Buscar

questões sobre antiguidade oriental

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

1-Leia as seguintes alternativas e marque (V) ou (F)
( F) Burocracia é um conceito exclusivo das sociedades modernas e conteporâneas,que não pode ser aplicado as sociedades antigas sob pena de ser anacrônico.
(F) O conceito de burocracia patrimonial,de Max Weber,implica a existência de princípios de racionalidade plena e de regras juridicamente instituídas,inexistindo a importância do elemento.
(V) De acordo com os princípios que regem o chamado ''patrimonial household model'',podemos afirmar que a sociedade orientais estavam organizadas como se fossem uma espécie de extensão gigantesca da família do governante.
(F) Não é possível falarmos em burocracia nas sociedades antigas,pois nelas existia a instituição estatal,já que os governantes não se preocupavam com a gestão da coisa pública mas,sim,com seus interesses pessoais.
2-Leia as alternativas a seguir e assinale a correta:
a) a cidade -estado mesopotâmica não se difere do modelo clássico de cidade -estado,possuindo exatamente a mesma estrutura de uma polis grega.
b)o território da Mesopotâmia foi um verdadeiro caldeirão cultural,sendo dominado ao longo de sua história por povos advindos d diversas regioes.
c)é em razão da geografia do território egípcio e do território mesopotâmico,bastante diferentes entre si , que podemos explicar o surgimento,em uma, de cidade-estados e outra de um reino unificado.
Resposta:somente alternativa B
3-Sobre a relação entre geografia e sociedade no antigo oriente próximo,assinale a alternativa correta:
a) Em virtude da fertilidade trazida pelas cheias do Nilo,que cortava o egito no sentido norte-sul,é possível afirmar que foi a presença desse recurso natural a grande responsável pelo estabelecimento de populações humanas nesse território.
b)O historiador Heródoto,em uma de suas viagens,descreveu que o ''Egito é uma dádiva do nilo'',mas é preciso ponderar essa afirmação,porque ele não considerava a importância de outros rios como o Tigre e o Eufrates para essa civilização.
4-Sobre o estudo da religião na Antiguidade oriental,analise as seguintes asserções.
a) O conceito de religião usado atualmente no mundo ocidental é insuficiente pra explicar as manifestações religiosas dos egípcios e mesopotâmicos.
PORQUE
b) Nossa compreensão presente sobre o que é religião está fortemente associada á compreensão específica da realidade judaico-cristã.As asserções A e B são verdadeiras e a segunda é uma justificativa da primeira.
5-Sobre o reinado do faráo egípcio Akhenaton:
a) O período no qual Akhenatom governou o egito recebe o nome de Período Raméssida e uma das característica do seu governo foi a ênfase dada aos deuses Anton.
b)Akhenatom foi alvo de diversas perseguições religiosas por parte daqueles que pretendiam realizar uma revolução religiosa no Egito e proibir o culto de diversos deuses do panteão.
c) Uma nova cidade,Tel-el-Amarna,foi criada para ser a capital durante o reinado de Akhenaton,substituindo a então capital,Tebas.
d)o reinado Akhenaton foi bastante controverso e a Egiptolgia ainda debate os motivos que teriam feito instituir o culto único ao deus Anton.
resposta:B e D
6- A respeito da importância dos rios Nilo,tigre e Eufrates para a economia do Egito e da Mesopotâmia,é correto afirmar que:
a) Suas cheias,por serem imprevisíveis,tornavam o solo pouco fecundo, e por isso ,prejuticava.
b)A função principal desses rios era a navegabilidade,a qual ajudava a integrar o território.
c)A partir da cheias periódicas,o solo ao redor desses rios se tornavam fértil e isso possibilitou o.
d)As cheias desses rios eram consideradas castigos dos Deuses.
7)Relacione:
1.Lógica palacial-aldeã
2.lógica da grande economia familiar ou individual
3.lógica da pequena economia familiar ou individual
4.Lógica escravista
(1) também conhecido como lógica tributária-aldeã,articula o modo de produção doméstico e o modo de população palatino.Sua origem é decorrente da urbanização.
(4) Apesar de existente,não baseava as relações de produção nas sociedades próximo orientais.
(3) Pode ser verificada nos casos de camponeses e lavradores dotados de certa autonomia econômica.
(2)Surge em decorrência da existência de interesses privados no interior das relações comerciais,benefeciando setores da classe dominante.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando