Buscar

AV. SOCIOLOGIA JURÍDICA E JUDICIÁRIA 2017.2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Avaliação: CCJ0145_AV_ (AG) » SOCIOLOGIA JURÍDICA E JUDICIÁRIA
	Tipo de Avaliação: AV
	Aluno: 
	Professor:
	ARTUR NUNES GOMES
	Turma: 9011/AK
	Nota da Prova: 9,0    Nota de Partic.: 1   Av. Parcial 2  Data: 21/11/2017 16:20:23
	
Estação de trabalho liberada pelo CPF 72328967353 com o token 712625 em 21/11/2017 16:01:45.
	
	 1a Questão (Ref.: 201704032886)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Quanto à sociologia jurídica, julgue a frase abaixo como correta ou incorreta e justifique sua resposta. No funcionamento da sociedade, o conflito é permanente, pois a interação social é sempre conflituosa. Por isso, considera-se que o direito não é capaz de resolver conflitos, já que estes não desaparecem do contexto social e podem, ainda, provocar novas situações conflituosas.
		
	
Resposta: "No funcionamento da sociedade, o conflito é permanente, pois a interação social é sempre conflituosa." O trecho da frase a cima esta correta, pois onde existem pessoas vivendo em comunidade sempre existira conflito. "Por isso, considera-se que o direito não é capaz de resolver conflitos, já que estes não desaparecem do contexto social e podem, ainda, provocar novas situações conflituosas." Já o trecho do texto citado acima esta parcialmente incorreto, onde diz que o direito é incapaz de resolver conflitos. O direto é capaz sim de resolver conflitos em alguns casos concretos, tanto pelo receio à punição como também pela punição concretizada.
	
Gabarito: O aluno deve demonstrar que a primeira função social do direito é prevenir conflitos. Quando a prevenção não é possível, este deve compor conflitos, o que pode ser feito a partir de diferentes critérios, como autocomposição, composição voluntária, composição jurídica.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201703855479)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Na sociedade contemporânea, o consumo é altamente estimulado não somente pelos meios de comunicação em massa, como também pelo próprio governo. Tal fenômeno elege algumas prioridades para vidas das pessoas o ato de consumir, aliado ao processo de globalização da economia, da cultura, das práticas sociais e até do crime, fazem com que não só os padrões sociais sejam os mesmos ao redor do mundo, mas também as práticas ilícitas tomem contornos globais. Nesse sentido, porque podemos afirmar que é preciso atentar ao fato que o aumento do padrão de vida não implica necessariamente em melhoria da qualidade de vida?
		
	
Resposta: Por que para que seja alcançado o aumento no padrão de vida é necessário um aumento na quantidade de estudo e de trabalho no decorrer da vida do indivíduo, para que ele possa ter dinheiro suficiente para tentar melhorar a qualidade de vida dele, isso para quem acha que apenas o dinheiro pode trazer qualidade de vida, para algumas pessoas sim, mas para outras não. Com o mundo globalizado e o conhecimento em geral sendo difundido a questão da qualidade de vida fica muito relativa, depende de cada pessoa ou de cada cultura.
	
Gabarito: Isso ocorre porque o consumismo promete o que não pode cumprir: a busca da satisfação e da felicidade por meio da aquisição (e exibição) de uma grande quantidade de bens e serviços, na maioria das vezes criadas pelo mercado que, na realidade, é a busca do bem estar, do conforto, do prestígio, e da identificação com determinadas imagens e símbolos.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201703901170)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Marque a alternativa CORRETA. "As atividades humanas assumem formas múltiplas, econômicas ou não, mas todas elas [...] podem ser reduzidas a dois tipos" (CAVALIERI FILHO, 2004, p.12):
		
	
	Relação e socialização
	
	Socialização e relação
	
	Fraternização e concorrência
	
	Cooperação e socialização
	 
	Cooperação e concorrência
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201703712347)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Tomando como base a Teoria Tridimensional do Direito de Miguel Reale, é possível afirmar que o objeto de estudo da Sociologia do Direito é:
		
	 
	o Direito como fato social
	
	o Direito como fenômeno jurídico
	
	o Direito como valor
	
	o Direito como norma jurídica
	
	O Direito como dogmática científica
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201703154177)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	¿Mais de um terço dos imóveis na Rocinha são prédios com dois ou mais andares e quase a metade não tem qualquer documentação. Os números constam de uma pesquisa realizada pela Fundação Bento Rubião, responsável pelo programa de regularização fundiária da comunidade, que entrevistou mil moradores entre dezembro e março... A falta de documentação sobre o espaço de cada um torna-se um agravante. Do total de entrevistados 44% não tem qualquer documentação sobre o imóvel em que vivem e apenas 1% tem escritura definitiva. Entre as pessoas que moram de aluguel (11% dos entrevistados), 81% não tem contrato de locação e 54%, sequer recibos de pagamento... Na ausência do poder público, a maior associação de moradores da favela, a União Pró-Melhoramentos dos Moradores da Rocinha, acabou se transformando numa espécie de cartório, já tendo cadastrado um terço das moradias da comunidade. Hoje quando uma família precisa, por exemplo, fazer um inventário, a Justiça manda ofício direto para a Associação de Moradores (Jornal O Globo, 04/11/07). Com relação ao grupo social que cria as regras de conduta, o texto acima expressa uma visão:
		
	
	constitucionalista
	
	positivista
	 
	pluralista
	
	monista
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201704048742)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	De acordo com a Constituição Federal de 1988 a soberania popular será exercida pelo sufrágio universal, pelo voto direto e secreto, com valor igual para todos. Desse modo, o sistema eleitoral brasileiro está baseado no voto direto e secreto, de modo que o eleitor vota diretamente no candidato ao cargo a ser preenchido de maneira secreta. São considerados votos válidos ou os votos nominais aos candidatos e os votos nas legendas (partidos) nas eleições proporcionais e majoritárias. Sendo assim, os deputados e vereadores:
		
	 
	são eleitos por voto proporcional com lista aberta, dependendo da relação entre o número de eleitores e o número de cadeiras.
	
	são eleitos a partir da voto majoritário, nominal com lista fechada.
	
	são eleitos por voto proporcional com lista fechada, ou seja, pelo voto majoritário
	
	Deputados e vereadores são eleitos por sistemas diferentes. Os deputados são eleitos pelo sistema majoritário e os vereados pelo voto proporcional.
	
	são eleitos a partir do voto distrital misto e voto distrital misto puro, não pertencendo assim ao sistema majoritário.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201704048743)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	O poder judiciário brasileiro está dividido em dois grupos: o Federal e o Estadual. Acerca dessa divisão é podemos afirmar que:
		
	
	Ao poder judiciário federal compete apreciar todas as demandas envolvendo conflitos de interesse entre particulares, bem como as causas em que há interesse dos próprios estados e municípios.
	
	A Justiça Eleitoral e a Justiça do Trabalho e a Justiça Militar são órgãos que compõem o judiciário estadual.
	
	O Supremo Tribunal Federal tem como competência o poder de examinar decisões de qualquer órgão do judiciário. É a segunda corte mais alta do país, ficando atrás somente do Superior Tribunal de Justiça, que dá a palavra final.
	 
	Compete ao poder judiciário federal apreciar todas as causas em que houver interesse da união ou de seus desdobramentos administrativos (autarquias, empresas públicas).
	
	Compete ao poder judiciário estadual apreciar todas as causas em que houver interesse da união ou de seus desdobramentos administrativos (autarquias, empresas públicas).
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201703797847)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Acerca do papel da Sociologia Jurídica para a análise do Direito, leiaas afirmativas que seguem: I- A sociedade moderna possui um grande nível de mudança. Isso a leva a um caminho repleto de conflitos, confusões, incertezas etc. Em função disso, o Direito encontra-se num meio social que necessita de outras áreas de conhecimento que dialoguem com ele. II- Não se pode conceber o Direito dentro de um processo histórico de formação e transformação social, pois isto não daria garantias necessárias à legitimidade e regulação das relações ocorridas na sociedade. III- A Sociologia Jurídica procura estabelecer o contraponto entre a normatividade abstrata da lei e a normatividade concreta decorrente dos fatores sociais, políticos e econômicos, contribuindo para a formação de um sistema de legitimidade do Direito. Das afirmativas acima, quais estão INCORRETAS?
		
	
	apenas a afirmativa III
	 
	apenas a afirmativa II
	
	apenas as afirmativas I e III
	
	apenas as afirmativas II e III
	
	apenas a afirmativa I
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201703093210)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	ESQUECIDOS NAS CELAS. Num país de cadeias lotadas, presos que já cumpriram pena ficam detidos ilegalmente. Uma série de inspeções feitas pelo Conselho Nacional de Justiça - CNJ - em presídios de quatro estados constatou que mil detentos, mesmo após terem cumprido pena, continuavam atrás das grades. No grupo também havia presos em flagrante, já com direito à liberdade. Jornal O Globo 4/01/10
Segundo o Profº Cavalieri, a eficácia da norma depende do reconhecimento, aceitação ou adequação da sociedade a essa norma. Este reconhecimento ou recusa geram a sua eficácia ou ineficácia. Em relação ao que foi noticiado acima e tendo em vista a produção de efeitos da norma, assinale a alternativa correta.
		
	
	E- o caso apresentado é ilustrativo da produção de efeitos negativos da norma devido à antecipação da mesma à realidade social.
	 
	A- o caso apresentado é exemplificativo da produção de efeitos negativos da norma por falta de estrutura humana e material para a aplicação da norma aliado à omissão das autoridade em aplicar a norma;
	
	D- o caso apresentado reflete o constante conflito entre as leis e os fatos sociais o que acaba por acarretar a ineficácia da norma por misoneísmo.
	
	C- o caso apresentado diz respeito à produção de efeitos negativos da norma devido ao critério legalista e conservador;
	
	B- o caso apresentado reflete a adequação da norma à realidade social, pois esta reflete situação carcerária existente no Brasil;
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201703032505)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Anomia no Brasil é decorrente dos seguintes aspectos, EXCETO :
		
	 
	adequação dos princípios éticos e morais e constitucionais
	
	corrupção, desigualdade social
	
	ausência de normas de referência
	
	crise de valores na sociedade
	
	crise de legitimidade do Poder público

Outros materiais