Buscar

Apol 5 Comportamento Empreendedor e Fundamentos de Gestão

Prévia do material em texto

Questão 1/5 - Comportamento Empreendedor
Assinale abaixo a alternativa que contemple os setores da economia:
Nota: 20.0
	
	A
	Primário, Terceirizado e Estatal
	
	B
	Primário, Secundário e Privado
	
	C
	Principal, Governamental e Privado
	
	D
	Primário, Secundário e Terciário
Você acertou!
O primeiro setor ou primário é aquele no qual a origem e a destinação dos recursos são públicas, ou seja, impostos, taxas e contribuições que recolhemos aos governos municipais, estaduais ou federal. Eles então, conforme sua visão de gestão e necessidade de áreas, setores ou locais, irão empregar esses resultados como contrapartida às contribuições dos cidadãos. Porém, é sabido de todos que o Estado, em especial, o brasileiro cumpre muito mal esse papel de atender as necessidades da população.
 
Assim, embora tenhamos altas alíquotas de impostos, se quisermos ter assistência médica de qualidade e rapidez, teremos que optar por adquirir um plano de saúde. Se quisermos que nossos filhos tenham educação de qualidade, na maior parte das vezes, devemos optar por uma escola privada.
 
O segundo setor ou secundário nasce para atender necessidades de uma sociedade que tem carências não atendidas pelo Estado, é composto por empresas do segmento privado, iniciadas por empreendedores com vistas a obter lucros.
 
Esse setor nos últimos 100 anos praticamente fez o que e como quis, as leis foram lentamente sendo criadas para controlar parte de suas atividades, regulamentar, punir em caso de descumprimento. O segundo setor nasceu, cresceu e continua ativo na busca de lucro, de resultados, por vezes, sem considerar as pessoas, comunidades e a própria sociedade. Mas isso está mudando.
 
Do espaço entre o que o Estado deveria oferecer e aquilo que o mercado privado oferece, mas grande parte da população não tem condições de pagar, nesta lacuna nasce e se desenvolve o terceiro setor ou terciário, o qual atua junto ao público em geral, por iniciativa privada, voluntárias, sem fins lucrativos, visando o bem comum.
	
	E
	Privado, Público e Estatal
 
Questão 2/5 - Comportamento Empreendedor
Leia as asserções a seguir:
Em um passado recente, em torno de 10/20 anos, o termo intraempreendedor não era tão presente na literatura que tratava de temas relacionados ao empreendedorismo, ele ganhou destaque a partir do momento em que as empresas deixaram de ver seus trabalhadores como Recursos e optaram em enxergá-lo como pessoa.
Porque
Até então o único termo conhecido era empreendedor, que na visão clássica, define quem compra ou monta uma empresa. E essa alteração de visão sobre o colaborador, denominando-o também como intraempreendedor, dando-lhe mais importância, ocorreu porque as empresas passaram a vê-lo como alguém que poderia contribuir de forma mais significativa para o sucesso do empreendimento do qual fazia parte como empregado.
A respeito dessas assertivas, assinale a opção correta:
Nota: 20.0
	
	A
	As assertivas I e II são falsas;
	
	B
	As assertivas I e II são verdadeiras e a segunda complementa a primeira.
Você acertou!
A alternativa correta é sem dúvida a B, pois ambas estão certas e a segunda complementa a primeira asserção. Pois de fato, a partir do momento que se passa a ver o trabalhador não apenas como recurso estático e sim com desejos e necessidades que devem ser atendidas pelas políticas empresariais e de gestão de pessoas o próprio trabalhador passa a valorizar mais seu emprego e além disso incrementa sua atuação oferecendo mais que sua força de trabalho braçal, mas passa a se preocupar com a empresa como se essa fosse sua.
	
	C
	A assertiva I está correta e a II é falsa.
	
	D
	A assertiva I está incorreta e a II correta.
	
	E
	A assertiva II está correta e se contrapõe a I
Questão 3/5 - Comportamento Empreendedor
Para levar um empreendimento adiante são necessários recursos para que se saia do campo das ideias e seja posto em prática o empreendimento. Analise as afirmativas a seguir.
I) Caso não se possua os recursos financeiros necessários é possível financiamento ou sócios.
II) Um capitalista de risco disponibiliza o capital, mas não atua operacionalmente no negócio.
III) Um sócio operacional apenas disponibiliza o capital.
IV) Para uma boa sociedade organizacional é necessário que ela seja baseada em laços familiares.
Assinale a alternativa correta.
Nota: 20.0
	
	A
	Afirmativas I e II, apenas.
Você acertou!
I) Caso não se possua os recursos financeiros necessários é possível financiamento ou sócios. De acordo com Schneider e Branco (2012, p. 166) caso o empreendedor não tenha os recursos financeiros necessários, deverá buscar financiamento ou sócios, portanto afirmativa correta.
II) Um capitalista de risco disponibiliza o capital, mas não atua operacionalmente no negócio. De acordo com Schneider e Branco (2012, p. 167) um capitalista de risco é aquele que disponibiliza capital, mas não atua operacionalmente no negócio, portanto afirmativa correta.
III) Um sócio operacional apenas disponibiliza o capital. De acordo com Schneider e Branco (2012, p. 167) um sócio operacional é aquele que disponibiliza o capital e também atua no empreendimento, portanto afirmativa incorreta
IV) Para uma boa sociedade organizacional é necessário que ela seja baseada em laços familiares. De acordo com Schneider e Branco (2012, p. 168) para se estabelecer uma boa sociedade, não tem, necessariamente, que seja uma relação de sangue, portanto afirmativa incorreta.
	
	B
	Afirmativas II, III e IV, apenas.
	
	C
	Afirmativa I, apenas.
	
	D
	Afirmativa IV apenas.
	
	E
	Afirmativas I e III, apenas.
Questão 4/5 - Comportamento Empreendedor
Leia o texto abaixo:O Jornal a Folha de São Paulo[1] apresenta o seguinte questionamento: Quem é empreendedor social?  Na sequência afirma que: Empreendedores sociais, na definição da Fundação Schwab, são agentes de transformação da sociedade. Propõem a criação de ideias úteis para resolver problemas sociais, combinando práticas e conhecimentos de inovação, criando assim novos procedimentos e serviços; 
Fonte: http://www1.folha.uol.com.br/empreendedorsocial/faq.shtml acesso em 22/05/2015 as 16h53min
Analise as sentenças a seguir, assinalando V para as afirmativas Verdadeiras e F para as afirmativas Falsas no que diz respeito aos papeis do empreendedor social.
I. (   ) Não criam parcerias e nem meios de autossustentabilidade dos projetos;
II. (   )  Transformam as comunidades graças às associações estratégicas;
III. (   ) Utilizam determinados enfoques baseados no mercado para resolver os problemas sociais; 
IV. (   ) Identificam novos mercados financeiros e a falta de oportunidades para ter possibilidade de ganhos para financiar uma missão social.
Agora, marque a sequência correta:
Nota: 20.0
	
	A
	V, V, F, F
	
	B
	F, F, V, V
	
	C
	F, V, V, F
Você acertou!
Segundo o Jornal a Folha de São Paulo são esses os papeis do empreendedor social
Criam parcerias e formas/meios de autossustentabilidade dos projetos;
Transformam as comunidades graças às associações estratégicas;
Utilizam determinados enfoques baseados no mercado para resolver os problemas sociais;
Identificam novos mercados para financiar uma missão social.
	
	D
	V, V, F, V
	
	E
	V, F, V, V
Questão 5/5 - Comportamento Empreendedor
Ser empreendedor é ter projetos e concretizá-los, ser um empreendedor social é? Assinale a alternativa correta em relação ao empreendedor social:
Nota: 20.0
	
	A
	( ) É o empreendedor que desenvolve negócios voltados à sociedade local, onde mora.
ERRADA. Pois, o empreendedor social não desenvolve negócios apenas para a sociedade local, pode sim começar localmente, mas pode chegar a atuar globalmente.
	
	B
	(   ) É o empreendedor que atua visando menos lucro que o empreendedor convencional.
ERRADA. O empreendedor social não busca lucro, mas sim resultados positivos em relação à causa que ele defende.
	
	C
	(   ) O olhar do empreendedorsocial está voltado para a comunidade, para grupos necessitados, para o meio ambiente, para grupos vulneráveis é empreende a fim de contribuir para uma vida melhor, de mais qualidade, com mais direitos, ou seja, a busca é por um mundo melhor.
Você acertou!
CORRETA. Pois, o olhar do empreendedor social é a comunidade e grupos necessitados, para o meio ambiente, para grupos vulneráveis. Busca atuar para propiciar uma vida melhor às pessoas, quer um mundo melhor.
	
	D
	(   ) O empreendedor social por ter condições financeiras superior aos demais de sua região inicia um negócio com vistas a contribuir com as pessoas, faz isso sem cobrar nada por isso, mas por acreditar que fazendo sua parte estará construindo um mundo melhor e mais justo.
ERRADA. O empreendedor social não precisa ter condições financeiras superiores as das demais pessoas à sua volta para iniciar um negócio que melhore sua comunidade. Mas precisa sim ter iniciativa e disposição para fazer sua visão se tornar concreta e produzir resultados positivos.
	
	E
	(  ) Para empreendedor social seu foco mais importante é o meio ambiente, preocupando-se em realizar atividades que protejam áreas degradadas, mananciais, animais e plantas em extinção e comunidades vulneráveis à poluição e contaminação por agrotóxicos e defensivos agrícolas.
O foco do empreendedor social não tem como foco mais importante o meio ambiente, mas sim sua comunidade, seu entorno, e atua construir um mundo melhor.

Continue navegando