Buscar

2 texto Brother Sam Carlos Fico

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Brother sam
- EUA rapidamente apoiam o novo regime no Brasil, o reconhecem quando Goulart ainda esta em solo brasileiro. Isso gera questionamentos internos e externos.
- the color of legitimacy: preocupados com a visão externa do regime, os militares tentaram dar um ar de legitimação, através dos atos institucionais, atos complementares, decreto etc.. Não enfrentou então tantos problemas de reconhecimentos externo, apenas de lguns países latino americano.
- Segundo a constituição, após a queda de Goulart , que foi inconstitucional, quem deveria assumir o poder era o ministro da câmara. E assim foi, para tentar parecer um ato legitimo, Mazzili assumiu o poder por treze dias. Após, o congresso nacional votou e escolheu o Castelo Branco como presidente.
- o presidente mazili pediu ao embaixador americano Gordon q ajudasse a criar uma versão oficial dos fatos que pudesse ser apresentada internacionalmente 
- Tópicos da versão q tenta justificar o golpe: a vacância do cargo, a influência comunista, oposição unanime dos poderes constituídos.
- versão q corria na italia: Goulart era apenas um reformista de centro esquerda que teria sido deposto por generais direitistas, financistas e aristicratas todos com encorajamento e assistências dos eua.
- um contradição: mesmo seguindo o q a constituição manda, se dizendo constitucional, o Itamaraty angariava esforços p reconhecimento externo.
- Venezuela foi contra o regime. A doutrina Betancourt : não reconhecer governos provenientes de golpes militares.
- Uruguai: um caso mais complicado, já q concedeu asilo politico a Goulart. Mas com atraso, acabou reconhecendo.
- México reconheceu rapidamente, mas pediu q o brasil continuasse com a PEI.
Na Costa rica havia um doutrina parecida com a Venezuela, mas eles acabaram acreditando q Gourlart queria uma ditadura esquerdista, então aceitaram o regime
- No Chile os EUA com a CIA gastaram milhares de votos p Eduardo Frei (democrata cristão) ganhar a eleição em cima de Salvador Allende (apoiado por socialistas e comunistas).
- Cuba de Fidel não acreditou na versão americana e Fidel chegou a dizer que o golpe foi forjado pelo pentágono.
- A Europa, mesmo que não acreditasse totalmente na versão americana. Preferiam se abster .
- ao assumir o poder, censura militar chegou a chocar os funcionários americanos. Começaram com os jornais. Secretário de estado Rusk escreveu preocupado com a aparência de legitimidade.
- os americanos se excederam na operação brother sam. O embaixador gordon já havia ido longe demais e disse ao secretário risk q não voltaria atrás e q sabia q os militares poderiam ir muito além do q eles imaginavam, mas era um risco q deveria correr. O Brasil passou a ter uma politica tão forte de subserviência q o autor chama de involução diplomática se compara a politica q vinha se desenvolvendo desde janio quadros.
- Não foi só o brasil q se comprometeu com os EUA, eles tb se comprometeram com a gente, quando viseram vista grossa a repressão q havia aqui e continuavam apoiando o regime.
- Tentando alertar os militares de q a aparência de legitimidade estava ameaçada, Gordon fala com Costa e Silva e não é bem recebido. Costa e Silva diz q é muito mais importante tirar os comunistas do Brasil a qualquer custo
- com o primeiro AI, Gordon escreve dando justificativas p os EUA mesmo assim continuar apoiando o regime. A ato seria aplicado moderadamente graças a um líder sábio (castelo branco), alguma aparência de constitucionalidade estava mantida e as punições eram merecidas.
Eua manteve assistência econômica ao brasil durante o golpe. Emprestou dinheiro e fez c q o pais conseguisse negocialçoes de deividas e mais empréstimos em outros lugares.
Brasil auxilia no vietna mandando remédio e jornalistas p fazer repoetagens pró ocidentais.
Apoia a intervenção dos eua na rep dominicana. 
Castelo branco teve apoio dos eua mas n cumpriu seus objetivos: manter-se na esfera da legalidade e conduzir moderadamente os anseios punitivos dos militares mais linha dura.
O AI 2 foi um divisor de águas e visto com maus olhos pelos eua q decidiram n se declarar a respeito disso publicamente. Mas Rusk pede q Gordon trace sugestões p q os militares brasileiros n seguissem a linha do autoritarismo.
Vaza noticiais internacionais sobre censura brasileira. 
Após o ai 2 gordon passa a ser criticado em seu próprio governo. O departamente de estado passa a crer q a politica de total apoio ao gov castelo branco aumento mais o antiamericanismo do q diminuiu. Havia no Brasil um pensamento de que o Brasil estava tendo cada vez mais um papel importante no cenário internacional e por isso deveria agir mais independentemente.
Anos depois quando o ai5 foi instituído, Rusk reconhece que erraram em n recuar quando o AI1 foi assinado por Castelo.
 
Anotações:
O texto utiliza fontes primárias. Os eua tenta fazer parecer q o golpe era de forma democrática. Venezuela n aceita. 
O golpe brasileiro influenciou no chile
Medo de um golpe comunista no Brasil.
- Carlos fico diz q a ditadura foi civil militar, 
O autor vai narrando os fatos de acordo com suas fontes. Texto narrativo que não visa problematizar e sim basear-se nos documentos diplomáticos p falar dos indivíduos que eram chefes de estado.
Houve nuancias e mudanças em relação aos períodos que compreendem a ditadura e o seu posicionamento subserviente (Castelo Branco muito e costa e silva mais independente)

Outros materiais