Buscar

APOL DIDATICA

Prévia do material em texto

“A perspectiva fundamental da Didática assume a multidimensionalidade do processo de ensino-aprendizagem e coloca a articulação das três dimensões, técnica, humana e política, no centro”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: CANDAU, Vera Maria. A Didática em Questão. Petrópolis: Vozes, 2011, p. 23 
Com base na citação acima, nos conteúdos abordados nas aulas e no livro-base Didática, leia as afirmativas a seguir sobre a mudança da Didática Instrumental para a Didática Fundamental a partir da década de 1980, assinalando V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas:
I. ( ) Foi além de um novo  enfoque sobre a didática, uma reação à perspectiva que  se baseava na neutralidade didática.
II. ( ) Deixou de apontar alternativas concretas para o ensino da didática, considerando que este se dava da melhor forma possível.
III. (   ) Com as críticas e denúncias que fez contra a didática instrumental, a perspectiva da didática fundamental passou a pensar no planejamento como o principal ponto a ser enfatizado.
IV. ( ) Além de criticar e denunciar a didática de caráter meramente “instrumental” que estava em voga, buscou alternativas para a construção de novos conhecimentos na área.
Agora, marque a sequência correta:
	
	A
	V – F - V - V
	
	B
	V- F- F- V
	
	C
	F -  F -  V - V
	
	D
	V -  F – V - F
	
	E
	V -  V -  V – F
Questão 2/2 - Didática
Considere o trecho de texto a seguir: 
“O debate que se desenvolve em torno da natureza do campo da didática, sob um prisma epistemológico, no cerne das divergências de posições, enfatiza, com frequência, a legitimidade do caráter mais amplo da Didática geral, em relação ao caráter específico do ensino de cada matéria curricular [...]”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: OLIVEIRA, M. R. N.S.  A Reconstrução da Didática: elementos teóricos-metodológicos. 2 ed. Campinas: Papirus, 1993, p.78 
Com base nos conteúdos abordados nas aulas e no livro-base Didática, o movimento desencadeado em meados dos anos 1980 produziu alterações na organização das escolas, nos cursos de formações de professores, nas produções acadêmicas dos estudos da área e, fundamentalmente, na prática pedagógica dos professores. Esse percurso histórico da didática apresenta quatro momentos fundamentais.  Com base nisso, relacione as explicações associadas a cada um dos momentos históricos a seguir:
1. Primeiro momento de 1985 a 1988.
2. Segundo momento de 1989 a 1993.
3. Terceiro momento de 1994 a 2000.
4. Quarto momento de 2001 até os dias atuais. 
(  ) Enfatiza a questão da dimensão política do ato pedagógico; e se dá num período de intensa participação social.
(   ) O foco está na aprendizagem, enfatiza o aprender a aprender.
(   ) Sua ênfase recai sobre a organização do trabalho na instituição de ensino.
(  ) Tem como  elemento central a questão da produção e sistematização coletivas do conhecimento.
Agora marque a sequência correta:
	
	A
	4, 1, 3, 2
	
	B
	4, 3, 2, 1
	
	C
	1, 4, 2, 3
	
	D
	2, 1, 3, 4
	
	E
	4, 2, 3, 1
	1B
	2C
“À abordagem progressista cabe a tarefa de buscar a transformação social, incentivando o diálogo e a discussão por meio de trabalhos em equipe, que integrem aluno e professor em um mesmo patamar de responsabilidade produtiva. Assim, o que se avalia é a participação do aluno individual e coletivamente de forma personalizada, percebendo o processo de aprendizagem no agregar de novos níveis de conhecimento”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: BEHRENS, Marilda Aparecida. O paradigma emergente e a prática pedagógica. 4. ed. Curitiba: Champagnat, 2010, p.72.  
Com base nos conteúdos abordados nas aulas e no livro Didática, leia as alternativas sobre a “pedagogia da sistematização coletiva do conhecimento” e assinale V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas:
I. ( ) Esta concepção acredita na alteração do processo de construção de conhecimento e das relações sociais.
II. ( ) Busca romper com o processo de transmissão-assimilação dos conteúdos.
III. (  ) Enfatiza que a compreensão social se dá a partir da prática sobre a realidade social e não da assimilação de “bons conteúdos”.
IV. ( ) A organização e o aperfeiçoamento metodológicos do trabalho são fundamentais, pois tal ação permite a melhor distribuição do saber sistematizado visando a transmissão.
Agora, marque a sequência correta:
	
	A
	V – F – F – V
	
	B
	F – V – V – F
	
	C
	F – F – V – V
	
	D
	V – F – V – F
	
	E
	V – V – V – F
Questão 2/2 - Didática
Atente para a seguinte citação: 
“É na relação ensino-aprendizagem e, mais especificamente, no sucesso dessa última que toda didática ganha sentido. O ato educativo tem como característica a intencionalidade, ou seja, é uma ação proposital que visa um fim, o qual, por sua vez, depende das concepções dos atores presentes no ato educativo”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MELO, Alessandro; URBANETZ, Sandra Terezinha. Fundamentos da Didática. Curitiba: IBPEX, 2008, p.105. 
Com base nos conteúdos abordados no livro Didática e nas discussões das aulas, assinale a alternativa que apresenta corretamente as características da “sistematização coletiva do conhecimento”, abordagem que ganha espaço como método de ensino a partir dos anos 1980.
	
	A
	O professor é o detentor do conhecimento, que auxilia o aluno na sistematização deste em sua vida.
	
	B
	O professor é o mediador do saber sistematizado e da prática social (do aluno e do professor).
	
	C
	O aluno é visto como uma tábula rasa, devendo estar atento às indicações do professor.
	
	D
	O centro deste processo repousa no planejamento, que está atento às demandas político-econômicas.
	
	E
	A escola é o espaço onde desenvolve-se o processo de transmissão de conhecimentos.
	1E
	2B
“Objetivo ‘é a descrição clara do que se pretende alcançar como resultado da nossa atividade’. Também o educador espera atingir certos resultados, em decorrência de sua atuação pedagógica. Assim, o professor, na interação com seus alunos, faz uso dos meios (métodos e materiais de ensino) mais adequados para alcançar os resultados anteriormente previstos”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em:  HAIDT, Regina. Curso de Didática Geral. São Paulo: Ática, 2006, p.113. 
Considerando o excerto e o conteúdo da disciplina, relacione as abordagens de ensino apresentadas no livro-base Didática aos seus objetivos principais:
1.Transmissão-assimilação
2. Aprender a aprender
3. Aprender a fazer
4. Sistematização coletiva do conhecimento 
(  ) Desenvolver a liberdade e autonomia da criança, bem como suas habilidades latentes.
(  ) Treinar o aluno para a execução de diferentes tarefas, de acordo com o que o trabalho requer.
(  ) Desenvolver uma relação dialética entre a compreensão e a transformação.
(  ) Difundir cultura e imprimir um modelo adequado a sociedade.
Agora selecione a sequencia correta:
	
	A
	1 – 3 – 2 – 4
	
	B
	2 – 3 – 4 – 1
	
	C
	3 – 2 – 4 – 1
	
	D
	4 – 1 – 3 – 2
	
	E
	2 – 4 – 1 – 3
Questão 2/2 - Didática
Leia o fragmento de texto a seguir: 
“Os elementos constitutivos da didática – que são objetivos, conteúdos, metodologia e avaliação – precisam ser compreendidos a partir da noção de totalidade, enquanto compreensão das raízes históricas, políticas e sociais do processo educativo, pois a articulação entre esses elementos possibilita a percepção do todo do curso, da série, do projeto, enfim, da escola”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: PILETTI, Claudino. Didática Geral.  São Paulo: Ática, 1987, p. 90. 
Cada abordagem didática, cada tendência pedagógica, possui sua especificidade com relação aos conteúdosaos quais dá ênfase e procura trazer para a sala de aula. De acordo com o abordado nas aulas e no livro-base Didática, relacione corretamente cada abordagem aos conteúdos enfatizados:
1. Transmissão-assimilação
2. Aprender a aprender
3. Aprender a fazer
4. Sistematização coletiva do conhecimento 
(  )  A seleção de conteúdos se dá a partir da prática social dos alunos.
(  ) O conhecimento nesta abordagem é compartimentado e atomizado.
(  ) É uma ordem psicológica que determina a seleção e a organização dos conteúdos.
(  ) Seus conteúdos são organizados com base na prática social do professor e do aluno, agentes do processo.
(  ) Conhecimento é produto – enfatiza conteúdos científicos e dogmáticos.
Agora selecione a sequência correta:
	
	A
	1 – 2 – 3 – 4 – 1
	
	B
	4 – 4 – 2 – 3 – 2
	
	C
	3 – 3 – 1 – 4 – 1
	
	D
	4 – 3 – 2 – 4 – 1
	
	E
	1 – 4 – 3 – 2 – 2
	1B
	2D
“A didática, de acordo com a pedagogia tradicional leiga, está voltada para o intelecto, para a essência, concedendo um caráter dogmático aos conteúdos, sendo seus métodos principais universais e lógicos. O professor se torna o centro do processo de aprendizagem, sendo o aluno um ser receptivo e passivo. Mestres e alunos estão separados na sala de aula, e não há necessidade de comunicação entre os alunos”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: RUIZ, Marcelo. Transferência de Paradigma de Ensino: História da Didática no Brasil.  Disponível em: http://www.avm.edu.br/monopdf/8/MARCELO%20RUIZ.pdf . Acesso em: 20 maio  2016.
Com base nos conteúdos abordados no livro-base Didática e nas aulas sobre a abordagem de ensino transmissão-assimilação, leia as sentenças a seguir, assinalando V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas:
I. ( ) Seus objetivos educacionais são elaborados para disciplinar a mente e formar hábitos.
II. ( ) A seleção de conteúdos parte sempre do interesse dos alunos.
III. (  ) Seu método enfatiza a transmissão de conteúdos, tendo como questão central a apreensão do conteúdo.
IV. ( ) Problematiza a prática social dos professores e alunos.
Agora, marque a sequência correta:
	
	A
	F – V – V – F
	
	B
	V – F – V – V
	
	C
	F – F – V – V
	
	D
	V – F – V – F
	
	E
	V – V – V – F
Questão 2/2 - Didática
Leia a citação a seguir: 
“Assim, a condição para que a escola sirva aos interesses populares é garantir a todos um bom ensino, isto é, a apropriação dos conteúdos escolares básicos, que tenham ressonância na vida dos alunos. Entendida nesse sentido, a educação é 'uma atividade mediadora no seio da prática social global', ou seja, uma das mediações pela qual o aluno, pela intervenção do professor e por sua própria participação ativa, passa de uma experiência inicialmente confusa e fragmentada (sincrética) a uma visão sintética, mais organizada e unificada”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: LIBÂNEO, José Carlos. Didática. 13 Ed. São Paulo: Cortez, 1994, p.69
Considerando o livro-base Didática e os conteúdos abordados nas aulas, relacione corretamente cada proposta pedagógica à sua característica: 
Pedagogia crítico-social dos conteúdos
Pedagogia da sistematização coletiva do conhecimento 
(  ) Sua base teórica advém da pedagogia histórico-crítica de Demerval Saviani.
(  ) Propõe a reorganização das relações sociais dentro da escola a partir da ênfase no outro, no que este sabe, e na prática social dos envolvidos no processo, para, assim chegar à alteração das relações sociais.
(  ) Seu principal foco é a democratização da escola, buscando a permanência das classes trabalhadoras em sala.
( ) Busca romper com o eixo transmissão-assimilação dos conteúdos, com vista a uma sistematização coletiva do conhecimento.
(  ) Considera a teoria expressão da prática; assim, a prática é o elemento central na sua proposta.
Agora selecione a sequência correta:
	
	A
	1 – 1 – 2 – 2 – 2
	
	B
	1 – 2 – 1 – 2 – 1
	
	C
	2 – 2 – 1 – 1 – 2
	
	D
	1 – 2 – 1 – 2 – 2
	
	E
	2 – 1 – 2 – 1 – 1
	1D
	2D
“A pedagogia é o estudo sistemático da educação. É a reflexão sobre as doutrinas e os sistemas de educação. A Didática é uma seção ou ramo especifico da pedagogia e se refere aos conteúdos do ensino e aos processos próprios para a construção do conhecimento. Enquanto a pedagogia pode ser conceituada como a ciência e a arte da educação, a Didática é definida como a ciência e a arte do ensino”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: HAIDT, Regina. Curso de didática geral. São Paulo: Ática, 2006, p.13.
São diversas as abordagens didáticas que foram surgindo e são aplicadas na educação nacional, cada uma possui diferentes enfoques. Com relação à interação professor-aluno, leia as afirmativas a seguir com base nas aulas e no livro Didática:
I. Na abordagem do ensino voltado para o aprender a aprender, o centro do processo está no professor.
II. Quando a ênfase está no aprender a fazer o centro do processo está no planejamento, que é elaborado por especialistas.
III. O ensino centrado na transmissão e assimilação de conteúdos tem no professor o centro do processo de ensino e o aluno é considerado uma “tábula rasa”.
IV. A forma de interação entre professor e aluno na perspectiva da sistematização coletiva do conhecimento se dá sob a compreensão do professor como mediador e do aluno como ser histórico, sendo a prática social o centro do processo.
São corretas as afirmativas:
	
	A
	II, III e IV, apenas.
	
	B
	I e II, apenas.
	
	C
	I e IV, apenas.
	
	D
	III e IV, apenas.
	
	E
	II e IV, apenas.
Questão 2/2 - Didática
Leia a citação a seguir:
“Definidos os objetivos da disciplina, a etapa seguinte será a seleção dos melhores conteúdos, para atingir os objetivos, porque os conteúdos são meios e não fins. O plano de disciplina deve expressar, em termos gerais, os conteúdos básicos a serem trabalhados na sala de aula. Porém, estes conteúdos devem ser significativos e realistas, isto é, conteúdos que tenham conteúdo e não simplesmente conteúdos pelo conteúdo”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MENEGOLLA, Maximiliano; SANTANA, Ilza. Por que Planejar? Como Planejar? Petrópolis: Vozes, 2003, p. 84
A seleção de conteúdos deve seguir uma organização sequencial a fim de serem significativos no processo de ensino-aprendizagem. Considerando os conteúdos abordados nas aulas e no livro-base Didática, leia as afirmativas a seguir:
I. A sequência lógica é um dos critérios a serem observados pelo professor, sendo esta coerente com os objetivos da disciplina.
II. O professor deve estar atento a uma certa gradualidade na distribuição dos conteúdos, fazendo-a em etapas, considerando as experiências anteriores dos alunos.
III. Na seleção dos conteúdos para serem trabalhados é de pouca importância pensar na articulação entre as diferentes disciplinas curriculares, já que cada disciplina independe da outra.
IV. Deve-se buscar uma continuidade entre os conteúdos, articulando-os.
São corretas as afirmativas:
	
	A
	I, II e III, apenas.
	
	B
	I, II e IV, apenas.
	
	C
	II e IV, apenas.
	
	D
	III e IV, apenas.
	
	E
	I e IV, apenas.
	1A
	2B

Continue navegando