Buscar

APS 1 RESOLVENDO O EXERCÍCIO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

RESOLVENDO O EXERCÍCIO
O QUE VOCE ENTENDE POR CONTABILIDADE DE CUSTOS E QUAIS AS SUAS PRINCIPAIS FINALIDADES?
“Contabilidade de Custos é o ramo da contabilidade que se destina a produzir informações para os diversos níveis gerenciais de uma entidade.”.
QUAL FOI O PRINCIPAL MOTIVO PARA O SURGIMENTO DA CONTABILIDADE DE CUSTOS?
A Contabilidade de Custos surgiu para atender necessidades emergentes da industrialização. Necessidade de ser ter um controle maior sobre valores a serem atribuídos aos estoques de produtos na indústria. Necessidade de tomar decisões quanto ao que, como e quando produzir.
PORQUE A CONTABILIDADE DE CUSTOS PASSOU A SER ENCARADA COMO UMA EFICIENTE FERRAMENTA DE AUXÍLIO NO DESEMPENHO GERENCIAL?
A Contabilidade de Custos vem evoluindo e modernizando-se, deixando de ser mera auxiliar na avaliação de estoques e de lucros globais, para tornar-se um importante instrumento de controle e de suporte às tomadas de decisões no âmbito gerencial.
PORQUE DEPOIS DA REVOLUÇÃO INDUSTRIAL A CONTABILIDADE FINANCEIRA NÃO MAIS SUPRIU AS NECESSIDADES DAS EMPRESAS?
Até a Revolução Industrial (século XVIII), quase só existia a Contabilidade Financeira que, desenvolvida na Era Mercantilista, estava bem estruturada para atender às empresas comerciais. Com o surgimento da indústria, tornou-se bastante complexa a tarefa de avaliar os estoques dos produtos existentes na empresa e por ela produzidos, pelo fato de que os produtos incorporam diversos fatores de produção utilizados para sua obtenção. Assim, a preocupação primeira dos contadores foi a de fazer da Contabilidade de Custos uma forma de resolver seus problemas de mensuração monetária dos estoques e do resultado, não a de fazer dela um instrumento gerencial. Nas últimas décadas, a Contabilidade de Custos vem evoluindo e modernizando-se, deixando de ser mera auxiliar na avaliação de estoques e de lucros globais, para tornar-se um importante instrumento de controle e de suporte às tomadas de decisões.
QUAIS OS ELEMENTOS QUE COMPOEM O CUSTO DO PRODUTO NA CONTABILIDADE DE CUSTOS?
Os materiais diretos e indiretos; a mão de obra direta e indireta e as despesas gerais de fabricação.
OS FATORES DE CUSTOS DE UM PRODUTO EM UMA EMPRESA INDUSTRIAL SÃO OS MESMOS EM UMA EMPRESA COMERCIAL?
Não
TRACE UM PARALELO ENTRE CONTABILIDADE DE CUSTOS E CONTABILIDADE FINANCEIRA
A Contabilidade de Custos também possui relevância no âmbito gerencial, pois fornece elementos importantes e necessários para a decisão gerencial, sobre tudo quanto à produção de estoques formação dos preços de venda, e o estabelecimento de padrões orçamentários de custos.
A Contabilidade Financeira ou Geral tem por objetivo: controlar o patrimônio das entidades e apurar o resultado (variação do patrimônio).

Outros materiais