Buscar

DIDÁTICA AULA 1 EXERCÍCIOS 2

Prévia do material em texto

DIDÁTICA – AULA 1 – EXERCÍCIOS 2 – RIO 27/03/2017
Parte superior do formulário
	 1a Questão 
	
	
	A Didática não pretende ficar apenas nas teorias. Ela aplica os conhecimentos que produz para resolver problemas e questões que surgem no dia-a-dia das escolas e do espaço de aula. A contribuição da Didática é fundamental, pois ela pode,  EXCETO:
		
	
	
	
	
	 
	Levar os professores ao desconhecimento dos processos visualizados pela observação indireta das coisas e pelos órgãos dos sentidos.
	
	 2a Questão 
	
	
	A Didática é um dos ramos de estudo da Pedagogia. A Didática "é uma disciplina que estuda os objetivos, os conteúdos, os meios e as condições do processo de ensino tendo em vista finalidades educacionais, que são sempre sociais" (LIBÂNEO, 1994). Se a Didática estuda o processo de ensino com suas finalidades educacionais e que estes são sempre sociais, a prática educativa deverá considerar:
		
	
	
	
	
	 
	conhecimento acumulado pela sociedade, como processo formativo que ocorre como necessária à atividade humana. 
	
	 3a Questão 
	
	
	Cada vez mais, movimentos e organizações têm questionado o universo escolar. Tem sido discutido o quanto é preciso reinventar a escola tornando-a mais que um espaço de disseminação do conhecimento socialmente produzido, um lócus diferenciado de diálogo, intercâmbio de diferentes experiências educativas. Espaço dinâmico de articulação entre os vários agentes educativos que se encontram numa determinada comunidade. Espaço para o exercício do debate, da análise crítica, para o fortalecimento de uma visão plural e histórica de diferentes saberes e linguagens. Logo, o professor respaldado nessa linha de pensamento deve ser aquele que adota a prática da:
		
	
	
	 
	Mediação de saberes
	
	 4a Questão 
	
	
	A crítica ao paradigma tradicional começa a ser mais forte nos anos de 1950 e primeira metade da década de 1960, realizada à luz da perspectiva escolanovista e progressista de Paulo Freire. Educadores brasileiros como Anísio Teixeira e Lourenço Filho, influenciados pelo pensamento de John Dewey, dão uma grande contribuição à "desestabilização" de conceitos defendidos pelo paradigma tradicional de ensino. Propunham novos princípios para o ensino- aprendizagem, assim como Paulo Freire que sinalizou para novos rumos na educação. Marque (V) para as afirmativas verdadeiras e (F) para as falsas e depois marque a alternativa CORRETA:
( ) O aluno passa a ser o centro do processo de ensino, configura-se como ser em desenvolvimento bio-psico-social, que necessita ter respeitada sua individualidade no modelo escolanovista.
( ) O educando recebe passivamente os conhecimentos, tornando-se um depósito de informações fornecidas pelo educador que respalda a prática na pedagogia de Paulo Freire.
( ) O foco principal da pedagogia freireana é na resolução de exercícios e na memorização de fórmulas e conceitos.
( ) O professor escolanovista passa a ser orientador da aprendizagem a ele cabe estimular, facilitar, criar condições para que a aprendizagem do aluno ocorra.
( ) O educando é o objeto a ser moldado deve se submeter ao ensino do educador, assimilando e reproduzindo o conhecimento dado na visão de Paulo Freire. 
		
	
	
	
	
	
	
	 
	V F F V F
	
	 5a Questão 
	
	
	Uma política ou projeto educacional que tem como objetivo modificar a forma como a sociedade está organizada, irá defender um modelo de ensino que:
		
	
	
	
	
	
	
	
	
	 
	instigue o pensamento crítico dos alunos frente aos fatos
	
	 6a Questão 
	
	
	A questão da qualidade de ensino nas escolas está ligada à competência dos profissionais que nelas atuam e a resistência à ideologia que atravessa o sistema educacional. Dessa forma, é correto afirmar que é necessário ao professor em sua prática pedagógica cotidiana:
		
	
	
	
	
	 
	favorecer o desenvolvimento de uma escola democrática que tenha a ver com as experiências, vivências e conhecimentos dos alunos;
	
	 7a Questão 
	
	
	Considerando seus conhecimentos sobre a disciplina Didática, julgue os itens que seguem e depois assinale a alternativa CORRETA.
 I. A Didática, mesmo depois de alguns séculos de seu surgimento, continua com o mesmo propósito: apenas trazer detalhes sobre como os professores devem se portar em sala de aula, ou seja, sua performance discursiva, postura, tom de voz etc.
 II. A didática, hoje, é uma área da Pedagogia, uma das disciplinas fundamentais nos cursos de licenciaturas, concebida como "teoria do ensino" que investiga os fundamentos, as condições e as formas de realização do ensino.
 III. Um dos desafios da Didática, atualmente, é articular os conhecimentos adquiridos acerca de "como ensinar" e refletir sobre "para quem" ensinar, "o que" ensinar, o "por que" ensinar e "como" avaliar, tendo em vista sempre a realidade em que estão inseridos professores e alunos.
 Está CORRETO o que se afirma
		
	 
	nos itens II e III, apenas.
	
	
	
	
	 8a Questão 
	
	
	De acordo com CANDAU ( 2002 ) a Didática passa por um momento de revisão crítica. Tem-se a consciência da necessidade de superar uma visão meramente instrumental e pretensamente neutra no seu conteúdo. Trata de um momento de perplexidade, de denúncia e anúncio, de busca de caminhos que têm de ser construídos através do trabalho conjunto dos profissionais da área com os professores da Éducação Básica.  É pensando a prática concreta, articulada com a perspectiva de transformação social, que emergirá uma nova configuração para a Didática. Estamos nos referindo à Didática:
		
	
	
	
	
	
	
	
	
	 
	Fundamental

Continue navegando