Buscar

Higiene Resumo

Prévia do material em texto

IMMIG, Joana Ozga. Higienização na Indústria de Alimentos. Porto Alegre, 2013. Dissertação (Graduação em Medicina Veterinária). Coordenadoria de Graduação, Universidade Federal Do Rio Grande Do Sul.
A higienização de certa forma agrega confiabilidade a um produto. A autora IMMIG (2013), aborda orientações para a higienização na indústria alimentícias de laticínios no âmbito das Boas Práticas de Fabricação (BPF) abrange o tema em questão, na obra “Higienização na Indústria de Alimentos.” O artigo desenvolve requisitos que são especificamente da higiene na indústria de laticínios em cada etapa de limpeza, e o uso de diferentes produtos para higienização e sanitização.
 	Vale enfatizar a importância ressaltada na obra, as vantagens em relação a respeito da higienização. Sendo que as indústrias acentuam-se e agregam valor, ou seja, o produto passa a apresentar segurança alimentar, dessa forma adquiri reconhecimento por sua qualidade e confiança. Portanto pesquisas são de grande importância, e o acatamento por cada etapa do processo de higienização. Conforme Immig (2013, p. 681), “Preocupação com a saúde pública é respeitar o consumidor, oferecendo a ele produtos que lhes garantam uma vida saudável”.
O texto aborda em determinado momento estratégias preventivas essenciais para evitar problemas ao longo do processamento do leite nas indústrias, sendo uma estrutura básica e simples. Segundo Immig (2013) o conhecimento sobre as etapas de higienização, utilização de produtos de higiene autorizados no Brasil, respeitando a temperatura, tempo e concentração fornecidos pelo fabricante, além do correto armazenamento e da consideração dos efeitos sobre pessoas, equipamentos superfícies e meio ambiente são aspectos de suma importância para obtenção de produtos inóxios. A autora aponta formas simples de auxiliar manipuladores (funcionários) a buscar elaborar boas práticas, treinamento e conscientização são fundamentais para o sucesso da fabricação, assim qualificando o produto final.
 Portanto o artigo visa o aprimoramento de técnicas de higienização, assim fazendo um mercado competitivo, produção e o processamento de leite de alta qualidade é uma situação que beneficia tanto aos produtores e à indústria, como também aos consumidores e é importante para garantir a confiança do consumidor e a competitividade da cadeia produtiva do leite no Brasil a médio e longo prazo.

Continue navegando