Buscar

AV1 TOPICOS DE LIBRA SURDEZ

Prévia do material em texto

Data: 24/11/2017 21:16:43
	
	 1a Questão (Ref.: 201702869829)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Segundo o modelo gerativista (Chomsky, 1984), as línguas de sinais e as línguas orais possuem uma gramática universal, ou seja, todos os idiomas comportam uma estrutura profunda, princípios comuns, que vão se transformando por meio de regras particulares na superfície dos enunciados, das orações, das sentenças. A exemplo disso, todas as línguas constroem frases, as quais requerem sujeitos e predicados nas sentenças, porém os seus núcleos são marcados de forma específica, a saber, em português os verbos podem ser conjugados, em LIBRAS os verbos se apresentam sempre no infinitivo. Sustentando-se nessa concepção, explicite as principais diferenças entre a LIBRAS e a língua portuguesa.
 
 
 
 
 
		
	
Resposta: Libras é uma extenção da linguá portuguesa, tendo como meios comunicativos gestos e com uso de gramáticas usadas na lingua portuguesa.
	
Gabarito:
A LIBRAS é uma língua de modalidade viso-espacial, baseada nas experiências visuais das comunidades surdas, mediante as interações culturais surdas, sendo a primeira língua dos surdos brasileiros. Estrutura as frases e sentenças em uma sintaxe espacial. Seu plano fonológico é constituído por 5 parâmetros (Configuração de mãos, Orientação, Ponto de Articulação, Movimento, Expressões Faciais e Corporais), não tem marcação de gênero nem escrita, ou seja, é uma língua ágrafa. Para os ouvintes é uma segunda língua.  A língua portuguesa é um língua de modalidade oral-auditiva, o seu plano fonológico é constituído de sons e letras. A formação das frases e sentenças segue uma sintaxe linear, uma palavra após a outra. Para os ouvintes brasileiros é a primeira língua, enquanto para os surdos brasileiros é a segunda língua. O gênero é marcado e a escrita é alfabética.
 
 
 
 
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201702262479)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	1- EM Língua Portuguesa o advérbio é a palavra que modifica o verbo, exprimindo a circunstância da ação verbal (tempo, modo, intensidade, etc.). Sabemos que na LIBRAS eles também apresentam uma importância na construção da sentença. Qual a Importância sintática dos advérbios de tempo na sentença em LIBRAS? ( Aula 06)
		
	
Resposta: Ele tem importãncia para diferenciar determinadas sentenças das quais tem seus gestos similares.
	
Gabarito: R: São utilizados como uma espécie de marca sintática para indicar o tempo verbal na frase. Em geral, ficam no início da frase.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201702638281)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Marque a alternativa em que a datilologia da palavra abaixo corresponde ao nome por extenso
 
		
	
	Língua de sinais do Brasil
	
	Linguagem de sinais brasileira
	 
	Linguagem brasileira de sinais
	 
	Língua brasileira de sinais
	
	Línguas brasileiras de sinais
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201702162160)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Uma língua específica desenvolve infinitas combinações linguísticas (ou seja, na língua) que formam as regras desse idioma.
 Dessa afirmativa, assinale a alternativa CORRETA:
		
	 
	A libras possui os elementos gramaticais similar às línguas orais como, por exemplo, a sintaxe.
	
	A libras possui os elementos gramaticais, mas de forma irregular.
	 
	A libras possui gestos gramaticalizados.
	
	A libras possui gestos gramaticalizados que satisfazem a comunicação entre os surdos.
	
	A libras não possui sinais gramaticalizados.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201702648301)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A Declaração de Salamanca foi uma assembleia cujo tema principal foi a Educação Especial, realizou-se em 1994, na Espanha. Nessa Declaração, tem-se como uma das principais premissas voltadas para as pessoas com deficiência e surdas a seguinte assertiva:
		
	
	Escolas Especiais são espaços de manutenção das pessoas com deficiência e surdas.
	
	Escolas regulares não podem matricular alunos com deficiência e surdos.
	
	Escolas Especiais devem ter a exclusividade da matrícula dos alunos com deficiências e surdos.
	
	Escolas inclusivas devem julgar se os alunos com deficiência e surdos podem frequentar as salas de aulas com alunos sem deficiência e ouvintes.
	 
	Escolas regulares que possuam orientação inclusiva, constituem os meios mais eficazes de combater atitudes discriminatórias, criando-se comunidades acolhedoras.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201702266003)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Cerca de 98% das famílias de surdos não sabem LIBRAS, os pais muitas vezes entram em luto interior ao descobrir que o filho é surdo, ficam entre a "frustração" e a devoção de cuidar do filho inesperado. Contrariamente, Joana e Antônio ao receberem o diagnóstico de surdez de seu primeiro filho, resolvem entrar em um curso de LIBRAS para aprenderem LIBRAS e assim possibilitar ao filho surdo o acesso ao desenvolvimento linguístico em tempo real e igual ao das crianças ouvintes. A atitude de Joana e Antônio
		
	
	Está errada porque a rejeição à LIBRAS proporciona ao surdo o conhecimento e a aquisição da ¿cultura ouvinte¿, isso é mais importante para a criança surda do que a aquisição da LIBRAS e do conhecimento da cultura surda.
	
	Está certa porque provocaram a aquisição natural da linguagem de sinais, entretanto com o cuidado de o filho surdo mudo não deixar de oralizar, porque a língua portuguesa deve ser a primeira língua do surdo mudo
	
	Está errada porque os pais devem estimular o filho surdo à oralização, à leitura labial, ninguém da família deve saber LIBRAS para que ele não tenha preguiça de falar.
	 
	Está certa porque vão compartilhar uma língua comum e de instrução com seu filho e também oferecer a ele a LIBRAS como língua natural e primeira desde a tenra idade, propiciando um desenvolvimento pleno da criança
	
	Está certa porque todos da família devem saber LIBRAS, porém o uso excessivo da LIBRAS poderá prejudicar o desenvolvimento cognitivo da criança surda quando começar a frequentar a escola
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201702638206)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	O argumento que sustenta a afirmação de que os surdos têm uma língua que estrutura-se a partir da ideia de:
		
	
	A única cultura a qual os surdos têm acesso é a dita cultura surda.
	
	A língua de sinais e a cultura surda são aspectos menos relevantes para a sociedade, o mais correto é a leitura labial como marca de identidade ouvintista.
	
	Por serem minoria,os surdos precisavam inventar uma forma de comunicação particular.
	 
	Como um ser dotado de capacidade linguística, o surdo, é capaz de decodificar logicamente o mundo a partir de esquemas físicos e mentais.
	 
	Sem uma língua de sinais os surdos não teriam nenhum tipo de identidade.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201702652045)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Na LIBRAS não há desinências temporais nas formas verbais, os verbos ficam na frase quase sempre no infinitivo. Os advérbios de tempo determinam se ação ocorre no passado, no presente ou no futuro. Marque a ÚNICA opção em que todas as palavras são advérbios de tempo.
		
	
	Apenas, senão, ali, certo.
	
	Agora, porque, hoje, amanhã.
	
	Hoje, como, agora, amanhã.
	
	Amanhã, jamais, ele, hoje.
	 
	Ontem, hoje, amanhã, agora.
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201702160751)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Como a libras é um idioma completo, assume uma das características das línguas, que é a flexibilidade. Ela se modifica segundo os esquemas sociais de comunicação e segundo as intenções dos falantes, que por sua vez, usam-na para produzir discurso com intuito de persuadir alguém sobre algo; dessa forma, precisam reelaborar constantemente as ordens nas frases. Logo na libras há várias ordenações frasais.
		
	 
	Verdadeiro, pois podemos, por exemplo, tem a ordem SOV.
	
	Verdadeiro, mas essas ordensnão são muito gramaticais.
	
	Falso, porque na LIBRAS as ordens não flexionam.
	
	Falso, já que não existem nas línguas orais.
	 
	Falso, porque na LIBRAS as ordens são sempre as mesmas.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201702653560)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Vivemos em um mundo onde os fatos estão acontecendo a todo momento. As pessoas ouvintes possuem vários canais de acesso a essas informações, no entanto, os surdos ainda sofrem com a falta de acessibilidade à comunicação e à informação. Assinale a ÚNICA opção que reflete o pressuposto de acessibilidade comunicacional:
		
	
	Que os governos não disponibilizem uma central de informações via sms onde todos os surdos possam receber informações sobre o direito à acessibilidade na comunicação.
	 
	A partir de politicas linguísticas e inclusivas pelas quais são feitas as orientações para disponibilizar informações em LIBRAS e closed caption em telejornais e demais programas televisivos.
	
	Que as reportagem sejam transmitidas de formas mais ilustrativas, para que facilite o entendimento da pessoa Surda
	
	A partir da leitura em Braile, o que facilitaria o contato com o surdo.
	
	Que o governo não se preocupe em determinar que todos os aparelhos de TV possuam a função closed caption.

Continue navegando