Buscar

Ist. Hidr.sanitárias

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Com relação aos condutores verticais de água pluvial é correto afirmar :
I-Os condutores verticais recebem as águas coletadas pelas calhas e as direcionam para parte inferior das edificações. Devem ser projetados, sempre que possível, em uma só prumada e podem ser instalados interna ou externamente ao edifício.
II-Quando houver necessidade de desvio, devem ser usadas curvas de 90° de raio longo ou curvas de 45° e previstas peças de inspeção.
III-Quando de seção circular, devem ter diâmetro mínimo de 100 mm
R:Somente as alternativa I e II estão corretas
	As canalizações para o sistema de combate de incêndio possuem algumas recomendações:
    I.As canalizações deverão ter terminais padronizados pelo Corpo de Bombeiros, com registro, mangueiras e esguichos com conexões de engate padrão.
   II.As canalizações deverão ter diâmetro mínimo de 63 mm, de material resistente ao calor, como aço galvanizado, ferro fundido ou cobre. Nas redes externas enterradas, podem ser utilizadas canalizações de cimento amianto e PVC. Devem resistir a uma pressão em torno de 100 m.c.a, valor igual à pressão máxima de recalque de uma bomba de incêndio.
 III.Em rede de hidrantes alimentada por gravidade, recomenda-se não colocar válvula de retenção no dispositivo de recalque.
Está correto o que se afirma em: R Todas as afirmações
	Classificação quanto ao risco de incêndio
Os riscos de incêndio são classificados pela ocupação a que se destina cada edificação segundo a Tarifa de Resseguro do Brasil.
As edificações são classificadas de acordo com sua ocupação em uma escala de 1 a 13, e os riscos são determinados como segue:
Risco Classe A ­ risco isolado, cuja classe de ocupação seja de 01 e 02, excluindo os depósitos.
· Risco Classe B ­ risco isolado, da classe de ocupação 03 a 06, incluindo os depósitos das ocupações 01 e 02.
· Risco Classe C ­ risco isolado, classe de ocupação de 07 a 13.
· Risco Isolado ­ um imóvel é considerado de risco isolado quando obedecer às seguintes distâncias em relação às
edificações vizinhas:
4 metros ­ distância mínima entre paredes sem abertura e de material incombustível.
6 metros ­ distância mínima entre paredes com abertura em uma delas e devem ser de materiais incombustíveis.
8 metros ­ distância mínima entre paredes com abertura em ambas e devem ser de materiais incombustíveis.
Além do conceito de risco isolado em uma edificação, o Corpo de Bombeiros faz outras exigências quanto ao isolamento entre pavimentos, qual das alternativas corresponde ao tipo de isolamento entre pavimentos:
R: Piso de concreto armado de acordo com as normas da ABNT
	
	
	Toda edificação deve ser protegida por extintores, exceto as residências unifamiliares.
Além dessa afirmação, existem outras recomendações:
    I.   Cada UE (unidade extintora) pode proteger uma determinada área conforme o risco.
   II.   A distribuição dos extintores deverá ser equidistante, de forma que o usuário não necessite percorrer mais que as distâncias indicadas conforme o risco.
 III.   Cuidados: a altura da parte superior do extintor não deve ultrapassar 0,50 m:
- deve estar sempre obstruído;
- não deve ser colocado na escadaria;
- deve ficar em locais visíveis e sinalizados;
- não deve ficar no piso.
Está correto o que se afirma em: R: I e II
	
	Sobre a proteção por hidrantes no combate de incêndio, sabemos que esse sistema de proteção se destina a dar combate ao princípio de incêndio e auxiliar na ação dos bombeiros para debelar o incêndio. Afirma-se que:
I.Os hidrantes podem ser internos ou externos e distribuídos de tal forma que qualquer ponto da edificação possa ser coberto por jato d’água, considerando-se, no mínimo, 150 m de mangueira. II.Recomenda-se que um hidrante deve ficar próximo da porta de acesso, a uma distância máxima de 15 m. III.Em edificação multi-andares, os hidrantes devem estar distantes da escadaria a fim de evitar acidentes.
Está incorreto o que se afirma em: R: Todas as afirmações
	‘’ O volume mínimo de reservação deverá ser de 5,0 m3. Se a alimentação for por gravidade ou por “by-pass”, o volume de armazenamento deverá ser feito junto com o reservatório superior da edificação. Se for por bombeamento ou sob comando, deverá ser armazenado no reservatório inferior da edificação. O volume armazenado deverá alimentar continuamente os hidrantes em uso simultâneo em, pelo menos, 30 minutos.
Para dimensionar o reservatório ou determinar o volume de reservação necessária para combate a incêndio, deve-se estimar a pressão e vazão em cada hidrante em funcionamento simultâneo. Sobre a pressão podemos afirmar que:
I.A pressão mínima no ponto mais desfavorável deverá ser de 15 m.c.a. para os riscos classe A e B e de 20 m.c.a. para o risco classe C, exceto em edificação predominantemente residencial, sujeita à proteção por hidrantes, alimentada pelo reservatório elevado, e será permitida pressão dinâmica mínima de 6 m.c. II.Mesmo com sistema “by-pass”, também, em edificações destinadas à manipulação de combustíveis de todos os tipos e em edificação que substituir os hidrantes por outro tipo de proteção que produza jato sólido ou neblina, a pressão mínima será de 30 m.c.a. para área coberta e de 40 m.c.a. para área descoberta. III.A pressão mínima residual no hidrante mais desfavorável deverá ser alcançada considerando o uso simultâneo de hidrantes.
Está correto o que se afirma em: Todas as afirmações
	A instalação mostrada na figura a seguir tem diâmetro de 50 mm em aço carbono galvanizado. Os coeficientes de perdas de carga localizadas são: entrada e saída da tubulação K = 1,0, cotovelo 90° K = 0,9, curvas de 45° K = 0,2 e registro de ângulo, aberto, K = 5,0. Querendo-se reduzir a vazão para 1,96 L/s, pelo fechamento parcial do registro, determine a perda de carga localizada no registro e seu comprimento equivalente. (Utilizar a fórmula de Fair-Whipple-Hsiao) R: ∆h = 3,18 m e Le ≈ 87 m ‘’’
	
	A instalação hidráulica predial da figura está em um plano vertical e é toda em aço galvanizado novo com diâmetro de 1” e alimentada por uma vazão de 2,0 l/s de água. Os cotovelos são de raio curto e os registros, de gaveta. Determine qual deve ser o comprimento x para que as vazões que saem pelas extremidades A e B sejam iguais.
R: x = 1,88 m
	
	No sistema misto, algumas peças de utilização são ligadas com águas provenientes da rede e outras do reservatório ou de ambos. Normalmente, pias de cozinha, lavatórios e chuveiros têm duas alimentações. Figura - Sistema de distribuição misto R: As vantagens são: fornecimento contínuo de água; permite a instalação de válvula de descarga
		 
	Mangueira
	 
	Esguicho
	Risco
	Comprimento (m)
	Diâmetro (mm)
	Diâmetro (mm)
	A
	30
	38
	13
	B
	30
	38
	16
	C
	30
	38
	16
Sobre as mangueiras de incêndio, existe toda uma normativa bem como caracterização na escolha do tamanho da mesma, conforme mostra a tabela a Tabela - Comprimento e diâmetro da mangueira e respectivo bocal de esguicho
Sendo assim, podemos afirmar que:
 I.As mangueiras devem ser revestidas internamente com forro de borracha ou outro material de acordo com as especificações das normas técnicas II.O comprimento máximo das mangueiras, o diâmetro e respectivo esguicho serão escolhidos de acordo com a classe de risco atribuída à edificação. III.O menor comprimento escolhido para qualquer que seja o risco seria de 40 metros maior do que a norma recomenda pois poderão existir pontos de dobra não previstos por norma, mas que são expressamente recomendados pelos bombeiros. Está correto o que se afirma em: I e II
	
	
	Analise a figura a seguir de um corte do reservatório inferior:
R:É uma altura de limpeza para acúmulo de lodo para evitar a entrada de impurezas do reservatório no sistema de distribuição.Acerca do barrilete, podemos afirmar que: O barrilete é caracterizado pela tubulação que interliga as duas seções do reservatório superior e da qual partem as derivações correspondentes às diversas colunas de alimentação. II.   Quanto ao barrilete unificado, as ramificações para cada coluna partem diretamente da tubulação que liga as duas seções do reservatório. Colocam-se registros que permitem isolar uma ou outra seção do reservatório. Cada ramificação para uma determinada coluna correspondente tem o seu registro próprio. Essa é a vantagem, pois o controle e a manobra de abastecimento, bem como o isolamento das diversas colunas são feitos num único local da cobertura. III.   Quanto ao barrilete ramificado da tubulação que interliga as duas seções, saem ramais, que dão origem a derivações secundárias para as colunas de alimentação. Utiliza-se esse tipo de barrilete por razões de economia de encanamento. R: Todas as afirmações
	A água fria escoa com a vazão de 1 L/s no interior de uma canalização de diâmetro interno igual a 25 mm e comprimento (L = 15 m). Calcular a perda de carga que ocorrerá ao longo deste comprimento, respectivamente, no caso dessa canalização ser de aço carbono galvanizado. R: Perda de Carga Total = 4,77m  
	
	A água fria escoa com a vazão de 1,00 L/s no interior de uma canalização de PVC de diâmetro interno igual a 32 mm. A instalação é composta por L = 15 m de tubo e mais 2 Joelho de 90 (Comprimento equivalente = 2,00) e mais um Tê de saída Bilateral (Comprimento equivalente = 4,6). Calcular a perda de carga total total que ocorrerá nesta instalação.  R:Perda de Carga = 1,44m
	
	Queremos dimensionar um encanamento (ramal) que alimenta um banheiro, com as seguintes peças: vaso sanitário, um lavatório, um bidê, uma banheira e um chuveiro. R
D = 32mm
	Toda edificação deve ser protegida por extintores, exceto as residências unifamiliares.
Além dessa afirmação, existem outras recomendações:
    I.   Cada UE (unidade extintora) pode proteger uma determinada área conforme o risco.
   II.   A distribuição dos extintores deverá ser equidistante, de forma que o usuário não necessite percorrer mais que as distâncias indicadas conforme o risco.
 III.   Cuidados: a altura da parte superior do extintor não deve ultrapassar 0,50 m:
- deve estar sempre obstruído;
- não deve ser colocado na escadaria;
- deve ficar em locais visíveis e sinalizados;
- não deve ficar no piso.
Está correto o que se afirma em: R: I e II
	 Acerca de instalações de água quente, não pode-se afirmar : R: O isolamento deve ser com material de alta condutibilidade térmica, a fim de dissipar o calor antes da água atingir os sub-ramais.
	Sobre as mangueiras de incêndio, existe toda uma normativa bem como caracterização na escolha do tamanho da mesma, conforme mostra a tabela a seguir:
Tabela - Comprimento e diâmetro da mangueira e respectivo bocal de esguicho
Sendo assim, podemos afirmar que:
    I.As mangueiras devem ser revestidas internamente com forro de borracha ou outro material de acordo com as especificações das normas técnicas
   II.O comprimento máximo das mangueiras, o diâmetro e respectivo esguicho serão escolhidos de acordo com a classe de risco atribuída à edificação.
 III.O menor comprimento escolhido para qualquer que seja o risco seria de 40 metros maior do que a norma recomenda pois poderão existir pontos de dobra não previstos por norma, mas que são expressamente recomendados pelos bombeiros.
Está correto o que se afirma em: R: I e II
	Sobre a capacidade do storage e da potência da caldeira, podemos fazer as seguintes afirmações. I. O storage deve acumular uma quantidade de água quente tal que, durante o período de consumo máximo, não venha a faltar água quente. Vale ressaltar aqui que, enquanto se está consumindo água, a caldeira continua fornecendo calorias que vão sendo transferidas à água do storage. II. Considera-se que a água quente a ser utilizada esteja em torno dos 60°C. III. A determinação do consumo de sua duração não é fácil de se fazer com exatidão em certos casos, como apartamentos, hotéis e hospitais. No caso de colégios, pela maneira como funcionam esses estabelecimentos, pode-se calcular, com certa exatidão, o consumo médio e o tempo de duração da demanda máxima. Está correto o que se afirma em: R: I e III
	
	Toda edificação deve ser protegida por extintores, exceto as residências unifamiliares. Além dessa afirmação, existem outras recomendações. I.   Cada UE (unidade extintora) pode proteger uma determinada área conforme o risco II.   A distribuição dos extintores deverá ser equidistante, de forma que o usuário não necessite percorrer mais que as distâncias indicadas conforme o risco. III.   Cuidados: a altura da parte superior do extintor não deve ultrapassar 0,50 m:
- deve estar sempre obstruído; não deve ser colocado na escadaria; deve ficar em locais visíveis e sinalizados; não deve ficar no piso. Está correto o que se afirma em: R:I e II
	
	Sobre o projeto para a drenagem, em relação ao seu dimensionamento, devemos nos ater a alguns detalhes:
    I.   As chuvas geralmente se precipitam sobre superfícies inclinadas, telhados e lajes, ou superfícies horizontais, lajes e pisos. Após a precipitação, as águas podem escorrer até as calhas ou ralos e, através de condutos verticais e horizontais, irá até a sarjeta ou a galeria de águas pluviais. II.   No caso de coberturas horizontais de lajes, deve-se impedir o empoçamento, exceto durante as tempestades, visto que a situação é temporária. E essas superfícies devem ser impermeáveis. III.   Vazão de projeto é o elemento mais importante para o dimensionamento das calhas, condutores verticais e horizontais. A vazão de projeto é dada pela fórmula abaixo: Q = (i x A) / 60 Onde: Q: vazão de projeto em l/min; i: intensidade de chuva em mm/h; e, A: área de contribuição em m2. Está correto o que se afirma em: R: Todas as afirmações
	A norma de esgoto traz algumas recomendações para suas instalações:
    I.   Quando for adotada caixa sifonada ou sifão para receber despejos de lavatórios, banheiras, bidês, ralos e tanques, os respectivos ramais de descarga devem ser ligados conjuntamente ou por meio de caixa de passagem à caixa sifonada ou ao sifão.
   II.   Nas situações em que os conjuntos de lavatórios ou mictórios instalados em bateria nos sanitários coletivos, o ramal de esgoto que reúne os ramais de descarga de cada aparelho seja facilmente inspecionável.
 III.   Em instalações que venham a utilizar caixas retentoras de gordura, os ramais de descarga de pias de cozinha devem ser ligados diretamente às mesmas caixas ou a tubos de queda que nelas descarreguem.
Qual das alternativas mostra as incorretas: R: Apenas I.

Continue navegando