Buscar

RELATÓRIO ÍNDICE DE FINURA

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE
ESCOLA DE ENGENHARIA
DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA CIVIL
	
LABORATÓRIO DE MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO
	Aluno: 
	Maria Júlia Sutana Alvim
	Turma: AC
	
	Professora:
	Camila A. A. Rocha
	Disciplina:
	Materiais de Construção II
ANÁLISE DE AGREGADO MIÚDO
	Ensaio: 
	Índice de Finura
	Data do ensaio: 
	25/10/2017
	Norma de ensaio: 
	ABNT NBR 11579:2012
	Norma de especificação:
	ABNT NBR 11579:2012
Contextualização teórica
Além das propriedades já citadas nos relatórios anteriores, o índice de finura do cimento é também uma característica muito importante, já que uma moagem mais fina desse material pode influenciar diretamente no seu grau de reatividade com a água, bem como no aumento da sua resistência.
Nesse relatório será descrito as etapas de realização do ensaio de índice de finura em laboratório, bem como os resultados encontrados. De forma resumida, será determinado a porcentagem, em massa, de cimento cuja dimensão dos grãos são superiores a 75μm, isto é, a fração da massa inicial de cimento que fica retida na peneira cuja a abertura nominal é de 75μm. Tanto o experimento, como o desenvolvimento deste trabalho foram desenvolvidos em conformidade com a norma ABNT NBR 11579:2012. 
Especificação do material 
Aproximadamente 50g de Cimento Portland (CP40).
Especificação da aparelhagem
Balança com sensibilidade de 0,1g e capacidade mínima de 50kg;
Conjunto de peneira (fundo e tampa);
Pincel;
Bastão;
Flanela;
Recipiente de pesagem;
Relógio com cronometro.
Metodologia
Pesamos a amostra a ser ensaiada, cerca de 50g de cimento;
Com a peneira encaixada, despejamos a amostra de cimento sobre a tela, e com as duas mãos agitamos a peneira com uma movimento de vaivém na horizontal, para que todo o cimento se espalhasse pela tela da peneira. Essa etapa, que é chamada de eliminação de finos, foi feita durante um intervalo de 3 minutos para que todos os grãos mais finos passassem pela abertura da malha;
Depois, já na etapa intermediária, retiramos o fundo da peneira, colocamos a tampa, e demos alguns golpes na parte exterior, de forma que todas os grãos que estivessem aderidos ao caixilho e a tela se soltassem. Então limpamos a parte inferior da tela com o pincel, a encaixamos novamente ao fundo, retiramos a tampa, e voltamos a fazer os movimentos de peneiramento por intervalo de 15min, com pausas para limpeza da tela. 
No final desse tempo, colocamos a tampa e limpamos novamente a tela, e o material passante foi desprezado;
Já para o peneiramento final, colocamos a tampa e o fundo na peneira, e com as duas mãos seguramos o conjunto levemente inclinado e fizemos movimentos rápidos de vaivém, girando-o em cerca de 60⁰ a cada 10 segundos;
Finalmente, limpamos a parte inferior da tela com o pincel, e o material recolhido foi transferido para o fundo. Em seguida, pegamos todo essa amostra que passou e transferimos ela para um recipiente, o qual usamos para fazer a pesagem da massa passante;
Esse procedimento final foi repetido, até que se obteve uma massa de material passante menor que 0,05g, como estipulado pela norma;
Após essa verificação, o material retido nessa peneira foi transferido para um recipiente, e devidamente pesado com uma precisão de 0,01g.
Resultados e discussões
Dados obtidos no ensaio em laboratório:
	GRANDEZA
	VALOR
	r resíduo de cimento na peneira 75μm
	0,72
	m massa inicial de cimento (g)
	50,12
	Fc fator de correção da peneira
	1
Tabela 1. Dados obtidos no ensaio
Cálculo do índice de finura (%):
Considerações Finais: 
	O ensaio foi conduzido em conformidade com a norma ABNT NBR 11579:2012, e o resultado encontrado para o índice de finura igual 1,436% se encaixa dentro do padrão esperado. Desse modo podemos dizer que o cimento em questão se encontra em condições perfeitas para uso.
	Duas observações a serem feitas é que o fator de correção da peneira Fc, foi determinado de acordo com a norma ABNT NBR NM ISO 3310-1, e que além disso, foram feitas algumas tentativas de peneiramento final até que a massa passante fosse menor que 0,05g, como previsto pela norma do ensaio.
	
Bibliografia 
ABNT NBR 11579:2012. Cimento Portland – Determinação do índice de finura por meio da peneira 75μm (n⁰200)– Rio de Janeiro, 2012.

Continue navegando