Buscar

Etica da Contabilidade Capitulo 7

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Ética Profissional de Contabilidade – Atuação do Profissional
Introdução
Administrando Pessoas
Administrando Informações
Administrando Recursos
Resumo
Introdução
Os contabilistas podem ser classificados de duas formas; os Bacharéis em Ciências Contábeis e os Técnicos em Contabilidade frisando que alguns tipos de trabalhos são privativos do Bacharel, tanto bacharel quanto técnico atuam nas mais diversas áreas.
O contabilista pode atuar como empregado, empregador e profissional liberal sendo capaz de atuar em áreas que não são especificas de contabilidade.
O contador é responsável por pelas informações do patrimônio e dos negócios que pertencem a terceiros.
No setor privado o contabilista com o conhecimento das informações financeiras, estratégicas e do patrimônio usando as para tomadas de decisões, planejamento operacional, investimentos e etc.
No setor público o contabilista tem as informações financeiras e orçamentarias públicas de acordo com seu órgão público, podendo elaborar projetos, controles e etc.
O auditor emite opiniões sobre as informações e demonstrações contábeis das empresas por ele auditadas, necessitando das informações relevantes da empresa para assim opinar. 
Como podemos ver as informações são de grande importância ao contabilista podendo coloca-lo em situação de conflito de interesses em algumas decisões sendo assim exigindo ética na sua atuação.
O contador também tem de lidar com o fator humano e aos recursos utilizados na sua atuação profissional, em todos os casos usando um comportamento ético para um bom relacionamento profissional e com o uso adequado dos recursos.
O capitulo tem como intuito de demonstrar o comportamento ético dos contabilistas nas mais diversas áreas em que atua.
Administrando pessoas 
O contabilista que gerencia pessoas deve ter em sua mente a importância da liderança, mas o que faz alguém ser um bom líder?
Geralmente as características encontradas em um bom líder são como honestidade, carisma, coragem, honra e etc., sendo o líder responsável por conduzir as pessoas a um objetivo em comum, muito comum que os contabilistas tenham cargos de liderança no trabalho que assume.
Um líder com a confiança de seus liderados terá mais propensão de alcançar os seus objetivos, com alguns assuntos merecendo destaque:
O comportamento do líder
O líder deve ser exemplo aos seus funcionários mostrando um comportamento integro e ético quanto as suas responsabilidades.
O respeito humano
O líder deve se atentar que a busca ao objetivo não afete ou gere algum tipo desrespeito aos funcionários, assim conciliando o respeito humano aos objetivos estabelecidos.
A liderança
A troca de informações e experiências é muito importante no âmbito do trabalho, pois o líder deve reconhecer que tem limitações com isto compartilhando algumas responsabilidades sem medo que perca a liderança.
As regras
O fato de ser líder não elimina a obrigação do líder de seguir as regras estabelecidas pelo CEPC, as éticas estabelecidas pela sociedade e da organização que presta serviço cobrando o mesmo aos que estão sobre sua responsabilidade.
As regras devem ser as mesmas pra todos, o líder não pode agir de forma que crie vantagens pra si ou qualquer um.
O líder deve sempre buscar se renovar quanto a sua capacitação nas mais diversas áreas.

Outros materiais