Buscar

Custos Logísticos

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

CUSTOS LOGISTICOS
Para o sucesso de uma empresa é imprescindível que exista a gestão de Custos Logísticos. A logística tem funções primarias: transporte; manutenção de estoque e processamento dos pedidos, e funções de apoio: armazenagem, manuseio de materiais, embalagem de proteção, obtenção, programação do produto e manutenção da informação. 
Na logística temos custos aplicáveis: no relacionamento com o objeto são os custos diretos ou indiretos; no volume de atividade são custos fixos e variáveis; e os custos controláveis e não controláveis, os custos oportunidade, custo relevante, custos irrecuperáveis, custo incremental, marginal ou diferencial, custos ocultos, custo padrão, custo meta ou alvo, custo ciclo de vida e custo Kaizen relacionados ao processo de gestão.
O quesito transporte envolve a mobilização dos produtos, meios de transporte: ferrovia, rodovia, aéreo, hidroviário e transporte por dutos. Fatores econômicos são grandes influenciadores dos custos de transportes pois devem ser levados em consideração: distância, volume, densidade, facilidade de acondicionamento, facilidade de manuseio, responsabilidade e mercado. As vezes um transporte pode sair mais barato porém podem existir riscos ao produto neste transporte, exatamente por isso devem ser claramente calculados e pesquisados.
A manutenção de estoques deve ser custeada para no máximo ter a quantidade necessária para atender a demanda de clientes e não criar estocagem. A estocagem de produtos gera um custo que as vezes pode ser irreversível, um produto pode ser apenas de época, passando sua época você terá tido este custo e não terá o retorno pois aquela mercadoria não venderá mais passado sua “moda”, exemplo disso são os celulares, que a cada ano lançam modelos novos.
 Os custos de armazenagem e movimentação são um dos principais geradores de custos pois necessitam de eficiência e precisão. Muitas empresas tentam sincronizar a produção dos produtos com a demanda de mercado para evitar estocagem. A estocagem pode gerar custos desnecessários tais como: de funcionários a mais para manuseio, locação de prédio. Até mesmo condições climáticas devem ser levadas em conta. Em 2014, de acordo com o site de notícias G1, uma fábrica de cosméticos em São José dos Pinhais, em Curitiba, com as enchentes, teve um prejuízo que chegou a R$ 500 mil, a enxurrada rompeu a parede de concreto causando a destruição de máquinas, equipamentos e móveis. Assim sendo deve-se analisar bem o local e custos da armazenagem e movimentação.

Continue navegando