Buscar

Direito Administrativo para Gerentes no Setor Público atv 1

Prévia do material em texto

Direito Administrativo para Gerentes no Setor Público - Turma 02 A
Página inicial
Meus cursos
DAGSP-2017-T02A
Módulo I
Exercícios de Fixação - Módulo I
Parte superior do formulário
Questão 1
Ainda não respondida
Vale 10,00 ponto(s).
Marcar questão
Texto da questão
“Cláusulas Exorbitantes” são condições estabelecidas pela Lei nº 8.666/93 que favorecem o contratado frente à Administração.
 
Escolha uma opção:
Verdadeiro
Falso
Questão 2
Ainda não respondida
Vale 10,00 ponto(s).
Marcar questão
Texto da questão
O Tribunal de Contas julgara irregulares as contas do gestor de Contrato Administrativo quando evidenciarem impropriedade ou qualquer outra falta de natureza formal de que não resulte dano ao Erário.
Escolha uma opção:
Verdadeiro
Falso
Questão 3
Ainda não respondida
Vale 10,00 ponto(s).
Marcar questão
Texto da questão
Quanto às características do Contrato de Licitação, julgue os itens abaixo e assinale a sequência correta.
I - O Contrato Administrativo é oneroso, pois contém obrigações recíprocas para as partes contratantes.
      II - A bilateralidade indica que o Contrato Administrativo é a formação voluntária de um ajuste entre a Administração Pública e o particular, cada qual movido pelos próprios interesses.
      III - Os Contratos Administrativos exigem que as pessoas contratadas cumpram direta e pessoalmente as obrigações a que se vincularam, não lhes sendo permitido transferir para outros o cumprimento dessas obrigações, configurando a característica Celebração Intuitu Personae.
      IV - A comutatividade garante que, uma vez celebrado, o Contrato de Administração deve ser integralmente cumprido. As partes adquirem um direito à execução de seu objeto, sem espaço para mudanças ou desistência por simples capricho ou vontade infundada.
Escolha uma:
a. V, V, V, F
b. V, V, F, F
c. V, F, F, V
d. F, V, F, F
Questão 4
Ainda não respondida
Vale 10,00 ponto(s).
Marcar questão
Texto da questão
A respeito da Estabilidade do Contrato de Administração, marque as alternativas incorretas:
Escolha uma ou mais:
a. Uma vez celebrado o contrato, a estabilidade determina que seja integralmente cumprido.
b. Devido à estabilidade do Contrato Administrativo, a parte que motivar a rescisão antes de executado o objeto, mesmo sendo a Administração, deverá indenizar a parte que porventura tenha sido prejudicada.
c. Nos contratos de direito público uma das partes só pode exigir o cumprimento da obrigação da outra parte se houver cumprido integralmente suas próprias obrigações contratuais.
d. Apenas o atraso superior a 120 (cento e vinte) dias dos pagamentos devidos pela Administração decorrentes de obras, serviços ou fornecimento, ou parcelas destes já recebidos ou executados, salvo em caso de calamidade pública, grave perturbação da ordem interna ou guerra, assegurado ao contratado o direito de optar pela suspensão do cumprimento de suas obrigações até que seja normalizada a situação, constitui motivo para rescisão de contrato provocado pela Administração.
Questão 5
Ainda não respondida
Vale 10,00 ponto(s).
Marcar questão
Texto da questão
As ”Cláusulas Exorbitantes” nos Contratos Administrativos são condições estabelecidas pela Lei nº. 8.666/93 que favorecem a Administração frente ao contratado, tendo em vista a supremacia do interesse público sobre o particular. Julgue os itens abaixo e assinale a sequência correta.
I - A alteração unilateral do contrato é prerrogativa da Administração de modificar o contrato para melhor adequação às finalidades de interesse público, respeitados os direitos do contratado.
II -  É prerrogativa da Administração rescindir unilateralmente um Contrato Administrativo, sob qualquer circunstância.
III - A existência de cláusulas de garantia nos Contratos de Administração deve ser acordada entre a Administração e o contratado.
IV - Sempre que a equação obrigações x remuneração de um contrato se tornar desbalanceada em desfavor do contratado, deve a Administração rever as cláusulas econômicas da avença para retornar às condições iniciais pactuadas. Já nos contratos entre particulares, tal obrigação inexiste.
V -  Aplicação de penalidades: prerrogativa relacionada com o poder fiscalizatório, que permite a imposição de pena diretamente pela Administração ao contratado, dentro dos limites legais e estabelecidos no pacto.
Escolha uma:
a. F, F, F, V, V
b. V, V, F, F, V
c. V, V, F, V, F
d. V, F, F, V, V
Questão 6
Ainda não respondida
Vale 10,00 ponto(s).
Marcar questão
Texto da questão
A bilateralidade caracteriza o Contrato administrativo pelo equilíbrio das obrigações de ambas as partes, mantendo a equivalência dos deveres contratados.
 
Escolha uma opção:
Verdadeiro
Falso
Questão 7
Ainda não respondida
Vale 10,00 ponto(s).
Marcar questão
Texto da questão
Analise o caso abaixo e identifique o tipo evento que afetou o equilíbrio econômico-financeiro original do contrato.
 
Um contrato que previa a entrega futura de um determinado bem, quando da entrega, o preço do produto no mercado sofreu grande aumento em decorrência da inflação registrada entre a data da licitação e a da entrega, o que gerou um significativo prejuízo ao fornecedor. 
Escolha uma:
a. Fato do Príncipe
b. Teoria da Imprevisão
c. Caso Fortuito ou Força Maior
d. Fato da Administração
Questão 8
Ainda não respondida
Vale 10,00 ponto(s).
Marcar questão
Texto da questão
Existem determinadas situações que ensejam o desequilíbrio da equação econômico-financeira original dos Contratos Administrativos, julgue os itens abaixo e assinale a sequência correta.
 
I - Toda determinação estatal, positiva ou negativa, geral e imprevisível ou previsível, mas de consequências incalculáveis, que onera em demasia ou que impede a execução do contrato, obriga a Administração Pública a compensar os prejuízos do particular.
II - Fato do Príncipe é um ato da Administração que afeta o contrato de forma direta, ou seja, tem incidência exclusiva sobre as condições pactuadas.
III - Caso Fortuito ou força maior é todo acontecimento externo ao contrato, estranho à vontade das partes, imprevisível e inevitável, que causa um desequilíbrio muito grande, tornando a execução do contrato excessivamente onerosa para o contratado.
IV - Teoria da Imprevisão são eventos que por sua imprevisibilidade e inevitabilidade criam para o contratado a impossibilidade intransponível de normal execução do contrato.
Escolha uma:
a. V, V, F, V
b. V, V, F, V
c. V, F, F, F
d. F, V, F, V
Questão 9
Ainda não respondida
Vale 10,00 ponto(s).
Marcar questão
Texto da questão
Um contrato entre a administração e uma empresa privada tem como objetivo uma obra. Parte do material necessário para obra seria importado. Acontece que o governo, por intermédio de uma norma legal, eleva substancialmente a alíquota do imposto de importação desse material. Tal fato irá onerar substancialmente os custos do contratado, podendo até inviabilizar a obra, sem que o particular detenha qualquer ingerência sobre isso. O exemplo apresentado refere-se ao Fato do Príncipe, evento que pode afetar o equilíbrio econômico-financeiro do contrato original entre a administração e o contratado.
Escolha uma opção:
Verdadeiro
Falso
Questão 10
Ainda não respondida
Vale 10,00 ponto(s).
Marcar questão
Texto da questão
Um contrato entre a administração e uma empresa privada tem como objetivo uma obra. Parte do material necessário para obra seria importado. Acontece que o governo, por intermédio de uma norma legal, eleva substancialmente a alíquota do imposto de importação desse material. Tal fato irá onerar substancialmente os custos do contratado, podendo até inviabilizar a obra, sem que o particular detenha qualquer ingerência sobre isso. Este é um exemplo de que tipo de ocorrência contratual?
Escolha uma:
a. Fato da Administração
b. Fato do Príncipe
c. Caso Fortuito
d. Teoria da Imprevisão
Parte inferior do formulário

Continue navegando