Buscar

Educação Especial (1)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

“Escolas especiais constituem-se como ambientes educacionais que oferecem atendimento educacional voltado para alunos que necessitem de atenção individualizada no que se refere às atividades de vida autônoma e social e também apoios intensos e contínuos, assim como flexibilizações e adaptações curriculares que a escola não seja capaz de oferecer.”
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível no livro: SILVA, Aline Maria. Educação especial e inclusão escolar: história e fundamentos. Curitiba: Ibpex, 2010. p. 111.
De acordo com o livro-base Fundamentos da Educação Especial e com os conteúdos abordados nas aulas, a proposta de atendimento especializado passou a enfatizar práticas terapêuticas voltadas ao trabalho com quais áreas do desenvolvimento?
E
Acadêmica, psicomotora, linguística, social, afetiva.
“Como modalidade de educação escolar, cabe à educação especial assegurar: a dignidade humana e a garantia dos direitos dos alunos no que se refere às atividades acadêmicas, ao trabalho e à inserção na vida social; o reconhecimento, assim como a valorização das especificidades, potencialidades e necessidades educacionais especiais dos alunos no processo de ensino e aprendizagem; e o desenvolvimento pleno do aluno.”
 Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível no livro: SILVA, Aline Maria. Educação especial e inclusão escolar: história e fundamentos. Curitiba: Ibpex, 2010. p. 116.
De acordo com o livro-base Fundamentos da Educação Especial e com os conhecimentos adquiridos sobre os materiais que compõem as salas de recursos multifuncionais tipo I e II, analise as sentenças a seguir e assinale V para as afirmativas V, V, V, Fverdadeiras e F para as afirmativas falsas:
I. (v) Fones de ouvidos e microfones; scanner; impressora a laser
II. (v) Teclado com colmeia; acionador de pressão; dominó
III. (v) Esquema corporal; memória de numerais; mesa redonda
IV. ( f) Soroban; reglete de mesa; software de programas musicais
Agora marque a sequência correta:
B
V – V – V – F
Em Atenas, Esparta e Roma são recorrentes os relatos dos filósofos – trabalhadores intelectuais daquela sociedade – sobre extermínio de crianças com deficiências, desde o nascimento; tratavam de disseminar os valores necessários a manutenção da nobreza em seus discursos.
Após esta avaliação, caso queira ler integralmente esse texto, ele está no livro: SILVA S.; VIZIM, M. (Org.). Educação especial: múltiplas leituras e diferentes significados. Campinas: Mercado de Letras, 2001.
De acordo com os conteúdos abordados nas aulas e no livro-base Fundamentos da Educação Especial assinale a alternativa correta sobre o que acontecia com as pessoas que fugiam ao padrão da dádiva de um corpo perfeito na Antiguidade:
B
os recém-nascidos mal constituídos eram asfixiados
A hegemonia do modelo medico, ao longo da história, resultou na crença de que as deficiências são contagiosas, como as doenças, e que as pessoas que as apresentam devem ser segregadas em instituições para tratamento.
Após esta avaliação, caso queira ler integralmente esse texto, ele está no livro: BEYER, H. O. Inclusão e avaliação na escola: alunos com necessidades educacionais especiais. 2. Ed. Porto Alegre: Mediação, 2005 
Em nosso livro-base Fundamentos da Educação Especial, há uma clara diferença entre doença mental e deficiência mental. Enumere as explicações que se relacionam com cada um dos conceitos a seguir 
1.	Deficiência mental
2.	Doença mental 
(  1 ) Funcionamento intelectual significativamente inferior a media
( 1  ) apresenta limitações significativas em outras áreas
( 2  ) interfere nos comportamentos sociais dos sujeitos
(  2 ) envolve quadros de neuroses e psicoses como a depressão
(  1 ) tem impactos significativos na vida familiar, acadêmica e social
Agora marque a sequência correta:
A
1, 1, 2, 2, 1
A maneira como a deficiência é concebida e tratada contribui para sua própria compreensão, ou seja, das concepções que regem as formas de analisar o fenômeno, decorrem produção de conhecimentos e formas de intervenção específicas que, em última análise, determinarão o destino dos sujeitos, alvo dessa ação.
Após esta avaliação, caso queira ler integralmente esse texto, ele está no livro: OMOTE, S. Diversidade, diferença e deficiência no contexto escolar. In: OLIVEIRA, A.; OMOTE, S.; GIROTTO, C. R. M. (Org.) Inclusão escolar: as contribuições da educação especial. Marília: Fundepe, 2008.
De acordo com os conteúdos abordados nas aulas e no livro-base Fundamentos da Educação Especial da disciplina segundo a visão interacionista das deficiências possibilita a mudança de foco da escola na explicação do fracasso na aprendizagem. 
Nesse sentido a deficiência deve ser interpretada como uma realidade que situa sujeitos concretos em determinado:
B
contexto social e econômico permeado por relações e contradições
As escolas devem acolher todas as crianças, independentemente de suas condições físicas, intelectuais, sociais, emocionais, linguísticas ou outras. Devem acolher crianças com deficiência e crianças bem-dotadas; crianças que vivem nas ruas e que trabalham; crianças de minorias linguísticas, étnicas ou culturais e crianças de outros grupos ou zonas desfavorecidos ou marginalizados.
Após esta avaliação, caso queira ler integralmente esse texto, ele está no livro: DECLARAÇÃO DE SALAMANCA. Sobre princípios, políticas e práticas na área das necessidades educativas especiais. 1994. Disponível em http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/salamanca.pdf. Acesso em 23 mar. 2016 
De acordo com os conhecimentos adquiridos sobre a incorporação do discurso da integração pela sociedade, analise as sentenças a seguir, assinalando V para as afirmativas verdadeiras e F para as afirmativas falsas. 
I.( v ) resultou em uma configuração da educação especial como uma área voltada à prestação de serviços no campo da reabilitação
II. ( v) gerou o fomento a formação de equipes especializadas, integradas por professores e profissionais da saúde para apoio aos alunos que migrassem para o contexto regular.
III. (v ) a ideia básica era que esse modelo permitisse a mobilidade dos alunos no fluxo da escolarização;
IV. (f ) Aos excepcionais leves, considerados a maioria, o modelo deveria apoiar a matrícula nas classes especiais com apoios complementares realizados pelas classes comuns
Agora marque a alternativa correta:
B- V, V, V, F
 Se trata de construir, implantar e adaptar o currículo planejado, entendido como processual, uma vez que considera a atividade e as suas condições de realização, e não apenas os objetivos e conteúdos planejados. Assim, o projeto da escola e o currículo adquirem um caráter interativo, pois os contextos reais provocam transformações nas propostas anteriormente definidas.
Após esta avaliação, caso queira ler integralmente esse texto, ele está no livro: GONZÁLEZ MANJON, D. (Coord.) Adaptaciones curriculares: guia para su elaboracion. Espanha: Aljibe, 2002.
Para compreendermos melhor a relação entre a concepção de inclusão na gestão da educação inclusiva e os impactos nas políticas implementadas na prática escolar, identificamos três tendências que dividem opiniões sobre as formas de implementação de sistemas educacionais inclusivos:
B
inclusão como inserção física; inclusão responsável; inclusão total.
O solitário e unilateral papel ocupado pela pessoa com deficiência nos processos relacionais e o papel de moldar o indivíduo ao que é considerado normal são dois aspectos que buscam ser superados no ideário de autores que reivindicam a inclusão como movimento pela celebração das diferenças.
Após esta avaliação, caso queira ler integralmente esse texto, ele está no livro: STAINBACK, s.; Stainback, W. Inclusão: um guia para educadores. Porto Alegre: Artmed, 1999
De acordo com os conteúdos abordados nas aulas e no livro base, a educação especial sedimentou-se como
B
um sistema paralelo localizado subalternamente ao ensino regular.

Continue navegando