Buscar

questões de av2

Prévia do material em texto

FACULDADE ESTÁCIO SEAMA
DISCIPLINA: IMUNOLOGIA BÁSICA
Profa Dra Maysa Brito
Exercício de revisão
1. Marque a alternativa CORRETA:
a) Os linfócitos T sofrem maturação na medula óssea.
b) O linfócito TCD8+ promove respostas Th0, Th1 e Th2
c) O vírus HIV infecta linfócitos TCD8+
d) Os linfócitos T e B são indistinguíveis morfologicamente.
e) Os linfócitos TCD4+ são citotóxicos. 
2. Em relação ao processo inflamatório, somente pode-se confirmar que:
I As citocinas são mediadores químicos liberados pelas células que afetam o comportamento de outros tipos celulares como, por exemplo, numa resposta inflamatória.
II Durante um processo inflamatório as quimiocinas liberadas são responsáveis pela quimiotaxia.
III Os mastócitos liberam histamina promovendo, portanto, vasodilatação.
IV O edema na inflamação ocorre em consequência da migração leucocitária.
a) Somente as afirmativas I e III estão corretas.
b) Todas as afirmativas estão corretas.
c) Somente as afirmativas I, II e III estão corretas.
d) Somente as afirmativas II e IV estão corretas.
e) Somente as afirmativas I, II e IV estão corretas.
3. Dentre as imunoglobulinas, a única transplacentária é a:
a) IgE
b) IgM
c) IgG
d) IgD
e) IgA
4. Uma mulher de 53 anos foi admitida na emergência do hospital apresentando broncoespasmo, edema de glote e com quadro característico de um choque anafilático. O histórico relatado foi a ingestão de amendoins. De acordo com o texto marque a opção que descreve o que aconteceu com a senhora;
a) Houve ativação de anticorpos do tipo IgE previamente formados contra os alérgenos do amendoim gerando toda sintomatologia
b) Ocorreu ativação de mastócitos presentes na circulação sanguínea
c) Ocorreu ativação de leucócitos presentes na circulação sanguínea, não se pode afirmar o que houve.
d) Ocorreu ativação do anticorpo IgA presente na mucosa intestinal e, após absorção do amendoim, houve ativação do mesmo anticorpo na região dos brônquios
e) Não se pode saber ao certo o que aconteceu com esta senhora para que tenha ocorrido toda esta resposta
5. Ancoradas à superfície dos linfócitos B existem moléculas de imunoglobulinas, as quais apresentam a seguinte característica:
a) não apresentam especificidade para antígenos.
b) especificidade para diferentes antígenos.
c) não apresentam especificidade para nenhuma molécula.
d) especificidade para um único antígeno.
e) especificidade para outras imunoglobulinas.
6. A interação entre as células apresentadoras de antígenos e os linfócitos pode ocorrer da seguinte maneira:
a) as células apresentadoras de antígenos (APCs), incluindo os linfócitos T e B, penetram nos tecidos, englobam o antígeno e o transportam para os tecidos linfoides para serem apresentados às células dendríticas.
b) as células apresentadoras de antígenos (APCs), incluindo células dendríticas e fagócitos (monócitos), penetram nos tecidos, englobam o antígeno e o apresentam neste mesmos local aos linfócitos T e B.
c) as células apresentadoras de antígenos (APCs), incluindo células dendríticas e fagócitos (monócitos), penetram nos tecidos, englobam o antígeno e aguardam a chegada dos linfócitos T e B para promoverem a apresentação de antígeno.
d) as células apresentadoras de antígenos (APCs) penetram nos tecidos, englobam o antígeno e o apresentam neste mesmo local aos linfócitos T e B.
e) as células apresentadoras de antígenos (APCs), incluindo células dendríticas e fagócitos (monócitos) penetram nos tecidos, englobam o antígeno e o transportam para os tecidos linfoides para serem apresentados às células T e B.
7. É correto afirmar que:
a) Dependendo do tipo de Ag (intracelular ou extracelular) e das citocinas envolvidas a reposta pode ser mais humoral ou mais citotóxica (celular).
b) Dependendo do tipo de Ag (intracelular ou extracelular) e das citocinas envolvidas a reposta pode ser apenas humoral.
c) Dependendo do tipo de Ag (intracelular ou extracelular) e das citocinas envolvidas a reposta pode ser tanto humoral quanto citotóxica.
d) O tipo de célula efetora gerada (Th1 ou Th2) é dependente do tipo de antígeno e tipo do padrão de citocinas presentes.
e) Dependendo do tipo de Ag (intracelular ou extracelular) e das citocinas envolvidas a reposta pode ser apenas citotóxica.
8. A sequência correta de eventos que ocorrem com os linfócitos B é a seguinte:
a) Ligação do antígeno aos receptores de superfície (Ig), ativação celular, diferenciação final em plasmócitos e células de memória, secreção de anticorpos pelos plasmócitos.
b) Ligação do antígeno aos receptores de superfície (Ig), proliferação celular, ativação celular, diferenciação final em plasmócitos e células de memória, secreção de anticorpos pelos plasmócitos.
c) Ligação do antígeno aos receptores de superfície (Ig), secreção de anticorpos pelos plasmócitos, ativação celular, proliferação celular, diferenciação final em plasmócitos e células de memória.
d) Ligação do antígeno aos receptores de superfície (Ig), diferenciação final em plasmócitos e células de memória, ativação celular, proliferação celular, secreção de anticorpos pelos plasmócitos.
e) Ligação do antígeno aos receptores de superfície (Ig), ativação celular, proliferação celular, diferenciação final em plasmócitos e células de memória, secreção de anticorpos pelos plasmócitos.
9. Num leucograma foram verificados aumento no quantitativo de leucócitos totais e da população específica de basófilos. Este aumento é indicativo de uma:
a) infecção fúngica.
b) resposta alérgica.
c) infecção por protozoários.
d) infecção viral.
e) infecção bacteriana.
10. Indique a propriedade que não é característica das citocinas:
a) emitem sinais produzidos por uma célula para afetar o comportamento biológico de outra;
b) são secretadas em resposta a antígenos bacterianos;
c) são secretadas por macrófagos;
d) são capazes de induzir um aumento da permeabilidade dos vasos sanguíneos;
e) são induzidos por antígenos específicos
11. Dentre as funções efetoras dos anticorpos, encontramos aquela em que os anticorpos recobrem o microrganismo (ou antígeno). Isto o torna reconhecível como corpo estranho para um fagócito, o qual o ingere e destrói. Esta função é denominada:
a) endocitose.
b) apresentação de antígenos.
c) lise.
d) fagocitose.
e) opsonização.
12. A alternativa relacionada adequadamente à resposta imune adaptativa é:
Tanto as células B como as células T possuem receptores não específicos para os antígenos.
Apenas células T possuem receptores específicos para os antígenos.
Tanto as células B como as células T possuem receptores específicos para os antígenos.
Apenas as células B possuem receptores específicos para os antígenos.
Apenas as células B, diferentemente das células T, possuem alguns receptores específicos para os antígenos.
13. Em relação à teoria da seleção e expansão clonal, é correto afirmar:
a) Após o reconhecimento, as células T/B com receptores específicos para o antígeno entrem apenas em proliferação (expansão), gerando células efetoras e células de memória.
b) Após o reconhecimento, apenas as células B com receptores específicos para o antígeno entrem em proliferação (expansão) e maturação, gerando células efetoras e células de memória.
c) Após o reconhecimento, as células T/B com receptores específicos para o antígeno entrem apenas em e maturação, gerando células efetoras e células de memória.
d) Após o reconhecimento, apenas as células T com receptores específicos para o antígeno entrem em proliferação (expansão) e maturação, gerando células efetoras e células de memória.
e) Após o reconhecimento, as células T/B com receptores específicos para o antígeno entrem em proliferação (expansão) e maturação, gerando células efetoras e células de memória.
14. Os anticorpos são:
a) carboidratos estruturais, com ação de destruição de fagócitos que escaparam da primeira linha de defesa do organismo.
b) células especiais, que agem contra o agente invasor.
c) fagócitos que eliminam microrganismosque escaparam da 1ª linha de defesa.
d) glicoproteínas produzidas por plasmócitos, em resposta a uma molécula estranha.
e) glicoproteínas, produzidas por macrófagos como resposta á agressão biológica sofrida pelo organismo.
15. Em relação ao 'RECONHECIMENTO DE ANTÍGENOS PELAS CÉLULAS T', pode-se indicar a alternativa com explanação adequada:
 a) Reconhecimento através do RCT, que reconhece um antígeno apresentado na superfície celular em um complexo com molécula de MHC.
b) Reconhecimento através do RCT, que reconhece um antígeno apresentado apenas na superfície celular.
c) Reconhecimento de um anticorpo apresentado na superfície celular em um complexo com molécula de MHC.
d) Reconhecimento de um antígeno apresentado na superfície celular em um complexo com molécula de MHC.
e) Reconhecimento através do RCT, que reconhece um antígeno apresentado na superfície celular em qualquer complexo.
16. A vacina é um produto farmacêutico que contém um ou mais agentes imunizantes em diversas formas biológicas: bactérias ou vírus atenuados; vírus inativados e bactérias mortas; componentes purificados e/ou modificados dos agentes causadores das doenças contra as quais a vacina é dirigida. A célula ativada, responsável pela produção de anticorpos, é o:
a) linfócito T CD4
b) basófilo
c) plasmócito
d) monócito
e) linfócito B
17. Marque a alternativa correta:
a) Semelhante aos receptores das células T, entretanto, os receptores das células B são capazes de reconhecer partes livres solúveis dos antígenos, com as moléculas do MHC.
b) Diferente dos receptores das células B, entretanto, os receptores das células T são capazes de reconhecer partes livres solúveis dos antígenos, sem as moléculas do MHC.
c) Diferente dos receptores das células T, entretanto, os receptores das células B são capazes de reconhecer partes livres solúveis dos antígenos, com as moléculas do MHC.
d) Diferente dos receptores das células T, entretanto, os receptores das células B são capazes de reconhecer partes livres solúveis dos antígenos, sem as moléculas do MHC.
e) Semelhantemente aos receptores das células T, entretanto, os receptores das células B são capazes de reconhecer partes livres solúveis dos antígenos, sem as moléculas do MHC.
18. Pode-se afirmar que as células EN (exterminadoras naturais = NK natural killer) são aquelas capazes de:
a) destruir uma variedade de células-alvo infectadas e transformadas por vírus, mediada por anticorpos.
b) destruir algumas células-alvo infectadas e transformadas por bactérias.
c) destruir uma variedade de células-alvo infectadas e transformadas por bactérias, para as quais elas foram previamente sensibilizadas.
d) destruir uma variedade de células-alvo infectadas e transformadas por vírus.
e) destruir uma variedade de células-alvo infectadas e transformadas por bactérias, para as quais elas não foram previamente sensibilizadas.
19. A Sorologia é o ramo da Imunologia aplicada que estuda os anticorpos, suas classes, subclasses e características fisiológicas in vivo e in vitro. Por exemplo, em caso de suspeita de dengue, se torna obrigatória a realização de sorologia anti-dengue para se detectar a infecção aguda ou passada. A classe de anticorpo que deve ser pesquisada para identificar a fase aguda de uma doença, como a dengue, é a:
a) IgD
b) IgE
c) IgM
d) IgG
e) IgA
20. Na anatomia humana, o timo é um órgão linfático que está localizado na porção anterossuperior da cavidade torácica, no mediastino. Limita-se superiormente pela traqueia, a veia jugular interna e a artéria carótida comum, lateralmente pelos pulmões e inferior e posteriormente pelo coração. É vital contra a autoimunidade. Ao longo da vida, o timo involui (diminui de tamanho) e é substituído por tecido adiposo nos idosos, o que acarreta na diminuição da produção de linfócitos T. Explique a função do timo na maturação das células do sistema imune.
21. Cuidados primários de Saúde são aqueles que visam à prevenção das doenças e à promoção da saúde, abrangendo o maior número possível de pessoas da comunidade. Os cuidados de saúde, por utilizarem tecnologias simples, têm baixo custo e são bem aceitos pela comunidade. Exemplos: vacinação, acompanhamento prénatal, prevenção da diarreia e das infecções respiratórias agudas nas crianças. (Fundamentos da Saúde, SENAC, 1999) A vacinação tem por objetivo levar o indivíduo a produzir imunoglobulinas contra antígenos do microrganismo. Diferencie as classes de imunoglobulinas quanto à estrutura molecular e função apresentada.
22. Cada molécula de anticorpo é bifuncional. Uma região de molécula é responsável pela ligação ao antígeno, enquanto uma região diferente promove as chamadas funções efetoras. Determine as funções efetoras dos anticorpos.
23. Os anticorpos são glicoproteínas extremamente importantes para a resposta imune humoral e têm uma estrutura especial que cria um formato em Y. Quais as funções das frações (porções) presentes numa molécula de anticorpo?
24. Quando uma célula é infectada, precisa ser destruída para evitar que a infecção se alastre para as células sadias. Há a necessidade de células que tenham este poder, de reconhecer antígenos estranhos em células próprias e destruir a célula infectada. Quais as células que atuam da maneira citada anteriormente, agindo sobre antígenos expressos na membrana plasmática da célula infectada, e através de expressão na MHC de classe I?

Continue navegando