Buscar

portfolio cultura nota 80

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL – UNINTER
CRISTIANA ANDRADE DOS SANTOS, RU 954583 2017
PORTFÓLIO – UTA C 2017 - CICLO 1 MÓDULO C FASE II.
FUNDAMENTOS DA ANTROPOLOGIA
Nesse trabalho objetiva compreender a interferência da cultura na história da humanidade, conceituar o tema cultura e os elementos que a constituem. 
Conceituar a cultura é uma tarefa difícil devido à grande diversidade de significados nos diversos contextos. A cultura é estudada por diversas áreas do conhecimento como a Antropologia sociologia, antropologia, história, comunicação, administração, economia, entre outras.
No período iluminista, a cultura, especialmente a francesa era caracterizada pela instrução e progresso: “A cultura, para eles, é a soma dos saberes acumulados e transmitidos pela humanidade, considerada como totalidade, ao longo de sua história” (Cuche, 2002, p.21). Esse conceito persiste nos dias atuais que reconhece como possuidor de cultura apenas aquele indivíduo que detém o conhecimento formal.
Os alemães deram um novo sentido ao termo ao passarem a apreciar as obras de arte, literatura, isto é, tudo aquilo que são consideradas superiores diferentes e que os tornava únicos no restante do mundo. Para tal, utilizaram o termo Kultur para definir o “um conjunto de características artísticas, intelectuais e morais que constituem o patrimônio de uma nação, considerado como adquirido definitivamente e fundador de sua unidade” (CUCHE, 2002, p.28)
Atualmente percebe-se um intenso interesse pela cultura em todas as esferas sociais. No entanto, de acordo com Veiga-Neto (2003) durante muitos séculos, não houve sérios questionamentos em torno do conceito de cultura, restringindo à designá-la como tudo o que a humanidade produziu de melhor. 
 Todos os indivíduos possuem uma diversidade de elementos que herdaram das gerações anteriores, hábitos, tradições e legados denominados de herança cultural.
BOSI (1996) conceitua a cultura como o conjunto de valores, símbolos, técnicas repassados pelos antepassados. Isso não pode ocorrer sem que exista uma conscientização de cada indivíduo de seu papel na transformação da sociedade. 
Dessa forma, a associação da cultura à educação possibilita a compreensão da mesma como sendo todos os ensinamentos que um determinado povo transmite às novas gerações visando a garantia de sua sobrevivência. 
Assim, ela envolve todos os elementos do dia-a-dia dos indivíduos. A cultura é inerente ao individuo porque possibilita sua adaptação à sociedade em que habita. É a herança cultural que possibilita a comunicação entre os sujeitos, não apenas por meio da linguagem, mas também pelas expressões, desde um gesto simples como chorar, por exemplo, indica um sentimento que permite a mesma interpretação em diferentes meios sociais.
Em determinados momentos, a forma de pensar e agir pode causar estranheza e até mesmo divergências devido ao choque cultural que gera do contato entre duas culturas diferentes, como é o caso dos europeus quando chegaram ao Brasil. 
Vale ressaltar a dinamicidade das culturas porque todos os povos têm suas histórias, suas tradições que se transformam através do contato com as demais. 
Esse sentido é o que mais vem sido definido nos âmbitos sociais, ou seja, as diversas manifestações artísticas e intelectuais. Seja a cultura popular, das massas ou erudita todas são oriundas das produções intelectuais das diferentes sociedades. 
É extremamente necessário que a sociedade promova discussões a respeito da diversidade cultural com vistas à superação do preconceito às culturas que diferem daquela, presente nos âmbitos sociais, como por exemplo: a africana, a indígena, a japonesa, muçulmana entre outras.
CONSIDERAÇÕES FINAIS
A elaboração desse trabalho foi fundamental para a compreensão do que é a cultura e sua importância para os povos. Seu papel na sociedade é fundamental para a transmissão dos valores, tradições e saberes produzidos pela humanidade ao longo dos anos. 
Por isso, é fundamental sua valorização, a apreciação dos elementos artísticos que são produzidos pelos diferentes povos que constituem a sociedade.
Como seres detentores do saber cabe a cada indivíduo reagir contra a discriminação e o preconceito especialmente, os referentes à raça.
Não é porque um indivíduo é diferente do outro que não merece ser respeitado. A forma de agir e pensar deve ser valorizada e sua cultura precisa ser preservada.
	É preciso preservar as tradições culturais e artísticas para que esta não seja extinta e a humanidade deixe de ser sensibilizada e torne desumana.
REFERENCIAS
BOSI, Alfredo. Dialética da colonização. São Paulo: Companhia das Letras, 1996.
SILVA Kalina Vanderlei; SILVA Maciel Henrique. Cultura. Dicionário de Conceitos Históricos -– Ed. Contexto – São Paulo; 2006. Disponível em: 
<http://www.zahar.com.br/sites/default/files/arquivos/t0947.pdf>
VEIGA-NETO, Alfredo, (2002a). Cultura e currículo. Contrapontos, v. 2, n° 4, jan-abr., p. 43-51.

Outros materiais