar.
Sua orfandade vai aos poucos dando lugar a descoberta de que lar, é onde se sente bem e família é estar com quem se ama, indo além das convenções biológicas ou sociais básicas.

Continue navegando