Buscar

Tecnologia da Contrução

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

VA 1
A figura a seguir apresenta a realização de um teste com amostra de concreto ainda fresco
Consistência do concreto
Métodos mais comuns utilizados durante o processo de cura de concreto, inclui-se:
I – Utilizar produtos apropriados para produzir uma película impermeável na superfície concreta.
II – Manter uma lamina de água sobre a superfície de concreto moldada.
III – Molhar continuamente a superfície concretada, no mínimo 3 dias após a moldagem da peça. 
Quais os métodos mais utilizados para locação da edificação e suas respectivas características? LOCAÇÃO POR CAVALETES: Processo de locação muito antigo e não muito confiável, pois oferece muitos riscos de deslocamentos provocados por circulação de equipamentos e operários. Utilizados em obras de pequeno porte, com poucos elementos a serem locados, como: pequenas ampliações, garagens, barracões e etc. 
Vantagem: utiliza menos quantidade de material (estacas e tábuas)
Desvantagem: deslocamentos dos cavaletes, devido à circulação no local, não são percebidos, acarretando assim em erros de locação e alinhamento.
Execução: As marcações serão executadas com linhas de nylon percorrendo os pregos fixados nos sarrafo, assim determinando o alinhamento e o eixo dos elementos locados.
LOCAÇÃO POR GABARITO: Conhecida também como tabeira, tábua corrida ou tabela; Indicada para obras maiores, com muitos elementos a serem locados; Consiste em contornar toda a futura edificação com um cavalete contínuo, constituído de estacas e sarrafos a uma altura aproximadamente de 1,00m do solo. Os sarrafos devem estar alinhados e nivelados. Os gabaritos são seguros e as marcações efetuadas nos sarrafos permaneceram por mais tempo, facilitando a conferência durante o desenvolvimento da obra.
Vantagem: menor chance de perda do nível e alinhamento.
Desvantagem: maior consumo de materiais, tais como tábua, pontaletes e pregos.
Execução: Fixa o 1°pontalete aprumado e em seguida os demais; Os pontaletes intermediários devem estar alinhados com os das extremidades. Repete-se o mesmo procedimento para a armação dos outros lados fechando-se o gabarito. Pontaletes aprumados e sarrafos niveladas; A partir da primeira face, marcar as demais faces do gabarito conferindo sempre até travar o conjunto; Com duas linhas de nylon (n°80) esticadas a partir da demarcação do gabarito e no cruzamento das linhas ,transferir as coordenadas do elemento a ser executado para o terreno usando prumo de centro (250g) , marcando o ponto exato (eixo) e demarcando com um piquete
Sobre a área de vivencia, qual está de acordo com a norma?
Todo canteiro de obra deve possuir vestiário para troca de roupas dos trabalhadores que não residem na obra e, no caso de haver alojamento, possuir áreas específicas para alojamentos, lavanderia e lazer. 
Em uma sondagem, determinar trechos, foram necessários 6 golpes para cravar a amostrador 15 cm no terreno. Em seguida, aplica-se 7 golpes para cravar o amostrador ,mais de 15 cm. Foram requeridos 9 golpes, para cravar os ultimo9s 15 cm. O numero N apresentado no laudo de soldagem para este trecho foi igual a? 
R: 16 – N= 7 + 9 = 16
Descreva o processo de compra, programar, receber e validar as características do concreto.
Devemos programar com antecedência a entrega do concreto, informando alguns dados como: Localização da obra; Volume; Resistência característica do concreto a compressão (fck), pré-definido pelo calculista; Abatimento adequado (slump test), pré-definido pelo calculista.
O recebimento deve se proceder com a verificação da conformidade das informações contidas na nota fiscal com as previamente solicitadas: Nome da empresa e da obra; Lacre da bica; Volume; Resistência característica do concreto a compressão (fck); Verificar o abatimento adequado (slump test).
O slump test consiste em verificar a consistência do concreto. Após a determinação da trabalhabilidade, o caminhão estará liberado para a descarga do concreto.
Devemos providenciar a coleta para ensaio da resistência a compressão, seguindo as. A verificação da resistência será feita através de 6 amostras na porção de 40 a 30 m³ de concreto, onde serão moldado o corpo de prova na hora e deverão ser encaminhados para o teste em laboratório, 2 dessas amostras devem ser rompidas após 7 dias, outras 2 após 14 dias e as 2 ultimas após 28 dias da concretagem. 
Em edificações, há vários tipos de fundações. Considere as afirmações abaixo sobre tipo de radier?
É uma fundação superficial.

Outros materiais