Buscar

menino de pijama filme

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Data de lançamento 12 de dezembro de 2008 (1h 30min)
Direção: Mark Herman
Elenco: Asa Butterfield, Vera Farmiga, David Thewlis mais
Gênero Drama
Nacionalidades EUA, Reino Unido
Por volta do ano de 1940 na Alemanha, a vida de um garoto de nove anos chamado Bruno, mudaria completamente. Certo dia chegando em casa seu pai lhe diz que recebeu uma promoção e que a família irá se mudar para outra região. Para Bruno seu pai era apenas um soldado, mas na realidade era um oficial nazista, e essa promoção era assumir o cargo de direção de um campo de concentração, na qual o pai de Bruno escondeu de todos.
Bruno então começa a sentir muito sozinho, pois na sua nova casa não tem vizinhos, e se vê obrigado a ter aulas particulares em casa com um professor que era nazista. Porém um dia da janela do quarto de Bruno ele avista uma fazenda, onde haviam adultos e crianças que usavam pijamas listrados, então começa a ver a possibilidade de fazer novos amigos. Mas toda vez que perguntava para seus pais ou sua irmã, sobre aquelas pessoas da fazenda o ignoravam, mas era enfatizado que de maneira alguma fosse ali. Isso desperta em Bruno o desejo de conhecer mais sobre aquelas pessoas, se vestiam iguais. Então desobedecendo as ordens dos pais Bruno vai até a fazenda onde conhece Shmuel que também era um garoto que também tinha 9 anos de idade, mas que não podia brinca somente trabalhar o dia todo. A amizade foi crescendo, fazendo com que despertasse em Bruno o desejo de todos os dias ir brincar com seu amigo as escondidas.
A essa altura sua mãe descobre que a fazenda ao lado é um campo de concentração e que a fumaça preta e o forte odor que vem daquela fazenda se trata do extermínio de judeus. Muito aflita dessa descoberta, ainda vê filha tomando uma postura totalmente diferente que gostaria, devido as aulas particulares e seu envolvimento com um soldado. E o mais assustador ver seu marido cada vez mais envolvido em algo que ela não gosta. De tanto insistir consegue a permissão do marido para voltar com os filhos para Berlim.
Bruno sabendo que no dia seguinte iria voltar para Berlin, vai até ao amigo contar a notícia e se despedir. Chegando até o amigo o encontra muito triste, pois seu pai foi levado para trabalhar com alguns homens e não retornou. Então Bruno decide ajudar seu amigo, mas para procurar teria que passar para o outro lado da cerca, então combinam que no dia seguinte logo cedo ele iria até lá para procurarem juntos pelo pai do amigo, mas para isso Shmuel teria que arrumar um pijama para ele também. Como combinado no dia seguinte chega cedo, troca de roupa e passa para o outro lado da cerca. Mas de repente começa um alvoroço, as pessoas são obrigadas a entrar em uma câmera de gás e Bruno foi levado junto com esse grupo, onde foram todos mortos. A família de Bruno percebe que o menino sumiu e começam a procurar pelos arredores, até que chegam no campo e se deparam com uma abertura embaixo da cerca. Seu pai procura angustiado por todo o campo de concentração, quando avista a fumaça subindo, então ele se lembra que aquele dia era o dia que os judeus era levados para a câmera de gás e eram exterminados. Só então ele percebe que Bruno havia sido levado junto com os judeus para a morte.
Conclusão: O filme relata a amizade sincera de dois garotos da mesma idade, em meio ao exterminios dos judeus. Seres humanos tratados como lixo, sem o direito de ir e vir, sem ao menos ter uma alimentação e uma moradia digna. Relata claramente a desigualdade entre homens daquela época. Uns com muitos bens e outros com nada, e muito menos com direito a vida.
A amizade tem esse poder de que afasta os medos, desfaz amarras, sustém o golpe fatal, ampara a queda, reata as partes, clareia as sombras da alma, recobra as forças vacilantes e faz começo o que já era fim. “ Charlie Chaplin ”

Outros materiais