Buscar

After developmentalism and globalization, what?

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

AFTER DEVELOPMENTALISM AND GLOBALIZATION, WHAT?
WALLERSTEIN
“explorar, tirar lucro de” = conceito de desenvolvimento europeu em 1900
desenvolvimento e civilização devem ser espalhados, pela Europa, ao resto do mundo
Prejuízos como danos colaterais da “missão civilizadora”
pós 1945 visão muda – “países do Sul podem se desenvolver, ao invés de serem desenvolvidos pelo Norte”, deve-se promover e incentivar o desenvolvimentismo (industrialização, proteção ao mercado interno, substituição de importações)
América Latina cria teorias como “centro-periferia” e “dependência”
ONU (1970) – Década do desenvolvimento 
1970 = crise do petróleo quebra o mundo, países exportadores enriquecem, colocam a grana nos EUA e na Alemanha, esses dois pegam a grana extra e emprestam pros países quebrados, resolvendo o excesso de uns e a falta de outros 
Países que pegaram emprestado se quebram pra pagar 
Desenvolvimentismo passa a ser odiado pelo mundo, mas países quebrados ainda precisam de dinheiro, mas precisam gastar menos (cortem saúde e educação – JK e o FMI), as mepresas estatais são ruins, deve-se privatizar tudo pois as privadas respondem mais rápido o melhor = isso foi o Consenso de Washington
Em pouco tempo uns muito mal, outros muito bem, revoltas são uma possibilidade, então surgem questões como : É possível um padrão de vida bom para todos? Se não, é possível que esse sistema desigual se mantenha? Quais as perspectivas agora, josé?
“A primeira evidência é toda a história passada da economia mundial capitalista. Em mais de quinhentos anos de existência, o fosso entre o topo e o fundo, o núcleo e a periferia, nunca foi menor, sempre maior. O que há na situação atual que deve nos levar a assumir que esse padrão não continuaria?”
“altos níveis de lucro e, portanto, da possibilidade de acumulação de mais-valias, se correlacionam diretamente com o grau relativo de monopolização da atividade produtiva”
perspectivas = ou os “subdesenvolvidos” são esmagados pelos do topo (que tem mais chega primeiro, depois, quem chega primeiro tem mais, então o jogo nunca inverte), ou viram o jogo totalmente (meio impossível)
“Pessoalmente, não consigo ver nenhuma maneira na qual, dentro do marco de uma economia mundial capitalista, podemos abordar uma equalização geral da distribuição de riqueza no mundo”
“O colapso dos sistemas não ocorre principalmente por causa da rebelião de baixo, mas por causa das fraquezas das classes dominantes e da impossibilidade de manter seu nível de ganho e privilégio, É somente quando o sistema existente está enfraquecido em termos de sua própria lógica, que o impulso abaixo pode ser efetivo.”
“A fraqueza básica do capitalismo como um sistema histórico hoje é que o sucesso está levando ao fracasso (como Schumpeter nos ensinou normalmente acontece).”
Capitalismo gasta dinheiro com 3 coisas em sua produção : pessoal, insumo e tributação. Se intala uma empresa num lugar de baixa renda média (India), todo mundo vai trabalhar lá por preços muito baixos. Com o tempo o salario precisa aumentar para conter revoltas e calar insurgencias de trabalhadores (cobrir inflação também), então a empresa corre pra outro lugar para recomeçar o processo, mas o mundo está tão globalizado e integrado que em pouco tempo não haverá mais para onde fugir
O principal mecanismo pelo qual os empregadores ao longo dos séculos conseguiram evitar o pagamento de insumos é deslocando o custo para os outros. Isso é chamado de externalização de custos. Os três principais custos que foram externalizados são desintoxicação, renovação de recursos primários e infra-estrutura.
“Por que esses custos de governo aumentaram tão acentuadamente? Os custos da segurança aumentaram simplesmente como resultado do avanço tecnológico (…) a segurança é um jogo em que todos os lados sempre tentam ter mais do que seus oponentes.”
“Além disso, os custos do bem-estar têm aumentado de forma constante e nada está diminuindo, apesar de todo o entusiasmo por fazer isso. Eles estão subindo por três razões. A primeira é que a política da economia mundial capitalista tem empurrado os estratos dominantes para fazer concessões às classes perigosas, que exigiram três coisas - educação, serviços de saúde e garantias de renda ao longo da vida.”
“ bem-estar social, como disse a queixa conservadora, tornou-se um direito. E é difícil ver como qualquer governo poderia sobreviver a um corte verdadeiramente significativo nesses gastos. Mas é claro, alguém deve pagar por isso. E os produtores no final pagam”
“a conclusão é que os custos de produção aumentaram mais rapidamente do que os preços de venda da produção, o que significa uma compressão de lucros, o que se traduz em dificuldades de acumulação de capital através da produção”
“ O colapso desses movimentos (velha esquerda antisistêmica) representa o colapso das restrições nas classes perigosas, que tornam-se perigosas de novo. A propagação da anarquia do século XXI é o claro reflexo dessa mudança.”
“O cenário nos próximos 25-50 anos é duplo. Por um lado, o colapso do nosso sistema histórico existente é mais provável por todas as razões que eu estabeleci apenas anteriormente. Por outro lado, o que irá substituir o sistema existente é completamente incerto, intrinsecamente imprevisível, embora todos nós possamos ter contribuições para esse resultado incerto.”
“A luta não é sobre se somos ou não a favor do capitalismo como um sistema mundial. A luta é sobre o que deve substituí-lo, dada a implosão do sistema-mundo atual (…) O que está em questão é essencialmente se o sistema de substituição será hierárquico e polarizador (ou seja, como o sistema atual, ou pior) ou será em vez disso relativamente democrático e igualitário.”
“A maior questão de curto prazo é o contínuo impulso dos globalizadores neoliberais para alcançar uma expansão unilateral de fronteiras abertas - aberto no sul, mas não realmente aberto no Norte” – Mas isso poderia enfraquecer países do norte, aumentar desemprego e diminuir rendimento nacional, então é um ponto sensível
próximo passo dos países do sul : entrar no clube dos nucleares
“o conflito entre o espírito de Davos e o espírito de Porto Alegre não tem geografia. Ele atravessa o mundo inteiro, assim como os movimentos. É uma luta de classes, uma luta moral, e não uma luta geográfica.”
'. É claro que os teóricos do capitalismo criticaram por muito tempo a desmantelamento, argumentando que é ilusório, que vai contra alguma psicologia social inata presumida da humanidade, que é ineficiente e que garante falta de crescimento econômico e, portanto, de pobreza. Tudo isso é falso”
“a questão não é o que solucionará magicamente os dilemas imediatos do nosso sistema mundial, mas a base sobre a qual criaremos o sistema mundial sucessor, primeiro devemos compreender com clareza o desenvolvimento histórico do nosso sistema atual, apreciar seus dilemas estruturais hoje e abrir nossa mente a alternativas radicais para o futuro.”

Outros materiais

Outros materiais