Buscar

2º avaliando de c. política



Continue navegando


Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 201703696671)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Para Karl Marx, o Estado é uma entidade que representa os interesses da classe:
		
	
	analfabeta
	
	urbana
	 
	burguesa
	
	proletariada
	
	internacional
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201703667823)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	O Estado tem como condição essencial a territorialidade, pois o que o caracteriza como forma de sociedade política historicamente existente é, precisamente, seu caráter territorial. Nessa lógica é correto afirmar que:
		
	
	Assim como o território pode ser modificado, variar ao longo do tempo e até passar para o domínio de outro Estado, existem Estados sem território.
	
	No conceito de território não é necessário levar-se em consideração o elemento normativo, pois toda doutrina em torno do território tem caráter puramente geográfico.
	
	Sendo o território o âmbito espacial do poder de império que o Estado exerce sobre seus habitantes, há que se fazer a separação entre a sua base física e o seu espaço aéreo adjacente.
	
	Considerando-se o território como limite espacial dentro do qual o Estado exerce o poder de império sobre os cidadãos, este poder não atinge os seus próprios cidadãos quando estes se encontram em territórios de outros Estados.
	 
	Em um mesmo território só um estado exerce o poder com exclusividade, de tal modo que o espaço terrestre torna-se soberania territorial.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201703900972)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Julgue as proposições a seguir relativas ao Conceito de Política Social e assinale a opção incorreta.
		
	 
	Os critérios para alocar recursos seguem basicamente três modalidades: tradição; mercado; política e supõe que o surgimento de uma está diretamente relacionado com o desaparecimento de outra.
	
	O conceito de política social se defi ne em razão de seus componentes históricos e se refere às formas de proteções sociais desenvolvidas a partir da segunda metade do século XIX.
	
	A política social está referida a um conceito mais amplo de sistema de proteção social, isto é, formas às vezes mais, às vezes menos institucionalizadas que as sociedades constituem para proteger parte ou o conjunto de seus membros. Tais sistemas decorrem de certas vicissitudes da vida natural ou social, tais como a velhice, a doença, o infortúnio ou as privações.
	
	A política social, no mundo contemporâneo tem um núcleo, historicamente constituído, que engloba pelo menos as políticas de emprego e renda, de previdência, de saúde, de educação e de assistência social.
	
	Nas Ciências Sociais, de um modo geral, a política social é entendida como ação governamental com objetivos específicos relacionados com a proteção social.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201703666424)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Leia o texto abaixo atentando-se para as lacunas nele existentes. Características da Soberania. A Soberania é ________________, ou seja, é aplicada de maneira uniforme. É _________________, não podendo assim haver transação da Soberania de um Estado, a Soberania não pode ser comercializada jamais. Sendo ______________ a Soberania não padece ao tempo, não pode deixar de ser aplicada pelo seu desuso. Quando se trata da Soberania de forma ______________ é o mesmo que afirmar que a mesma não pode ser condicionada quando refere-se a sua aplicação. A característica ____________ diz que não existe poder igual ou maior do que o Soberano. A forma ___________ da Soberania é por conta do seu __________ ser exercido de forma imposta, de forma coativa, sob pena se não for cumprida. E o Poder Soberano é _____________, pois nasce juntamente com o Estado.
		
	
	Divisível - Alienável - Prescritível - Incondicional - Exclusiva - Coativa -Poder - Originário
	
	Inalienável - Inalienável- Imprescindível - Condicional - Inalienável - Submissa - Poder - Originário
	
	Imprescindível - Inalienável - Inalienável - Incondicional - Submissa - Originário - Poder - Originário
	 
	Indivisível - Inalienável - Imprescindível - Incondicional - Exclusiva - Coativa - Poder - Originário
	
	Prescritível - Inalienável - Imprescindível - Condicional - Exclusiva - Coativa - Poder - Originário
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201703086853)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	"Thomas Hobbes (1588-1679) era um intelectual monarquista convicto, que foi obrigado a exilar-se na Holanda durante a Revolução Puritana, ocorrida na Inglaterra entre 1642-1658, liderada por Oliver Cromwell. O Rei Carlos I havia sido preso pelos revolucionários e submetido a um tribunal parlamentar que o condenou à morte em 1649. Durante este tempo todo a nação inglesa viveu uma intensa convulsão social e política com várias facções brigando entre si pelo controle político da revolução." "Quando Locke escreveu os Dois Tratados sobre o Governo, a sua principal obra de filosofia política, tinha dois objetivos: refutar a doutrina do direito divino dos reis e do absolutismo régio, como tinha sido apresentada no livro de Robert Filmer, Patriarcha, assim como criar uma teoria que conciliasse a liberdade dos cidadãos com a manutenção da ordem política." A partir dos textos acima é possível saber quais as formas de governo defendidas por Hobbes e Locke, respectivamente. Nesse sentido, quais são elas?
		
	
	Teocracia e Fascismo.
	
	Republicanismo e Imperialismo.
	
	Democracia e Totalitarismo.
	
	Monarquia e Aristocracia.
	 
	Absolutismo e Parlamentarismo.