Buscar

materiais de construção 2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

A ___________________ é a propriedade pela qual a argamassa tende a conservar-se deformada após a retirada das tensões de deformação
	
	
	Plasticidade
Um dos tipos de aditivos mais recentes e inovador, são os aditivos superplastificantes e em relação a eles, considere as afirmações.
I) Os aditivos do tipo superplastificantes (SP) também são redutores de água.
II) os superplastificantes tem um poder de ação maior que os plastificantes e com isso podem reduzir mais a quantidade de água de amassamento nas argamassas e concretos.
III) Os superplastificantes são utilizados para produzir concretos de alta resistência e concretos auto adensáveis, utilizando como “fluidificantes”
IV) Estes superplastificantes são à base de formaldeído-sulfonado ou de naftaleno com inclusão de um copolímero.
V) Com o contato a estes produtos químicos, as partículas do cimento se dispersam mais facilmente, tornando-as carregadas negativamente, acontecendo uma repulsão eletrostática, o que faz com que o concreto diminua sua tensão superficial e melhora sua trabalhabilidade, de forma a ficar mais fluído.
Quanto às afirmações acima:
	Todas as afirmações estão corretas.
A substância em solução localizada nas águas naturais são formadas predominantemente por sais do qual se manifesta pela ação dos íons. A partir dessa informação, considere.
 I) Os íons que podem levar a reações expansivas em longo prazo cita-se aqui os componentes prejudiciais, sendo o sódio, potássio e o sulfato os que mais atuam diretamente no cimento ou sobre o agregado.
II) O cimento por ser um componente altamente alcalino irá favorecer reações expansivas.
III) Íons como o cloreto, sulfato e nitrato, alteram a hidratação do cimento causando a pega e o endurecimento pela mistura com o cálcio que elimina e reduz o teor de hidróxido de cálcio livre alterando a hidratação principalmente dos aluminatos.
IV) Outra ação que os íons cloreto, nitrato, sulfeto proporcionam é a corrosão das armaduras metálicas no concreto.
V) Quando se utiliza em concreto protendido com armaduras submetidas a tensões altamente elevadas a energia interna liberada favorece as reações químicas. Por isso é importante a ausência desses íons para não provocar corrosões ou reações expansivas
Em relação às afirmações acima
	Todas as afirmações estão corretas.
	Existem alguns tipos de impurezas presentes nas águas. Considere sobre tais impurezas.
I) Substância em suspensão, cita-se o silte e a argila que se evidenciam através da turbidez da água.
II) Nas argilas observa-se que uma mínima quantidade dessa partícula até mesmo bem esparramada em dimensões extremamente finas com diâmetros inferiores a 2 micrometros.
III) Partículas de silte ou de argilas por serem muito finas apresentam alto grau de reatividade eletrostática, sendo atraídas ao redor da superfície dos agregados fechando com isso os poros existentes na pasta do cimento.
IV) Quanto mais fina forem as partículas, mais suspensas elas ficam devido a sua baixa densidade específica, deixando a água turva.
V) Quanto mais fina forem as partículas, menos suspensas elas ficam devido a sua alta densidade específica, deixando a água mais limpa.
Quanto às afirmações acima:
	I, II, III e IV estão corretas; 
	A história e a idade do concreto proporcionam importantemente as suas características e propriedades. Considere sobre concreto as afirmações a seguir.
I) A partir da pega, o concreto pode ser considerado como um sólido.
II) O concreto é um material em evolução contínua, sendo sensível, às modificações das condições ambientes, físicas, químicas e mecânicas, com reações em geral muito lentas, registradas nas suas características.
III) A qualidade do concreto tem a ver com essas características e propriedades, mas devem ser consideradas relativamente, segundo a qualidade exigida para um determinada aplicação na construção.
IV) O conhecimento das propriedades e características, das suas possibilidades e limitações somados os fatores que se condicionam é o elemento que permite ao engenheiro escolher o material adequado para trabalhar em suas obras
	
	
	As afirmações I e II, III e IV estão correta
	Em geral, a propriedade mais importante considerada é a resistência do concreto. Considere as afirmações a seguir.
I) em várias situações práticas, algumas outras características como durabilidade e impermeabilidade podem ser de fato mais importantes.
II) por estar ligada diretamente à estrutura da pasta de cimento, a resistência normalmente dá uma idéia geral da qualidade do concreto.
III) Um dos fatores de fundamental importância para a resistência do concreto é a porosidade, que tem a ver com o volume relativo de poros na pasta de cimento.
IV) Uma das causas da queda na resistência podem ser os poros ou também conhecidos por vazios.
V) Os agregados presentes nos concretos podem ser outra fonte de enfraquecimento, pois podem conter, por exemplo, impurezas ou ainda provocar microfissurações na interface com a pasta de cimento.
Quanto às afirmações acima:
	
	
	Todas estão correta
	Considere as afirmativas a seguir sobre o concreto virado na obra.
I) Concreto “Virado na Obra” é uma forma popular de dizer que o concreto está sendo dosado e misturado, no canteiro da própria obra onde será aplicado.
II) Para fazer a dosagem dos componentes do concreto volumétricamente são utilizados baldes, latas ou caixotes de madeira com dimensões conhecidas.
III) Para a mistura e homogeneização do concreto são utilizadas pás, enxadas, ou pequenas betoneiras elétricas.
IV) “Virar o concreto na obra’ afeta na limpeza, na organização e no espaço disponível no canteiro, ocupa mais mão de obra, gasta mais água e energia elétrica, além das perdas de material devido a intempéries, falta de precisão na dosagem, etc.  
V) Uma medida que deve ser tomada para ‘virar na obra’ e não se perder nos custos é checar o volume recebido de todos os caminhões que chegam com areia e pedra, armazenar o cimento protegido de qualquer tipo de umidade (local coberto e afastado do piso).
Quanto às afirmações acima:
	
Todas estão correta
	Para os concretos dosados em central considere as afirmativas a seguir.
I) Devido necessidade crescente de se construir com qualidade, economia e rapidez, pelo desafio de se obter grandes resistências ou para atender às determinações das normas brasileiras. Assim foi introduzido a dosagem de concreto em empresas especializadas, as concreteiras.
II) É um concreto fornecido pelas empresas prestadoras de serviços de concretagem, através dos caminhões betoneira. Este concreto também é muito conhecido como concreto usinado.
III) Algumas das vantagens de se usar os concretos dosados em central são: eliminar os espações para estocagem de materiais como areia, brita, cimento; reduzir o desperdício de materiais; maior produtividade; garantia de qualidade; redução de mão-de-obra.
IV) Em comparação ao concreto virado em obra, tende a ser mais caro.
V) A mão-de-obra que trabalha nestas centrais devem ser especializadas em tecnologia do concreto.
Em relação às afirmações acima:
	Todas as afirmações estão corretas 
	O adensamento é a operação que tem por finalidade a eliminação do ar e dos vazios contidos na massa. Deve ser feito durante e imediatamente após o lançamento. Analise as afirmações referentes à essa situação.
I) O adensamento pode ser executado por processos manuais - socamento ou apiloamento - ou por processos mecânicos - vibração ou centrifugação.
II) Qualquer que seja o processo deve-se buscar que o concreto preencha todos os espaços da forma, evitando-se a formação de ninhos e a segregação dos componentes.
III) Deve ser evitada, também, a vibração junto a ferragem, quando o concreto for armado, para não ocasionar vazios que prejudiquem a aderência do concreto com a armadura.
IV) Quando bem executado, o adensamento melhora a resistência mecânica e aumenta a impermeabilidade, a resistência a intempéries e a aderência do concreto à armadura.
V) Para oadensamento manual podem ser usadas barras de aço ou pedaços de madeira que funcionarão como soquetes. A camada de concreto deve ser submetida a choques repetidos, sendo mais importante o número de golpes, do que a energia de cada golpe.
Em relação às afirmações acima:
	Todas as afirmações estão corretas. 
Sobre o transporte do concreto por bombeamento, considere as afirmações.
I) O transporte é feito por equipamento chamado bomba que empurra o concreto por meio de uma tubulação metálica, podendo vencer grandes alturas e/ou distâncias horizontais.
II) O transporte é feito por equipamento chamado bomba que empurra o concreto por meio de uma tubulação metálica, porém só pode ser bombeado em nível e a pequenas distâncias horizontais.
III) A grande vantagem da bomba é a capacidade de transportar volumes maiores de concreto em comparação com os sistemas usuais (carrinhos, jericas e caçambas), podendo atingir de 5 a 6 vezes mais metros cúbicos de concreto por hora, em relação a que outros meios atingem.
IV) As outras vantagens do bombeamento são obtidas com a maior produtividade,  menor gasto com mão-de-obra e menor energia de vibração (concreto mais plástico).
V) Em conjunto com a bomba pode-se usar lanças (caminhão-lança) que facilitam atingir todos os pontos de concretagem.
Quanto às afirmações acima
	I, III, IV e V estão corretas; 
	
	Como estudado e tendo o livro texto da disciplina de Materiais de Construção Civil II como referência, considere as afirmações sobre os tipos de vidros que podem ser usados na construção civil.
I) O vidro anti refletivo, usa a reflexão da luz golpeando perpendicularmente a superfície do vidro é de cerca de quatro por cento, e essa aumenta à medida em que o ângulo torna-se oblíquo. A necessidade de boa visão através de um vidro ininterrupta pela reflexão na superfície é usualmente requerida por vidros de gravuras. Existe, entretanto, muitas aplicações onde tal vista é uma vantagem, ou essencial como em lentes e óptica.
II) O vidro temperado é conhecido como endurecido, ou temperado, e é uma das duas maneiras geralmente usadas para melhorar a resistência do vidro, ao mesmo tempo alterando as suas características de quebra. Os termos diferem nas diferentes partes do mundo, mas uma distinção é geralmente feita entre o temperado (totalmente temperado) e o semi-temperado. O temperado é necessário para dar uma força genuína ao produto; o semi-temperado é usado para aumentar a resistência ao esforço térmico. O processo de temperamento envolve o aquecimento e rápido apagamento do vidro. A temperatura atingida é em torno de 150ºC acima da temperatura de transformação, e o vidro é assim plástico. O arrefecimento da superfície a solidifica, enquanto o interior do vidro ainda está esfriando-se e contraindo-se. A medida em que o interior continua a contrair, ele coloca a zona superficial em compressão, e é estendido em tensão. Num material típico 60% da parte interior está em tensão, e a parte superficial, correspondendo a 20% em cada lado está em compressão.
III) O vidro temperado é produzido com a característica de que quando quebrado fragmenta-se em pequenos pedaços, comparativamente seguro, sem bordas pontiagudas
IV) Os vidros laminados estendem-se desde simples vidros de segurança até complexos sistemas multicamadas e na combinação de vidros e plásticos, constituem um grupo de vidros extremamente importante. O princípio básico por trás do uso do vidro laminado é a combinação do vidro rígido e durável mas quebradiço, com as propriedades elásticas do plástico. A chave para o sucesso é a adesão, e a técnica de manufatura convencional envolve o uso de uma folha de polivinil butiral (PVB).
V) Tais vidros laminados apresentam vantagens sobre o uso do vidro plano sozinho, e uma delas é a segurança. O vidro numa vidraça quebrada permanecerá aderido à camada de PVB, minimizando o risco de danos e ferimentos;
Quanto às afirmações acima:
	Todas as afirmações estão corretas.

Outros materiais