Buscar

A influência do código e das leis na vida das pessoas

Prévia do material em texto

A influência do código e das leis na vida das pessoas 
Vanessa Ap. dos S. Estevam
O Código de Hammurabi é um conjunto de leis que pode ser só literário, pois existiam nos bairros suas próprias leis, mas essas leis que estão no código faziam parte dos ensinamentos nas escolas da época, esse código foi criado pelo rei Hammurabi, e foi baseado na lei de talião “olho por olho, dente por dente”.
Essas seriam apenas uma coleção de leis, uma estrutura retórica, uma forma de domínio, e poder, de tentar comandar as pessoas, forçando as seguir essas leis.
O código de Hammurabi defende os pobres e indevesos, porém isso é pura propagana, essas pessoas são alvos e vitimas de um sistema que seria esse código, que é feito para manipular os awilum, que na sociedade Babilônica representava o homem livre.
 No final do código ele deixa bem claro que os próximos reis tem que seguir essas leis, pois assim seriam abençoados com todas as graças, porém se não seguissem seria amaldiçoados por todos os Deuses.
Para ter uma melhor compreensão desse texto é necessário saber separar a forma e conteúdo, a forma representa como o texto esta escrito e o conteúdo é como será analisado este conteúdo, para não se deixar levar pelo que esta escrito em uma primeira leitura.
Pode se fazer essa separação usando o Prólogo, leis e Epílogo, dentro da lei encontram-se a Casuística e dentro dela a Prótase (caso) e Apódese (sentença), o Prólogo é os elogios exaltações enquanto que a Epílogo seriam as maldições.
Dentro do código de Hammurabi pode tomar como exemplo de Protose e Apódese a lei 127 “Se um awilum apontou o dedo contra uma (sarcedotisa) ugbatum ou contra a esposa de um awilum e não comprovou, baterão nesse diante dos juízes e rasparão a metade (de sua cabeça)” .[1: ammurabi :introdução, tradução do texto cuneiforme e comentários /Emanuel Bouzon. -
Petrópolis : Vozes, 2000]
A prótese (caso) da lei 127 é “Se um awilum apontou o dedo contra uma ugbatum ou contra uma esposa de um awilum e não comprovou”. Logo em seguida vem a apódese (sentença), baterão nesse homem diante dos juízes e rasparão a metade de sua cabeça.
 	As leis do código de Hammurabi apresentam punições para o não cumprimento das regras estabelecidas em várias áreas como, por exemplo, relações familiares, comércio, agricultura, pecuária, etc. As punições ocorriam de acordo com a posição que a pessoa criminosa ocupava na hierarquia social.
E essas punições são usadas como meio de persuadir as pessoas a não descumprir as regras que são estabelecidas, essas leis são criadas seguindo uma linha de raciocínio, vão se imaginando o que poderia acontecer e se cria mais leis, tudo isso com o objetivo de controlar as pessoas.
Podemos encontrar também esse tipo de estrutura com Prólogo, Leis e Epílogo nos textos Bíblicos.
No texto de Deuteronômio temos um Prólogo em 4,44 “Eis a lei que Moisés apresentou aos israelitas”. E vai até 11,25 ‘‘Ninguém vos poderá resistir. O Senhor, vosso Deus, semeará o pânico e o terror de vós em todas as terras onde pisardes, como vos prometeu”.[2: Bíblia Sagrada Ave Maria, São Paulo, Edição Clarentina 2011, Livro Deuteronômio p 220][3: Bíblia Sagrada Ave Maria, São Paulo, Edição Clarentina 2011, Livro Deuteronômio p227]
Esses exemplos mostra todo o cuidado da parte de Deus, segundo as leis que Moisés esta apresentando com as pessoas que seguirem seus mandamentos, pois Deus cumprira todas as promessas que fez ao povo.
O Prólogo conta com a ajuda da retórica, para tocar no coração das pessoas, porém se faz o uso do Epílogo para se mostrar as maldições para o povo que descumprir os mandamentos de Deus. 
Um exemplo de Epílogo é o 28,1‘‘Se obedeceres fielmente à vos do Senhor, teu Deus, praticando cuidadosamente todos os seus mandamentos que hoje te prescrevo, o Senhor, teu Deus, te elevará acima de todas as nações da terra”.[4: Bíblia Sagrada Ave Maria, São Paulo, Edição Clarentina 2011, Livro Deuteronômio p243]
Porém se assim não o fizerem as pessoas vão ser amaldiçoadas, 28,15 “Mas se não obedeceres à vos do Senhor, teu Deus, se não praticares cuidadosamente todos os seus mandamentos e todas as suas leis que hoje te prescrevo, virão sobre ti e te alcançarão todas estas maldições”.[5: Bíblia Sagrada Ave Maria, São Paulo, Edição Clarentina 2011, Livro Deuteronômio p243]
Esses códigos e leis são apresentados para o povo com o intuito de mostrar que foram criados para que o forte não prejudique o mais fraco, para proteger as mulheres, para resolver disputas e sanar quaisquer possíveis ofensas, e com isso todas as pessoas poderiam viver em ambientes mais harmônicos, mas na pratica isso não funciona muito bem.
Pois o mais forte sempre tem vantagens perante os mais fracos, as mulheres tanto no código quanto nas leis sempre ficam submissas aos homens devendo sempre respeita-los independente de serem solteiras casadas ou escravas.
Mas a verdade é que as pessoas ficam submissas ao código e as leis, com medo de desobedecerem e serem punidas, porque ninguém queria ser morto, humilhado na frente das outras pessoas, e nem ser castigado por Deus.
Assim ambos ganham força, o código de Hammurabi se estabelece, pois mesmo sendo considerado por alguns como só literário pode ter inibido certas atitudes das pessoas na época, e a Bíblia com o texto de Deuteronômio onde Moisés apresenta as leis de Deus.
Esse ultima é o que mais influência as pessoas, as não desobedecerem aos preceitos de Deus, pois se assim o fizerem serão castigados por gerações. 
Ambos são de extrema importância para o desenvolvimento social e espiritual das pessoas, pode ser que não sejam usados à risca, mas muitas pessoas foram influenciadas pelo código e pelas leis, deixando assim uma sociedade mais humanizada.
Mas e fato que em um primeiro momento ambos são usados para controlar as pessoas dentro de um sistema de leis e com isso poder manipular com maior facilidade as pessoas.

Continue navegando